08 setembro, 2023

Evandro Leitão assume Governo do Ceará


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão, assume o comando do Poder Executivo cearense até o próximo dia 17, período em que o governador Elmano de Freitas cumpre agenda oficial na China.

Evandro assume o comando do Estado pela terceira vez. “É uma honra cumprir esta missão delegada pela Constituição do Ceará com as ausências (por agendas no exterior) do governador Elmano de Freitas e da vice Jade Romero. Seguimos com o propósito de união e desenvolvimento do nosso estado, seguimos trabalhando pelo bem do povo cearense”, afirmou o governador em exercício.

A senadora Augusta Brito participou da solenidade simbólica de transmissão do cargo, no Palácio da Abolição, ao lado da primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão.

“Desejo sorte ao presidente Evandro Leitão, que vai conduzir o Estado por esses dias para podermos buscar importantes investimentos internacionais para o Ceará. A conversa foi iniciada pelo presidente Lula com empresas chinesas e agora confirmemos essas parcerias”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

06 setembro, 2023

O que você precisa saber sobre o dia da independência do Brasil


O dia 7 de setembro é uma data muito importante para o Brasil, ao marcar a sua independência de Portugal, ocorrida em 1822. Nesse dia, o príncipe D. Pedro proclamou o famoso "Grito da Independência" às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, rompendo os laços coloniais com a metrópole europeia.

A independência do Brasil foi resultado de um processo histórico complexo, que envolveu conflitos políticos, econômicos e sociais entre os brasileiros e os portugueses. A vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, a elevação do Brasil à condição de reino unido a Portugal em 1815 e a Revolução Liberal do Porto em 1820 foram alguns dos principais acontecimentos que antecederam a emancipação brasileira.

Atualmente, o dia 7 de setembro é um feriado nacional celebrado com diversas atividades cívicas e culturais em todo o país. A principal delas é o desfile militar, que acontece nas principais cidades brasileiras e conta com a participação das Forças Armadas, da Polícia Militar, dos Bombeiros, de escolas e de outras instituições. O desfile mais tradicional é o que ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com a presença do presidente da República e de outras autoridades.

Além do desfile militar, outras formas de comemorar o dia da independência são: hastear a bandeira nacional em casa ou no trabalho, cantar o hino nacional ou outros hinos patrióticos, assistir a filmes ou documentários sobre a história do Brasil, visitar museus ou monumentos históricos relacionados à independência, ler livros ou artigos sobre o tema, participar de concursos ou exposições culturais sobre o Brasil, entre outras.

O dia 7 de setembro é uma oportunidade para os brasileiros refletirem sobre a sua identidade nacional, os seus direitos e deveres como cidadãos e o seu papel na construção de um país mais justo, democrático e desenvolvido.

05 setembro, 2023

Padre Leandro conduz fiéis de Santo Antônio na Festa da Padroeira de Juazeiro


Uma grande demonstração de fé e devoção marcou a participação dos fiéis de santo Antonio da paróquia de Barbalha na Festa de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro.

Acompanhados pelo pároco Padre Leandro, eles fizeram parte do noitario na noite de 05 de setembro, rezando e cantando em homenagem à padroeira da cidade. 

A festa, que acontece todos os anos, reúne milhares de pessoas de diversas paróquias e comunidades da região, que expressam sua gratidão e seu amor pela Mãe das Dores. Neste ano, Servo de Deus Padre Cícero Romão: o “Padim” do Sertão.

Serviços à população e medalha a ilustres caririenses marcam inauguração da Casa do Cidadão de Barbalha



O vereador e presidente Odair Matos convida a população para participar do evento histórico na cidade de Barbalha. Nesta quarta-feira, dia 06, às 15h, a Câmara Municipal de Barbalha inaugurará a Casa do Cidadão de Barbalha João Bosco Sá Cavalcante, um espaço que oferecerá diversos serviços à população, como emissão de documentos.

Além da inauguração da Casa do Cidadão, a Câmara Municipal de Barbalha também homenageará duas personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento social e econômico da região: Onélia Santana, Secretária de Proteção Social do Estado do Ceará, e Fernando Santana, Deputado Estadual. Eles vão receber a Medalha Monsenhor Murilo de Sá Barreto, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo Municipal.

Não perca essa oportunidade de prestigiar esse momento importante para Barbalha e para o Cariri. Venha conhecer a Casa do Cidadão e aplaudir os agraciados com a Medalha Monsenhor Murilo de Sá Barreto.

04 setembro, 2023

Welton Vieira fala como participar do Garantia-Safra no município de Barbalha


Você já sabe o que é o Garantia-Safra? É um programa do governo federal que ajuda os agricultores familiares que sofrem com a seca ou o excesso de chuvas. Se você se encaixa nesse perfil, fique ligado: as inscrições para o Garantia-Safra começam amanhã no município de Barbalha. 

Para participar, você precisa procurar a secretaria de agricultura do município e levar os documentos necessários ou se fazer presente na sede do sindicato dos trabalhadores no distrito de Arajara amanhã a partir das 8:00 da manhã. O secretário Welton Vieira explica que o benefício é uma forma de garantir a renda dos agricultores que perdem suas lavouras devido às condições climáticas. 

Ele também orienta os interessados a acompanhar o site e o Instagram da Web TV Crajubar e o site cncariri.tv.br onde serão divulgados os dias e horários das inscrições. Não perca essa oportunidade de receber uma ajuda financeira para enfrentar as dificuldades do campo. Faça já sua inscrição no Garantia-Safra e garanta seu direito.



O Nim indiano é uma ameaça à natureza e à vida no Cariri


Você sabia que uma planta originária da Ásia está causando sérios problemas ambientais e sociais no Cariri? Estamos falando do Nim indiano, uma espécie introduzida no Brasil há algumas décadas como uma alternativa para o controle de pragas e doenças na agricultura.

No entanto, o que parecia ser uma solução se tornou um pesadelo. O Nim indiano se espalhou rapidamente pelo território cearense, invadindo áreas de preservação permanente, matando as plantas nativas e reduzindo a disponibilidade de água.

Para combater essa situação, em entrevista ao site cncariri.tv.br, o secretário de meio ambiente e recursos hídricos do município de Barbalha, Alex Cordeiro, explicou os detalhes dessa ação.

Segundo ele, o projeto envolve a retirada das árvores de Nim indiano e o plantio de espécies nativas, como o ipê, o pau-brasil e o caju. Essas plantas são adaptadas ao clima semiárido com grande importância ecológica e econômica para a região.

O secretário ressaltou que o projeto tem o apoio de instituições como a Embrapa, a UFC e o Ibama, e visa não só recuperar o equilíbrio ambiental, mas também melhorar a qualidade de vida da população. Ele disse que está sendo feito um trabalho de conscientização e educação ambiental junto aos moradores e agricultores da região, para que eles entendam os benefícios da substituição do Nim indiano por plantas nativas.

O Nim indiano é uma ameaça à natureza e à vida no Cariri. Por isso, é preciso agir com urgência para eliminar essa planta invasora e restaurar a biodiversidade local. Participe dessa campanha e ajude a proteger o nosso patrimônio natural!



03 setembro, 2023

Deputado Fernando Santana participa de reunião do PT e da cavalgada de Juazeiro do Norte


O PT de Barbalha realizou uma plenária no último sábado na câmara municipal de vereadores, com a presença do deputado Fernando Santana, sendo do partido e natural da cidade. 

Ele conversou com a Web TV Crajubar sobre os temas discutidos no evento e sobre sua participação na cavalgada de Juazeiro do Norte, que aconteceu na mesma manhã.

Segundo ele, esses eventos são importantes para fortalecer o partido e dialogar com a população sobre os projetos e demandas da região.



PT, câmara e eleições: os temas da entrevista com Odair Matos, vereador e presidente da câmara


Em entrevista ao site cncariri e web tv crajubar o vereador e presidente da câmara Odair Matos, do PT, falou sobre a importância de realizar plenárias periódicas no partido. 

Segundo ele, esses encontros permitem debater as demandas da população, fortalecer a democracia interna e definir as estratégias para as próximas eleições.

Ele também destacou o trabalho que vem realizando à frente da câmara municipal, buscando uma gestão transparente, participativa e eficiente.



PT de Barbalha realiza plenária e define projeto para 2024


O PT de Barbalha, sob a presidência do vereador Dorivan Amaro, está se preparando para as eleições municipais de 2024. Em uma plenária realizada no último sábado na câmara municipal de Barbalha, o partido reuniu seus filiados, militantes e simpatizantes para discutir as estratégias e propostas do PT para o pleito. 

A web tv crajubar acompanhou o evento e conversou com Dorivan, que falou sobre os desafios e as expectativas do partido para o próximo ano. Segundo ele, o PT tem um projeto de desenvolvimento para Barbalha, baseado na participação popular, na defesa dos direitos sociais e na valorização da cultura local.




A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...