28 agosto, 2012

TERÇA NO BAIRRO ACONTECEU HOJE NO SÍTIO CORRETINHO


 Assessoria de Imprensa


A comunidade do sítio Corretinho há seis quilômetros do centro da cidade, recebeu na manhã desta terça-feira 28, o projeto Terça no Bairro, projeto da secretaria municipal de Saúde que vem sendo desenvolvendo desde 2011 proporcionando uma saúde de qualidade a população.
O mais variado serviço que o Teça no Bairro vem oferecendo as comunidades, proporciona um qualidade de vida melhor as pessoas. Os profissionais da secretaria de Saúde, além de oferecer os serviços, como: Atendimento psicológico, consultas médicas com pediatra, ginecologistas, clínico geral, ortopedista e atendimento odontológico, marcação de exames, atendimento com a nutricionista, verificação da pressão artéria (PA), teste de glicemia e índice de massa corpórea (IMC) além de entrega de medicamentos.
A secretária municipal de Saúde, Jacqueline Sampaio disse que o “Terça no Bairro” nas comunidades, é um momento que oportuniza um contato direto com a população e toda estrutura da secretaria, uma vez que todas as terças-feiras a secretaria se muda para uma unidade de saúde nas comunidades para oferecer um atendimento completo aos usuários. Com essa ação, os profissionais da secretaria de Saúde, resolvem num dia só, vários problemas de saúde dos moradores. A secretária Jacqueline Sampaio resolve outros problemas como: Doação de cadeiras de rodas, fraudas geriátricas, sondas, alimentação especial para pacientes acamados em suas residências, além de outros problemas que são resolvidos em um único dia.
Antes do Projeto Terça no Bairro ser criado, existiam filas de especialidades médicas enormes principalmente concernente as questões de ortopedia, e hoje existe um médico ortopedista somente para atender nas terças-feiras nas comunidades, e de acordo com a especialidade nas comunidades, outros especialistas são levados. A secretaria de Saúde faz um diagnóstico nas comunidades, para saber a necessidade nas especialidades da área da saúde e isso tem resolvido a maioria dos problemas de saúde dessas localidades e ver também, o grau de satisfação dos moradores dessas comunidades em ter um profissional da área médica em sua localidade.
Dona Solange moradora da comunidade do Sítio Coretinho, disse que essa é uma atitude louvável da secretária de Saúde Jaqueline Sampaio em levar essas ações ao sítio Corretinho, porque facilita o atendimento aos moradores e, muitos problemas são resolvidos naquele momento.

Galeria de Fotos



PREFEITURA DE BARBALHA JÁ COMEÇOU AS OBRAS PARA CONSTUÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ALTO DA ALEGRIA


Assessoria de Imprensa


A Prefeitura já começou as obras de construção do Centro de Educação Infantil (CEI), no bairro Alto da Alegria na Rua Anderson Sabino. O prédio terá toda uma área ampla para recreação dos alunos. O Centro de Educação Infantil será um espaço que vai valorizar a integração com os alunos, oferecendo um ambiente saudável e terá toda uma transição entre a residência do aluno e o próprio Centro Infantil.
No CEI, haverá os cuidados especiais no aprendizado das crianças, que terão ensinamentos dos princípios e valores, e ao mesmo tempo, as crianças terão novos conhecimentos e terão oportunidade de desenvolverem maneiras equilibradas.
No CEI, os trabalhos são diferenciados da tendência comum de uma educação meramente informativa. Lá, as crianças terão toda uma oportunidade para uma educação de qualidade, desde a educação infantil.
Essa é a preocupação do Governo Municipal de Barbalha, que vem proporcionando uma educação de qualidade e com responsabilidade. Mostrando que é possível, buscar e construir novos espaços para as crianças e adolescentes, onde eles merecem todo um crescimento especial, e que possam desenvolver seus saberes, através da boa educação.
Nesta gestão, a educação infantil vem sendo prioridade porque o Governo Municipal entende que as crianças terão que ter seus espaços próprios, transformando não só a qualidade, mas, em poder oferecer uma educação de qualidade, quando as crianças podem desenvolver dentro de um novo espaço, os melhores desempenhos, com novos livros infantis, jogos pedagógicos, brincadeiras lúdicas e aprendendo novos valores.
Com esses novos espaços, os CEIs que estão sendo construídos em Barbalha, a Prefeitura deixa de pagar aluguel dos espaços que hoje, não oferecem condições adequada. E agora, com as parcerias junto ao governo federal e estadual, a Prefeitura de Barbalha busca uma nova metodologia de construir novos centros infantis, oferecendo para as crianças, tudo que uma educação pode proporcionar, e é uma prioridade dessa gestão, a educação infantil que, vem oferecendo as crianças oportunidade para uma educação de qualidade e, com a construção dos novos CEIs, as crianças terão condições mais digna e novos espaços.

Galeria de Fotos



ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO FOI CONCLUIDA SEXTA-FEIRA 24


Assessoria de Imprensa


A Secretaria Municipal de Saúde já encerrou na última sexta-feira (24),  a campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças de zero a cinco anos. Os pais ouviram o chamamento e levaram seus filhos menores de 5 anos aos postos de saúde de Barbalha.
O objetivo da ação é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas. Nos postos estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a Pentavalente e a Vacina Inativada Oral, que é contra a Poliomielite (VOP), lançada este ano.
A primeira reúne em uma única aplicação, à Tetravalente (que protege contra a Difteria, o Tétano, a Coqueluche e Meningite) e a dose contra a Hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a Pólio. Todos os locais de vacinação e atualização funcionaram até ás 17 horas da última sexta-feira. 

COTAS DO GARANTIA SAFRA FOI AMPLIADO PARA O CEARÁ


 Assessoria de Imprensa


O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, participou de reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra, em Brasília, na última sexta-feira (24). Também foi ao encontro, o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Arimatéa Gonçalves, onde foi anunciado que o Estado do Ceará ampliou o número de cotas do programa para o período 2012-2013: Serão 350 mil. No período anterior, a cota era de 300 mil.
Outra decisão do Comitê Gestor foi o anúncio do aumento das parcelas do Garantia-Safra para 2012-2013, que passará a ser R$ 760. O aumento é de 14%, o mesmo do salário mínimo. "O Ceará conseguiu aumentar o número de cotas, em virtude do trabalho ágil da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Rural (EMATERCE) e da SDA, que conseguiram identificar em tempo recorde as perdas de cada município cearense”, afirmou o secretário Nelson Martins.
Os agricultores familiares já podem fazer o cadastramento para receber o benefício para 2012-2013, nas secretarias de agriculturas dos municípios, nos sindicatos rurais e nos escritórios locais da EMATERCE. Os agricultores que receberam o Bolsa Estiagem também devem se cadastrar para receber o Garantia-Safra a partir do ano que vem.
Aqui em Barbalha, 1.119 agricultores estão recebendo o pagamento do Garantia safra. A partir do dia 5 de setembro, já começa o cadastramento para o Garantia safra 2013. O secretário de Desenvolvimento Agrário de Barbalha, José Elismar de Vasconcelos tem feito em Barbalha, todo um trabalho de orientações, na companhia dos técnicos da EMATERCE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais aos agricultores, concernente aos cuidados, dos agricultores, se cadastrarem no tempo certo e, que eles não corram o risco de perder seus benefícios garantidos pelo Governo do Estado. 

Galeria de Fotos



EDUCAÇÃO DE BARBALHA AUMENTA FROTA ESCOLAR


 Assessoria de Imprensa


A Prefeitura Municipal de Barbalha acaba de adquirir mais um ônibus, através de convênio com o Governo Federal, pelo programa Caminho da Escola, a Prefeitura agora, aumenta sua frota de ônibus para o transporte escolar.
Assim, como os outros veículos adquiridos pela atual administração, o ônibus padronizado para o transporte de 48 alunos e oferece toda segurança necessária e exigida pela legislação para transporte escolar. O veículo conta ainda com bagageiros, porta objetos, cesto de lixo, além de uma cadeira de rodas para pessoas com necessidades especiais.
Segundo a Secretaria de Educação, Isabel Cristina Cruz, com o aumento da frota de veículos adquirida pela atual administração, amplia a qualidade do ensino em toda rede do município, ampliando também, a permanência dos alunos matriculados na rede escolar.
O setor educacional de Barbalha é muito forte, e vem se destacando como um dos melhores da região do Cariri. Investimentos como este, só contribuí para elevar ainda mais, o nível de aprendizado dos alunos e tornar uma educação de qualidade.
O ônibus é um dos mais confortáveis e tem capacidade para transportar 48 alunos e, esse, foi o segundo ônibus escolar adquirido pela administração municipal em menos de quinze dias. Há quinze dias, já tinha chegado um ônibus que fazia parte das unidades dos 16 já adquiridos pela Prefeitura Municipal. Agora, chegou mais outro do mesmo porte. Os veículos já vão começar a circular ainda na próxima semana.
Parcerias como essas com o Governo federal, só acontecem quando um município trabalha bem sua gestão pública, zela os recursos públicos e presta contas. É assim que O governo municipal de Barbalha vem trabalhando.  
Agora, a frota de transporte escolar do município está composta por 18 ônibus novos, à atual administração adquiriu 12 ônibus zero quilômetro: São 5 micro-ônibus Volares; 1 Micro-ônibus Iveco e 6 ônibus da Volkswagen. 

Galeria de Fotos



ALUNOS DA REDE MUNICIPAL LEVAM CULTURA POPULAR AO CENTRO CULTURAL BNB


Assessoria de Imprensa


Foi um sucesso a apresentação dos grupos folclóricos mirins de Barbalha no centro cultural BNB:
Dentro das comemorações ao folclore neste mês de agosto, o Centro Cultural banco do Nordeste (BNB) em Juazeiro do Norte, através de sua agenda cultural, proporcionou um belo espetáculo das crianças que compõe os grupos de cultura popular, parafolclórico que é formado pelos alunos das escolas da rede municipal de ensino.
As apresentações culturais pelos alunos aconteceram no último sábado e recebeu aplausos da platéia e elogios por parte da organização do Centro Cultural do BNB.
As crianças dos grupos parafolclórico, que é coordenado pela professora e folclorista, Celene Sá Queiroz tem todo um acompanhamento e maneiras de se apresentarem de uma forma bem profissional e até, que vem chamar atenção dos mais experientes.
As crianças fizeram duas apresentações no palco do Centro Cultural do Banco do Nordeste, no período da tarde. 

Galeria de Fotos



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...