23 maio, 2023

A liberdade profissional do repórter jornalístico em risco


A liberdade profissional jornalística está em risco em muitos países do mundo, onde os governos e as autoridades tentam controlar, censurar ou intimidar os jornalistas que exercem o seu papel de informar a sociedade sobre os fatos relevantes. Essa situação ameaça um dos pilares da democracia, que é o direito à informação e à expressão de todos os cidadãos.

Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, que monitora a situação da liberdade de imprensa no mundo, em 2023, seis jornalistas e um outro profissional de comunicação foram mortos em exercício de funções e 548 jornalistas e outros 22 colaboradores de media estão presos . Além disso, há casos de agressões físicas, verbais e jurídicas contra profissionais da imprensa em diversos países, inclusive no Brasil.

Diante desse cenário preocupante, é preciso defender e valorizar o trabalho dos jornalistas que se pautam pela ética, pela veracidade e pela pluralidade na divulgação das notícias. A liberdade de informação jornalística é um direito fundamental que deve ser respeitado e garantido por todos os poderes e instituições, pois é essencial para a formação de uma opinião pública crítica e consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...