21 dezembro, 2017

Forte chuva em cidades do cariri causa destruição

O município de Tarrafas, na região do Cariri Oeste, foi banhado no final da tarde de quarta-feira, 20, por uma forte temporal, que provocou a queda de parte do teto da Prefeitura Municipal e do teto de uma quadra esportiva que fica ao lado.

Temporal destrói teto da Prefeitura Municipal de Tarrafas e Torre da Rádio de Nova Olinda.

Ninguém saiu ferido e os danos foram apenas materiais. Conforme os moradores, a cidade ficou sem energia elétrica. O temporal foi muito intenso, com fortes ventos, trovões e relâmpagos. Até ontem à noite, o tempo permanecia nublado, deixando a população apreensiva.

Também no Cariri Oeste, uma forte chuva que banhou o município de Nova Olinda, provocando a queda de uma árvore, na Avenida Jeremias Pereira, e da cobertura de um galpão, na Avenida Perimetral. No bairro Vila Alta, o temporal também deixou os moradores temerosos, com a queda uma outra arvore e parte da estrutura de uma construção de uma casa. Conforme o radialista Carlos Paiva, foram poucos minutos de chuvas, porém com ventos fortes, trovões e relâmpago.




Pesquisa: 67,6% dos cearenses aprovam Governo de Camilo Santana

A administração do governador Camilo Santana (PT) também foi avaliada por 1.520 cearenses na pesquisa do Instituto Paraná. Segundo a pesquisa, 67,6% aprovam a gestão do petista e 25,7% desaprovam. Não sabem ou não opinaram: 6,6%.

Ainda de acordo com a pesquisa, a administração de Camilo é considerada ótima por 10,6% dos entrevistados, boa por 36,1%, regular por 35,2%, ruim por 7,8% e péssima por 8,4%.




ANS lança diretrizes para o enfrentamento da doença; saiba mais

Obesidade é uma doença crônica cujo avanço tem se dado de forma acelerada em todo o mundo nos últimos anos. Segundo dados da pesquisa Vigitel Brasil 2016 da Saúde Suplementar, no Brasil não é diferente: mais de 50% da população adulta está com sobrepeso ou obesidade. Por outro lado, apenas 10% dos pacientes com obesidade são diagnosticados, entre os quais menos de 2% recebe tratamento.

Obesidade
(Foto: Reprodução Google)
“A obesidade quase nunca é diagnosticada. Muitas vezes o paciente trata doenças causadas pela obesidade, mas não trata a obesidade.”, alerta Maria Edna de Melo, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Com o intuito de contornar esse cenário, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou na semana passada o Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira, o qual contém recomendações de melhorias e incentivos na atenção à saúde relacionada à prevenção e ao combate da obesidade entre beneficiários de planos de saúde

“O excesso de peso e a obesidade constituem o segundo fator de risco mais importante para a carga global de doenças, e estão associados a várias doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes, cirrose, câncer de cólon, de reto e de mama, entre outras. O objetivo do manual é compor uma orientação criteriosa, na qual as operadoras de planos de saúde possam se basear para a melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários.”, explica Karla Coelho, diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, em comunicado oficial.

A obesidade é uma doença multifatorial, resultado de uma complexa combinação de fatores biológicos, comportamentais, socioculturais, ambientais e econômicos. Entretanto, normalmente apenas suas consequências, como o diabetes ou problemas cardíacos são tratados, e não a obesidade em si.

“Este é um manual para as operadoras incluírem estratégias de prevenção e tratamento da obesidade em diversas especialidades, incluindo a ginecologia, por exemplo, para prevenirmos o problema da concepção.”, diz Maria Edna, que participou do grupo de discussões que elaborou o documento.

Cálculo de IMC por todas as especialidades

Para ampliar o diagnóstico, o manual recomenda, por exemplo, que o cálculo do índice de massa corporal (IMC) seja realizado para todos os pacientes com menos de 60 anos que procuram qualquer serviço da rede prestadora de serviços. Dessa forma, o problema pode ser identificado e informado ao paciente, que deverá receber orientações para a redução de peso ou ser encaminhado para um médico especializado.

A criação de centros de referência que acompanhem os pacientes obesos desde o diagnóstico, passando pelo tratamento até um acompanhamento de manutenção, após a intervenção é um das recomendações que serão feitas às operadoras, segundo Maria Edna.

Infância

Outro ponto reforçados no manual é questão da obesidade infantil e da influência do ambiente desenvolvimento do problema. Nessa faixa etária, é importante que o pediatra esteja atento aos fatores de risco e monitore o crescimento e desenvolvimento destas crianças, orientando os pais quanto a alimentação saudável, controle do tempo de tela a que crianças e adolescentes estão submetidos e prática de atividade física.

“A obesidade é atualmente a doença pediátrica mais comum. A prevenção é a única maneira de deter o avanço desta epidemia e todos os setores da sociedade – escolas, governo, sociedades científicas, indústrias alimentícias e mídia – devem se envolver com este propósito”, ressalta Karla, no comunicado.

Fonte: Veja




Prefeito Lielson Landim faz balanço do primeiro ano de gestão

Para Lielson Landim, a prestação de contas é uma forma de confirmar que Milagres é de fato uma cidade de todos.

Prestes a completar o primeiro ano de mandato, o prefeito de Milagres-CE, Lielson Landim (PDT), convida a população e a impressa para participarem de um encontro no plenário da Câmara de Vereadores, nesta terça
-feira (22/12), à partir das 11 horas. Na ocasião, o próprio Lielson fará um balanço do primeiro ano de sua administração.


O Prefeito Lielson Landim sabe da importância da transparência nas gestões públicas, e diante disso, desde o início de seu governo, adotou a estratégia de apresentar balanços periodicamente. Em abril, quando ainda faltavam 263 dias para acabar o ano, Lielson convocou uma coletiva de imprensa (em 12/abr), para fazer um balanço dos primeiros 100 dias da sua gestão.


Como já é do conhecimento de todos, o slogan escolhido pela gestão é “Uma Nova Cidade Para Todos”, e para Lielson Landim, a prestação de contas é uma forma de confirmar que Milagres é de fato uma cidade de todos, “pois assim, quando a população fica sabendo das ações e participando da gestão é que Milagres anda cada vez mais no rumo certo” – Comentou.








Matança de mulheres segue no estado com mais três casos; no ano, já são 334 assassinatos

A matança de mulheres no Ceará não pára e nas últimas 24 horas mais três casos foram registrados pela Polícia no estado, atingindo assim a marca de 334 assassinatos do gênero em 2017. Nos últimos quatro dias, ocorreu uma sequência de cinco execuções sumárias de mulheres, a maioria jovem.

A sequência mais recente de homicídios contra mulheres no Ceará começou na última segunda-feira (18), na cidade de Tianguá (a 314Km de Fortaleza), quando a jovem Edilane Gomes de Sousa Lima, 24 anos, foi morta dentro de uma residência. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro dela.

Edilane foi assassinada a tiros por dois desconhecidos que invadiram uma residência localizada na comunidade Sítio Laranjeiras, na zona rural do município. Conforme informações colhidas pela Polícia, o crime foi praticado quando a mulher se encontrava na casa de uma tia do seu companheiro, o ex-presidiário Francisco Wellington Sales da Cunha, 27 anos, conhecido por “Pompom”. No entanto, ele não estava lá no momento em que os criminosos invadiram o imóvel e mataram a vítima com tiros à queima-roupa. O ex-presidiário, que já responde por crime de homicídio, está desaparecido e agora é apontado como suspeito de envolvimento no assassinato.

Na noite de terça-feira (19), a vítima foi Maria Auricélia Saldanha Diógenes, 34 anos, uma ex-presidiária que estava em cumprimento de pena no regime semi-aberto e usava uma tornozeleira eletrônica. Ela foi morta, a tiros, na cidade de Jaguaribe (a 300Km da Capital). Por dois homens que acabaram presos pela Polícia Militar. Há suspeitas de que o crime está ligado ao tráfico de drogas. Auricélia teria sido vítima de uma “cobrança” ou “acerto de contas” com outros traficantes.

Mais casos

Na tarde de terça-feira (19) também foi registrado um crime do gênero na Região Metropolitana de Fortaleza. Aconteceu na localidade conhecida por Baixa Grande, em Aquiraz, onde a dona de casa Magna Venilde Freitas Barbosa, 43 anos, que estava grávida há cinco meses, foi morta a golpes de faca durante uma discussão com seu companheiro, Francisco Océlio Lima da Silva, 57. Ele acabou preso logo após o crime e confessou que tinha ciúmes da mulher e que esta havia lhe agredido.

Já no começo da manhã de quarta-feira (20), o corpo de uma jovem ainda não identificada foi encontrado com marcas de violência na periferia de Fortaleza. O caso ocorreu no bairro Conjunto Palmeiras. Em um terreno baldio na Rua Catolé foi localizado o cadáver da garota, que estava com os pés e as mãos amarrados, além de um saco plástico envolvendo a cabeça, e marcas de tiros. A Polícia suspeita que a vítima tenha sido torturada e morta noutro local e o corpo “desovado”.

E na noite de ontem (20), uma mulher foi assassinada no Interior. O crime ocorreu no Município de Nova Russas (a 299Km de Fortaleza), onde a jovem Josilda Sales Gomes, 20 anos, foi morta, a tiros na porta de casa. O suspeito é o ex-companheiro dela, Marcos André Alves de Sousa, 21 anos, o “Marquinhos”, que acabou preso em flagrante logo depois.




18 dezembro, 2017

Homem tenta fugir da PM e sofre dois tiros em Barbalha

O Motociclista não respeitou ordem de parada e tentou fugir, segundo a PM

Um homem, de 22 anos, foi alvejado no tórax e no pé esquerdo por tiros de arma de fogo efetuado por policiais militares da equipe Raio 4 na tarde deste domingo (17).  

Segundo a PM, o suspeito tentou fugir de uma abordagem no Bairro Bela Vista, percorrendo várias ruas da cidade e ameaçou sacar uma arma contra os policiais. De acordo com o Boletim de Ocorrências narrado pelos policiais, o suspeito não obedeceu a ordem de parada e  houve perseguição. 

No cruzamento das ruas Divino Salvador e Pinto Madeira, no Centro da cidade, o acusado teria sacado a “arma”, que os policiais constataram ser um o simulacro de pistola. Além do simulacro, a PM apreendeu a moto Honda CG 125, preta, com placa adulterada e numerações encoberta com adesivo e R$ 358,00 em espécie. 

O acusado foi identificado como Wesley Anastácio dos Santos, de 22 anos, residente no Bairro Cirolândia, em Barbalha. A polícia acredita que o simulacro seria usado na prática de assalto. O acusado foi socorrido pela equipe para o Hospital São Vicente de Paulo e submetido a um procedimento cirúrgico; A Polícia aguarda a recuperação do suspeito para ouvi-lo em depoimento.




Casal morre em acidente entre carro e moto em rodovia Barbalha-Missão Velha

Um casal morreu em um acidente na CE-293, rodovia que liga Barbalha e Missão Velha, na noite deste domingo (17). O acidente aconteceu próximo à entrada para o Bairro Malvinas, em Barbalha.

Segundo a polícia, o homem e a mulher estavam em uma motocicleta (cinquentinha), vermelha, quando foram atingidos por um veículo Hyundai Azera. Cor azul, placas 6437, inscrição de Missão Velha, CE, conduzido por Manoel Gonçalves Neto, 74 anos, que transitava no sentido contrário da pista quando teria tentado uma ultrapassagem e não houve tempo para evitar a colisão frontal com a motocicleta.

O piloto da moto, o funcionário da Prefeitura de Barbalha, Francisco Filgueira Sampaio, conhecido como “Quim Eletricista”, 63 anos, e sua companheira Cláudia Lopes da Silva, conhecida como “Cacá”, 43 anos, que residiam na Rua Antônio Cândido, 41, alto do Rosário, em Barbalha, que viajava como garupeira morreram no local.

A moto ficou completamente destruída. A polícia esteve no local, acionou o rabecão e os corpos foram levados para necropsia na Perícia Forense Regional, em Juazeiro do Norte.




Segundo PM, homem resiste a prisão, ataca policiais com pedradas e acaba morto

Na manhã do último dia 13, por volta das 10 horas, a Polícia Militar foi acionada ao Distrito de Uruquê, na zona rural de Quixeramobim, para atender a uma ocorrência de ameaça de morte. Segundo boletim da PM, as informações repassadas via 190 davam conta de que Marcos Antônio Coelho de Sousa (ou Marcos do Zé Maria, como é conhecido), 45 anos, estaria armado com pedras e com uma faca e que objetivava matar sua irmã.


A Polícia ainda informou que ao chegar ao local, os policiais se depararam com o acusado que passou a atirar várias pedras contra a viatura e em um de seus ocupantes, vindo a lesionar os policiais com pedradas e a quebrar o para-brisa do veículo, tendo, em ato contínuo, seguido em direção aos policiais com uma faca, momento em que os PM’s efetuaram um disparo de arma de fogo para o alto, objetivando cessar a investida do mesmo, o que conforme a PM, não adiantou.


“Utilizando-se dos únicos meios disponíveis no rápido instante da injusta agressão, foi necessário efetuar disparos em direção ao criminoso, baleando-o”, diz parte do boletim. Marcos foi socorrido ainda vivo pelos próprios policiais ao Hospital Regional Dr. Pontes Neto, onde chegou a ser atendido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.


Os policiais se apresentaram na Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim para relatar o fato e ao mesmo tempo registrar a ocorrência de Ameaça Consumada e Lesão Corporal Dolosa Consumada por parte do acusado. Um policial da composição sofreu lesões no braço e foi submetido a exame de corpo de delito.




Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação




17 dezembro, 2017

Dom Pastana anuncia lista de transferências de padres

Ao início da tarde da última quinta- feira, dia 14 de dezembro, dom Gilberto Pastana publicou uma carta comunicando ao povo de Deus, clero diocesano e religiosos (as) as transferências de padres das paróquias da diocese de Crato.

No comunicado o bispo agradece o apoio de todos os presbíteros, seus primeiros colaboradores, por contribuírem com a principal missão da Igreja que é evangelizar. Dom Pastana ainda diz que a decisão, definida em consonância com o Conselho Presbiteral, foi tomada tendo em vista a comunhão eclesial que sempre o leva a buscar o bem comum da diocese.

“Agradeço a todos que se colocaram a disposição de servir a Igreja aonde for preciso, a partir do chamado do seu bispo. Grande coisa é viver na obediência, sob a direção de um superior, e não dispor da própria vontade. ‘A obediência sempre traz uma graça'”, escreveu.

Na carta dom Gilberto ainda apresenta os pedidos acolhidos dos padres que solicitaram servirem em outra diocese, do seminarista David que, após o período de formação no Seminário, será ordenado diácono e dos seminaristas que concluíram a teologia e devem vivenciar o Ano Pastoral.



Leia a carta na íntegra:



COMUNICADO AO POVO DE DEUS, CLERO DIOCESANO, RELIGIOSOS (AS) NA DIOCESE DE CRATO



Graça e paz a todos vós da parte de Deus, nosso Pai, do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador e do Espírito Santo, Santificador.

Havemos por bem comunicar a todos vocês, o que junto com o Conselho Presbiteral, decidimos em nossa reunião no dia, 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe.



TRANSFERÊNCIAS DE PRESBÍTEROS.
A comunhão eclesial me leva a sempre buscar o bem comum da diocese, consciente de que o bem da Diocese deve sempre prevalecer sobre aquele das paróquias e comunidades particulares.

Sou muito grato aos presbíteros, meus primeiros colaboradores, que entendendo a eclesiologia da comunhão e participação, promovem os leigos e leigas na única missão da Igreja: EVANGELIZAR.

Agradeço a todos que se colocaram a disposição de servir a Igreja aonde for preciso, a partir do chamado do seu bispo. Grande coisa é viver na obediência, sob a direção de um superior, e não dispor da própria vontade. “A obediência sempre traz uma graça”.

Para que haja uma boa transição, com oportunidade de informar e ser informado dos planos pastorais e conselhos de sua nova realidade, sugiro que as transferências ocorram entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2018.

Pe. Antônio José Clementino – Paróquia Santo Antônio – Antonina do Norte

Pe. Antônio José do Nascimento – Paróquia Santo Antônio – Barbalha

Pe. Antônio Luís do Nascimento – Paróquia São José – Missão Velha

Pe. Cícero Alencar Ferreira – Paróquia Senhor Menino Deus – Aurora

Pe. Francisco César Pereira Retrão – Paróquia São Sebastião – Nova Olinda

Pe. Francisco de Paulo Pereira da Silva – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Farias Brito

Pe. Francisco Georgelanio de Brito Felipe – Paróquia Nossa Senhora dos Milagres – Milagres – Vigário Paroquial

Pe. Francisco Luís dos Santos – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Juazeiro do Norte

Pe. Francisco Sales Pereira da Silva – Paróquia Santo Antônio – Jardim – Vigário Paroquial

Pe. Ismael Vogas Evangelista Sousa – Paróquia Imaculada Conceição – Mauriti – Vigário Paroquial

Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Crato

Pe. José Eliomar Tavares Serafim – Área Pastoral Imaculada Conceição – Santa Fé – Crato

Pe. José Luismar Rodrigues – Paróquia Nossa Senhora das Angustias – Tarrafas

Pe. José Vicente dos Santos – Seminário São José – Ecônomo

Pe. Luciano Pinheiro de Brito – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Juazeiro do Norte

Pe. Luciano Virgulino Coelho – Paróquia São Pedro – Caririaçu – Vigário Paroquial

Pe. Paulo César Borges de Sousa – Basílica Nossa Senhora das Dores – Juazeiro do Norte – Vigário Paroquial

Pe. Paulo César de Lima Andrelino – Paróquia São Gonçalo do Amarante – Umari

Pe. Paulo Evangelista da Costa da Silva – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Assaré

Pe. Paulo Sérgio da Silva – Paróquia São Sebastião – Mangabeira

Pe. Ronaldo do Nascimento Oliveira – Paróquia Nossa Senhora dos Milagres – Milagres

Pe. Tarcísio de Sales – Paróquia São Francisco de Assis – Salitre



PEDIDOS TEMPORÁRIOS DE PRESBÍTEROS PARA SERVIREM A OUTRA DIOCESE
Pe. Adalmiram Silva de Vasconcelos – Diocese de Goiânia

Pe. Francisco Wesley Barbosa Barros – Diocese de Tianguá



MINISTÉRIO DIACONAL
Antônio Honorio David Neto – Ordenação Diaconal dia 06.01.2018 – Estágio  Diaconal – Paróquia Senhora Santana, Santana do Cariri



ANO PASTORAL
Seu grande objetivo é oferecer ao futuro presbítero um espaço de preparação prática e sistemática no campo da ação evangelizadora e missionária, de tal maneira que sua preparação teológica, seu crescimento espiritual e suas qualidades humanas sejam colocados a serviço da comunidade cristã como expressão de uma autêntica caridade pastoral.



Áryson Rodrigues Magalhães – Paróquia Santo Antônio – Araripe

Carlos Aguiar Terto Gonçalves – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Jamacaru

Francisco José Bezerra de Sousa – Paróquia São Gonçalo do Amarante – Umari

Jeferson dos Santos Pereira – Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Penaforte

Francisco Rafael Félix de Sousa – Paróquia São Francisco de Assis – Salitre

Antônio Marcus Dantas Silva – Paróquia Santo Antônio – Jardim



“O tronco deve florir onde Deus o plantar”, com esse pensamento extraído dos ensinamentos de Santa Clara de Assis, expresso a todos os melhores votos de uma fecunda ação pastoral a serviço da Igreja e do Reino de Deus.



Dom Gilberto Pastana

Bispo de Crato














A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...