20 julho, 2023

O GAM Grupamento Ambiental Metropolitano de Juazeiro é uma iniciativa pioneira no Ceará

  

O GAM Grupamento Ambiental Metropolitano de Juazeiro é uma iniciativa pioneira no Ceará para combater os crimes ambientais e os maus-tratos contra os animais. Nesta quinta-feira, 20, foi realizada a segunda formatura do grupamento, que contou com a presença de autoridades municipais e representantes da sociedade civil. O evento aconteceu no Parque Ecológico das Timbaúbas, um espaço de preservação e educação ambiental.

O grupamento é formado por 16 guardas civis metropolitanos, capacitados pela Academia Municipal de Segurança Pública AMUSP. Eles receberam treinamento específico sobre legislação ambiental, fiscalização, manejo e resgate de animais silvestres e domésticos, entre outros temas. O GAM é o único do estado a ter uma lei própria, que regulamenta suas atribuições e competências.

Durante a solenidade, os formandos fizeram o juramento de defender o meio ambiente e os animais, e receberam os certificados de conclusão do curso. Em seguida, houve a distribuição de mudas de plantas e sementes para os presentes, para incentivar o plantio e a arborização urbana. A ação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos SEMASP.

O GAM é um exemplo de compromisso da gestão municipal com a proteção ambiental e animal, e de valorização dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana. O grupamento atua em parceria com outros órgãos públicos e entidades não governamentais, realizando operações, fiscalizações, denúncias e orientações à população. O objetivo é garantir o cumprimento das leis ambientais e o bem-estar dos animais em Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...