24 fevereiro, 2017

Previsão de chuvas na média aumenta, aponta Funceme

As precipitações para os meses de março, abril e maio devem continuar dentro da média histórica: a probabilidade é de 43% de precipitações dentro da normalidade – 3% a mais em relação à previsão anterior, lançada em janeiro. Ações de enfrentamento à seca serão intensificadas


A probabilidade de chuvas dentro da média histórica no Ceará é de 43% para os meses de março, abril e maio. O prognóstico, divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) na manhã desta terça-feira (21), também projeta 20% de chuvas acima da média e 37% abaixo da média.

O prognóstico de chuvas em torno da média para o próximo trimestre é mais favorável que os dados anteriores, divulgados em 18 de janeiro, que registravam a chance de 40% de precipitações para os meses de janeiro, fevereiro e março. Para as outras categorias, os índices eram de 30%.

Apesar da expectativa, ações de segurança hídrica devem permanecer, já que as cargas d’água nesses dois primeiros meses do ano ainda não são suficientes para atenuar o rastro dos cinco anos consecutivos de estiagem.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, explicou que, mesmo que os índices estejam dentro da média histórica, não há certeza de que haverá aporte hídrico. “Quando a gente roda as simulações de vazão d’água, com base no prognóstico, a tendência é de o escoamento ficar abaixo da média. Isso não significa que teremos o aporte significativo para os reservatórios estratégicos, como o Castanhão, Orós e Banabuiú”, indica.

As chuvas acima da média para este mês de fevereiro, segundo o titular da Funceme, foram concentradas, o que se espera que ocorra ao longo dos próximos meses. “Chuvas concentradas significam que o solo não tem capacidade de absorver toda essa chuva, gerando escoamento superficial, que se transforma em aporte para os reservatórios. É melhor que continue chovendo abaixo ou na média, de forma concentrada, como está acontecendo, para alguns reservatórios continuarem vertendo. À medida em que os pequenos e médios reservatórios vão enchendo, a gente também espera que os grandes (reservatórios)  comecem a receber um aporte significativo”, afirma.

O presidente da Funceme reforça, ainda, a preocupação com o aumento das probabilidades de surgimento do El Niño para 2018. “O aquecimento do (Oceano) Pacífico está se acelerando, está colocando o aquecimento mais centralizado na Linha do Equador. Isso provoca uma descida de ar sobre o Norte e Nordeste, que impede a elevação de vapor quente e úmido, ou seja, de formar nuvens e precipitações”, projeta.


Continuidade das ações

Presidente da Cogerh, João Lúcio Farias disse que é preciso esperar as chuvas dos meses de março e abril para haver uma melhor avaliação e planejamento. O gestor também afirma que o olhar dos órgãos de controle hídrico do Estado está voltado para o próximo ano, em decorrência do El Niño.

“Vamos continuar com o nível de alerta, fazendo o planejamento dos reservatórios e controlando a economia d’água. Novas instalações de adutoras de montagem rápida estão sendo programadas e mais perfurações de poços, já autorizadas pelo governador Camilo Santana, terão continuidade. Todas as ações necessárias serão intensificadas”, garante João Lúcio.

Com as últimas chuvas significativas, o aporte das 12 bacias hidrográficas e dos 153 açudes monitorados pela Cogerh passou de 6,29% para 6,4% da capacidade total – em volume, o recente percentual representa 1,19 bilhão de metros cúbicos (m³). A capacidade total dos reservatórios é de 18,64 bilhões de m³.







20 fevereiro, 2017

Acusado do tráfico de drogas e latrocínio foi morto a tiros esta tarde em Missão Velha


Quase duas semanas após e um novo homicídio foi registrado em Missão Velha se constituindo no segundo do mês de fevereiro e o sexto do ano no município. Por volta das 12 h 30 min desta segunda-feira o ex-presidiário Decimar Ferreira Alves, de 36 anos, que residia na Rua José Avelino Filho, 20 no bairro Cassimiro Farias foi morto com três tiros de revólver. Ele trabalhava como crediarista e tinha acabado de sair de casa quando foi surpreendido pelos disparos efetuados por dois homens que fugiram numa moto vermelha.


No dia 10 de fevereiro de 2015 ele foi preso juntamente com Maria Edijane Souza Silva, de 33 anos, com quase meio quilo de crack, sete gramas de cocaína, três cachimbos de vários tamanhos, um revólver com seis cartuchos intactos e mais quatro sobressalentes no bolso além de R$ 921,00 em dinheiro. Na época, residia na Rua Luis Alves de França, 33 no bairro Cidade de Deus. Segundo o Sargento J. Carlos, Comandante do Destacamento de Missão Velha, Decimar era suspeito ainda de envolvimento num latrocínio e homicídio.


O último assassinato naquele município ocorreu no dia 7 de fevereiro no Sítio Saco, onde Maria Leuzanira de Sousa, de 70 anos, residia com o marido Cícero Silvestre da Silva, de 53 anos. Ele estava com um machado em punho e desfechou um golpe atingindo-a na cabeça quando a aposentada foi socorrida a um dos hospitais de Barbalha e morreu. Na Delegacia, o acusado disse que alguns homens estavam rodeando sua casa para matá-lo e tentou afugentá-los quando, só depois, notou que tinha atingido sua mulher na cabeça.



Altaneira registra a terceira maior chuva do Estado do Ceará



Depois de 09 dias ensolarado, o município de Altaneira, na região do cariri, voltou a ter precipitações pluviométricas entre a noite do domingo (19) e as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 20. 
A volta as pancadas de chuvas que tiveram início por voltas 21h30 de ontem fez com que baixasse a temperatura, dando, pois, aos agricultores e agricultoras motivos para manterem a esperança de uma quadra invernosa boa, pois voltou a chover na cidade alta em grande intensidade, além de contribuir de forma significativa para afastar o medo que paira sobre os munícipes desde agosto do ano passado de um possível racionamento de água.

Segundo dados colhidos junto a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) Altaneira registrou entre às 7h00 do domingo às 7h00 de hoje 105,5 mm. Até o fim desta matéria é o terceiro maior volume dentre os municípios do Estado do Ceará e o maior da Região do Cariri.

A última pancada de chuva se deu de forma tímida. 20 mm foi registrado no último dia 12 de fevereiro. A professora Delvani Soares e o Vereador Valmir Brasil foram um dos primeiros a registrar o fato. Este último inclusive usou a rede social facebook para postar foto com a legenda “ a primeira enchente do Vale do São Romão eita coisa boa”. Já Delvani usou a mesma rede social para dizer que estava se sentido agradecido e escreveu "Deus maravilhoso chuvinha".



Guardas municipal de Juazeiro do Norte em ação

Por volta das 16 hs a equipe do GTM (GRUPO TÁTICO MOTORIZADO da Guarda Civil Municipal) em patrulha realizada nas imediações da Rodoviária Publica da cidade de Juazeiro do Norte-CE, avistaram dois menores em atitude suspeitas e ao realizarem a abordagem é uma busca pessoal, encontraram em poder do menor A.E.S.P, 17 anos, um simulacro de pistola, de pronto o menor juntamente com o seu comparsa outro menor de iniciais J.C.F.S 16 anos, assumiram que iriam praticar assaltos com esse simulacro, todos foram conduzidos a 20° DRPC para que fossem tomadas as medidas cabíveis, vale salientar que o menor A.E.S.P 17 anos já responde a 155.



Mulher mata homem a facadas na cidade de Iguatu

Por volta das 14:00 hs, a Policia Militar foi informada via 190, acerca de uma pessoa lesionada a faca no sitio Cajueiro. A VTR CP 10121 , foi ao local acima mencionado, onde segundo informações colhidas, uma mulher identificada como sendo JOSEFA TAINA DA SILVA LOPES, 20 anos, solteira,  natural de Iguatu, residente no Sitio Barra-II, havia chamado a vitima José Felix de Oliveira,  vigilante, natural de Iguatu,  residente no Sitio Barra-II, para dentro de uma residencia e efetuou vários golpes de faca, sendo identificado pela composição, duas perfurações no abdômen. A vitima chegou a ser socorrida por populares para UPA, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito logo em seguida. A policia de posse das informações saiu em diligencia no sentido de localizar e prender a infratora.



Comandante da 2 CIA/2° BPM, MAJ. Adaílton debate com vereadores de barbalha

O comandante da 2 CIA/2° BPM, MAJ Adailton, debate as problemáticas da segurança pública na Câmara Municipal de Barbalha. Na oportunidade o Comandante ouviu dos vereadores do Município sugestões, críticas e elogios pelo trabalho desenvolvido. Em sua fala o Comandante se colocou a disposição da população de Barbalha e de seus representantes, sempre com o intuito de melhorar a segurança no município.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...