19 outubro, 2023

Projeto ‘Ouvidoria Itinerante’ leva a voz dos cidadãos aos gestores públicos em Juazeiro do Norte


O projeto 'Ouvidoria Itinerante' da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Juazeiro do Norte continua levando a voz dos cidadãos aos gestores públicos. Nesta terça-feira, 17, o bairro Pio XII recebeu a visita da equipe de profissionais da pasta, que se distribuiu em cinco pontos estratégicos para ouvir as demandas da população.

Os moradores do bairro puderam preencher formulários com sugestões de melhorias dos serviços públicos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança e lazer. As demandas foram registradas e encaminhadas para as secretarias responsáveis, que deverão tomar as medidas necessárias para atender às solicitações.

A Ouvidoria Itinerante é uma iniciativa que visa aproximar o poder público da sociedade, fortalecendo o controle social e a transparência da gestão municipal. A participação dos cidadãos é fundamental para o projeto poder identificar as principais necessidades de cada bairro e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Inquérito nacional sobre sequelas da hanseníase avalia pacientes no Ceará


Você sabia que o Ministério da Saúde está realizando um inquérito nacional sobre as incapacidades físicas causadas pela hanseníase? Essa é uma iniciativa importante para conhecer a situação dos pacientes que se curaram da doença, mas que ainda sofrem com sequelas que afetam sua qualidade de vida.

No dia 17 de outubro, a Coordenação Geral de Doenças em Eliminação (CGDE) visitou o município do Crato, no Ceará, para avaliar sete pacientes que tiveram alta por cura entre 2015 e 2019. Os médicos dermatologistas do Centro de Especialidades examinaram as condições de saúde dessas pessoas e registraram os dados para o inquérito.

O Crato foi um dos dez municípios cearenses escolhidos para participar do inquérito, que também inclui Canindé, Caucaia, Fortaleza, Horizonte, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. O objetivo é estimar a frequência de incapacidades físicas ocasionadas pela hanseníase em todo o país e auxiliar os gestores estaduais e os programas de hanseníase a planejar ações para o enfrentamento da doença.

A enfermeira Hallana Teles, responsável pelo acompanhamento dos pacientes pós-alta por cura de hanseníase no Crato, disse que foi gratificante ver os resultados dos atendimentos. “Além de contribuir para o inquérito nacional, nos auxilia a gerenciar e melhorar nossos serviços voltados a esses pacientes”, afirmou.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta principalmente a pele e os nervos. Se não for tratada adequadamente, pode provocar deformidades e incapacidades físicas. O tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Se você tem manchas na pele com alteração de sensibilidade ou dormência nas mãos e nos pés, procure uma unidade de saúde. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor o risco de sequelas.

Crato Contest 2023: o maior evento de fisiculturismo do Cariri


Você já ouviu falar do Crato Contest 2023? É o maior campeonato de fisiculturismo do Cariri, que acontecerá no dia 21 de outubro, no Centro de Convenções do Cariri. O evento é apoiado pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU), e contará com a participação de atletas de todo o país.

O Crato Contest 2023 é uma oportunidade para os amantes do fisiculturismo mostrarem seus talentos e disputarem uma premiação total de R$ 10 mil. O campeonato terá diversas categorias, como Bodybuilding, Bikini, Classic Physique, Men's Physique, Welness e Paraculturismo. Além disso, haverá a competição de Overalls, que premiará os melhores de cada modalidade.

O CEO do campeonato, Essuey Alisson, afirma que esta segunda edição está sendo mais significativa do que a primeira, pois está consolidando o evento como um dos mais importantes do calendário esportivo da cidade do Crato. Ele também ressalta a infraestrutura que será oferecida aos atletas e aos espectadores, garantindo um espetáculo de qualidade e segurança.

O Secretário de Esporte e Juventude, Henrily Rener, também expressa seu apoio e reconhecimento ao evento, destacando o compromisso da Prefeitura do Crato em fomentar o esporte em toda a cidade. Ele diz que o campeonato não apenas promove o fisiculturismo, mas também valoriza o Crato como um polo de eventos esportivos de renome, contribuindo para a integração da comunidade e o incentivo ao esporte no Cariri.

Se você é fã de fisiculturismo ou quer conhecer mais sobre essa modalidade, não perca o Crato Contest 2023. O evento promete ser um show de força, beleza e saúde. Garanta já o seu ingresso e venha prestigiar os melhores atletas do Brasil.

18 outubro, 2023

Reforma do Mercado do Pirajá e projeto de macrodrenagem entre as prioridades do orçamento de Juazeiro para 2024


A Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 foi realizada na quarta-feira, 18 de outubro, na Biblioteca Municipal Possidônio Bem. O evento contou com a presença de representantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, além de membros da sociedade civil. O objetivo foi apresentar e discutir os projetos e as despesas previstas para o próximo ano, bem como ouvir as demandas e as sugestões da população.

Segundo Lucas Alves, do Núcleo de Gestão e Planejamento (NUGEP) e do setor de Contabilidade, a LOA é um instrumento de planejamento e de participação social, que define as receitas e as despesas do município para o ano seguinte. Ele explicou que a lei é elaborada no segundo semestre de cada ano e enviada à Câmara Municipal para aprovação. Ele também ressaltou a importância da participação popular, que pode contribuir com suas demandas por meio dos canais de ouvidoria. A audiência foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Juazeiro e pode ser acessada posteriormente.

O secretário de Finanças, Leandro Saraiva, informou que a previsão orçamentária para 2024 é de cerca de R$1 bilhão e 562 milhões de reais, distribuídos entre todas as secretarias e finalidades do município. Ele salientou que, apesar de haver recursos prioritários para obras, não houve um detalhamento das mesmas. No entanto, ele citou alguns projetos relevantes, como a reforma do Mercado do Pirajá e o projeto de macrodrenagem, que visa resolver os problemas de alagamento durante as chuvas, trazendo um benefício significativo para a cidade. Ele afirmou que essas obras estão previstas para serem executadas no próximo ano.

Barbalha no caminho certo para se tornar um exemplo de educação para o Brasil, afirma prefeito Guilherme Saraiva


O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, participou de uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, para discutir os avanços e os desafios da educação no município. Barbalha é uma cidade que se destaca pelo seu compromisso com a qualidade do ensino e pelo seu desenvolvimento socioeconômico.

Na ocasião, o ministro reconheceu o trabalho realizado pela gestão municipal e se comprometeu a apoiar os projetos educacionais de Barbalha, que incluem melhorias na infraestrutura das escolas, capacitação dos professores e ampliação das oportunidades para os estudantes.

Em entrevista exclusiva ao site cncariri.tv.br, o Dr. Guilherme expressou sua satisfação com a parceria e com a certeza de que Barbalha está no caminho certo para se tornar um exemplo de educação para o Brasil.

“Para nós, a educação é a base de tudo e o maior legado que podemos deixar para as futuras gerações. Por isso, não mediremos esforços para investir cada vez mais nessa área tão importante para o desenvolvimento do nosso município”, afirmou o prefeito.

17 outubro, 2023

Projeto de Lei visa identificar e tratar o Transtorno do Espectro Autista em Barbalha



O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico de algumas crianças, dificultando na comunicação, na interação social e no comportamento. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que uma em cada 88 crianças tenha TEA no Brasil.

Uma das formas de identificar os sinais precoces do TEA é mediante um teste chamado M-CHAT, que consiste em um questionário com 20 perguntas sobre o comportamento da criança, aplicado pelos profissionais de saúde nas consultas de rotina. O teste pode ser feito a partir dos 16 meses e deve ser repetido aos 18 e aos 24 meses.

O objetivo do teste é detectar possíveis riscos de TEA e encaminhar as crianças para uma avaliação mais detalhada por especialistas, como médicos e psiquiatras. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais eficaz será o tratamento, que pode envolver terapias comportamentais, educacionais e medicamentosas.

Pensando na importância desse tema, os vereadores Rildo Telles e Issaque Batista apresentaram um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Barbalha, que visa instituir o teste M-CHAT como obrigatório nas unidades de saúde do município. O Projeto tem como finalidade auxiliar os profissionais de saúde na identificação do TEA e garantir o acesso das crianças ao tratamento adequado.

Os vereadores agradecem a todos que votaram pela aprovação, e fala, será um avanço na política de saúde mental infantil e na inclusão social das pessoas com TEA.



16 outubro, 2023

Vereador Rildo Telles alerta sobre riscos de empréstimo de 15 milhões de reais


O projeto de lei que autoriza o Executivo a tomar um empréstimo de 15 milhões de reais junto a um banco é uma ameaça ao futuro do nosso município. É o que afirma o vereador Rildo Telles, que em entrevista com exclusividade a tv crajubar fez uma análise detalhada sobre os riscos desse empréstimo.

Ele explica que a oposição é contra esse empréstimo de forma responsável porque não há nenhuma garantia de que o dinheiro será usado de qualquer jeito, responsável e transparente pela administração, que pode estar interessado em beneficiar seus aliados políticos às vésperas das eleições.

Além disso, ele alerta que o município pode não ter condições de pagar essa dívida sem comprometer sua capacidade de investir em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. Ele defende que é preciso fiscalizar e questionar esse projeto, que pode trazer graves consequências para a população e o desenvolvimento da cidade.



Vereador Dorivan Amaro destaca benefícios do empréstimo para Barbalha em entrevista à TV Crajubar


O município de Barbalha receberá um importante recurso para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população. Trata-se de um empréstimo de 15 milhões de reais com o Banco do Brasil, autorizado pelo projeto de lei n.º 79/2023, do prefeito Dr. Guilherme, e aprovado pela câmara municipal.

O vereador Dorivan Amaro, que votou a favor do projeto, explicou em entrevista à tv crajubar os benefícios que essa verba trará para a cidade. Segundo ele, o empréstimo permitirá ao poder executivo realizar obras e serviços nas áreas de saúde, educação, saneamento, mobilidade, turismo e cultura, entre outras.

Ele destacou que o empréstimo tem juros baixos e prazo longo de pagamento, o que não comprometerá as finanças do município. Ele também elogiou a gestão do prefeito Dr. Guilherme, que tem buscado recursos e parcerias para o desenvolvimento de Barbalha.



Vereador Odair José de Matos Propõe Sistema de Controle Interno para a Câmara Municipal de Barbalha


O vereador Odair José de Matos é o autor do Projeto de Lei n.º 78/2023, que foi colocado em votação e aprovado na seção desta segunda, dia 16/10, onde estabelece o sistema de controle interno da câmara municipal de Barbalha. A proposta visa garantir a qualidade, a eficiência e a economia da gestão pública municipal, bem como a transparência e a prestação de contas à população.

Além disso, Odair falou no projeto de Lei n.º 79/2023, do prefeito Dr. Guilherme, que permite ao poder executivo contratar um empréstimo de 15 milhões de reais com o Banco do Brasil. O projeto foi aprovado pela câmara municipal e cogita investir em obras e serviços para o desenvolvimento de Barbalha.

Em entrevista à tv crajubar, Odair explicou os benefícios dos dois projetos e afirmou que está trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos barbalhenses.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...