27 maio, 2023

Dorivan Amaro fala da valorização que a administração dar aos artistas da terra


O vereador da cidade de Barbalha, Dorivan Amaro, concedeu uma entrevista a nossa web tv crajubar e ao nosso blog para falar sobre a valorização dos artistas da terra que foram contratados para a festa de santo Antonio e para o festival de quadrilha. 

Segundo ele, essa foi uma forma de reconhecer o talento e a cultura local, além de gerar renda e emprego para os profissionais do ramo artístico. Ele também destacou a importância da festa de santo Antonio e do festival de quadrilha para o turismo e a tradição da cidade, que recebe milhares de visitantes todos os anos. 

O vereador afirmou que está satisfeito com o resultado das festividades e que pretende continuar apoiando os artistas da terra em seu mandato.



O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Barbalha completou 20 anos


O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Barbalha completou 20 anos de atuação no município no dia 26 de maio de 2023. O prefeito Guilherme Saraiva parabenizou os agentes de trânsito pelo trabalho realizado na segurança, na organização e na educação do tráfego na cidade.

Outra novidade anunciada pelo prefeito Guilherme, é que o município está realizando obras de abertura e asfaltamento de ruas no centro da cidade, com recursos provenientes de emendas parlamentares do deputado Fernando Santana. As obras visam melhorar a mobilidade urbana e facilitar o acesso dos moradores e visitantes à região.

Barbalha já se prepara para receber os turistas que vêm à cidade para participar da tradicional festa de Santo Antônio, que acontece entre os dias 1º e 13 de junho. O prefeito Guilherme Saraiva aproveitou a ocasião para manifestar seu agradecimento aos visitantes que prestigiam a cultura e a religiosidade do povo barbalhense.

Em entrevista a web tv crajubar o prefeito de Barbalha Guilherme Saraiva fez um breve resumo do que está acontecendo em Barbalha, uma cidade que se destaca pela sua história, sua beleza e seu desenvolvimento. Se você quiser saber mais sobre o Demutran ou sobre as festividades de Santo Antônio, acesse os site https://barbalha.ce.gov.br/ oficiai da prefeitura ou do departamento de trânsito. Esperamos você em Barbalha!



26 maio, 2023

Cartão Meu INSS+ é lançado com descontos para aposentados


Você já sabe da novidade que o Ministério da Previdência Social e o INSS prepararam para os segurados? É o cartão virtual Meu INSS +, que além de servir como comprovante de benefício, oferece descontos e vantagens exclusivas em diversos serviços e produtos. Neste post, vamos explicar como funciona o Meu INSS + e como você pode solicitar o seu.

O que é o Meu INSS +?

O Meu INSS + é uma carteira virtual que está disponível no aplicativo Meu INSS, desenvolvido pela Dataprev. Com ele, você pode comprovar que é beneficiário do INSS e ter acesso a um clube de vantagens, que conta com a parceria do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Quais são as vantagens do Meu INSS +?

Com o Meu INSS +, você pode aproveitar descontos em cinemas, shows, academias, lojas, viagens, telemedicina e muito mais. Além disso, você pode ter acesso a serviços bancários especiais do Banco do Brasil e da Caixa, mesmo que não seja correntista dessas instituições.

Como solicitar o Meu INSS +?

Para solicitar o Meu INSS+, você precisa baixar o aplicativo Meu INSS no seu celular ou tablete e fazer o seu cadastro. Depois, é só acessar a opção Meu INSS+ e gerar o seu cartão virtual. Você pode apresentá-lo na tela do seu dispositivo ou imprimir uma cópia.

O Meu INSS + é seguro?

Sim, o Meu INSS + é seguro e protegido por senha. Além disso, ele tem um código QR que garante a sua autenticidade e evita fraudes.

Não perca tempo e solicite já o seu Meu INSS +. É mais uma forma de valorizar os segurados e garantir mais qualidade de vida para você.

25 maio, 2023

Não fique de fora dessa grande festa! Venha se divertir e prestigiar as quadrilhas juninas de Barbalha!


Você sabia que o Festival de Quadrilhas Juninas de Barbalha é um dos eventos mais tradicionais e animados do Nordeste? Essa festa, que faz parte da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, reúne grupos folclóricos de toda a cidade Barbalha na região do Cariri, que disputam o título de melhor quadrilha junina do ano.

Se você quer participar dessa festa, não perca tempo e faça sua inscrição até o dia 5 de junho, através do link https://forms.gle/WKV9yKJfyz6foM618, disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Barbalha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por grupos de qualquer cidade do Ceará. O festival está previsto para acontecer entre os dias 16 e 17 de junho, no Complexo mais Infância, um espaço amplo e seguro para receber o público.

O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Izaque Luna, destaca a importância do festival para a valorização da cultura popular e o fortalecimento do turismo na região. “Este ano organizamos uma festa mais eclética do ponto de vista dos artistas regionais e nacionais. Nossa festa se tornou patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão dos nossos grupos culturais. Portanto, estaremos todos juntos, no dia 04, e durante toda a programação da festa, fazendo valer nossa identidade, cultura e tradição”, afirma.

A situação dos exames de vista para o Detran em Barbalha


Os moradores de Barbalha que precisam fazer exames de vista para obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão enfrentando dificuldades desde o final do ano passado. A única clínica credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) na cidade está sem disponibilizar esse serviço, alegando atraso na renovação de documentos junto ao estado.

Essa situação prejudica não só os usuários que dependem dos exames de vista para dirigir, mas também outros oftalmologistas que poderiam estar oferecendo esse serviço à população barbalhense. Segundo o site do Detran-CE, existem diversas clínicas credenciadas para exames médicos e psicológicos em Fortaleza e no interior, inclusive uma delas está localizada em Barbalha, mas sem oferecer o tal serviço.

A alternativa mais próxima para os barbalhenses é se dirigir até a cidade de Juazeiro do Norte, onde lá pelo menos tem clínicas credenciadas pelo Detran-CE. No entanto, isso implica em custos adicionais com transporte e tempo de deslocamento, além da necessidade de agendamento prévio pelo site do órgão.

O Detran-CE inaugurou um novo posto de atendimento em Barbalha em fevereiro deste ano, na sede da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), oferecendo serviços de habilitação, identificação e veículos. No entanto, os exames de vista ainda dependem das clínicas credenciadas, que devem seguir os critérios estabelecidos pelo órgão.

A expectativa é que a situação seja normalizada em breve, para que os barbalhenses possam ter acesso aos exames de vista para o Detran sem maiores transtornos. Enquanto isso, é importante que os interessados acompanhem as atualizações no site do Detran-CE e procurem as clínicas mais próximas que estejam aptas a realizar o serviço.

24 maio, 2023

Vereador Bosco Vidal declara apoio ao grupo...


Vereador Bosco Vidal declara apoio ao grupo político do ex-governador e ministro da educação Camilo Santana e do deputado estadual Fernando Santana e com o prefeito Guilherme Saraiva.

O vereador Bosco Vidal, que fazia oposição ao grupo político do ex-governador Camilo Santana desde 2012, anunciou na última terça-feira que estava mudando de lado e se juntando aos aliados de Camilo e do deputado Fernando Santana. Em entrevista ao site e web tv Crajubar, ele explicou os motivos de sua decisão e as expectativas para o futuro.

Segundo ele, sua mudança de posição foi motivada por uma série de fatores, entre eles o reconhecimento do trabalho realizado quando governo estadual na região do Cariri, especialmente nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. Ele também disse que recebeu o convite do grupo para, que lhe garantiram apoio e espaço no grupo.

Bosco Vidal afirmou que não se arrepende de ter sido opositor por quase uma década, mas que agora era o momento de buscar novos horizontes e contribuir para o desenvolvimento do seu município e do estado. Ele disse que espera contar com a compreensão dos seus eleitores e que vai continuar trabalhando com honestidade e dedicação pelo bem comum.



750 Bolsa jovem e casa do cidadão quando vai está funcionando?


O vereador e presidente da Câmara municipal de Barbalha, Odair Matos, concedeu uma entrevista para o nosso site https://cncariri.tv.br/ blog https://carlos-jucatur.blogspot.com/2023/05/o-vereador-dorivan-repudia-critica.html falou sobre a sua satisfação com a implantação da Casa do Cidadão no prédio da Câmara. Segundo ele, esse é um projeto antigo que visa facilitar a vida dos barbalhenses que precisam de serviços públicos, como emissão de documentos e orientação jurídica, sem ter que se deslocar para Juazeiro do Norte.

Ele também comentou sobre o programa Bolsa Jovem, que foi lançado que foi discutido na comunidade do sitio brejinho e que vai beneficiar 750 jovens com bolsas de estudo e estágio em áreas ligadas ao município. O vereador destacou a importância dessa iniciativa para a formação profissional e cidadã dos jovens barbalhenses, que terão mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

A entrevista completa com o presidente Odair Matos você confere a seguir:



O vereador Dorivan repudia critica a cultura e a religiosidade da festa de santo Antonio de Barbalha


A festa de santo Antonio de Barbalha é uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas do Ceará e do Brasil. Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem na cidade para celebrar o padroeiro, com procissões, missas, shows, danças e comidas típicas. A festa é considerada patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2010.

No entanto, nem todos respeitam essa rica expressão da cultura popular brasileira. Recentemente, um jornalista da capital de um veículo de comunicação fez uma crítica ácida e desrespeitosa à festa. O jornalista ainda afirmou que a festa era um exemplo do "mal à cultura" , pois não valorizava as arvores de tradições indígenas em detrimento da cultura.

Essas declarações causaram indignação e revolta entre os barbalhenses e os admiradores da festa. O vereador Dorivan, que é um dos admiradores do evento, repudiou o jornalista em uma nota oficial, dizendo que ele demonstrou "preconceito", "intolerância" e "desconhecimento" sobre a história e a diversidade cultural do Brasil. O vereador Dorivan defendeu que a festa de santo Antonio de Barbalha é uma celebração da fé, da alegria e da resistência do povo brasileiro, que tem origens diversas e que não pode ser reduzido a uma única visão de mundo.

O vereador Dorivan também lembrou que a festa de santo Antonio de Barbalha é fruto da mistura de elementos da cultura, que se manifestam nas músicas, nas danças, nas comidas e nas crenças. O vereador Dorivan afirmou que a festa é um espaço de valorização e proteção da cultura, que é tradição durante séculos no Brasil.

O vereador Dorivan concluiu sua nota dizendo que o jornalista que fez a crítica à festa deveria se retratar publicamente e pedir desculpas aos barbalhenses e aos brasileiros que se identificam com essa manifestação cultural e religiosa. Ele aproveita e convida a todos que venham visitar a cidade durante a festa de santo Antonio de Barbalha, para conhecer de perto a beleza, a riqueza e a diversidade dessa tradição secular.

Vejam o que está pra acontecer na Bela Vista


Hoje vamos falar sobre alguns projetos importantes que estão acontecendo na nossa região: o Canal da Bela, a estrada da Malhada que passa pelas Bananeiras e a creche Monsenhor Murilo.

O Canal da Bela é uma obra que visa melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar enchentes na área do bairro Bela Vista. O canal estava parado esperando a quadra chuvosa passar, mas agora vai retomar as atividades com força total. A previsão é que o canal seja entregue até o final do ano, beneficiando milhares de moradores.

A estrada da Malhada é outra obra que vai trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população. A estrada liga o bairro Bela Vista ao Santana, onde há muitas plantações de banana. A estrada será toda calçada e asfaltada, facilitando o transporte de pessoas e produtos. A obra está em processo licitatório e deve começar em breve.

A creche Monsenhor Murilo é uma instituição de ensino infantil que atende centenas de crianças no bairro Bela Vista. A creche precisa de uma reforma urgente para melhorar as condições de infraestrutura e segurança dos alunos e professores. Nós cobramos das autoridades competentes uma solução para esse problema, que afeta diretamente o futuro das nossas crianças.



23 maio, 2023

Rua Pinto Madeira em Barbalha recebe nesta quarta-feira 24 asfalto


Amanhã, dia 24 de maio, a rua Pinto Madeira, localizada no centro de Barbalha, vai receber o asfalto que foi solicitado ao governo do estado. Essa é uma obra importante para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida dos moradores e comerciantes da região. A rua Pinto Madeira é uma das principais vias da cidade, que passa próximo ao cemitério e liga o bairro Rosário. A pavimentação asfáltica vai beneficiar as famílias que residem naquele logradouro, além de facilitar o acesso.

A obra é fruto de um pedido feito ao governo do estado pelo deputado estadual Fernando Santana, que é natural de Barbalha e tem atuado em defesa dos interesses do município. O governador Elmano de Freitas também demonstrou uma grande sensibilidade e compromisso com a demanda da população barbalhense e autorizou a execução do serviço.

Agradecemos ao deputado Fernando Santana e ao governador Elmano Ferreira pela atenção e pelo investimento em nossa cidade. Esperamos que essa seja mais uma obra que contribua para o desenvolvimento e o bem-estar de Barbalha.



A liberdade profissional do repórter jornalístico em risco


A liberdade profissional jornalística está em risco em muitos países do mundo, onde os governos e as autoridades tentam controlar, censurar ou intimidar os jornalistas que exercem o seu papel de informar a sociedade sobre os fatos relevantes. Essa situação ameaça um dos pilares da democracia, que é o direito à informação e à expressão de todos os cidadãos.

Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, que monitora a situação da liberdade de imprensa no mundo, em 2023, seis jornalistas e um outro profissional de comunicação foram mortos em exercício de funções e 548 jornalistas e outros 22 colaboradores de media estão presos . Além disso, há casos de agressões físicas, verbais e jurídicas contra profissionais da imprensa em diversos países, inclusive no Brasil.

Diante desse cenário preocupante, é preciso defender e valorizar o trabalho dos jornalistas que se pautam pela ética, pela veracidade e pela pluralidade na divulgação das notícias. A liberdade de informação jornalística é um direito fundamental que deve ser respeitado e garantido por todos os poderes e instituições, pois é essencial para a formação de uma opinião pública crítica e consciente.

Barbalha é um município do Ceará que se destaca




Barbalha é um município do Ceará que se destaca pela sua cultura, história e natureza. A gestão municipal tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida da população, investindo em áreas como educação, saúde, turismo e desenvolvimento econômico. Vamos conhecer algumas das principais ações e projetos da gestão que mais trabalha na Barbalha.

O Sítio Tabocas recebeu uma importante obra de pavimentação em pedra tosca, que melhorou a qualidade das vias da localidade.

Foram mais de 3.400 metros quadrados de pavimento, além da ampliação da passagem molhada que facilita o acesso e a circulação dos moradores e dos produtores rurais.

Essa foi mais uma ação realizada pela gestão Dr Guilherme para garantir uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de Barbalha.

"Continuarei trabalhando incansavelmente para levar o melhor para os barbalhenses". Relata o prefeito.

22 maio, 2023

Muitas atrações musicais no dia 4 de Junho na Festa do Pau da Bandeira de Barbalha








Você está procurando um lugar para curtir o São João do Nordeste? Então não perca a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, que acontece no dia 4 de junho. Nesse dia, a cidade recebe muitas atrações musicais de diversos estilos, como forró, sertanejo, MPB e rock. Você vai poder dançar e se divertir com os shows de artistas como Elba Ramalho, Fagner, Alceu Valença, Zé Ramalho e muito mais. 

A Festa do Pau da Bandeira de Barbalha é uma tradição centenária que celebra o padroeiro da cidade, Santo Antônio. O ponto alto da festa é o cortejo do pau da bandeira, um tronco de 25 metros que é carregado por centenas de devotos até a igreja matriz. 

A festa também conta com barracas de comidas típicas, quadrilhas, fogueiras e muita animação. Não perca essa oportunidade de conhecer uma das maiores festas juninas do Brasil. O São João do Nordeste começa aqui!

Professora Kelvia Maia Amorim fala


A professora Kelvia Maia Amorim, participou da assembleia geral que ocorreu hoje pela manhã. Ela comentou sobre os principais pontos discutidos na reunião. A professora destacou a importância da mobilização e da união dos professores em defesa da educação pública e de qualidade.





Professores do município de Barbalha paralisa dois dias


O SINDMUB (Sindicato dos Servidores Público Municipal de Barbalha) realizou na manhã desta segunda-feira, 22 de maio de 2023, uma Assembleia Geral com os Profissionais do Magistério, para discutir as estratégias de luta pela implementação de um reajuste de 14,95% no piso e na carreira da categoria. 


O sindicato alega que o município não cumpriu o acordo firmado em março deste ano, quando se comprometeu a reajustar os salários dos professores após a divulgação da portaria interministerial de abril, que define os valores do Fundeb para 2023. Segundo o sindicato, mais de 100 municípios cearenses já concederam o reajuste de 14,95% aos seus professores, inclusive alguns da região do Cariri, enquanto Barbalha ofereceu apenas 6%. Com isso, os profissionais do magistério acumulam perdas salariais de 22,24% em 2022 e 8,95% em 2023. O sindicato propõe que o município faça um reajuste linear, ainda que parcelado, de 8,95% neste ano, sendo 4% em maio e 4,95% em agosto. 

Para pressionar o município a atender essa reivindicação, os professores decidiram retomar as manifestações semanais, que haviam sido suspensas em março após a reunião com o deputado estadual Fernando Santana, que intermediou o diálogo entre o sindicato e a administração municipal. O sindicato afirma que a luta pela valorização dos profissionais do magistério é legítima e necessária para garantir a qualidade da educação pública em Barbalha.







21 maio, 2023

Primeira corrida de Nossa Senhora de Fátima do sítio Barro Branco.


O vereador e presidente da câmara de Odair Matos participou da primeira corrida de Nossa Senhora de Fátima do sítio Barro Branco, deste último domingo (21). O evento esportivo foi organizado pela comunidade local e contou com a presença de vários atletas e moradores da região.

O percurso da corrida foi de cerca de 5 km, saindo da capela de São Pedro na Santana ll e chegando à capela de Nossa Senhora no Barro Branco. O vereador Odair Matos elogiou a iniciativa e destacou a importância do esporte para a saúde e o lazer das pessoas.

"Estou muito feliz em participar dessa corrida, que é uma forma de valorizar o esporte para nosso povo. Parabenizo os organizadores e todos os participantes por esse momento de integração. O esporte é uma ferramenta de transformação social e de promoção da qualidade de vida", disse o presidente da câmara.

Odair Matos aproveitou a ocasião para conversar com os moradores do sítio Barro Branco e ouvir as demandas da comunidade. Ele afirmou que vai continuar trabalhando pelo desenvolvimento da zona rural e pela melhoria dos serviços públicos.

"Como vereador e presidente da câmara, tenho o compromisso de defender os interesses da população e fiscalizar as ações do poder executivo. Estou sempre visitando as comunidades e buscando soluções para os problemas que afetam o nosso município. Quero agradecer o carinho e o apoio que recebo dos meus amigos e amigas do sítio Barro Branco e de toda a zona rural", concluiu Odair Matos.

Parabéns a esses grandes homens carregadores do pau da bandeira



No último dia 19/05, o presidente e vereador Odair Matos viveu a alegria de participar de um momento muito especial na cidade de Barbalha: O corte do pau da bandeira. Esse é um ritual tradicional que antecede as festas em homenagem ao padroeiro Santo Antônio, e que reúne milhares de pessoas em uma demonstração de fé e cultura.

Ao lado dos carregadores, que são os responsáveis por transportar o tronco de 25 metros e cerca de duas toneladas até a igreja matriz, onde será erguido no dia 04 de Junho. Também contamos com a presença do Deputado Fernando Santana, do Prefeito Dr Guilherme e vice Vevé Siqueira, dos Vereadores, do Capitão Rildo e de muitos amigos que vieram prestigiar esse evento tão importante para o povo barbalhense.

Foi emocionante e gratificante, que nos mostrou a força e a união dessa comunidade que mantém viva essa tradição secular. Parabenizamos a todos os envolvidos pela organização e pelo respeito às medidas sanitárias para evitar a propagação da Covid-19.

Dia 04 de junho todos juntos novamente, celebrando o padroeiro Santo Antônio e pedindo sua proteção e bênçãos para nossa povo, nossa cidade e nosso estado. Viva Barbalha! Viva Santo Antônio!

Fé e Tradição no Corte do Pau


O corte do pau da bandeira de Santo Antônio é uma tradição de quase um século em Barbalha, no Ceará. Esse evento marca o início dos festejos em homenagem ao padroeiro da cidade, que é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Na manhã do dia 19 de maio de 2023, eu e outros carregadores nos reunimos no mercado municipal para tomar um café reforçado e depois seguimos para a igreja de Santo Antônio, onde recebemos a bênção do padre Anastácio. Em seguida, fomos até o sítio Flores, onde estava o jatobá escolhido para ser o mastro da bandeira do padroeiro.

O jatobá era uma árvore imponente, com 23 metros de comprimento e cerca de 2,5 toneladas. Antes de cortá-la, fizemos uma oração em memória dos que já participaram dessa festa e contribuíram para manter essa tradição viva. Com muito esforço e fé, conseguimos derrubar o tronco por volta das 16 horas e colocá-lo na cama do pau, onde ele ficaria até o dia do cortejo.

"Quero agradecer ao doador da árvore, o Dr. Ericson, e a todos os que estiveram presentes nesse dia tão especial. Foi uma demonstração de amor e devoção a Santo Antônio, que nos protege e nos abençoa. Espero que no dia 29 de maio, quando levaremos o pau da bandeira pelas ruas da cidade até a igreja matriz, possamos celebrar com muita alegria e paz essa festa tão bonita e significativa". Rildo Teles.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...