01 fevereiro, 2013

DEMUTRAN REACENDE SINALIZAÇÃO NAS RUAS DE BARBALHA


Assessoria de Imprensa



O Diretor interino do (DEMUTRAN) Departamento Municipal de Trânsito Roberto Grangeiro está com a equipe refazendo a sinalização vertical e horizontal nos principais pontos da cidade.
O órgão através dos seus agentes continua promovendo blitz na cidade, com a participação da Polícia Militar, incluindo as blitz no período da noite.
Roberto Grangeiro como diretor interino do DEMUTRAN, informou ainda que a Prefeitura de Barbalha adquiriu um bafômetro para ser utilizado nas operações de trabalho realizada pelos agentes e principalmente neste período de carnaval. À aquisição do aparelho, é mais uma medida do trabalho de ordenamento do trânsito que tem por objetivo, melhorar o trânsito nas ruas e avenidas da cidade.
Segundo Roberto Grangeiro, o desejo do Governo Municipal é que todo órgão possa trabalhar na conscientização das pessoas, fazendo um trabalho educativo e preventivo na cidade.



PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SEINFRA DÁ CONTINUIDADE AOS TRABALHOS DE LIMPEZA NA CIDADE


Assessoria de Imprensa



A Secretaria de Obras e Infraestrutura do Município de Barbalha, tem como finalidade de manter os serviços necessários à manutenção e melhoria de todo o espaço urbano municipal, e por esse motivo, já começou a realizar na sede do Distrito do Caldas uma limpeza geral em todas as ruas.
Além de todo trabalho realizado pela SEINFRA  concernente as suas ações, consistem em podas, capinação, varrição, pintura de meio fio, limpeza de canaletas, esgoto e córregos. A SEINFRA através da Prefeitura realiza este trabalho de limpeza no Caldas, já visando às festividades carnavalescas. O Caldas que recebe um grande número de visitantes neste período.
Além da limpeza no Caldas, o secretário Adjunto da SEINFRA Roberto Grangeiro disse que, os trabalhos de limpeza devem começar logo em seguida no bairro do Rosário e Parque da Cidade.
Roberto adiantou ainda que o trabalho de mutirão de limpeza, continua na cidade com os caminhões e a patrol com a retirada de entulhos. Além de organizar os espaços com limpezas no Município, a Prefeitura através da SEINFRA busca oferecer melhores condições de vida aos munícipes e visitantes, propiciando assim, uma cidade limpa e acolhedora.  



AVENIDA DO CONTORNO DE BARBALHA EM ANÁLISE TÉCNICA


Assessoria de Imprensa



Avenida do contorno de Barbalha em breve terá a ordem serviço assinada para o início das obras. Vale salientar que, com a conclusão da mesma o tráfego de caminhões pesados será desviado para a nova avenida que será construída melhorando assim, a mobilidade urbana do município.
O relatório do Processo Licitatório já foi enviado para avaliação ao Banco Mundial/Bird. O banco também vai emitir parecer e, o documento de não objeção, para contratação da empresa vencedora do certame. A obra terá 2,6 quilômetros de anel pericentral, com drenagem, asfaltamento, requalificação de todo o trecho, iniciando com uma rotatória na CE-060, passando pelas Avenidas Virgílio Torres e Costa Cavalcante, até a CE-293 que liga Barbalha a Missão Velha e, terá investimentos de R$ 3 milhões financiados pelo Bird.
Segundo o secretário adjunto das Cidades Mário Fracalossi que esteve na região do Cariri na manhã dessa segunda-feira (31), a obra precisa ser feita algumas adequações para ser feito um novo parecer e então, ter início com prazo de execução de 6 meses disse Fracalossi. 



31 janeiro, 2013

BARBALHA ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS COM AS CONTAS EM DIA COM A UNIÃO


Assessoria de Imprensa


Dos 184 municípios do Ceará, pelo menos 121 estão impossibilitados de firmar convênios com a União, porque estão inadimplentes com o Governo Federal. Representando 65,7% do Estado, a porcentagem fica um pouco acima da média nacional, equivalente a 64,4%, indicando que 3.588 cidades brasileiras estão nesta situação. O levantamento é da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O município de Barbalha é único dois três do triângulo Crajubar,  que  está com as contas em dia, graças ao empenho do Governo Municipal, está com suas contas sanadas.
As irregularidades são ocasionadas porque as prefeituras não conseguiram comprovar algum item da aplicação de recursos. A maioria das situações que constam como "não comprovadas" se refere à regularidade de contribuições previdenciárias ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Outra parcela de municípios não realizou a publicação do relatório resumido.
O balanço saiu no encontro da presidente Dilma Rousseff com os prefeitos do País, que reclamam maior autonomia orçamentária. O Encontro Nacional com os Prefeitos e Prefeitas teve início na segunda-feira 28, e segue até amanhã, em Brasília, sendo coordenador pela Secretaria de Relações Institucionais. Deve ser pautada no evento a realização de convênios entre municípios e União e há a expectativa de o Governo apresentar a revisão das dívidas municipais, com a redução do percentual de aumento.
Os municípios na região do Cariri que apontam como inadimplentes e que não podem firma convênio com os organismos federais e estaduais, são: Abaiara, Barro, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Granjeiro, dentre outros, veja o quadro abaixo.      
O município de Barbalha está fora dessa inadimplência, porque suas contas foram sanadas depois que o prefeito José Leite assumiu o governo municipal em 2009, e pagou todas as dívidas junto ao INSS e Coelce.  




CHAMADA PÚBLICA


Assessoria de Imprensa


CHAMADA PÚBLICA N º 001/2013-FMS.
O Municiípio de Barbalha, por intermédio de sua Secretaria Municipal de Saúde, através da Comissão Permanente de Licitação, atendendo aos requesitos da Lei nº 8.666/93, e demais legislações aplicaveis, torna público para conhecimento dos interessados, que até às 09:00 horas do 28 de fevereiro de 2013, encontra-se aberto na sede da referida Comissão, o presente Chamamento Público nº 001/2013-FMS, que objetiva a contratação de estabelecimentos interessados na prestação de serviços técnico-profissionais especializados em diversos tipos de consultas e exames na área da saúde, aos usuários do SUS - Sistema Único de Saúde, conforme descrições e demais elementos constantes nos Anexos do Edital Convocatório.
Maiores informações e enrega de editais, na sede da secretaria Municipal de Saúde, sito na Av. Cel. João Coelho 240 - I, Centro, Barbalha/Ce, no horário de 08:00 às 12:00 horas e de 14:00 às 17:00hs. Informações poderão ser obtidas ainda pelo telefone (88) 3532-0204 e 3532-3930. Barbalha/Ce, 23 de janeiro de 2013.
Veja em anexo a publicação oficial:    




O CAMINHO DA EDUCAÇÃO É QUE LEVARÁ AO EFETIVO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS, DIZ DILMA NA ABERTURA DO EVENTO


Assessoria de Imprensa


Para a presidenta, o momento atual é de consolidação de um novo patamar das relações federativas e que é necessário desenvolver ainda mais o diálogo entre Governo Federal e municípios.
A presidenta Dilma Roussef abriu oficialmente nesta segunda-feira (28) o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas e disse que o caminho da educação é que levará ao efetivo desenvolvimento sustentável do País. “O Brasil é rico em royalties, minério, agricultura, mas temos outras riquezas maiores, que são os 190 milhões de brasileiros e brasileiras (…) nenhum país do mundo se transforma em uma nação desenvolvida sem educação”, disse a presidenta. Dilma começou o discurso lembrando o incêndio que vitimou mais de 200 jovens em uma boate em Santa Maria/RS e falou da responsabilidade dos chefes dos executivos municipais em desenvolverem políticas para evitar tragédias. “É preciso cuidar da nossa gente e dar a eles oportunidades de melhorias de vida”.
Segundo a presidente, este é o momento de consolidação das parcerias federativas. “É importante que os novos prefeitos e prefeitas se apropriem do elenco de planos, ações e serviços existente no Governo Federal para os municípios”. Para garantir um desenvolvimento integrado e sustentável, Dilma anunciou um aporte de R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas como: habitação, saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, saúde, esporte, cultura e educação. “Além de financiar a construção das creches e pré-escolas fizemos várias mudanças na legislação para apoiá-los também no custeio. Agora nós pagamos o custeio até que se inicie o repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Quando a criança é beneficiária do Bolsa Família – e isso é importante lembrar – o Governo Federal aporta um adicional de 50% do valor do Fundeb. Com essas mudanças nós criamos condições mais adequadas para que todos nos apoiem na tarefa de garantir às crianças de zero a cinco anos, independente da renda de sua família, igualdade de oportunidade em seu processo de desenvolvimento”, ressaltou.
Semiárido: Em atenção às famílias de agricultores que vivem nos municípios localizados no semiárido brasileiro- mais de 8,3 milhões de pessoas- a presidente anunciou repasse de recursos federais mesmo durante o período das chuvas, que já começam a dar sinais na região. “A recuperação é demorada e precisamos apoiar essas famílias mesmo durante o período das chuvas, até que se fortaleça a economia local”.
O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas continua até quarta-feira (30). Na programação de amanhã estão o Plano Brasil sem Miséria, Programa de Aceleração do Crescimento, Políticas de Educação, Saúde e Planejamento Urbano. Em paralelo acontecerão oficinas técnicas e apoio à gestão, e boas práticas em administração municipal de prefeituras e consórcio públicos.
Fonte: Blog Diálogos Federativos



28 janeiro, 2013

GOVERNO FAZ ENTREGA DAS SEMENTES HORA DE PLANTAR 2013


Assessoria de Imprensa


             A solenidade aconteceu na CEASA Cariri em Barbalha na manhã desta segunda-feira 28:
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Empresa de Assistência Técnica Rural do Ceará (EMATERECE), promoveu na manhã desta segunda-feira 18, na CEASA Cariri em Barbalha, a distribuição das sementes e mudas do Projeto Hora de Plantar 2013 na região do Cariri.
Na solenidade marcaram presença o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, o secretário Adjunto da (DAS) Antônio Amorim; o presidente da Central de Abastecimento do Ceará, Reginaldo Moreira; o presidente da EMATERCE, José Maria Pimenta; o coordenador da Agricultura Familiar, Itamar Lemos e o secretário de Desenvolvimento Agrário de Barbalha, José Elismar de Vasconcelos, que representou o prefeito José Leite.
Na solenidade ainda estiveram presentes, agricultores, prefeitos e secretários de agricultura do Cariri.
O Projeto Hora de Plantar inicia a distribuição de 1.068 toneladas de sementes das culturas de Mamona, Feijão Caupi, Feijão Phaseuolus, Milho Variedade, Milho Híbrido. Sorgo Forrageiro, Capim Andropogon e Feijão Guandu, além de 26.800 mudas de cajueiro anão precoce e 300.00 raquetes de Palma Forrageira para a safra de deste ano.
As sementes estarão a disposição para os produtores nos armazéns dos municípios de Barbalha, Campos Sales e Milagres que beneficiarão 34.960 agricultores Familiar do Cariri com investimento de R$ 3.912. 146,00.
As sementes e mudas do Projeto Hora de Plantar são de elevado potencial genético e aumenta a produtividade e renda dos agricultores. Segundo o secretário a meta da SDA para este ano é distribuir mais de 3.765 toneladas de sementes e mudas no Estado do Ceará.
O projeto será executado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), no valor de R$ 17.110. 000,00, sendo R$ 430.000,00 recursos do Tesouro do Estado, destinados para parte operacional e R$ 16.680,000, 00 para aquisição de sementes e mudas.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, José Elismar de Vasconcelos representou o Prefeito José Leite e disse que os agricultores estavam ali com uma grande expectativa para receber suas sementes. Porque sendo elas de qualidade e de um excelente poder germinativo para que eles possam ter uma boa safra este ano de 2013.
José Elismar disse ainda que com o apoio que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado tem dado a todos os municípios, principalmente nas práticas agrícolas com a convivência com semiárido, com a quantidade de cisternas de placa construídas, principalmente no município de Barbalha que hoje já são concluídas 1.500 cisternas e a maioria estão cheias com as águas das primeiras chuvas e isso faz com que a esperança do agricultor aumente com o apoio que os governos, Federal, Estadual e Municipal tem dado através das políticas públicas ligadas à agricultura.
O Secretário da (SDA) disse que geralmente as sementes são distribuídas no mês de dezembro, mais as chuvas no mês de dezembro de 2012 foram muito abaixo da média e, nos últimos 50 anos, foi o pior mês de chuva, mas aqui no Cariri, já começou a chover e as chuvas já caídas, são mais do que suficiente e o momento é correto para a distribuição das sementes.          

 

Galeria de Fotos



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...