10 março, 2018

Secretário Fernando Santana recebe prefeito da cidade de Jardim

O secretário Fernando Santana preoculpado e censibilizado como o prefeito da querida cidade de Jardim, Aniziario Jorge Costa, e a pedido dele (PREFEITO), passou o dia visitando e reivindicando de tudo e em busca de resolver os problemas do municipio de Jardim.

Primeiro, tivéram uma reunião com o superindentente do DER acompanhando o andamento licitatório da estrada que liga os municipios de Jardim e o municipio de Pena Forte.

Com essa visita o secretário Fernando Santana aproveitou a oportunidade da visita e solicitou a recuperação da Av. Wilson Roriz, por causa desse pedido o DER irá ao Municipio de Jardim no Proximo dia 13 de Março e em conjunto,prefeito e o DER, vários levantamentos serão feitos para chegarem a real nessecidade para que seja feita a recuperação daquela avenida pois é a principal entrada de Jardim vindo dos eixos Barbalha, Juazeiro e Crato.

Já no Departamento Estadualde Transito (DETRAN) o prefeito Aniziário também com a presença do secretário Fernando Santana assinou convênio do programa SINALIZE, para asfaltos, sinalização vertical e horizontal.

E na secretaria das cidades com os Secretários Jesualdo e o amigo Ronaldo Borges, levamos nossas demandas e encaminhamos uma visita do Secretário Jesualdo em Abril no município.






09 março, 2018

Fernando Santana consegue junto ao governo do Estado R$ 8 milhões para Cirurgias de trauma no Cariri

O secretário Fernando Santana conseguiu junto ao governo do estado, a liberação de recurso que é algo em torno de R$ 8 milhões de rais que será utilizado na área de traumatologia de alta complexidade, através desse recurso, serão beneficiado 42 municípios que compõem a Região do Cariri e isso é histórico para a região do Cariri e para o estado do Ceará.

Todas as cirurgias vão serem realizadas pelo hospital São Raimundo da cidade do Crato, por isso desde já os pacientes deverão fazer o cadastro na Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado e o praso é de 15 dias, mas o hospital logo em seguida já estará apto a receber todos os pacientes dos 42 municipios que compõem a Região do Cariri.

Lembrando sempre que os pacientes de baixa e media complexidade devem continuar se dirigindo a outros hospitais da região, ficando só ao São Raimundo as cirurgias eletivas de alta complexidade, com essa grandiosa articulação do secretário de governo Fernando Santana a expectativa logo breve é acabar a fila de espera de cirurgia traumatológica da região do Cariri e claro que chegue ao seu final, ou seja (ZERADA).





08 março, 2018

Fernando Santana garante materias esportivos para a cidade de Ibicuitinga

Esporte é toda a forma de praticar atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física ou mental e proporcionar entretenimento aos participantes.

Com a finalidade de proporcionar esporte para os jóvens da cidade de Ibicuitinga, o secretário Fernando Santana, com todo o seu carísma e conhecimento da importância do esporte na saúde e no bem estar das pessoas e também onde sabemos que a pratica de exercícios físicos é essencial para quem está em busca de uma vida saudável! Os exercícios físicos praticados desde a infância proporcionam ao individuo benefícios incríveis no corpo e na mente!


Por isso o esporte do município de  Ibicuitinga recebeu das mãos do secretário Fernando Santana, o tão sonhado material esportivo que foi recebido pelo representante que é o prefeito Franzé Carneiro, a liberação de material esportivo. Fernando santana vem sendo um dos secretário que mais se descata no governo estado, com esse seu carinho e atenção com os que o procuram, por isso que a juventude da cidade de Ibicuitinga tiveram a atenção e fazem seu agradecimento. Com isso os jovens da cidade terão acesso a bolas de futebol e futsal, raquete de badminton, peteca, skate e muito mais. Obrigado Fernando Santana.





07 março, 2018

Unidade Móvel do Bilhete Único Metropolitano está no Cariri Garden Shopping

A Unidade Móvel de cadastramento no programa Bilhete Único Metropolitano do Cariri iniciou, na última quinta-feira (01), o seu funcionamento em um novo local de atendimento em Juazeiro do Norte. A carreta, que anteriormente atendia na Praça do Giradouro, está instalada no estacionamento do Cariri Garden Shopping, visando oferecer maior comodidade, segurança e praticidade à população interessada em usufruir dos benefícios do programa. O horário de atendimento permanece o mesmo, das 08 às 17h.

O cadastro é simples, rápido e gratuito. Basta comparecer a um dos postos de atendimento, levando originais e cópias da Identidade (RG), CPF e Comprovante de Residência. Em Até 10 dias úteis após realização do cadastro, o usuário recebe seu Cartão do Bilhete Único do Cariri com nome e foto, uma vez que o mesmo é pessoal e intransferível, no ponto onde efetuaram o cadastramento.

Em Juazeiro, há também um posto fixo para cadastramento, localizado na Praça do Memorial. Já nas cidades de Crato, o posto está localizado na Rua Ratisbona, Centro (em frente a Praça Cristo Rei) e em Barbalha, os interessados poderão efetuar seu cadastro na Praça Engenheiro Dória (Estação Ferroviária), centro. Em todos os postos fixos, o atendimento é das 07 às 19h.

Com o Bilhete Único Metropolitano, em vigor desde dezembro de 2017, o passageiro pode realizar a integração entre as linhas de ônibus metropolitanas ou entre as linhas metropolitanas e urbanas de Juazeiro do Norte pagando somente uma passagem no intervalo de até 2 horas. 

Até o momento, já foram cadastrados mais de 6.000 usuários e entregues mais de 4.000 cartões. 

São beneficiados do programa Bilhete Único Metropolitano os moradores de 4 municípios da Região do Cariri: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha.





Chefe do Executivo cratense e Secretário das Cidades do Estado visitam obra do Camelódromo

Na companhia do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o Secretário das Cidades do Estado, Jesualdo Farias, visitou na manhã da última terça-feira, 06, a obra do Camelódromo.

Na oportunidade, o secretário observou o andamento da obra, que está em fase de conclusão. Em conversa com o Chefe do Executivo cratense, Jesualdo conversou sobre os detalhes do equipamento, que segundo Zé Ailton, possui contrapartida da Prefeitura com a elaboração do projeto, terreno e organização da associação dos permissionários.

Segundo o Coordenador de Projetos Estruturantes da Prefeitura, José Muniz, o equipamento terá 179 boxes; parte administrativa; praça de alimentação; quatro banheiros, sendo dois masculinos e dois femininos, adaptados para deficientes; setor de confecção; plantas medicinais; variedades; temperos; frutas e verduras; artesanato; chaveiro; ferragem; e calçados.

José Muniz explica também que foram atendidas todas as normas de segurança, no combate a incêndios. A previsão para conclusão da obra é para este mês.

A obra do Camelódromo é uma parceria entre Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, Prefeitura do Crato, e contou também com o auxílio de emendas parlamentares, sendo uma do então deputado estadual Zé Ailton Brasil, no ano de 2015.





Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social oferece curso de guloseimas de Páscoa à comunidade do Conjunto Monsenhor Montenegro

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na tarde de ontem, 6, a abertura do Curso de Guloseimas de Páscoa para moradores do Conjunto Monsenhor Montenegro. Cerca de 25 mulheres participaram da oficina com o intuito de ganhar conhecimento na área da gastronomia visualizando uma fonte de renda com a produção de guloseimas.

A iniciativa é uma parceria da SMTDS com a CONVIDA (consultoria educacional) e o Centro Vocacional Técnico (CVTEC) Crato, e contou com a presença da Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Edvânia Gonçalves; da Gerente da Célula da Proteção Básica, Jhenifer Lopes; além de professores e participantes.

Edvânia destaca que a secretaria vem focando no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dos CRAS e no atendimento às famílias. “Estamos dando uma ampliada em todos os serviços. Já iniciamos as atividades dos CRAS, onde temos um olhar bastante cauteloso para que possamos fortalecer parcerias, oferecer cursos focando na área do empreendedorismo jovem e na proteção especial, onde estamos confeccionando o plano decenal de medidas sócio educativas“, afirmou a gestora.





Dia Internacional da Mulher: Primeira dama participa de solenidade na Câmara em homenagem às mulheres

A primeira dama do município do Crato, Aldalice Pinheiro Brasil, juntamente com mulheres de diversos segmentos da sociedade cratense, receberam na manhã da última terça-feira, 6, na Câmara Municipal, em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, o diploma de reconhecimento do Poder Legislativo pelo trabalho desempenhado no combate a violência doméstica e de gênero, na defesa e promoção das mulheres e dos direitos humanos.

A sessão solene especial foi presidida pela vereadora Ticiana de Guer e pela vereadora Vicência Leandro, que homenagearam as personalidades pelos serviços prestados a sociedade cratense.

Conforme a vereadora Ticiana, hoje é uma data especial para a Câmara Municipal, ao reunir mulheres que contribuem diariamente para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa para todos. “A Câmara tem o enorme prazer em poder reservar o plenário para ressaltar a luta no combate a violência e a defesa dos direitos das mulheres”, disse a parlamentar.

Além das vereadoras, fizeram parte da mesa, o Secretário de Esporte e Juventude, Lamar Lima, que no ato representou o prefeito Zé Ailton Brasil; a primeira dama, Aldalice Pinheiro Brasil; e Francisca de Sousa Brasil (Mãe Chica).

Entre as homenageadas que receberam o diploma de reconhecimento do Poder Legislativo, estavam a ex-reitora da Universidade Regional do Cariri – Urc, e atual Secretária Municipal de Educação, Ontonite Cortez; a Secretária de Administração, Águeda Duarte; Aldalice Pinheiro Brasil, a primeira dama do município; Francisca de Sousa Brasil (Mãe Chica); Antônia Cileide de Araújo; Heliane Aragão Pereira; Jannayna Lima Sales Nobre; Maria Otília Pereira Moreira; Maria Denize Pinheiro de Sousa; Rosa Nunes dos Anjos; e Francilda Ribeiro.

Durante a solenidade, a primeira dama Aldalice destacou a felicidade de participar desse momento de grande reconhecimento às mulheres. “Agradeço o convite desta Casa para participar nesta sessão solene tão importante e quero manifestar minha admiração pelo trabalho das vereadoras e das causas de lutas dessas mulheres homenageadas”, comenta.





Mais de 1.700 professores da rede estadual serão promovidos até maio

O pagamento da promoção por titulação de 1.731 professores da rede estadual de educação será realizado no primeiro dia útil do próximo mês de maio. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6) pelo governador Camilo Santana, via Facebook. “Isso (o pagamento) representa o acréscimo de R$ 2,1 milhões por mês (na folha estadual)”, afirmou o chefe do Executivo.

O governador Camilo Santana também ressaltou que o secretário da Educação, Idilvan Alencar, está em constante diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc) para discutir proposta de aumento diferenciado dos professores para 2018. “Estou há três anos aprovando o reajuste nacional do piso (dos professores) e estou autorizando o secretário a discutir a implantação desse reajuste (de 2018) para todos os professores do Estado”, disse.

Além disso, o chefe do Executivo adiantou que, na próxima quinta-feira (8), no Palácio da Abolição, divulgará o balanço dos alunos da rede estadual que ingressaram no Ensino Superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “O número vai ser melhor que o de 2016”, pontuou o governador. Em 2016, mais de 13.500 alunos da rede pública estadual ingressaram em universidades públicas e privadas.

Camilo Santana fez a transmissão ao vivo do Piauí, onde se reúne com governadores do Nordeste para discutir medidas para a segurança pública da região.O encontro desta terça-feira (6), no Piauí, ocorre uma semana após os governadores brasileiros se encontrarem com o presidente da República, Michel Temer, e do Congresso, Eunício Oliveira, para tratar da segurança pública nacional.





06 março, 2018

Juazeiro do Norte encaminha agenda de desenvolvimento sustentável em turismo, cultura e educação

A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura (Secult) e de Turismo e Romaria (Setur), e a Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA), com o Georpark Araripe, se inserem no debate para construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável para esses segmentos em Juazeiro do Norte. Uma reunião foi realizada na última sexta-feira, com os representantes das respectivas pastas e da reitoria, no campus Crajubar, no Município.

O encontro teve como pauta a criação de uma agenda local que envolva as três entidades a partir de um pensamento voltado para Georpark Araripe como território Cariri. Ela foi impulsionada após uma reunião realizada entre o Prefeito Arnon Bezerra e representantes da URCA. A reunião contou com a participação dos Secretários Municipais de Cultura, Renato Fernandes, de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, o Reitor da Urca, Patrício Melo, a Secretária Executiva de Cultura de Juazeiro do Norte, Sandra Nancy, o Vice-Reitor da Urca e Superintendente do Georpark Araripe, Francisco do Ó de Lima Junior.


O objetivo é dar início à ações integradas que fortaleçam projetos e empreendimentos locais de cunho sócio-cultural, que desenvolvam atividades de forma sustentável com a marca do Geopark Araripe e o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como forma também de atrair parceiros da iniciativa privada para a criação de uma rede sustentável.

As entidades envolvidas concordam sobre necessidade de se valorizar e fortalecer os parceiros, criando uma cultura de prestação de serviços de qualidade para a população local e para os turistas, como, por exemplo, guias turísticos, taxistas, serviços de hotelaria, entre outros. Para isso, discutiram a possibilidade de se criar um grupo de trabalho envolvendo setores ligados ao turismo, cultura, educação e empreendedorismo.

O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, lembra que a Universidade e o Georpak Araripe possuem um planejamento estratégico para desenvolver ações que envolvem a educação ambiental, a conservação material e imaterial de Juazeiro do Norte e o desenvolvimento de ações de geoturismo associado. “Nós já temos uma agenda de trabalho definida em torno de ações de trabalho que envolvem a [gráfica] Lira Nordestina, como um seminário que será realizado no dia 22 de março. Nós vamos conversar sobre os equipamentos de cultura, conectando com uma agenda de turismo”.

O Reitor Patrício explica ainda que o Geopark Araripe tem uma contribuição significativa, ao levar informações sobre esse patrimônio para outros territórios do mundo, promovendo melhor o município de Juazeiro do Norte como destino e atraindo mais turistas internacionais. Para o Secretário de Turismo de Juazeiro do Norte, Junior Feitosa, a parceria é importante para desenvolver o turismo no Município e na Região do Cariri, devido ao potencial encontrado em outras cidades através de museus e o ecoturismo.





Seduc prepara início do ano letivo 2018

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) vem trabalhando os preparativos para o início das aulas do ano letivo de 2018, que acontecerá nesta quarta-feira, 7 de março.

As equipes administrativa e técnica da Seduc continuam o trabalho de revisão das lotações de professores e funcionários nas unidades de ensino da rede municipal.

No início desta semana, reuniões específicas serão realizadas no sentido de orientar algumas escolas que estão finalizando as prestações de contas junto ao Governo Federal, para que possam reiniciar suas atividades em situação de adimplência.

A Seduc já está organizando a distribuição dos materiais recentemente adquiridos pela Prefeitura Municipal, conforme as necessidades de cada escola. Entre os equipamentos a serem entregues estão armários, prateleiras para bibliotecas e liquidificadores.

Já o período oficial para matrículas se encerrou no dia 02 de março. No entanto, caso haja procura, as escolas continuarão a receber novos alunos.





Centro de Controle de Zoonoses promoverá 2º evento de adoção de cães e gatos

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), irá promover o 2º Evento de Adoção de Cães e Gatos no Município. O evento acontecerá no dia 09 de março, na Praça dos Ourives, das 09h às 13h.

Estarão disponíveis para adoção animais que foram capturados doentes ou com suspeitas de zoonoses e foram recuperados pelo CCZ. Os animais estarão vacinados contra raiva, alguns castrados e medicados contra verminoses.

Para adotar, é preciso ser maior de idade, apresentar um documento de identificação e comprovante de residência. O interessado passará por uma entrevista, e se estiver apto à adoção vai obter orientações sobre posse responsável do animal com o veterinário.

Na ocasião, haverá também vacinação contra raiva para quem perdeu a campanha ou tem filhotes de cães e gatos que completaram três meses de vida recentemente. Os profissionais do CCZ estarão durante toda a manhã orientando a população sobre posse responsável e os riscos e prevenção das zoonoses.

Sucesso

O 1º Evento de Adoção de Cães e Gatos promovido pelo CCZ aconteceu em 27 de janeiro e foi considerado um sucesso pelos organizadores, chegando a 37 o número de animais que ganharam um novo lar. De acordo com a coordenadora do CCZ, Rosilene Rodrigues, a importância desses eventos é garantir o funcionamento do CCZ, pois o mesmo não é canil nem gatil permanente para esses animais. De segunda à sexta-feira há cães e gatos recuperados de doenças ou maus-tratos disponíveis para adoção em sua sede, localizada na Rua Tenente Raimundo Rocha, s/n, no bairro Planalto.





Juazeiro do Norte sedia capacitação para visitadores do Programa Primeira Infância no SUAS

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), o Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira, 05, capacitação de visitadores que integram o Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 41 Municípios da região do Cariri e Centro-Sul do Estado. As oficinas aconteceram no Memorial Padre Cícero. Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado, Josbertini Clementino, e o Prefeito Arnon Bezerra.

Dentro das ações de implementação do Primeira Infância, aconteceram palestras ministrada por equipe de multiplicadoras com toda a equipe para aprofundar conhecimentos sobre direitos e deveres dos beneficiários; saúde, como a caderneta de vacinação das crianças e gestantes; compreensão do Programa Bolsa Família; orientações sobre condicionalidades, entre outros estudos que fazem parte do processo de introdução do programa em Juazeiro do Norte.  

O evento contou ainda com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, e do Secretário Executivo, Sandoval Barreto, além da coordenadora do Programa no Estado do Ceará, Silvana Simões.  A capacitação é mais uma ação conjunta entre Governo Federal e Estadual nos Municípios e as famílias na construção do fortalecimento de vínculos familiares para os primeiros anos de vida.

Segundo a Secretária Isabela Bezerra, a gestão municipal se inspira neste e em outros programas com foco na primeira infância. A Sedest colocou como objetivo de gestão o projeto ‘Juazeiro Feliz’, que se preocupa em garantir qualidade de vida através dessas diretrizes, incluindo políticas públicas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial crianças e adolescentes. “Realizamos esse trabalho nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) através dos grupos de gestantes, entregamos os kits mamãe e bebê através do setor de benefícios eventuais, mudamos a cara da Casa de Acolhimento, envolvendo as outras secretarias, num trabalho intersetorial, eventos como o Família na Praça, como forma de investir na primeira infância”.

Acompanhamento

Com esse acompanhamento mais próximo, as crianças terão oportunidade de se desenvolver, cumprindo todas as etapas necessárias para conseguirem um bom desenvolvimento. “Acompanhar a criança desde antes do seu nascimento até os seis anos de idade é importante para que seja um ser humano digno. Temos que dar esse alicerce, para que valorizem o respeito dentro de casa, na escola e na sociedade”, afirmou o Prefeito.

O Secretário Josbertini Clementino elogiou e agradeceu o trabalho e acompanhamento de perto que a gestão vem realizando e o quanto o governo e sociedade são agentes transformadores de uma sociedade. “Cada visitador é importante nesse processo. Só conseguiremos alcançar nossos objetivos se tivermos uma rede socioassistencial forte, temos que ter todo o sistema de acompanhamento não apenas das crianças, mas de toda a família”, disse.

Programa Primeira Infância no SUAS

O programa prioriza gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A metodologia do programa consiste em visitas domiciliares, promovidas por visitadores da área de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia. Nessas visitas, serão feitas avaliações das relações dos pais ou dos cuidadores com as crianças. Serão trabalhados os estímulos, análises do desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. O acompanhamento irá potencializar os serviços de proteção e atendimento integral à família e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, já existentes nos CRAS.





Prefeito Arnon Bezerra se reúne com vendedores do ‘Beco da Cebola’ para buscar alternativa de melhoria para o local

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve reunido, na noite desta segunda-feira, 5, com os vendedores do tradicional espaço de comercialização informal, no Centro da cidade, Beco da Cebola. Os 103 vendedores solicitaram a reunião com o Chefe do Executivo na sede do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com a finalidade de solicitar apoio para construção de um espaço que contemple boxes para a comercialização dos produtos. A reunião contou com a presença do vereador Márcio Jóias.

Após ouvir atentamente as reivindicações dos comerciantes e verificar o projeto inicial pensado pelos ocupantes do espaço, o Prefeito Arnon Bezerra destacou que não poupará esforços para possibilitar melhores condições para os vendedores. Ele ressaltou as necessidades de cada família que estava ali, principalmente em poder continuar com o seu espaço de comercialização.

Dependendo das adequações do projeto, que deverá ser avaliado por equipe da Secretaria de Infraestrutura, o Prefeito destacou que o local poderá contar com mais conforto e segurança, tanto para quem vende como também os consumidores que adentram ao espaço do Beco da Cebola, que recebe compradores não apenas de Juazeiro do Norte e Região, mas de estados vizinhos.

O Prefeito parabenizou todos os vendedores por ver neles o interesse de qualificar o tradicional Beco da Cebola e até mesmo não ter encontrado resistência, no sentido de proporcionar uma melhoria para todos. “Vou trabalhar o mais rápido possível e ver como a assessoria jurídica irá resolver da melhor forma. Se eu não puder ajudar, não prejudicarei ninguém”, disse ele. Uma outra reunião será marcada para dar segmento ao projeto, em pelo menos 15 dias, quando será apresentada uma nova proposta.

O Presidente da Associação dos Microempreendendores do Beco da Cebola, João Batista Pinheiro dos Santos, disse que os 103 comerciantes estão no local há muitos anos e que os boxes sempre foram passados de pai para filho. São famílias que sobrevivem do espaço. Ele afirmou que o interesse da reunião foi pedir apoio ao Prefeito Arnon Bezerra, para que todos possam se organizar.

O Presidente da Associação ainda disse que há uma dificuldade que foi constatada pelo Ministério Público para a adequação da parte elétrica, com a coberta colocada há muitos anos. “Aguardamos então que surja essa alternativa de melhoria e a gente possa continuar com o nosso espaço de vendas”, completa ele.





Secretaria de Saúde se reúne com facilitadores do Curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde

Na tarde da última segunda-feira, 05, no auditório do posto de saúde Teodorico Teles, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniu com os facilitadores do Curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde para análise da primeira fase do mesmo.

Na ocasião, participaram do momento o Secretário de Saúde, André Barreto; a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil; e a representante da Escola de Saúde Pública do Ceará, Márcia Mendonça.

Durante o encontro, foram discutidas as potencialidades e oportunidades de melhoria com o objetivo em contribuir com a qualidade do curso, e consequentemente, com o processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, o que fortalece também a promoção da saúde na comunidade.





Secretaria de Educação inaugura primeira escola de tempo integral, em Crato

A Prefeitura do Crato, através da Secretária Municipal de Educação (SME), realizou na manhã de ontem, 5, na Escola 18 de Maio, a aula inaugural da primeira escola em horário integral do município. A unidade escolar estará iniciando essa experiência de ensino fundamental com as crianças do 6º e 7º anos, com a expectativa de estender a escola de tempo integral para outras unidades de ensino do município e fazer a diferença na vida desses jovens e de suas famílias. O momento contou com a presença da titular da SME, professora Otonite Cortez.

A Escola 18 de Maio será modelo de educação de qualidade no município, desenvolvendo esse grandioso projeto piloto que irá aprimorar o ensino do município. “É uma alegria muito grande fazer parte desse momento que vai mudar o ensino no município do Crato, onde esses alunos vão ganhar mais conhecimentos e habilidades”, comenta Otonite.

A secretária destacou ainda que essa semana, a Secretaria de Educação estará entregando o novo fardamento escolar para as crianças das escolas do município. “Iniciamos o ano letivo entregando fardamento escolar em todas as unidades de ensino. Adquirimos 54 mil peças, entre shorts, camisetas, camisas e calças, fruto do comprometimento do prefeito Zé Ailton com a educação do município”, frisou.

Otonite comemora nesse primeiro ano de gestão do prefeito Zé Ailton o desempenho que o município do Crato teve com um crescimento superior ao índice de crescimento do Estado na avaliação do SPAECE 2017, no 2º e 5º ano. “Estamos otimistas com esse crescimento e certos de que isso é resultado de um investimento maciço em educação, durante esse primeiro ano de gestão do prefeito Zé Ailton, onde a constituição diz que o município tem que investir no mínimo 25% da arrecadação própria em educação, e o prefeito investiu, nesse primeiro ano, 32%, ou seja, houve uma priorização da educação na gestão por entender que os grandes problemas sociais se resolvem a partir da educação”, destaca a secretária.

Na oportunidade, a diretora da escola, Gorete Alencar, apresentou sua equipe de professores, coordenadores e alunos, e destacou que esse é um marco para a educação do Crato. “Estamos fazendo história. A partir de hoje, a Escola 18 de Maio tem uma outra característica, porque começa hoje, o início de uma nova etapa, estamos confiantes que faremos o melhor para honrar esse marco na educação”, disse a diretora.

A aula inaugural contou com a participação dos alunos da escola de tempo integral Virgílio Távora, no intuito de compartilhar a experiência desse novo modelo de ensino com os alunos da rede municipal.

A aluna Alexias Leandro destaca o diferencial que foi a sua experiência na escola de tempo integral. “Estaremos realizando um momento de protagonismo com os alunos, fazendo com que eles se encontrem nesse ambiente, e que eles possam entender e aproveitar essa experiência nesse novo ambiente escolar, onde vão ter mais oportunidade de novos conhecimentos com o foco no respeito e na educação”, disse a aluna.





Moradores da Vila São Francisco participam de ação voltada para os cuidados com a saúde

Com o objetivo em fortalecer ações de saúde nas comunidades, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu no último sábado, 03, ação itinerante na Vila São Francisco.

Na oportunidade, foram realizados 46 exames de ultrassonografia, 30 atendimentos com a equipe de saúde bucal, e ofertado o serviço para aferição de pressão arterial. A ação visa também descentralizar alguns exames para ajudar na redução das filas. 

Estiveram presentes na ação, o Secretário de Saúde, André Barreto; a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil; a Coordenadora da Atenção Básica, Débora Conceição; e os vereadores Renan Almeida e Antônio de Mano.

A Secretaria de Saúde do Crato informa em quais localidades a ação acontecerá:

Dia 10/03: Associação Arte Vida, no bairro Muriti

Dia 17/03: Distrito de Dom Quintino

Dia 24/03: Escola José do Vale, no bairro Barro Branco.





Governos Municipal e Estadual discutem projeto piloto para a revitalização do Balneário da Nascente

Foi realizada na manhã da última sexta-feira, 02, na Secretaria de Finanças e Planejamento do município do Crato, reunião para discutir a elaboração do projeto piloto para a revitalização do Balneário da Nascente.

De acordo com o Assessor Especial do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, o projeto, agora, será discutido no próximo dia 17, a partir das 8h, na própria Nascente, com toda a comunidade, poder público, moradores e Associação do Sítio Luanda, para finalização de acordo.

Participaram da reunião, o Secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Antônio Balhmann; o Secretário de Finanças e Planejamento do Crato, Carlos Eduardo Marino; o empresário Venâncio Saraiva; Ubiratan Teixeira, da Ematerce; e o economista Boanerges Custódio.





Iniciada em Crato, XII Copa 21 de Junho de Futsal

Com 55 equipes inscritas, cerca de 810 atletas, e 155 jogos, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJU), realizou na noite da sexta-feira, 02, na Quadra Bicentenário, a abertura da XII Copa 21 de Junho de Futsal. Na ocasião, houve um amistoso feminino e depois dois jogos do masculino.

Após a apresentação das equipes que irão participar da competição, em sua fala, o titular da SEJU, Lamar Lima, destacou que a edição da Copa 21 de Junho deste ano, está oportunizando a participação de várias equipes na maior competição de futebol de salão da cidade do Crato. “Quem ganha mais com isso são os desportistas cratenses. Estamos sempre trabalhando para levar o que tem de melhor no esporte da nossa cidade”, disse.

No ato representando o prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, frisou que um dos compromissos da gestão municipal é levar o esporte a todas as localidades do município. “O ano de 2017, foi um ano de organização, mas este ano, será o ano de investimento não só para o esporte, mas também para diversas áreas”, comentou.

Na oportunidade, foi anunciado que a partir do próximo ano, a Copa 21 de Junho de Futsal será realizada em uma nova Quadra Bicentenário. O equipamento irá passar por uma reforma, onde será mais moderno, requalificado e que atenderá aos padrões da Federação de Futsal do Brasil.

Estiveram presentes no evento, o Secretário Adjunto da SEJU, Henrily Rener; a Secretária Adjunta da Cultura, Cleia Feitosa; o Secretário Adjunto do Desenvolvimento Agrário, Thiago Ribeiro; o Coordenador de Meio Ambiente, Henrille Silva; o Coordenador Especial de Controle Urbano, Alex Saraiva, representando a Secretaria de Administração, Nathan Lima; e representando o Legislativo, o vereador Renan Almeida. A Banda de Música abrilhantou também a abertura.





Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável conhece turismo social promovido pelo Assentamento 10 de Abril

Com o objetivo em catalogar os pontos turísticos do município de Crato, a Prefeitura, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, na pessoa do seu assessor especial, Luís Carlos Saraiva, visitou o assentamento de 10 de Abril, localizado quase ao lado do Caldeirão, próximo ao distrito de Monte Alverne.

Por meio de uma reunião com guias, a equipe do conselho tomou conhecimento da prática de turismo sustentável através do assentamento e foi até o local para coletar maiores informações.

Em conversa com o acompanhante José Antônio Norberto, o mesmo afirma procura receber os visitantes de forma bem acolhedora, levando o grupo para o Caldeirão, para contar a história de resistência e de luta daquele local. Desta forma, a comunidade começou a receber esses visitantes, em suas residências, criando uma renda a mais para os seus membros.

José Antônio conta ainda que no ano de 2016 e 2017, a associação Tamadi Voyages Solidaires, instituição francesa, entrou em contato com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Nacional, onde apontou o estado do Ceará para ser o primeiro a realizar este turismo comunitário – sustentável. A partir disso, a direção do MST do Ceará escolheu três assentamentos, sendo um deles, o 10 de Abril no município do Crato.

O mesmo já recebeu três turmas de francesas, acolhendo as mesmas em suas residências, visando uma maior integração entre as culturas, troca de experiência, e principalmente conhecer a história da comunidade e do Caldeirão.

Diante desse movimento de luta pela terra, a comunidade é constantemente visitada por estudiosos, universitários, professores universitários, entre outros, que procuram, no sucesso do assentamento, replicá-lo em outros locais, bem como, escrever artigos registrando o dia-a-dia desse grupo que vence suas barreiras com a união de seus membros.

Em 1991, um grupo de sem terras, mais precisamente 250 famílias, ocupou o “Caldeirão”. Com base na reforma agrária, o Estado desapropriou uma propriedade de terra próximo àquele local, surgindo assim, o Assentamento 10 de Abril.





Em Crato, Conjunto Santa Luzia recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti

Como estratégia de prevenção, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando mutirões de combate ao Aedes aegypti, onde são visitados imóveis que foram encontrados focos do mosquito, com o objetivo de sensibilizar e advertir os proprietários destes imóveis, visto que hoje, o Crato tem lei municipal onde prevê penalidade para esses proprietários e que serão cumpridas. Além de realizar também caminhada para chamar a atenção da população acerca da importância de assumir a sua responsabilidade no combate ao Aedes.

E dando continuidade a essas ações, a SMS realiza na quarta-feira, 07, mais um mutirão de combate ao Aedes Aegypti. Dessa vez, a caminhada será no Conjunto Santa Luzia, com concentração a partir das 7h30, na Pracinha do referido conjunto.

Foi realizado o primeiro LIRAa de 2018, que significa Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti e é um instrumento importante no controle ao mosquito, pois é possível identificar onde e quais são os principais tipos de depósitos que foram encontrados larvas do mosquito.

No referido levantamento, foi observado que 50% dos focos estão nos chamados depósitos de armazenamento de água baixo, que são caixas d’água colocadas no chão, tambores, baldes, potes. O que aponta mais uma vez na responsabilidade da população de evitar possuir ou proteger esses depósitos.





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...