23 agosto, 2013

Mais um dia marcado pelas inaugurações no município de Mauriti





  • Ainda dentro das festividades pelos 75 anos de emancipação política de Mauriti, o Governo Municipal inaugurou no dia de ontem (21) duas grandes obras no distrito de Palestina: uma biblioteca distrital Regina Cele Cavalcante e as novas instalações das UBS de Palestina e Quixabinha. 

  • A biblioteca distrital é uma iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, que tem como objetivo capacitar os usuários à utilização plena dos serviços, e das ferramentas de acesso a informação, como forma de levá-los a serem mais produtivos, reflexivos, independentes, e capazes de explorar eficientemente os recursos colocados a sua disposição.
  • Segundo o secretário de Cultura e Turismo José Fernandes, a biblioteca de Palestina está sendo inaugurada com aproximadamente mil livros de várias áreas do conhecimento, tais como: história, geografia, sociologia, psicologia, direito, pedagogia, literatura, entre outros.

  • “É importante ressaltar que através da secretaria já conseguimos junto ao Ministério da Cultura cinco mil novos livros, que em breve estarão aqui para a utilização dos estudantes, pesquisadores, estudiosos e a comunidade em geral” frisou José Fernandes.

  • Logo após o corte da faixa, o prefeito municipal Evanildo Simão e toda sua comitiva se deslocaram para outra inauguração no distrito de Palestina, dessa vez da Unidade Básica de Saúde - UBS Palestina. A UBS comporta duas Estratégias de Saúde da Família (ESF Palestina e ESF Quixabinha), foi reformada e ampliada com recursos do Governo Federal em parceria com o município por meio da Secretaria de Saúde.

  • Segundo o secretário de Saúde João Paulo Furtado o valor investido na reforma foi de R$ 81.045,54 e a reforma foi iniciada no dia 26 de março de 2013 pela empresa Primor Construções LTDA. “Com essa reforma visamos melhorar a qualidade de vida das famílias, promovendo saúde de qualidade, acompanhamento e o desenvolvimento humano, atendendo pacientes em regime de rotina. Eu estou muito emocionado com essa conquista, pois essa unidade é uma das que mais se destaca junto ao Ministério da Saúde” comentou o secretário.

  • Para o prefeito Evanildo Simão chegar à sua terra natal com investimentos é um momento de grande satisfação por poder atender as demandas da comunidade. “Essas obras que entregamos hoje a população da Palestina é apenas o inicio das grandes obras que nós queremos para essa cidade, por que é assim que eu vejo a Palestina, já calçamos algumas ruas, e ainda vamos calçar mais, em breve estaremos dando a ordem de serviço para a retomada da obra do Proinfância, como também da construção de uma avenida que ligará a Escola Ossian Araripe as proximidades da Vila DNOCS, enfim, nos estamos trabalhando diuturnamente para conseguir os avanços necessários para tornar Mauriti umas das grandes cidades da região” enfatizou o prefeito.

  • Fonte: Assessoria de Imprensa.

20 agosto, 2013

Evanildo Simão e o Secretário de Saúde João Paulo inauguraram a mais nova Unidade Básica de Saúde:








Dentro das comemorações dos 75 anos de Emancipação Política de Mauriti o Prefeito Evanildo Simão e o Secretário de Saúde João Paulo inauguraram a mais nova Unidade Básica de Saúde da cidade que fica no Bairro Serrinha na sede do município. — Prefeito Evanildo Simão inaugura UBS da Serrinha

PREFEITO DE MAURITI ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA A COZINHA COMUNITÁRIA:


  • O prefeito municipal de Mauriti Evanildo Simão assinou na manhã de hoje (20), durante as comemorações dos 75 anos de emancipação política de Mauriti, a ordem de serviço para a construção da primeira cozinha comunitária do município.

  • As cozinhas comunitárias são equipamentos públicos de alimentação e nutrição destinados ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, que são distribuídas a preços acessíveis a população em situação de vulnerabilidade social, garantindo a esse publico o direito humano a alimentação adequada.

  • “A cozinha comunitária traz para o município de Mauriti acesso a uma alimentação saudável e a baixo custo. É mais uma conquista para o nosso município, através da Secretaria de Assistência Social que já conta com programas como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que dá a população principalmente da zona rural a oportunidade de adquirir renda com a comercialização de gêneros alimentícios” comentou a secretária da assistência, Claudia Fernanda. 

  • O publico – alvo das Cozinhas Comunitárias é formado por pessoas em situação de insegurança alimentar ou vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). As cozinhas têm como objetivos incentivar e apoiar a implantação de Unidade de Alimentação e Nutrição, para produção, em ambientes adequados, de refeições de qualidade e compatíveis com os requisitos para uma alimentação saudável e uma vida digna, assim, aos segmentos mais vulneráveis à fome acesso a uma alimentação saborosa, saudável, diversificada, econômica e rica em nutrientes.

  • “A cozinha comunitária vem complementar ainda mais a política de segurança alimentar, fortalecer e prevenir o combate a extrema pobreza no nosso município e incentivar a participação popular neste combate, sem duvidas será um grande investimento para beneficiar nosso povo” finalizou o prefeito Evanildo Simão.
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA.


19 agosto, 2013

MAURITI: PREFEITO EVANILDO SIMÃO CONTINUA OS TRABALHOS AS VÉSPERA DA SEMANA DO MUNICÍPIO:


  • O prefeito Evanildo Simão, ao lado do vice – prefeito Dr. Érico Sampaio, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias, realizou nesta segunda-feira (19) a abertura oficial dos festejos da Semana do Município em comemoração pelos 75 anos de emancipação política de Mauriti. 

  • O dia começou animado em todo o município e os mauritienses puderam contar com uma programação na praça da matriz na tenda montada ao lado da prefeitura para atender a população e todas as idades. No local reservado para receber os visitantes, a comunidade pôde participar de atividades como: brinquedoteca, pula- pula, aeróbica, piscina de bolinha, bem como os serviços da Casa do Cidadão fazendo a emissão de documentos, atendimento do Cadastro Único, e serviços voltados para a saúde como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, vacinação, peso, altura e IMC, distribuição de preservativos e aplicação de flúor.

  • Ainda durante o dia de hoje, o secretário de Esporte e Juventude, Fabrício Braga, representando o prefeito municipal assinou a ordem de serviço, ao lado do representante da Construtora Primor, para a construção da segunda etapa do Estádio Municipal Valderi Carvalho.

  • No fim do dia o prefeito Evanildo Simão e o secretário de saúde João Paulo Furtado entregaram a população do distrito de Buritizinho a nova Unidade Básica de Saúde que foi toda reformada e ampliada para melhorar o atendimento da comunidade que procura assistência no posto de saúde.





EM POUCO TEMPO DE MUNICIPALIZAÇÃO O HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ JÁ APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS E A POPULAÇÃO COMEMORA:


  • O Hospital e Maternidade São José, unidade de saúde existente no município de Mauriti há mais de 50 anos, administrado pela APAMIM – Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e Infância de Mauriti, entidade filantrópica, vinha passando por diversos e severos problemas financeiras nos últimos anos, assim como diversas entidades filantrópicas do Brasil. 

  • Diante das dificuldades impostas e na tentativa de evitar o fechamento desse importante serviço de saúde do município, a APAMIM procurou o serviço público no sentido de buscar auxilio para evitar tal fechamento. A Administração municipal de Mauriti, sempre esteve à disposição para auxiliar a APAMIM na manutenção do HMSJ, tanto que realizara diversos convênios no intuito de fomentar as ações do referido hospital. 

  • Porém, em virtude da legislação em vigor, que rege os investimentos públicos, não permitir um maior investimento e a crescente necessidade por parte da APAMIM em receber novos e maiores incentivos, os problemas na prestação dos serviços do hospital começaram a aumentar e a APAMIM não poderia mais incrementar esses serviços e começava a entrar em colapso, o que afetava diretamente o atendimento ao publico e o compromisso em cumprir os direitos trabalhistas dos funcionários.

  • O Governo Municipal passa a partir do dia 02 de janeiro de 2013 a realizar uma avaliação do HMSJ e junto a APAMIM para fazer uma avaliação da real situação da unidade e ver a necessidade de investimentos para manter o funcionamento da mesma. O decreto foi assinado em 15 de janeiro de 2013 e em comum acordo com a APAMIM, teria sua efetivação em 01 de março do corrente ano, este período de 45 dias seria o tempo necessário para a Administração Municipal aprovar lei da estrutura administrativa do Hospital e avaliar a real situação da unidade e ver quais investimentos se fariam necessários em primeira instância. 

  • Concluída esta fase, o prefeito municipal determina vários investimentos a fim de viabilizar melhorias no HMMSJ, dentre estes pode-se citar: Reforma na área externa do hospital; Limpeza e organização no quintal; Manutenção na caixa dágua; Reparo no gerador de energia; Reforma da ambulância do Hospital.

  • È válido salientar também que foram investidos em novas contratações de modo a aumentar e melhorar a ofertas de serviços. Foram feitas diversas mudanças no corpo clínico do hospital, foi instituído um enfermeiro exclusivo para emergência de modo a melhorar o atendimento na porta de entrada do hospital, houve aumento de 06 novos técnicos de enfermagem para melhorar a assistência aos pacientes internos, mais 2 técnicos em radiologia para garantir RX 24hs por dia, foram contratados recepcionistas para manutenção 24hs da recepção; houve também aumento dos funcionários dos serviços gerais para garantir limpeza constante na unidade,bem como aumento nos funcionários da copa e cozinha, posto que com a municipalização aumentou o numero de internos e também passou a ser oferecido refeições aos acompanhantes ( como manda a legislação do SUS), investiu também no aumento de motoristas e na incorporação de uma nova ambulância para dar mais suporte nas transferências necessárias a outros hospitais. Na área medica foram contratados novos profissionais tais como: Cirurgião geral, traumatologista e ortopedista, cirurgião vascular, obstetra, cardiologista, ultrassonografista. 

  • Deve-se levar em consideração que novos projetos estão em elaboração e que em breve novos e vultosos investimentos serão feitos no HMMSJ a fim de melhorar ainda mais a prestação de serviço de saúde à população Mauritiense.

  • Todo esse investimento permitiu ao HMMSJ assegurar acesso gratuito a serviço de qualidade a um numero bem maior de pacientes, em relação ao que era antes oferecido, tanto que em quase 06 meses de funcionamento o numero de atendimentos já se iguala ao realizado pelo SUS no ano de 2012. 

  • Veja alguns números de atendimentos realizados no período de 01 de março a 31 de julho de 2013:


  • PROCEDIMENTO AMBULATORIAL - QUANT. PRODUZIDA

  • ATENDIMENTO NÍVEL MÉDIO – PA /INJEÇÃO /CURATIVO/RETIRADA DE PONTO - 1055
  • ATENDIMENTO DE URGENCIA EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA - OBSTETRICIA - 185
  • ATENDIMENTO DE URGENCIA EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA - CARDIOLOGIA - 77
  • ATENDIMENTO DE URGENCIA EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA - CIRURGIA - 79
  • CONSULTA ESPECIALIZADA - CARDIOLOGIA - 203
  • CONSULTA ESPECIALIZADA – CIRURGIA - 261
  • CONSULTA ESPECIALIZADA – TRAUM/ORTOPEDIA - 280
  • ATENDIMENTO MED EM UNI DE PRONTO ATENDIMENTO – CONSULTA - 10.004
  • ATENDIMENTO DE URG C/OBS 24 HORAS - OBSERVAÇÃO - 900
  • ELETROCARDIOGRAMA - 351
  • PEQUENA CIRURGIA - 1.317
  • ULTRA – SONOGRAFIA 1.159
  • RADIOGRAFIA - 1.756
  • EXAME LABORATORIAL - 6.592

  • INTERNAMENTOS - QUANT. PRODUZIDA

  • CLINICA: MEDICA - 493
  • CLINICA: PEDIATRICA - 94
  • CLINICA: CIRURGICA - 255
  • CLINICA: OBSTETRICA – CESARIANA - 106
  • CLINICA: OBSTETRICA – PARTO NORMAL - 122
  • CLINICA: OBSTETRICA - CURETAGEM UTERINA - 17


  • Além dos serviços acima descritos, o hospital também, fez novas aquisições - Relação de móveis e equipamentos adquiridos - 03 computadores; 01 impressora; 08 birôs; 24 cadeiras de balanço para acompanhante; 03 armários madeira; 01 central de ar; 02 TV de 24 “; 03 cadeiras tipo secretaria; 15 cadeiras fixas; 03 telefones fixo; 14 ventiladores de parede 50cm; 05 ventiladores de coluna 50cm; 10 estantes de ferro; 01 frezer; 01 geladeira duplex; 04 gelaguas; 01 liquidificador industrial; 01 liquidificador; 01fogão industrial; 200 lençois; 60 pijamas; 80 campos cirúrgicos; percianas para enfermarias; fardamento para funcionários; panelas, pratos e talheres.

  • Relação de equipamentos médicos-hospitalares - 01 oximetro de pulso; 01 eletrocardiografo; 01 bisturi elétrico; 12 tensiomentros; 12 estetoscopio; 01 laringoscopio; 05 biombos; 03 cadeiras de rodas; 02 aspiradores cirúrgicos; pinças e tesouras cirúrgicas. É valido salientar que foram investidos mais de R$ 12.000,00 na recuperação de equipamentos, tais como: Aparelho de Raio X, mesa cirúrgica, lavanderia hospitalar, autoclave, carrinho de anestesia e eletrocardiógrafo.

  • O prefeito Evanildo, diante de todos esses investimentos, ressaltou que isso representa apenas o início do que está sendo programado para uma saúde efetiva e atuante. Ele frisa também, que mais investimentos serão brevemente anunciados pelo governo.
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA:

14 veículos multados em blitze de combate à fumaça negra no interior do Estado
















19/08/2013
De 13 a 16 deste mês, o Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) atingiu novamente o interior do Estado, promovendo blitze nos municípios de Itapipoca e Sobral, respectivamente. A ação, realizada por técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, contabilizou 562 veículos vistoriados e 14 multados por emitirem índices de poluição acima de 60%, permitido pela legislação.
Os infratores receberam multas no valor de R$ 1.328,78 por ultrapassarem o percentual de 60%, referente à emissão de preto. De acordo com a Portaria Nº136, de 23 de julho de 2007 da Semace, eles têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da superintendência para uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro terá o benefício da redução de 50% do valor da multa.
Durante as fiscalizações, os agentes da Geamo utilizam a escala de Ringelmann Reduzida, constituída por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na ocasião, eles fazem uma comparação da cor da fumaça expelida pelo veículo, identificando, assim, o grau de poluição.
Em Itapipoca, nos dias 13 e 14, as blitze ocorreram nas avenidas Anastácio Braga (Cacimba) e Eubia Barroso (Centro), contando com o apoio da Polícia Militar do 9º Batalhão do município. Já em Sobral, nos dias 15 e 16, as ações aconteceram nas rodovias CE 178, km 99 e BR 222, km 222, com o apoio das polícias rodoviárias Estadual e Federal, respectivamente.
O Programa de Combate à Fumaça Negra tem como objetivo buscar a diminuição da poluição atmosférica oriunda da combustão do diesel.
Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação

MAURITI: Habitação fecha balanço positivo no primeiro semestre de 2013

  • O setor da Habitação, compreendido pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) fecha o primeiro semestre da gestão do prefeito Evanildo Simão com um balanço bastante positivo. Entre os destaques do setor que o secretário, Tarciano Sampaio Filho, encaminhou ao prefeito, estão a construção em andamento de 50 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida sub 50 e aproximadamente 200 casas do Minha Casa Minha Vida Rural para aprovação dos cadastros. Em linhas gerais, a Secretaria Municipal de Habitação de Mauriti fecha o primeiro semestre cumprindo as metas estabelecidas pela Administração Municipal.

  • Segundo o secretário os projetos do Operações Coletivas estão sendo transformadas em Minha Casa Minha Vida Entidades e estão previstas a construção de 522 unidades habitacionais em todo o município de Mauriti, sendo 50 casas no bairro Barrosão, 140 no distrito do Coité e 332 no bairro Novo Mauriti. “Também estamos efetuando o cadastro de beneficiários para a terceira fase do Minha Casa Minha Vida sub 50 onde serão construídas mais 60 Unidades habitacionais no município” frisou Tarciano Filho.

  • Dentro da política habitacional do Ministério das Cidades, o município de Mauriti tem trabalhado para universalizar o direito à moradia. Para tanto, foi elaborado um planejamento articulado para viabilizar, principalmente, o acesso a terra urbanizada e à habitação digna e sustentável para a população de menor renda. Segundo o prefeito Evanildo Simão o Estado tem sido um facilitador e um grande parceiro para consolidar empreendimentos habitacionais em parceria com os governos federal e municipal.

  • De acordo com prefeito Evanildo Simão as unidades habitacionais a serem construídas passam de R$ 13 mil reais para o valor de R$ 56 mil com mais R$ 10 mil de contrapartida do Estado. “Nosso governo está trabalhando incansavelmente, buscando parcerias e investimentos para mudar os quadros habitacionais do município de Mauriti e nossa meta é conseguir que todo mauritiense consiga ter direito a uma moradia digna para viver com sua família” ressaltou o prefeito Evanildo Simão.

  • ASSESSORIA DE IMPRENSA: Raquel Linhares










18 agosto, 2013

ACONTECEU NO CARIRI... ?: BARBALHA COMEMORA SEUS 167 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POL...

ACONTECEU NO CARIRI... ?: BARBALHA COMEMORA SEUS 167 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POL...: 7º melhor índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM do Estado do Ceará em 2013 – “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”,...

BARBALHA COMEMORA SEUS 167 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE.

  • 7º melhor índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM do Estado do Ceará em 2013 – “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
  • 6º melhor município do Estado do Ceará no Índice de Desenvolvimento Municipal – IDM – IPECE – Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará
  • Crescimento de 57% no PIB do município no período de 2008 a 2010, com crescimento da ordem de 25% a.a. – IBGE
  • Está entre as quatro cidades do Ceará com menor taxa de mortalidade infantil – “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
Por estes e outros grandes motivos, o Prefeito José Leite e a Vice-Prefeita Maria Betilde realizou no seu dia uma programação de inaugurações e ordem de serviço o povo de Barbalha só tem é  para agradecer  os festejos de comemoração dos 167 de emancipação política do nosso município.
















ACONTECEU NO CARIRI... ?: O GOVERNO MUNICIPAL DE MAURITI MAIS VEZ SAI NA FRE...

ACONTECEU NO CARIRI... ?: O GOVERNO MUNICIPAL DE MAURITI MAIS VEZ SAI NA FRE...: O governo municipal de Mauriti mais uma vez sai na frente e realiza a I Conferência Municipal de esportes e a reportagem do ACONTECEU NO...

O GOVERNO MUNICIPAL DE MAURITI MAIS VEZ SAI NA FRENTE E REALIZOU I CONFERENCIA MUNICIPAL:

  • O governo municipal de Mauriti mais uma vez sai na frente e realiza a I Conferência Municipal de esportes e a reportagem do ACONTECEU NO CARIRI  foi conferi e aproveitando fala também com o prefeito Evanildo Simão sobre a semana do município.
  • Na verdade nós tomamos a iniciativa, o ministério público já havia ao longo dos meses, provocado o município no sentido da renovação do questionamento do estado de calamidade pública e eu fiz essa renovação, foi aprovado pelo Governo do Estado, e tendo em vista essa situação não havia nenhum clima de perspectiva de fazer uma grande festa do ponto de vista musical de grandes shows canalizando todos esses recursos para obras hídricas e miramos para as ações de ordens de serviço, as inaugurações, os eventos culturais, as palestras, os movimentos comunitários, as atividades cívicos militares que vão acontecer no município, então a gente deu uma diminuída no tocante as atividades festivas, até por que a crise econômica, a situação financeira dos municípios, o desgaste do ponto de vista que nós temos que tomar umas medidas para reduzir a máquina, enxugar a máquina pública, para cortar gratificações, diminuir estrutura de pessoal, então não havia nenhuma possibilidade de que o município pudesse ousar em fazer uma festa do porte da que Mauriti merecia e merece. A gente preferiu com o dever do prefeito dessa cidade de canalizar os recursos para obras mais emergenciais, para situações mais urgentes que é questão de resolver problemas de várias comunidades do ponto de vista hídrico.
  • Segunda parte...
  • As obras do lote (06 e 07) que hoje o governo chama de meta “N3” estas obras serão retomadas, já foram licitadas, devem nos próximos dias ser retomada pela a empresa vencedora que é a Cerveng que também foi à vencedora do lote (05), e o ministério da integração nacional deverá nos próximos dias emitir nota dando continuidade a essa obra, para que a empresa possa remobilizar a toda infraestrutura do ponto de vista de pessoal, de maquinário, no lote (06) e no lote (07) que são os lotes de Mauriti e o lote que adentra o estado da Paraíba através de são José de piranhas.
  • Na verdade a conferencia municipal do esporte e da juventude, ela é uma ferramenta para os desportistas possam apontar as diretrizes que o governo deve encaminhar, é conferencia onde todo mundo se reúne para debater os principais temas na área de esporte, na área do lazer, na área da juventude, e o governo está trabalhando, está empenhado em construir equipamentos esportivos como cobertura de quadra, ginásios poliesportivos, complexos esportivos, praças da juventude, construção de estruturas onde a juventude possa ter um espaço para praticar diversos tipos de modalidades esportivas, por que é através do esporte que a gente vai tirar o jovem da marginalidade, da ociosidade e possa trabalhar com ele não só a questão física, mas  também a questão social, cultural dele, nós temos vários programas como o Mais Educação, como escolinhas de futebol através da liga, enfim, estamos trabalhando nessa perspectiva.
  • Agradecimento.
  • Eu só quero agradecer e dizer que nós no município de Mauriti, nosso governo está empenhado em dar qualidade de vida a nossa população e construir através de uma parceria com o Governo Federal, com o Governo do Estado, mecanismo de que a gente possa melhorar os indicadores sociais, educacionais, culturais de nossa terra, então a gente está muito envolvido em tudo isso, e agradecer a todos da reportagem e leitores Blog ACONTECEU NO CARIRI 








A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...