04 fevereiro, 2019

47 Famílias beneficiadas com sistema de abastecimento

O ano de 2019 começou com boas notícias para a família da Dona Jucicleide Brito (48). “A gente carregava água na cabeça e fiz muito isso a minha vida inteira. Hoje isso acabou”, comenta a agricultora com sorriso no rosto. Na última sexta-feira (1º), além dela, outras 46 famílias da comunidade de Riacho do Mel, em Acopiara, receberam do Governo do Ceará um sistema de abastecimento.

O investimento de R$ 165.193,95, administrado pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), foi inaugurado com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz. Esta é a primeira entrega de um sistema de abastecimento através do programa Água Para Todos neste ano.

Para De Assis, além da garantia da qualidade de vida, água encanada em Riacho do Mel é a possibilidade de maior cidadania. “O impacto da água saindo da torneira de cada casa é grande. E isso se deve a política do governador Camilo Santana em eliminar a imagem da figura da mulher carregando água na cabeça ou no lombo do jumento”, comenta ao lembrar que água também se traduz em saúde.

Qualidade de vida

Moradora comemora chegada da água nas torneiras


“É o mais importante benefício que uma comunidade pode receber. Riacho do Mel é um lugar de gente hospitaleira, de gente boa e que agora terá a vida transformada com a chegada da água”, destaca o secretário de agricultura de Acopiara, Vicente Leite.

Em 2018, por meio do Programa Água Para Todos, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (COPPE), beneficiou 3.145 famílias com sistemas de abastecimento de água em todo o Ceará. A expectativa é que nos próximos meses 143 sistemas semelhantes cheguem a outras regiões no estado.

Essas medidas mudarão a vida de agricultores como a Jucicleide que deixará de andar até 10 minutos a pé até o açude Riacho do Mel para captar água. “A gente não podia plantar nada. Agora, pelo menos no quintal dá para plantar o que a gente colocar na panela”, comemora aliviada. Os vereadores Ricardo Costa e Eduardo Gaspar, e os secretários Dário de Sousa (Cultura) e Gleirton Dias (Chefia de Gabinete) estiveram presentes no evento.






Cinco empresas abrem postos de trabalho no sistema prisional

Mais de 50 novas vagas de emprego foram criadas para o sistema prisional cearense por meio dos editais de chamamento público da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Em sessão realizada na última segunda-feira (29), cinco empresas firmaram parceria com duas unidades prisionais, abrindo horizontes para a inclusão social.

Na sessão, foram avaliados fatores como remuneração, oportunidades de aprendizado e contratação dos internos, que geraram a pontuação das empresas. No Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), as empresas aprovadas foram Mallory, Colmeia e Ypióca. Na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, as empresas que irão atuar são Fivel Tec e Laminação Vale do Jaguaribe.

Além dos aprendizados proporcionados pelo novo ofício, os internos recebem salário para colaborar com o sustento da família fora da unidade, e da remição de pena, que é de um dia a menos na prisão para cada três dias trabalhados. Já a empresa, além de atuar diretamente na ressocialização, recebe o benefício da isenção de impostos.

As próximas etapas são: assinatura de convênio, obras de adaptações nos espaços para alocar os trabalhadores e, por fim, o início das atividades, que está previsto para o início de março. Todas as empresas iniciarão os trabalhos com um número mínimo de dez internos, que serão selecionados de acordo com as aptidões e o comportamento pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe).

Representando a Laminação Vale do Jaguaribe, Felipe Muniz afirmou que a parceria pode colaborar com a vida dos internos durante e depois do cumprimento da pena: “Com as atividades de manuseio de estruturas de aço e peças de veículos, por exemplo, existe a possibilidade de o trabalhador em liberdade permanecer na empresa ou buscar oportunidades em outras áreas como a construção civil e a mecânica, por contratação formal ou empreendendo”.

O secretário executivo da SAP, Rafael Beserra, destacou a importância da atuação das empresas no sistema e as expectativas da pasta: “Estamos dando o primeiro passo, ofertando a possibilidade de conhecimento para superar os estigmas e dar a oportunidade de uma nova realidade para os internos. Esperamos que todos estejam prontos para fazer acontecer e ampliar cada vez mais as atividades”.






A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...