21 julho, 2023

O prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme, participou do lançamento


O prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme, participou na última sexta-feira (21) do lançamento e entrega das carteiras de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O evento aconteceu no parque da cidade e contou com a presença de representantes da Associação dos Autistas de Barbalha, familiares e profissionais da área.

A carteira de identificação é um documento que facilita o acesso aos serviços públicos e privados, garantindo os direitos e a inclusão social das pessoas com TEA. A carteira é gratuita e tem validade em todo o território da Barbalha. Para solicitar, é necessário apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico, além de documentos pessoais e comprovante de residência.

O prefeito Dr. Guilherme parabenizou a iniciativa da Secretaria de Ação Social e destacou a importância da carteira para as pessoas com TEA. “É uma forma de reconhecer e respeitar as especificidades dessas pessoas, que merecem toda a nossa atenção e cuidado. A carteira facilitará o acesso aos serviços de saúde, educação, cultura, lazer e assistência social, garantindo uma melhor qualidade de vida para elas e suas famílias”, afirmou.



Lançamento e entrega das carteiras para pessoas com transtorno do espectro autista


Na manhã de sexta-feira, dia 21, ocorreu na quadra do parque da cidade o lançamento e entrega das carteiras para pessoas com transtorno do espectro autista. 

O vereador e presidente da câmara de vereadores da cidade de Barbalha conversou com a nossa reportagem sobre a importância dessa iniciativa, que visa garantir os direitos e a inclusão social dessa população. 

Ele destacou que as carteiras facilitam o acesso a serviços públicos e privados, como saúde, educação, transporte e lazer, além de sensibilizar a sociedade para o respeito e a valorização da diversidade. 

O evento contou com a presença de autoridades, representantes de entidades ligadas ao autismo e familiares das pessoas beneficiadas. A reportagem acompanhou a entrega das carteiras e ouviu alguns depoimentos emocionantes de quem recebeu esse documento tão esperado.



20 julho, 2023

Portal da Transparência lançado pelo Semasp


O Portal da Transparência da Semasp é uma ferramenta que visa fortalecer a gestão pública e a participação social em Juazeiro do Norte. Através dele, é possível acompanhar a arrecadação e a aplicação dos recursos provenientes das permissões de uso dos espaços públicos municipais.

A Semasp administra oito equipamentos que abrigam 1.777 permissionários, entre feirantes, ambulantes, artesãos e comerciantes. Esses permissionários pagam uma taxa mensal pelo uso do espaço, que varia conforme o tipo e a localização do equipamento.

No Portal da Transparência, é possível consultar o nome de cada permissionário, o valor da taxa paga, a previsão de arrecadação mensal e anual e a destinação dos recursos. Além disso, o portal apresenta gráficos que mostram a evolução da receita e da despesa da Semasp, bem como a distribuição dos recursos por equipamento e por tipo de despesa.

O portal foi desenvolvido para dar mais transparência, eficiência e controle à gestão dos espaços públicos em Juazeiro do Norte. Com ele, a Semasp planeja prestar contas à sociedade, estimular o controle social e garantir o uso adequado dos recursos públicos.

Transporte escolar de Juazeiro do Norte serão monotorados através de GPS


A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte está realizando o acompanhamento da frota do transporte escolar. O sistema GPS está instalado no interior de todos os 66 ônibus que atendem a Rede Municipal de Ensino.

Com o sistema, é possível acompanhar, em tempo real e, simultaneamente, a localização de cada ônibus. A atividade permite, também, verificar o histórico das rotas por onde o veículo passou para ser possível saber se o trajeto pré-determinado está sendo cumprido. O histórico fica disponível no sistema durante 60 dias.

Missa do Padre Cícero do dia 20


Nesta quinta-feira, 20 de julho, a Capela do Socorro acolheu a tradicional Missa do Padre Cícero, que celebra a memória do sacerdote e a emancipação política de Juazeiro do Norte, que completa 112 anos.

A missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom Magnus Henrique, e concelebrada por padres de várias localidades. Entre os presentes, estavam prefeitos de municípios, romeiros, autoridades civis e religiosas e devotos do Padre Cícero. O prefeito Glêdson Bezerra compareceu à celebração acompanhado da chefe de gabinete, Sandra Cavalcante, e do secretário de Turismo e Romaria, Renato Wilamis.

O GAM Grupamento Ambiental Metropolitano de Juazeiro é uma iniciativa pioneira no Ceará

  

O GAM Grupamento Ambiental Metropolitano de Juazeiro é uma iniciativa pioneira no Ceará para combater os crimes ambientais e os maus-tratos contra os animais. Nesta quinta-feira, 20, foi realizada a segunda formatura do grupamento, que contou com a presença de autoridades municipais e representantes da sociedade civil. O evento aconteceu no Parque Ecológico das Timbaúbas, um espaço de preservação e educação ambiental.

O grupamento é formado por 16 guardas civis metropolitanos, capacitados pela Academia Municipal de Segurança Pública AMUSP. Eles receberam treinamento específico sobre legislação ambiental, fiscalização, manejo e resgate de animais silvestres e domésticos, entre outros temas. O GAM é o único do estado a ter uma lei própria, que regulamenta suas atribuições e competências.

Durante a solenidade, os formandos fizeram o juramento de defender o meio ambiente e os animais, e receberam os certificados de conclusão do curso. Em seguida, houve a distribuição de mudas de plantas e sementes para os presentes, para incentivar o plantio e a arborização urbana. A ação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos SEMASP.

O GAM é um exemplo de compromisso da gestão municipal com a proteção ambiental e animal, e de valorização dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana. O grupamento atua em parceria com outros órgãos públicos e entidades não governamentais, realizando operações, fiscalizações, denúncias e orientações à população. O objetivo é garantir o cumprimento das leis ambientais e o bem-estar dos animais em Juazeiro.

O Demutran de Juazeiro realiza ação para controlar o trânsito no último dia de Romaria


Nesta quinta-feira, 20, o Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro DEMUTRAN realizou uma ação para controlar o trânsito nos principais cruzamentos do centro da cidade, no último dia do ciclo de Romaria em homenagem aos 89 anos do falecimento de Padre Cícero. A ação teve como objetivo melhorar o fluxo nas vias e garantir a segurança dos romeiros e dos demais usuários do trânsito.

Segundo o diretor do Demutran, Adaílton da Silva, os agentes de trânsito atuaram em conjunto nos cruzamentos da Rua São Pedro com São Francisco, Dr. Floro Bartolomeu e SESC, onde os semáforos não estavam dando vazão à demanda de movimentação. “Fizemos um trabalho de orientação e fiscalização para evitar congestionamentos e acidentes nesses pontos críticos. Também contamos com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal para reforçar a segurança”, disse.

O diretor do Demutran ressaltou ainda que a ação foi bem recebida pelos romeiros e pelos moradores da cidade, que elogiaram a iniciativa. “Recebemos muitos feedbacks positivos dos romeiros, que agradeceram pelo nosso trabalho e pela nossa atenção. Também ouvimos elogios dos comerciantes e dos motoristas, que reconheceram a importância da ação para melhorar o trânsito no centro”, afirmou.

O ciclo de Romaria em alusão aos 89 anos do falecimento de Padre Cícero terminou nesta quinta-feira, 20, com uma missa solene na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. A Romaria reuniu milhares de fiéis de várias partes do país, que vieram prestar homenagens ao santo popular do Nordeste.

​Unidade Básica de Saúde do bairro Santo André foi inaugurado


Em uma solenidade promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo André foi reinaugurada, contando com a presença de várias autoridades do município. 

O vereador Dorivan Amaro dos Santos concedeu uma entrevista à Web TV Crajubar, enfatizando a importância da reforma e dos equipamentos modernos disponibilizados para a comunidade na qual viveu há três décadas.

Além de abordar as melhorias no posto de saúde, o vereador mencionou o Canal da Bela Vista e também compartilhou com entusiasmo as expectativas da comunidade em relação ao anúncio de uma surpresa pelo prefeito Dr. Guilherme Saraiva.



18 julho, 2023

Dorivan Amaro fala da sua viagem a Fortaleza que vai em busca de recursos para Barbalha


Após um período de recesso, a câmara de vereadores de Barbalha retomou as reuniões ordinárias nesta semana. O vereador Dorivan Amaro, concedeu uma entrevista à Web TV Crajubar e falou sobre os requerimentos que serão apresentados nas próximas sessões, visando melhorias para a população do município.

Ele também comentou sobre a sua viagem a Fortaleza, onde se reuniu com o deputado estadual e vice-presidente da assembleia legislativa, Fernando Santana, para buscar recursos e apoio para projetos de interesse da comunidade.

O vereador destacou o empenho e a parceria do deputado Fernando Santana com o executivo municipal e afirmou que espera trazer boas notícias em breve.


Odair Matos fala do retorno das sessões na camara de vereadores de Barbalha


Odair Matos, vereador de Barbalha, comentou sobre o retorno das sessões da câmara municipal após o recesso parlamentar. 

Ele destacou as ações realizadas nesse período, como os preparativos para a entrega dos novos gabinetes dos vereadores e a reforma do plenário. 

Além disso, ele anunciou o investimento de um empresário que planeja construir um cemitério na cidade, o que será um benefício para a população com geração de emprego e renda.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...