03 outubro, 2012

SÍTIO CORRENTINHO GANHA PONTE


Assessoria de Imprensa


     A comunidade do sítio Correntinho acaba de receber a ponte na “passagem molhada” que há muito tempo era espera pelos moradores daquela comunidade. Os moradores encontravam dificuldades para atravessar a localidade, principalmente na época invernosa os moradores que reside depois do rio, agora encontram uma facilidade e terão mais a comodidade e segurança na passagem na ponte.
Segundo os  moradores há mais de dez anos, que a construção dessa ponte era reivindicada pelos moradores e, nada foi feito, agora, a Prefeitura Municipal através da secretaria de Obras e Infraestrutura, construiu a ponte de 15 metros toda em metalon, que facilitará o acesso daquela comunidade. E o Secretário de Obras Magno Silva Coelho juntamente com seu  Adjunto  Roberto Granjeiro estiveram fiscalizando aquela obra.
A nova ponte também facilitará o acesso aos agricultores e pessoas que trabalham na cidade. No inverno essa passagem era intransitável para as mais de cem famílias que residem na comunidade, agora, a nova ponte com sua estrutura e com acessibilidade, facilitará o trânsito para ir e vir ao sítio Correntinho. O valor dessa obra foi de dez mil reais.
Outras comunidades da zona rural estarão ganhando novas pontes até o final do ano.

Galeria de Fotos



02 outubro, 2012

ARAJARA RECEBEU PROJETO TERÇA NO BAIRRO


Assessoria de Imprensa


     O Distrito de Arajara recebeu na manhã dessa terça-feira (02), mais uma edição do projeto Terça no Bairro. Os profissionais de Saúde estiveram realizando atendimento à população com serviços como: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, marcação de exames, distribuição de medicamentos, pediatra, ortopedista e teste de índice de massa corpórea.
O projeto faz parte da descentralização das ações da Secretaria de Saúde, que visa ampliar o atendimento da Atenção Básica do município em levar atendimento tanto na zona rural, como na sede do município.
Para a coordenadora do PSF de Arajara Natália Sampaio à ação é de fundamental importância, principalmente na zona rural, por ser uma área carente e muitas pessoas idosas, tem dificuldade de acesso para se deslocar para a zona urbana.
“Quando trazemos os especialistas, a gente consegue fazer um atendimento mais eficaz e com qualidade, além de garantir a Saúde dessa população”, disse a enfermeira Natalia Sampaio.
Segundo o Educador Social Tibério Rolim do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social, e o centro que trabalha com os direitos da família, e tem participado das edições do “Terça no Bairro”, com parceria com Conselho Tutelar e o CRAS.
O CREAS, o Conselho Tutelar Esses e o CRAS são três representantes que oferecem os acompanhamentos, serviços e orientações junto a população e, que levam conhecimentos dos serviços e direitos, para que a famílias que tenham seus direitos violados, possa ter esse acompanhamento.


Galeria de Fotos



CENTRO DE SAÚDE DO IDOSO EM BARBALHA É UM EXEMPLO DE ATENDIMENTO AO IDOSO


Assessoria de Imprensa


     O município de Barbalha tem um cuidado especial com a terceira idade, e com esse intuito, o Centro de Atenção a Saúde do Idoso foi criado e vem desenvolvendo um excelente trabalho no município, visando fortalecer o cuidado com a terceira idade, já que, requer um cuidado especial. O idoso requer dos profissionais de atenção primária, um enfoque que englobe a prevenção e a detecção precoce dos agravos à saúde.
O Centro funciona com três especialistas, um cardiologista para os pacientes cardíacos, um médico otorrino para os cuidados com o ouvido, e o médico ortopedista para cuidar de possíveis fraturas e problemas ósseos, como: Osteoporose, artrite, artrose, reumatismos e outras doenças; e temos especialidades como: fisioterapia, fonoaudióloga, psicóloga e ainda terapeuta ocupacional e nutricionista para aqueles idosos que tem déficit de peso ou sobrepeso.
São muitos atendimentos diário com as diversas especialidades e os casos que por ventura não sejam resolvidos, são feitos o devido encaminhamento.
Segundo a coordenadora do Centro de Saúde do idoso, Leidiane Silva de Morais, o idoso que por ventura tem alguma dificuldade de locomoção, seqüela de AVC – acidente vascular cerebral, fraturas já que os idosos correm o risco de se machucar em seu domicílio, e o centro desenvolve ações de reabilitação do mesmo.
O Centro funciona todos os dias de 07h00min ás 11h00minh da manhã e no período da tarde de 13h00min ás 17h00min horas, onde cada profissional tem o dia para seu atendimento, o cardiologista atende na segunda e quinta-feira, o otorrino na terça e quinta-feira, o ortopedista toda terça-feira e os demais profissionais pela manhã e tarde.


Galeria de Fotos



EDUCAÇÃO DE BARBALHA GANHARÁ DOIS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL


Assessoria de Imprensa


     Os CEIs promovem uma educação infantil de qualidade para crianças de 2 a 6 anos:
O Município de Barbalha ganhará dois Centros de Educação Infantil (CEI). Um que será construído no bairro do Rosário em terreno onde funcionava o antigo Matadouro Público e, outro que, está sendo construído, no bairro Alto da Alegria inclusive, as obras já iniciaram. A Prefeitura Municipal continua construindo obras sociais no município, em parceria com o Governo do Estado.

No Parque da Cidade, está sendo construída uma Creche Pró-Infância com recursos do Governo federal através do FNDE em parceria com a Prefeitura.
Serão dois equipamentos financiados pelo Programa de Apoio às Reformas Sociais (PROARES II). Dois equipamentos da área que vem fortificar a educação infantil no município e, fazem parte das políticas públicas desenvolvidas e, defendidas por uma educação de qualidades através da secretaria de Educação de Barbalha.
Os Centros de Educação Infantil (CEIs) oferecerão condições adequadas para a promoção da educação infantil de qualidade, para crianças de 2 a 6 anos, através de um conjunto de ações nas áreas da saúde, estimulação, educação e alimentação, além do apoio e acompanhamento às famílias. Essa é uma das iniciativas do Governo Municipal, em poder oferecer uma educação de qualidade.

Galeria de Fotos



TERÇA NO BAIRRO ACONTECE NESTA TERÇA NO PSF DE ARAJARA


 Assessoria de Imprensa


    A Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo nesta terça-feira dia 02 de Outubro, mais uma edição do Projeto Terça no Bairro. As ações da Saúde Pública serão levadas pelos profissionais da secretaria de Saúde aos moradores do Distrito de Arajara, o Terça no Bairro acontece na sede do PSF da sede do Distrito de Arajara.
As ações da Secretaria serão levadas aquela comunidade, através dos profissionais da secretaria, que ali irão levar todos os diversos atendimentos necessários aos moradores de Arajara. As ações começam às 08h00mm se estendendo até as 14h00mm.
Atendimento médico, Odontológico, Ortopédico, Pediatra, Ginecologista e Clínico geral, além do atendimento psicológico, marcação de exames, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de medicamentos e marcação de consultas e exames, além do cadastramento do Bolsa Família.

AGRICULTORES E ENTIDADES PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO DO PAA EM BARBALHA


Assessoria de Imprensa


     Esteve participando neste segundo dia da Oficina de Capacitação para o Manuseio de Alimentos em Barbalha, a coordenadora do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado- (SDA), Mônica Macedo, que veio fortificar a capacitação, quanto às boas práticas de manuseio dos alimentos da agricultura familiar, desde o seu plantio, colheita e a distribuição.
Dentro das políticas públicas da SDA, que apresenta as oficinas e faz com que as pessoas tomem conhecimento do Programa de Aquisição de Alimentos, tanto como os próprios agricultores, como as entidades que precisam saber de onde os alimentos estão sendo comprados e sua qualidade.
A pesar da seca que o Estado vem passando, o PAA no Estado do Ceará vem sendo fortalecido e, tem recebido grande adesão pela qualidade e organização que o programa oferece desde a sustentabilidade econômica a inclusão dos agricultores que fazem parte da Agricultura Familiar e as entidades filantrópicas que são beneficiadas com os produtos.
Esse foi o segundo dia de trabalho com a realização da capacitação com os agricultores e membros das entidades beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos em Barbalha, as Oficinas aconteceram no Salão Paroquial na Rua da Matriz. 

Galeria de Fotos



BARBALHA RECEBEU AÇÃO SUSTENTAVEL


 Assessoria de Imprensa


    A Ação Sustentável, um projeto da TV Verdes Mares com patrocínio do Governo do Estado do Ceará e que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Barbalha através Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Secretaria de Cultura, que ofereceu todo suporte, e está sendo realizado nesta sexta-feira (28), no Parque da Cidade, são diversas ações que acontecerá neste dia na cidade de Barbalha. As atividades aconteceram desde as 9 horas da manhã no Parque da Cidade com verificação de Pressão Arterial; exposição de produtos de material reciclado; cadastro de candidatos a doação de medula óssea e exposição de frutas com orientações sobre alimentos saudáveis. Os profissionais do CEREST também estiveram presentes ao evento com a prática da Massoterapia. 
Das 9 às 11: h30 horas aconteceu teatro com Fantoches; palestra com o tema: Alimentação saudável; Oficina de Recorte de Colagem; palestra com o tema: Salvando Vidas Doando Sangue; palestra com o tema: A importância da Água e Oficina com distribuição de cartilhas. O evento contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino, do Estado e de escolas particulares.
No período da tarde a programação também foi bem extensa:
Às 14h00 começou o teatro de Fantoches e logo às 14h30minh aconteceu palestra sobre: Resíduos Sólidos; às 15: h00 aconteceu à segunda Oficina da tarde com distribuição de cartilhas; às 15: h30 houve um bate-papo sobre o Meio Ambiente; às 16: h00 mais uma palestra sobre: A importância do Esgoto para a Saúde, as ações finalizaram às 17: h00. 
Todas as atividades previstas no evento chamaram atenção da população com exposição de produtos de material reciclado; oficinas de reciclagem; palestras sobre a utilização da água e sobre doação de sangue; apresentação de teatros de fantoches; oficinas de pintura, recorte e colagem; cadastro de candidatos a doação de medula óssea e verificação de pressão arterial.
O objetivo do evento é desenvolver ações que gerem efetivamente uma mudança na realidade e uma consciência cidadã. Desta forma, a Ação Sustentável já passou por várias cidades do Estado, ensinando práticas simples e cotidianas de cuidados com o meio ambiente. Na Ação, a TV Verdes Mares montou uma grande estrutura no Parque de da Cidade para o evento. Cerca de 1.200 pessoas passaram pelo evento.
O projeto já passou por Tamboril, Crateús, Iguatu, Sobral, Aracati, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Ubajara, Paracuru e Ipueiras. Barbalha foi à última cidade visitada pela ação neste ano. As comunidades visitadas se envolvem e as escolas formam grupos de alunos para participar das atividades e os pais levaram seus filhos.

Galeria de Fotos



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...