28 agosto, 2012

ALUNOS DA ESCOLA ALACOQUE BEZERRA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO FAZEM SUA PRIMEIRA AULA DE CAMPO


Assessoria de Imprensa


Alunos da Escola de Ensino Fundamental Maria Alacoque Bezerra, situada no bairro Alto da Alegria, estiveram participando de aula de campo de fotografia no Balneário do Caldas.
Os alunos do 9º, 8º e 7º ano, que participam do projeto Mais Educação desenvolvido pela Escola Maria Alacoque Bezerra, estão tendo aulas de fotografia durante dois dias por semana, e é através desse curso, que eles vêm despertando para os novos conhecimentos que a fotografia proporciona.
Os alunos também vêm mostrando qualidade no aprendizado, e já sentem o estimulo nas tarefas com novos conhecimentos através das diversidades que conhecem através da fotografia.
O curso de fotografia que os alunos estão participando acontece duas vezes por semana, e nesta sexta-feira 24, os alunos estiveram participando de aula de campo fotografando as belezas da natureza no Balneário do Caldas.
As professoras de apoio da Escola Alacoque Bezerra, Francisca Marcelina Vieira e Francisca Giovania Alencar estiveram acompanhando o reporte fotógrafo Francisco Gilberto com a turma de alunos que adquiriram novas experiências através da fotografia. A gestora da Escola Edilene Garcia vem proporcionando ao lado do núcleo gestor aos alunos uma nova forma de mostrar aos alunos através do Mais Educação uma nova qualidade e de novos conhecimentos através dos cursos que são oferecidos, como:  Fotografia, ginástica rítmica, taekwondo, letramento, esporte e fanfarra. 
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. 
De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampo acompanhamento pedagógico. O detalhamento de cada atividade em termos de ementa e de recursos didático-pedagógicos e financeiros previstos é publicado anualmente em manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha aresolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE. O caderno Passo a Passo Mais Educação detalha de forma objetiva, dentre outras orientações, o público alvo do Programa, os profissionais responsáveis, o papel do professor comunitário/professor coordenador, os macrocampos e as atividades.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.


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