22 janeiro, 2017

Secretário de Turismo e Romaria participa de caminhada pela liberdade religiosa

Com o objetivo de combater a intolerância religiosa, aconteceu, na tarde desta sexta-feira, 20, a 8ª edição da Caminhada pela Liberdade Religiosa, em Juazeiro do Norte. O evento teve a participação de cerca de 500 pessoas, incluindo representantes das casas de terreiros de religiões de matrizes africanas do Cariri. A concentração aconteceu na praça da Prefeitura e seguiu pela rua São Pedro até a praça Padre Cicero.

Com o apoio do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde e participação do Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, a Caminhada acontece todos os anos no intuito de promover a importância do diálogo entre as diversas manifestações religiosas e mostrar que independente do credo, o respeito e o bom convívio são possíveis.

Mesmo quem não era adepto às religiões de origem africana, como sinal de apoio, vestiram roupas brancas e usaram acessórios característicos, como turbantes e colares de conta. Acompanhando a passeada, o trio elétrico ecoou o som de tambores e a voz do canto que veio da África pela liberdade do culto sem preconceito.

Uma das organizadoras do evento e Mãe de Santo da Casa de candomblé Ilê Axé Omindandereci, Maria Izabel Galdino, diz que a questão do preconceito ainda é muito forte no Cariri e uma das principais razões para a caminhada acontecer, mas aos poucos tem sentido a mudança e a aceitação das pessoas com as religiões de matrizes africanas. “A nossa luta nessa caminhada é contra o preconceito, a ignorância que muitos ainda têm, por falta de informação, e a favor do respeito. Não queremos afrontar ninguém, e sim paz e união. Nosso desejo é que todas as religiões se unam e convivam harmonicamente”, diz.

O Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte fez a tradicional entrega das rosas brancas às representantes das Casas de Terreiros de umbanda e candomblé, como sinal de respeito. “Precisamos respeitar todas as manifestações religiosas, essa é a melhor forma de vivermos bem. Precisamos acolher também essas religiões na nossa cidade”, afirmou.





Pagamento para religação da luz do Horto efetuado

 Por meio de um acordo entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e a administração do Horto, responsável pela área, foi efetuado, nesta sexta-feira, 20, o pagamento das contas de energia referentes aos meses de novembro, dezembro, e janeiro, com vencimento ontem. A grande preocupação do Governo Municipal era que essa questão fosse sanada o mais rápido possível.


 A administração do Horto, porém, se surpreendeu ao buscar regularizar a sua situação junto à concessionária de energia, para registrar os locais para onde as contas deverão ser encaminhadas, no caso o Casarão do Horto e o monumento. Para que isso ocorresse teria que pagar mais um mês, com vencimento apenas no dia 20 de fevereiro. Com isso, não houve a religação a tempo. O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, e outros órgãos da administração, se mobilizaram no intuito de resolver o problema durante o final de semana, alocando um gerador de energia para ficar permanente no Horto.


 Desde que houve o corte de energia no local, para a surpresa da atual administração, que o Prefeito Arnon Bezerra tem movido esforços para resolver a questão de forma rápida. Desde 16 de setembro do ano passado que a Prefeitura de Juazeiro do Norte não tem responsabilidade sobre as contas de energia da área do Horto, mantida pelos seus proprietários, os Salesianos. O mesmo ocorreu com a Basílica dos Franciscanos e a Paróquia Menino Jesus de Praga. As contas quitadas em atraso somam R$ 23. 620,84. A expectativa é que nesta segunda-feira o problema seja totalmente resolvido por parte da Enel.



Governador Camilo Santana assina promoção de 37 procuradores do Estado

Os 37 procuradores promovidos se distribuem em ascensões da classe A para a classe Especial (maior degrau),  da classe B para classe A e da classe C para a classe B. O governador Camilo Santana assinou, na manhã desta sexta-feira (20), em evento no Palácio da Abolição, as promoções de 37 procuradores do Estado do Ceará. Seguindo critérios estabelecidos por comissão de exames da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), foi oficializado o reconhecimento do trabalho realizado pelos servidores do órgão.

Em seu pronunciamento na solenidade, Camilo Santana destacou o apoio fundamental da PGE para que a gestão estadual exerça com efetividade e competência o bom planejamento para o Ceará. "Queria parabenizar cada um dos profissionais pelas promoções e reiterar nosso compromisso com a Procuradoria Geral do Estado. Eu sei do trabalho exercido com muito zelo pelos procuradores, não só com o Governo do Ceará, mas também na defesa do povo cearense. É bom saber que estamos em boas mãos", afirmou o governador.

Para o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana,  as promoções concedidas pelo Ceará a 37 procuradores proporciona um crescimento da classe, no sentido de reconhecer o status funcional do procurador estadual e concedê-lo a ascensão por qualidade e tempo de serviços prestados à sociedade.

"A Procuradoria tem um papel transversal enorme, pois está presente em diversos momentos do governo. No tema das concessões, nas relações com os servidores públicos, no caso das CEs somos nós que fazemos as apropriações, etc. A Procuradoria-Geral de Estado é um órgão de diálogo permanente com o Governo do Ceará e todas as suas secretarias. É, sem dúvida, para o procurador, incentivo e reconhecimento. Um momento de motivação para a classe. Estamos aqui ratificando o compromisso de mais e mais colaborar com a realização dos objetivos e dos fins do governo", disse Viana.

Os 37 procuradores promovidos se distribuem em ascensões da classe A para a classe Especial (maior degrau),  da classe B para classe A e da classe C para a classe B. As promoções foram definidas internamente na PGE, com comissões de exames de títulos e requisitos, levando em conta a avaliação dos serviços prestados e recursos apresentados - prós-graduações, quantidade de audiências, viagens, dentre outros pontos avaliados - por cada procurador ao Estado.

"Todas as classes foram contempladas. É importante frisar que, neste processo, temos muito a agradecer a sensibilidade do nosso procurador-geral, dos colegas de casa e, acima de tudo, o nosso governador Camilo Santana. Ele deu a importância devida aos procuradores. É importante ver um governador que entende a Procuradoria Geral como advocacia de Estado, forte e na defesa dos interesses da sociedade. Falo em nome de todos os colegas o nosso muito obrigado", agradeceu o procurador Leonardo Borges, ex-presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará (Apece), que esteve presente no evento de promoção.


Estímulo para seguir evoluindo

Personagem promotora há oito anos, a cearense Caroline Moreira Gondim, de 37 anos, compõe o quadro da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará. Nesta sexta-feira, concretizou a maior conquista após tantos trabalhos realizados no órgão: a promoção da classe C para classe B de procuradores. Para ela, o ato de promover os profissionais da área jurídica inspira a todos da classe na busca por uma melhor preparação para exercer a função. "É muito importante que sejam realizadas essas promoções, pois elas indicam o merecimento que cada procurador tem, por competência e pelo tempo de trabalho prestado. Isso não deixa de ser um estímulo para todos, porque nos motiva a continuar buscando o melhor a cada dia", contou.







Nota de esclarecimento quanto ao fornecimento de energia para o Horto

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte informa que, quanto à questão do fornecimento de energia para a área do Horto, administrada pelos Salesianos, em 16 de setembro do ano passado, foi encaminhado para a concessionária de energia (Coelce) o ofício nº 228/2016, pela Secretaria de Gestão – SEGEST, solicitando o desagrupamento da área, que vinha sendo, até então, de responsabilidade da administração municipal, assim como a área do Santuário dos Franciscanos e a Paróquia Menino Jesus de Praga.  A justificativa do cancelamento se dá em virtude da condição de laicidade do Estado, prevista em lei.


Mesmo diante do problema, considerado gravíssimo pela atual gestão, o Prefeito Arnon Bezerra vem tentando solucionar a situação, e os setores da administração estão mobilizados nesse sentido. Ontem mesmo, foram efetuados levantamentos dos documentos necessários para sanar a questão. De acordo com Secretaria de Turismo e Romaria, os meses em atraso correspondem a outubro, novembro e dezembro de 2016.

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Coordenadoria de Comunicação

Assessoria de Imprensa.



Camilo Santana se reuniu, em Teerã, com o vice-ministro do Petróleo, Abbas Kazemi. Implantação de refinaria no Ceará foi a pauta do encontro

O governador Camilo Santana se reuniu nesta terça-feira (17), no segundo dia de missão oficial no Oriente Médio, com investidores do Irã para debater a instalação da refinaria no Ceará. O encontro contou com a presença do vice-ministro do Petróleo, Abbas Kazemi, que também é presidente da National Iranian Oil Refining and Distribuition Company (NIORDC).

A empresa iraniana é responsável pela execução dos investimentos estratégicos no setores de Óleo e Gás e pela distribuição dos produtos comercializados pelas estatais do país. “Deixei claro a nossa disposição em trazer uma refinaria para nosso o Estado e expus o interesse em contar com a presença de investimentos do Irã nesse projeto. Tivemos ótima receptividade dos iranianos para a viabilização do negócio”, citou o governador Camilo Santana, que estava acompanhado do assessor especial para Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann.

Durante o encontro, realizado em Teerã e que contou com a participação do diretor de Planejamento Corporativo e Membro do Conselho Gestor da NIORDC, Alireza Arman Moghadam, o governador apresentou ainda a Zona de Processamento de Exportação. A área compreende o local destinado à implantação da refinaria e representa grande diferencial para empresas interessadas em investir no Ceará.


Irã e Emirados Árabes

Também nesta terça-feira, a comitiva cearense se reuniu com o embaixador do Brasil no Irã, Rodrigo de Azeredo. Amanhã, o governador Camilo Santana e o secretário Antônio Balhmann seguem para Dubai, nos Emirados Árabes, onde participam de encontro com empresários de multinacional das áreas de óleo, gás, energia e água. Também no país, em Sharjah, Camilo Santana visitará uma das maiores plantas de dessalinização do mundo.  


Refinaria chinesa

Em novembro de 2016, o governador assinou, na China, um Memorando de Entendimento (MOU - Memorandum of Understanding) com a multinacional de petróleo Guangdong Zhenrong Energy para realização de estudo – em andamento - sobre o projeto da refinaria do Ceará. Se concretizada, a previsão é de que a unidade de refino produza até 300.000 barris/dia, com investimento de 4 bilhões de dólares.






Vacinação HPV para meninos está disponível nos PSFs do município

A vacina quadrivalente contra HPV começou a ser distribuída, para meninos de 12 e 13 anos. A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da Coordenação de Imunização, tratou de enviá-las para as salas de vacina do Município, com a finalidade de imunizar cerca de 8 mil adolescentes. A vacina já está disponível nos postos de saúde reestruturados, no Hospital Maria Amélia, Hospital Tasso Jereissati e no Centro de Dermatologia, onde funciona o setor de imunização.

Antes, a vacina contra o vírus HPV só estava disponível para meninas. Para este ano, além da ampliação para os meninos, houve também a modificação na faixa etária para as adolescentes. Meninas de 9 a 14 anos devem tomar as duas doses da vacina para garantir a imunização. Outro detalhe importante, é que para as pessoas com vírus HIV positivo, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos.

Segundo a Coordenadora de imunização, Márcia Rejane, o motivo pelo qual a vacina agora está disponível também para os meninos é que “o vírus HPV é de fácil transmissão, e infelizmente é considerado um problema de saúde pública. 70% dos casos de câncer de colo de útero estão associados ao vírus. Além de 90% dos casos de câncer de pênis, de boca e de orofaringe. Como esses casos estavam aumentando, o Ministério viu a necessidade de começar a vacinar os adolescentes, “ afirma.

Além desta, outra vacina também foi incluída no calendário de vacinação permanente dos adolescentes: a Meningocócica, que está disponível para meninos e meninas, na faixa etária de 12 e 13 anos. Márcia pediu ainda a colaboração dos pais, para que levem os filhos para serem imunizados, e ressaltou ser importante que o adolescente receba a vacina na faixa etária correta e que seja as duas doses, como preconiza o programa nacional de imunização.Com isso, a imunização acontece de forma mais eficaz.



Gestão firma datas para início da arrecadação do IPTU

A Secretaria Municipal de Gestão firmou as datas para arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU. Os boletos começarão a ser distribuídos até o final do mês de janeiro, e o proprietário do imóvel terá a oportunidade de escolher entre duas formas de pagamento. A primeira é em parcela única, com 20% de desconto e que deverá ser pago até o dia 24 de fevereiro.

Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento do IPTU, estarão disponíveis 4 parcelas com os seguintes vencimentos: 30/03; 30/04; 30/05 e 30/06. Ao todo, são cerca de 127 mil imóveis, entre comerciais e residenciais, em todo o Município.

A partir do momento em que os boletos forem distribuídos, o contribuinte também poderá optar por pegá-lo no Setor de Tributos, na Secretaria de Gestão, ou através do site www.juazeiro.ce.gov.br.

Garantir uma arrecadação eficaz, sem no entanto aumentar os impostos, é uma das prioridades da nova gestão. E para isso, a Secretaria conta com o apoio e colaboração da população.



Em Omã, Camilo Santana participou de agendas com autoridades do governo local e com empresários em busca de novos investimentos para o Ceará

No primeiro dia da missão oficial no Oriente Médio, o governador Camilo Santana apresentou em Omã, na Ásia, as oportunidades de investimento no Ceará por meio do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e Plano de Concessões. "As agendas em Omã foram muito proveitosas. Apresentamos os benefícios que o Ceará oferece para novos investidores e temos boas perspectivas de parcerias", citou Camilo Santana, que estava acompanhado do assessor especial para Assuntos Internacionais, Antônio Bahlmann.

Na agenda inicial, realizada na cidade de Mascate, a comitiva cearense se reuniu com autoridades do governo local no Ministério das Relações Exteriores de Omã. Participaram do encontro representantes do Conselho Supremo para Planejamento, responsável por estratégia de desenvolvimento; e do Conselho para Promoção de Investimentos e Desenvolvimento de Exportações do país.

Em seguida, o governador participou de encontro com o vice-ministro de Transporte e Comunicação de Omã, Said Hamdoon Saif Al Harthy, responsável pela operação dos portos, e visitou o Porto de Sohar. "Além dos diferenciais do nosso Complexo do Pecém, apresentamos informações sobre o início das operações da CSP e oportunidades de negócios com o Ceará. Aproveitamos para conhecer o modelo de administração e estruturação do Porto de Rotterdam com o Porto de Sohar, cuja parceria também vem se consolidando", afirmou Camilo Santana.

Na última agenda do dia, o governador visitou as instalações da Vale Omã e se reuniu com o CEO da companhia, Jamil Sebe. "Ressaltamos que investimentos como a Companhia Siderúrgica do Pecém, que tem a Vale como sócia, são fundamentais para o projeto de crescimento sustentável da região", disse.   


Oriente Médio

Até o dia 19 de janeiro, o governador Camilo Santana e o secretário Antônio Balhmann participarão de agendas em Teerã, capital do Irã, e Dubai e Sharjah, nos Emirados Árabes.







Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura reúne Conselho Municipal de Cultura

A Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura de Juazeiro do Norte reuniu, na manhã desta sexta-feira, 13, artistas e membros do Conselho Municipal de Cultura, interessados na reativação do órgão. A ideia é que ele volte a atuar de forma organizada e com força representativa, contribuindo para agilizar os trabalhos e ações voltadas à Cultura a partir de fevereiro, quando deve acontecer a reforma administrativa e a reimplantação da respectiva Secretaria, em Juazeiro do Norte.

Aos membros do Conselho foi reforçada a importância de sua atuação, ressaltando-se a necessidade da consolidação da entidade para que ela ajude na reconstrução e nos projetos da futura Secretaria de Cultura. O Conselho Municipal de Cultura passou a existir em Juazeiro do Norte no ano de 2008, por força da Lei Municipal nº 3.259, de 04 de abril de 2008. É formado por pessoas ligadas a área civil, pública e representantes de vários segmentos da Cultura de Juazeiro do Norte. Entre outras atribuições, sua atuação é voltada para a apreciação, votação e fiscalização das ações da Secretaria de Cultura ou outra que esteja assumindo as atividades culturais do município.

Na oportunidade, foram apresentadas aos artistas as primeiras realizações neste início de Gestão, que tem priorizado a identificação, limpeza, organização e ocupação dos espaços que estavam obsoletos, a exemplo do próprio Teatro Marquise Branca.



Programa de Aração de Terras 2017 tem lançamento oficial

O Prefeito Arnon Bezerra lançou, no último sábado, em Juazeiro do Norte, o Programa de Aração de Terras (PAT 2017), que beneficiará mais de 400 famílias de agricultores do Município de Juazeiro do Norte, em 409 hectares de áreas da zona rural. O evento aconteceu na quadra poliesportiva da Vila São Gonçalo e estiveram presentes secretários, vereadores, agricultores e representantes de associações rurais.

Em parceria com o Governo do Estado, o Programa de Aração de Terras tem como finalidade potencializar a produção agrícola, viabilizando o plantio e promovendo o aumento na produção de grãos do município. Levando em conta economicidade para atingir o maior número de áreas, o PAT contará com mais cinco máquinas disponibilizadas para arar mais de 1300 tarefas de terra. O programa promove a universalização do serviço, aos pequenos produtores rurais.

Durante o evento, o Prefeito Arnon Bezerra apresentou sua proposta de incentivar o produtor rural, dialogando com as associações e técnicos para garantir a eficácia do PAT. “Chegou a oportunidade de mostrar trabalho e garantir a melhoria de vida de todos os juazeirenses. Gostaríamos de continuar ouvindo as comunidades e associações rurais, valorizando aqueles que alimentam todos nós”, afirmou o Prefeito. 

O Gerente local da EMATERCE, Sérgio Linhares, parabenizou a iniciativa pelo compromisso firmado com a agropecuária. Segundo ele, o programa somado à iniciativa do Governo do Estado, vem distribuir cerca de nove toneladas de sementes de milho e feijão aos pequenos agricultores e trará muitos benefícios ao setor agrícola de Juazeiro do Norte.

Representantes de associações rurais e pequenos agricultores que serão contemplados pelo PAT, agradeceram a iniciativa do prefeito Arnon Bezerra. Para Lídia Oliveira, Presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Logradouro essa é uma iniciativa inovadora. Segundo ela, os agricultores têm passado pelo problema de falta de água durante esse período de seca, o que prejudica a sustentabilidade de todos os produtores. “Precisamos de assistência técnica como a aração de terra. Estamos ansiosos com o programa e gratos com a atenção do Secretário Romão. Ele já foi presidente de associações e conhece todas as dificuldades das comunidades rurais”, lembra Lídia Oliveira.
Áreas a serem atendidas pelo PAT

Área 1 - Trator São Gonçalo: Sitio são Gonçalo, Catolé, Cachoeira, Jurema, Junco, Porções, Vila santo Antônio (Veados).

Área 02 - trator Maria Celia Calou: Sitio Amaro Coelho, Sussuarana, Cachoeirinha, vila Maria Celia Calou, Moleque, Sertãozinho, Várzea da Ema.

Área 03 - Trator Sabiá: sitio Sabiá, Chumbada, Gavião.

Área 04 - Trator Espinho: Sitio Espinho, Taquari, Carás do Umari, Barro Branco e Vila Três Marias e Passagem Rasa.

Área 05 - Trator Sitio Novo: Sitio Novo, Leite, Cabeça da Vaca, Riachão, Pau seco, Logradouro e Sítio Popô.                    

Área 06 - Trator indefinido: Sitio Touro e Pedra de Fogo.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...