22 maio, 2023

Professores do município de Barbalha paralisa dois dias


O SINDMUB (Sindicato dos Servidores Público Municipal de Barbalha) realizou na manhã desta segunda-feira, 22 de maio de 2023, uma Assembleia Geral com os Profissionais do Magistério, para discutir as estratégias de luta pela implementação de um reajuste de 14,95% no piso e na carreira da categoria. 


O sindicato alega que o município não cumpriu o acordo firmado em março deste ano, quando se comprometeu a reajustar os salários dos professores após a divulgação da portaria interministerial de abril, que define os valores do Fundeb para 2023. Segundo o sindicato, mais de 100 municípios cearenses já concederam o reajuste de 14,95% aos seus professores, inclusive alguns da região do Cariri, enquanto Barbalha ofereceu apenas 6%. Com isso, os profissionais do magistério acumulam perdas salariais de 22,24% em 2022 e 8,95% em 2023. O sindicato propõe que o município faça um reajuste linear, ainda que parcelado, de 8,95% neste ano, sendo 4% em maio e 4,95% em agosto. 

Para pressionar o município a atender essa reivindicação, os professores decidiram retomar as manifestações semanais, que haviam sido suspensas em março após a reunião com o deputado estadual Fernando Santana, que intermediou o diálogo entre o sindicato e a administração municipal. O sindicato afirma que a luta pela valorização dos profissionais do magistério é legítima e necessária para garantir a qualidade da educação pública em Barbalha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...