31 janeiro, 2013

O CAMINHO DA EDUCAÇÃO É QUE LEVARÁ AO EFETIVO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS, DIZ DILMA NA ABERTURA DO EVENTO


Assessoria de Imprensa


Para a presidenta, o momento atual é de consolidação de um novo patamar das relações federativas e que é necessário desenvolver ainda mais o diálogo entre Governo Federal e municípios.
A presidenta Dilma Roussef abriu oficialmente nesta segunda-feira (28) o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas e disse que o caminho da educação é que levará ao efetivo desenvolvimento sustentável do País. “O Brasil é rico em royalties, minério, agricultura, mas temos outras riquezas maiores, que são os 190 milhões de brasileiros e brasileiras (…) nenhum país do mundo se transforma em uma nação desenvolvida sem educação”, disse a presidenta. Dilma começou o discurso lembrando o incêndio que vitimou mais de 200 jovens em uma boate em Santa Maria/RS e falou da responsabilidade dos chefes dos executivos municipais em desenvolverem políticas para evitar tragédias. “É preciso cuidar da nossa gente e dar a eles oportunidades de melhorias de vida”.
Segundo a presidente, este é o momento de consolidação das parcerias federativas. “É importante que os novos prefeitos e prefeitas se apropriem do elenco de planos, ações e serviços existente no Governo Federal para os municípios”. Para garantir um desenvolvimento integrado e sustentável, Dilma anunciou um aporte de R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas como: habitação, saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, saúde, esporte, cultura e educação. “Além de financiar a construção das creches e pré-escolas fizemos várias mudanças na legislação para apoiá-los também no custeio. Agora nós pagamos o custeio até que se inicie o repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Quando a criança é beneficiária do Bolsa Família – e isso é importante lembrar – o Governo Federal aporta um adicional de 50% do valor do Fundeb. Com essas mudanças nós criamos condições mais adequadas para que todos nos apoiem na tarefa de garantir às crianças de zero a cinco anos, independente da renda de sua família, igualdade de oportunidade em seu processo de desenvolvimento”, ressaltou.
Semiárido: Em atenção às famílias de agricultores que vivem nos municípios localizados no semiárido brasileiro- mais de 8,3 milhões de pessoas- a presidente anunciou repasse de recursos federais mesmo durante o período das chuvas, que já começam a dar sinais na região. “A recuperação é demorada e precisamos apoiar essas famílias mesmo durante o período das chuvas, até que se fortaleça a economia local”.
O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas continua até quarta-feira (30). Na programação de amanhã estão o Plano Brasil sem Miséria, Programa de Aceleração do Crescimento, Políticas de Educação, Saúde e Planejamento Urbano. Em paralelo acontecerão oficinas técnicas e apoio à gestão, e boas práticas em administração municipal de prefeituras e consórcio públicos.
Fonte: Blog Diálogos Federativos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...