17 outubro, 2023

Projeto de Lei visa identificar e tratar o Transtorno do Espectro Autista em Barbalha



O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico de algumas crianças, dificultando na comunicação, na interação social e no comportamento. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que uma em cada 88 crianças tenha TEA no Brasil.

Uma das formas de identificar os sinais precoces do TEA é mediante um teste chamado M-CHAT, que consiste em um questionário com 20 perguntas sobre o comportamento da criança, aplicado pelos profissionais de saúde nas consultas de rotina. O teste pode ser feito a partir dos 16 meses e deve ser repetido aos 18 e aos 24 meses.

O objetivo do teste é detectar possíveis riscos de TEA e encaminhar as crianças para uma avaliação mais detalhada por especialistas, como médicos e psiquiatras. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais eficaz será o tratamento, que pode envolver terapias comportamentais, educacionais e medicamentosas.

Pensando na importância desse tema, os vereadores Rildo Telles e Issaque Batista apresentaram um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Barbalha, que visa instituir o teste M-CHAT como obrigatório nas unidades de saúde do município. O Projeto tem como finalidade auxiliar os profissionais de saúde na identificação do TEA e garantir o acesso das crianças ao tratamento adequado.

Os vereadores agradecem a todos que votaram pela aprovação, e fala, será um avanço na política de saúde mental infantil e na inclusão social das pessoas com TEA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...