04 julho, 2013

RAFAEL VICE PREFEITO DE MISSÃO VELHA FALA DA 46ª VAQUEJADA E AS DIFICULDADE ENCONTRADAS PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO.

Juca eu quero agradecer aqui a presença sua em abrir esse espaço a Missão Velha, a administração do prefeito Dr. Tardini. Em  um período de seca, uma grande dificuldade de realizar uma vaquejada, a gente sabe o sertão o nordeste a questão da região do ceará, passarmos por um período de seca, mas graças a Deus aqui na cidade de Missão Velha foi abençoado e teve as chuvas e a gente conseguiu arrumar uma boiada excelente, uma boiada padronizada que na questão do vocabulário do vaqueiro, que o vaqueiro tem essa questão de correr uma boiada boa. Um criadouro de gado daqui de Missão Velha chamado Zé Ivo Macedo que praticamente cedeu a boiada e nos ajudou muito a realizar essa grande vaquejada, que é a 46ª Vaquejada de Missão Velha que  tem uma tradição enorme, pra você ter ideia, Missão Velha tem tradição na vaquejada mais do que de Juazeiro, porque a grande vaquejada é a de Juazeiro hoje mais Missão Velha tem mais tempo em história de vaquejada de que;  a vaquejada de Juazeiro do Norte, mas com relação ao parque,  pegamos aqui um parque todo desestruturado, um parque que eu acho se você soltasse um bezerro de oito arroba em qualquer cercado aqui do parque ele conseguiria escapar, porque as cercas estão todas quebradas, curral não existia, estrutura do parque toda deteriorada, banheiros que não tinham, tanque pros animais beberem água, por que hoje a preocupação de Antonio Cezar que está realizando essa vaquejada é o gado não passar cede nem fome por que uma boiada, ela tem que comer e beber e a gente não pode maltratar os animais, e também tanques para cavalos que não tinham a vigilância da Adagre que é responsável por fiscalizar já esteve aqui no parque já viu as bem feitorias  que Dr. Tardini fez acontecer no parque que vem reestruturando e aprovou, já deu a licença pro acontecimento dessa vaquejada e dizer a todo os missãovelhences e a toda região do Cariri a todo Ceará a todos os vaqueiros em especialmente que compareçam que vai ser uma grande vaquejada, que a realização dela a gente está fazendo tudo de melhor que aconteça aqui em Missão Velha para chegarem e assistir uma boa vaquejada, vai ter sombra, vai ter uma arquibancada coberta que nunca teve aqui, e toda estrutura vocês estão vendo aqui que está sendo feito e quero convidar a toda vaqueirama que se faça aqui presente nessa grande vaquejada de Missão Velha.

Aproveito e falo de como encontramos o parque, eu acho que  isso vem se alastrando, que é você fazer uma vaquejada e deixar um parque de evento desse abandonado, não se pode acontecer isso, foi a primeira providência que Dr. Tardini falou comigo, em colocar um morador aqui pra tomar conta de um ambiente desse, por que não adianta você reformar uma área dessa que não é habitada ainda que não tem muitas casas próximas e você deixar um parque desse a toa ai chega uma pessoa que as vezes chega pra quebrar, uns vândalos chega e destrói e por isso que tem que hoje o parque de vaquejada a partir da vaquejada de missão velha ter um morador pra tomar de conta, a pessoa que quiser vim passear com seus cavalos, treinar os seus cavalos, o parque vai estar aberto pra todos os missãovelhences que tem os seus cavalos de vaquejada, mas que venham com responsabilidade que venham para cuidar, não para destruir e não para acabar, e por isso, temos que hoje deixar esse parque bem organizado pra não ter mais essas despesas que tem, por que se você deixar aqui a toa no próximo terá que fazer de novo e isso não se pode acontecer, por isso que nós tomamos logo essas providencias, mas se Deus quiser vai dar certo, o parque de vaquejada nunca aconteceu isso, de está uma estrutura dessa, antes de acontecer, por que toda vida deixavam as coisas para cima da hora, e nós já estamos aqui com dois meses mexendo nesse parque, a preocupação veio de cedo por que se a gente deixasse pra fazer em cima da hora não dava nem tempo de realizar a vaquejada, por isso eu agradeço a gestão, a minha também que sou o vice-prefeito a Dr. Tardini particular que está dando toda a condição de ajeitar esse parque para realização da vaquejada de Missão Velha.











Juazeiro do norte, 04 de Julho de 2013.

03 julho, 2013

Vereador faz resgate histórico sobre luta salarial dos professores


O Vereador Deuzivan da Silva, que também é professor da rede municipal de ensino, usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária de sexta-feira (28) para realizar resgate histórico da luta salarial da classe de professores de 1998 até a presente data.

De acordo com o parlamentar, com o advento do FUNDEF em 1998, a questão salarial dos professores melhorou embora ainda se colocasse longe do que os profissionais desejavam. Naquele ano, o professor com carga horária de 20 horas semanais tinha salário base de R$ 167,00 que com o acréscimo de gratificação alcançava o valor de R$ 216,00. Neste mesmo ano, o salário mínimo era de R$ 130,00.

Em 1999, chegou a Mauriti a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) possibilitando a muitos profissionais do magistério concluir o ensino superior e melhor se qualificar para o exercício da função em sala de aula. A primeira turma concluiu a graduação em 2001. Apesar disso, o Plano de Cargos e Carreira (PCC) vigente não permitia a ascensão salarial do professor.  

Nos anos seguintes (1998-2002), ainda de acordo com relato de Deuzivan da Silva, o salário mínimo crescia, chegando a R$ 240,00 em 2003, mas os professores não tiveram reajuste salarial. Ainda em 2003, os profissionais foram às ruas da cidade, coordenador pelo Sindicato Municipal dos Servidores Municipais, exigir reajuste salarial, inclusive sendo entregue documento com as reivindicações à Prefeitura Municipal. No ano de 2004, surge a primeira vitória. Com a gratificação, o salário do professor pulou de R$ 216,00 para R$ 240,00, todavia, o salário mínimo atingia R$ 260,00.

Em 2005, o então Prefeito Isac Junior sentou com a categoria e além de analisar possíveis mudanças no PCC, autorizou reajuste de 13%. Outra vitória, segundo Deuzivan da Silva, mas que a classe ainda não se deu por satisfeita.

No ano seguinte, a Prefeitura alterou o PCC garantindo a ascensão salarial do magistério. Assim, o reajuste linear anual do salário atingiu em 6%, mas os graduados tiveram acréscimo de 10% e os pós-graduados de 5%.

Em 2007, o aumento linear foi de R$ 10% enquanto em 2008, 5,15%. Já em 2009 os atendentes infantis, que também eram professores, também foram agraciados com reajuste salarial, na ordem de 34% e 32% respectivamente para o PEI (Professor de Educação Infantil) 1 e o PEI 2. Enquanto isso, o reajuste linear da classe de professores foi de 6,7%.

No ano de 2010, enquanto a Prefeitura reajustou o salário dos professores da educação infantil em 21%, os demais profissionais com carga horária de 20 horas receberam aumento de 10%. Nos demais anos, a sequencia de reajuste foi a seguinte: 2011, 5,88%; 2012, 22% e agora em 2013, no primeiro ano da gestão do Prefeito Evanildo Simão, 8%. De acordo com o Vereador Deuzivan da Silva, no período de 2004-2012, o professor de Mauriti teve reajuste salarial de 377%. 

Sobre o reajuste atual de 8%, o parlamentar lembrou que a inflação no ano passado foi de 5,84% e que o salário base do professor vai passar a ser de R$ 975,15, enquanto o salário mínimo está em R$ 678,00.

O parlamentar finalizou desejando que em 2014 o reajuste salarial seja ainda maior.


   

02 julho, 2013

MAURITI ESTARÁ REPRESENTADO NO I ENCONTRO ESTADUAL SOBRE A POLÍTICA DA PESSOA IDOSA



   Sempre na busca pela melhoria na qualidade de vida de seu povo o Governo Municipal de Mauriti estará participando do I Encontro Estadual sobre a Política da Pessoa Idosa no próximo dia 09 de julho em Fortaleza, representado pela a secretária de Ação Social Cláudia Fernanda e a representante do Conselho do Idoso do município, Mauritânia Batista, a fim de discutir e planejar políticas publica direcionadas as pessoas idosas.
O encontro acontecerá no Ponta Mar Hotel das 08 às 17 hs e contará com a presença do Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, Evandro de Sá Leitão, o Presidente do Conselho Estadual dos Idosos - CEDI – CE, Evaldo Cavalcante Monteiro e da Presidente do COEGEMAS, Maria Luciene Moreira Rolim.
Durante o encontro os participantes poderão debater sobre os diversos temas relacionados as políticas publica para as pessoas idosas e serão formadas mesas redondas para discussão e avaliação do que já está implantado nos municípios de projetos voltados para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. 
Serão abordados temas como: “Políticas publicas para a Velhice e o envelhecimento: um direito ignorado do cidadão brasileiro”, e mesas redondas observando as temáticas do percurso da política de atendimento à pessoa idosa e seus desafios, bem como os 10 anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação e ainda a construção da política municipal de atenção a pessoa idosa.
Por – Raquel Linhares

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE MAURITI ABRE SEMANA COM INTENSIFICAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES JUNTO AO HOMEM DO CAMPO



   Transcorre nesta próxima quarta-feira (03), por meio da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento, representada por sua titular, Aparecida Bernardo, importante reunião com todos os produtores irrigantes e que usam as águas do açude atalho, cuja temática é sobre o atalho das águas. A referida reunião será realizada as 08:00 h da manhã no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mauriti.
Na quinta-feira dia (04), técnicos estarão em campo para que seja realizado o preenchimento de 100 laudos com os agricultores e agricultoras, o que representa a primeira atividade para que o município, possa ser contemplado com o programa Garantia Safra do governo federal, beneficiando a todos os inscritos, mediante acompanhamento da secretaria de Agricultura.
Ainda na quinta-feira, os técnicos estarão trabalhando na universalização do município, referente à primeira água do programa de cisternas de placas, realizando um diagnóstico de quantas comunidades e o número de famílias que ainda não foram contempladas com o programa de cisternas. O diagnostico decorre de uma solicitação, feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, para que essas famílias ainda não contempladas sejam rapidamente inseridas e beneficiadas também.
Marcando a semana de grande mobilização na secretaria de agricultura, uma equipe estará reunida, para que seja elaborado o projeto, que fará referencia a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Mauriti, o que estará acontecendo nas instalações do Espaço da Feira do Gado, ainda de acordo com as informações da assessoria técnica na pasta, prevalece também o interesse de sua secretária, na pessoa de Aparecida em mudar o nome hoje existente desse espaço, passando a se chamar, caso seja do consentimento de todos; “Centro de Comercialização da Agricultura Familiar José Morais de Oliveira”.
Para que seja realizada a feira, o governo se mobiliza nesse momento em estar buscando o diálogo com os produtores e agricultores do município, a fim de detalhar toda a proposta do projeto e dessa maneira beneficiar diretamente a todos estes, com total apoio da Administração – Trabalhando para Todos, por meio do esforço do prefeito Evanildo Simão em disponibilizar todas as ferramentas necessárias para a realização deste evento, o que aconteceria, segundo o projeto a ser viabilizado, no mês de novembro.
Seguindo o cronograma de atividades da semana, o que estaria finalizando com uma Palestra a ser proferida pela titular da pasta da agricultura, Aparecida Bernardo, a ser realizada no distrito de Palestina, abordando o tema: Emancipação do Distrito, com a presença de universitários do curso de Administração Pública, da Universidade Federal do Ceará.
Por – Raphael Caldas

PREFEITO DE MILAGRES FALA DE HOMENAGEM RECEBIDA NA CAPITAL CEARENSE.




      Olha essa foi uma avaliação feita das melhores secretarias de ação sociais do estado e  graças a Deus nós ficamos incluídos e fomos agraciados com essa premiação, nos tivemos lá uma bela festa e tivemos a oportunidade de nesse momento contarmos com a presença do presidente do tribunal de contas dos municípios o que garante a lisura do evento e a seriedade da promoção feita por Luciana Frota,de forma que foi uma festa belíssima e eu fiquei muito satisfeito por que a secretária de ação social de Milagres ela tem realmente tirado num ritmo bastante significativo e isso vem o retorno quando você faz vem o retorno com certeza.
ACONTECEU NO CARIRI: Hellosmam aproveita e fala do esporte Milagrense.

È esse investimento do esporte é uma deferência do esporte é realmente e ao desportista dessa terra, nos queremos fazer com que se cinta a vontade e que ela se cinta motivada para nos procurar para promover conosco as mudanças e as medidas que possam atender as necessidades, no que diz respeito ao lazer no que diz respeito a suas intenções de conquistas; Então nós estamos nesse momento encerrando o campeonato.

01 julho, 2013

GOVERNO MUNICIPAL DE MAURITI DÁ INÍCIO À ENTREGA DE BOLETOS DO GARANTIA SAFRA.



    O governo de Mauriti, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária deram início na manhã desta segunda-feira (21), a entrega dos boletos do programa Garantia Safra 2011/2012. 
Em cerimônia realizada no auditório Centro Social Urbano, a Secretária de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Aparecida Bernardo, abrindo o evento ressaltou em suas palavras a importância do programa para as famílias mauritienses, devido ao longo período de seca vivenciado e que os governos estavam trabalhando para que a assistência chegue em tempo ágil para aqueles que encontram-se em estado de vulnerabilidade pela escassez de chuvas.
Aparecida falou também do anuncio feito pela Presidente Dilma Rousseff, quanto a ampliação do Garantia Safra, ou seja, saindo das 7 (sete) parcelas atuais, para 9 (nove) parcelas, que estarão sendo repassadas aos agricultores até o mês de março do corrente ano, referente aos anos 2011/2012.
Em seguida, o Prefeito Municipal, Evanildo Simão também falou ao grande público presente, formado por pais e mães de família mauritienses. Ele frisou a mudança ocorrida na vida dessas famílias a partir da implantação de programas como o Garantia Safra e seus efeitos no cotidiano das pessoas beneficiadas.
Evanildo falou ainda da adesão do município quanto à implantação do Programa de Cisternas de Placas, bem como o Projeto São José e que ambos terão expansão em Mauriti em sua gestão. O prefeito assegurou também o repasse de 10% que foi feito pelo município para que o Governo Federal pudesse realizar o pagamento das parcelas do Garantia Safra as famílias cadastradas.
A entrega dos boletos ocorre até a próxima sexta-feira (25). Aqueles que não receberem ou que seus nomes não constarem nas listas de distribuição, deverão procurar a secretaria a partir de quarta-feira (23), nos períodos da manhã e tarde.

PREFEITO EVANILDO SIMÃO VOLTA A SE REUNIR COM EQUIPE DO HOSPITAL SÃO JOSÉ.


Na tarde da última sexta-feira (11), o prefeito de Mauriti, Evanildo Simão voltou a se reunir com toda a equipe e funcionários do hospital e Maternidade São José, para deliberarem sobre o processo de intervenção, qual está sendo submetida à instituição.
Participaram também da referida reunião, o secretário Municipal de Saúde, João Paulo Furtado, o futuro diretor administrativo do hospital, Dr. Jorge Samuel Lima Gonçalves, a futura diretora financeira, Evânia Furtado, bem como a Procuradora do município, Dra. Albanita Martins.
Evanildo disse que o caminho que está se perfilando não tem nenhuma possibilidade de regressão e que seus efeitos serão sentidos pela população, tão logo o município esteja à frente dos serviços oferecidos por aquela unidade de saúde.
O fato que mais chama a atenção para quem visita o hospital é a situação em que se encontra as instalações físicas, o que necessita urgentemente de uma ampla reforma e modernização, bem como a imediata substituição de todos os equipamentos médicos, quais já estão ultrapassados e gastos, devido ao longo período de uso. 
Apesar do esforço dos diretores da APAMIM (associação mantenedora do hospital), não há como reverter o estado vivenciado, pois mesmo recebendo recursos do governo municipal, os mesmos não suprem toda a demanda. Por isso é que existe hoje, interesse real por parte do prefeito Evanildo, de que profissionais do seu governo venham a administrar aquela casa de saúde, porque dessa forma o próprio município poderá investir bem mais, sem infringir nenhum processo legal.
O prefeito ponderou que em nenhum momento aceitará que seja cobrado qualquer custo à população, no que diz respeito ao uso desta, ou seja, segundo palavras do próprio gestor, em Mauriti a saúde deve e sempre será totalmente gratuita; “ninguém pagará um centavo que seja para ter atendimento em saúde neste município”, disse Evanildo.
O gestor afirmou ter um compromisso com a sociedade mauritiense e frisou que em sua campanha, prometeu publicamente que um dos pilares de sua gestão caso eleito fosse, seria uma saúde de qualidade para todos indistintamente.
“Dei minha palavra ao povo da minha terra e por esse motivo haverei de honrar com todos os meus compromissos, pois sei o quanto muitas famílias neste município necessitam do nosso amparo, da nossa responsabilidade para com aqueles que nos tem confiança e assim será em minha administração”, finalizou o prefeito

GOVERNO MUNICIPAL DE MAURITI REALIZA SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO



1 – OBJETO 
1.1. O Município de Mauriti, através do seu Prefeito, torna pública a realização de seleção de pessoal, por prazo determinado, para trabalharem no PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da RESOLUÇÃO Nº 44 DE 05 DE SETEMBRO DE 2012. 
1.2. Integram este instrumento convocatório, dele fazendo parte como se transcritos em seu corpo, os seguintes anexos: Anexo I - Discriminação dos pré-requisitos técnicos exigidos por função; Anexo II - Modelo de declaração a ser apresentada pelos interessados; Anexo III - Planilha de distribuição estimativa de vagas/funções; Anexo IV – Cronograma de Atividades referentes ao Processo Seletivo.
1.3. A seleção ocorrerá através de uma única fase correspondente a uma entrevista. 
2 – CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 
2.1. O Programa Brasil Alfabetizado é uma parceria da Prefeitura de Mauriti, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o MEC. O Programa é destinado à alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, sendo uma forma de acesso à cidadania e ao despertar do interesse pela elevação da escolaridade. No ano de 2013, serão atendidos alfabetizandos, na zona urbana e zona rural do município. 
2.2. O Programa Brasil Alfabetizado atende jovens maiores de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados, doravante denominados alfabetizandos, de acordo com as condições de efetiva participação dessas pessoas em turmas de alfabetização. 
2.3. Em Mauriti os cursos de alfabetização terão a duração e carga horária de oito meses, no mínimo, trezentas e vinte horas-aula, 10 horas semanais.
2.4. Os alfabetizadores selecionados deverão mobilizar os alfabetizandos e formar as suas turmas. O número de alfabetizandos em cada turma de alfabetização deverá obedecer aos seguintes parâmetros: 
I- nas áreas rurais, mínimo de sete e máximo de vinte e cinco alfabetizandos por turma; 
II- nas áreas urbanas, mínimo de catorze e máximo de vinte e cinco alfabetizandos por turma. 
2.5. As turmas de alfabetização deverão funcionar em espaços ou locais de uso público, garantindo-se as condições de infraestrutura necessárias para seu funcionamento. Só será admitida a abertura de nova turma em local e horário em que já existam turmas em funcionamento, quando estas não comportarem todos os novos alunos. Os alfabetizadores que montarem duas turmas deverão ter no mínimo uma hora de intervalo para iniciarem a próxima turma. 
2.6. Serão selecionados os seguintes profissionais: 
- Alfabetizadores-coordenadores – 10 (dez), conforme as turmas formadas; 
- Alfabetizadores – 50(cinqüenta), conforme a necessidade mediante a formação de turmas; 
3- O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO alia teoria e prática, formação e ação, educação, trabalho e participação cidadã, para que se obtenha plena inserção do jovem à sociedade. Os profissionais selecionados para execução do programa serão submetidos à formação inicial e continuada, para se adequarem à dinâmica pedagógica integrada que o caracteriza em conformidade com a Resolução/FNDE nº 44 DE 05 DE SETEMBRO DE 2012. 
3.1. Os profissionais que pretendem trabalhar na execução do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO participarão da seleção dos alfabetizadores e alfabetizadores-coordenadores de turmas será realizada por intermédio de chamada pública, obedecendo aos seguintes critérios: 
1º A seleção dos alfabetizadores deverá considerar que o candidato deve: 
I - ser preferencialmente professor de rede pública de ensino; 
II - ter, no mínimo, formação de nível médio completo; 
III - ter e comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente no Programa Brasil Alfabetizado e em educação de jovens e adultos; 
IV - ser capaz de desempenhar todas as atividades descritas para os alfabetizadores no (Anexo I); 
V- cursos de formação na área de Educação de Jovens e adultos com carga horária mínima de 40 horas; 
VI- Não receber simultaneamente bolsas de outros programas do governo federal; 
2º A seleção dos alfabetizadores-coordenadores de turmas deverá considerar que o candidato deve: 
I - ser preferencialmente servidor de rede pública de ensino; 
II - Ter formação de nível superior em Educação, já concluída ou em curso; 
III - ter e comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente no Programa Brasil Alfabetizado e em educação de jovens e adultos; 
IV - ser capaz de manter controle sobre o trabalho em desenvolvimento nas turmas e de desempenhar todas as atividades descritas para os alfabetizadores-coordenadores de turmas no (Anexo I); 
V- ter cursos de formação na área de Educação de Jovens e adultos com carga horária mínima de 40 horas; 
VI- Não receber simultaneamente bolsas de outros programas do governo federal; 

4. BOLSAS DE PAGAMENTO PARA VOLUNTÁRIOS DO PBA
4-1- As bolsas concedidas no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado são destinadas a voluntários que assumem atribuições de alfabetizador e alfabetizador-coordenador de turmas, conforme os parágrafos 1º, 3º, 4º e 5º do art. 11 da Lei nº 10.880/2004 e do Decreto nº 6.093/2007. 
A título de bolsa, o FNDE/MEC pagará aos voluntários cadastrados e vinculados a turmas ativas no SBA os seguintes valores mensais: 
I - bolsa classe I: R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais para o alfabetizador; 
II - bolsa classe II: R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais para os alfabetizadores-coordenadores. 
5. DAS VAGAS DESTINADAS A PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA 
5.1- Às pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do art. 37 da Constituição da República e na Lei nº 7853, de 24/12/1989 é assegurado o direito de inscrição para os cargos de Seleção Pública simplificada cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. 
5.2- É assegurado aos candidatos portadores de deficiência o direito de se inscreverem na presente seleção pública simplificada para os cargos indicados no item 3(três) deste edital. 
5.3- Os candidatos portadores de deficiência deverão apresentar atestado médico comprovando a sua deficiência. 
6 – DAS INSCRIÇÕES 
6.1. São requisitos para inscrição: Os profissionais interessados deverão preencher ficha de inscrição que lhe será fornecida no local da inscrição, juntamente com a declaração assinada pelo chefe imediato ou contagem de tempo na rede pública, declaração de comprovação de experiência anterior no PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO ou na educação de Jovens e adultos, cópia do diploma ou histórico escolar de formação, cópia de certificados de cursos de formação na área de Educação de Jovens e adultos com carga horária mínima de 40 horas e modelo de inscrição do cargo pretendido conforme relação que se encontra no Anexo I deste, declaração de portador de deficiência caso precise, declaração que não recebe nenhuma bolsa do governo federal. 
6.2. Deverão ser entregues também as fotocópias dos documentos de estado civil, documento de identidade, CPF, comprovante de endereço, formação compatível com os requisitos da função; 
6.3. O profissional interessado somente poderá se candidatar para uma das funções previstas acima, por não ser permitido o acúmulo de bolsas. 
6.4. As documentações deverão ser entregues no período de 23.1.2013 a 29.1.2013, no horário de expediente da Secretaria Municipal de Educação(8h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00), situada na rua Chagas Sampaio, 539, aos servidores que serão designados mediante Portaria subscrita pela Secretária de Educação e, amplamente divulgada, antes do início do período de inscrição. Pedidos de inscrição apresentados em período ou local diverso, não serão apreciados pela Comissão Organizadora da presente Chamada Pública. O candidato será responsável pela exatidão das informações contidas no seu pedido de inscrição; Somente serão recebidas inscrições entregues pessoalmente pelo candidato ou seus prepostos, sendo necessária a apresentação de procuração. 
7–PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO 
7.1. A Comissão Especial de Seleção do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO da Secretaria Municipal de Educação, será responsável pela seleção dos profissionais que atendam aos requisitos técnicos exigidos neste instrumento convocatório, mediante entrevista. 
7.2. As vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de classificação dos aprovados no processo seletivo. 
7.3. A prova de entrevista será realizada pela Comissão Especial de Seleção do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, onde serão abordados temas atinentes ao Programa Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos, bem como sobre Didática.
7.4. O processo seletivo seguirá o cronograma disponibilizado no Anexo IV do presente Edital.
7.5. A ordem de classificação dos aprovados será divulgada, mediante Edital, a ser publicado nos diversos órgãos públicos municipais, bem como na Emissora de Rádio local dia 15.2.2013, bem como afixado no átrio da Secretaria Municipal de Educação e na sede da prefeitura Municipal de Mauriti. 
7.5. Até o dia 23(vinte e três) de fevereiro de 2.013 os classificados serão comunicados para uma reunião de orientação do Programa Brasil Alfabetizado. 
8– DISPOSIÇÕES GERAIS 
8.1. Será facultado à Comissão Especial de Seleção do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO promover diligências destinadas à aferição dos critérios de seleção. 
8.2. Este procedimento de seleção não implica direito à contratação do profissional. Os profissionais que trabalharão no Programa serão voluntários e receberão bolsas do FNDE/MEC por intermédio de sistemas informatizados (SBA e SGB). 
8.3. Havendo necessidade, poderão ser ampliados os números de profissionais selecionados para preenchimento de vagas do PBA, conforme a formação de turmas. 
8.4. Os profissionais selecionados receberão formação inicial e continuada para as ações do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO por um período de março a novembro, em regime de 8h/dia, sendo obrigatória a participação destes na formação, caso não aconteça à participação do mesmo poderá ser eliminado a sua bolsa. O tempo de formação inicial não incidirá como tempo de serviço para nenhum fim de direito. 
8.5. Ao participar desta seleção, os profissionais interessados demonstram integral conhecimento e anuência com todas as suas condições, bem como com todas as condições estabelecidas para eventual adesão e exercício da função junto ao PROGRAMA BRASIL 
ALFABETIZADO. 
8.6. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Especial de Seleção do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO. 
8.7. Outras informações poderão ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Educação, em sua sede situada na Rua Chagas Sampaio, 539, Centro, nesta cidade de Mauriti, Estado do Ceará ou pelo telefone (88) 35521450.
Mauriti-CE, 16 de janeiro de 2013.

ANEXO I
ATRIBUIÇÕES DOS EXERCENTES DAS BOLSAS OFERECIDAS NO PROCESSO SELEITVO
1- ALFABETIZADOR 
O alfabetizador está ciente de que: 
a) fará trabalho voluntário de alfabetização em turma com até 25 alfabetizandos, com carga horária total entre 320 horas/aula (correspondentes entre 8 meses de duração do Projeto, de acordo com o planejamento do executor) e carga horária semanal mínima de 10 horas, com duas horas por dia – ou excepcionalmente com outra carga diária, de acordo com as especificidades do projeto pedagógico a ser executado – podendo ser incluídas na turma,no máximo, 3 pessoas com deficiência que demande metodologia, linguagem e código específicos; 
b) seu trabalho voluntário será supervisionado por um coordenador de turmas, formalmente designado pelo executor; 
c) desenvolverá, com o auxílio do coordenador de turmas, ações relacionadas ao controle mensal da freqüência dos alfabetizandos; 
d) deverá participar de encontros de capacitação promovidos pelo executor, visando ao máximo desempenho dos alfabetizandos, bem como deverá realizar visitas domiciliares às famílias dos alfabetizandos de sua turma para acompanhamento e motivação dos alunos, visando à sua permanência em sala de alfabetização e posterior continuidade nos estudos; 
e) o trabalho voluntário de alfabetização será realizado sem nenhum tipo de remuneração, não se considerando para este efeito a bolsa que lhe será concedida, a título de atualização e custeio, nos termos do § 7° do art. 5° do Decreto n° 6.093, de 24/4/2007 (que determina que as bolsas para custeio das despesas com as atividades de alfabetização não poderão ser recebidas cumulativamente e não se incorporarão ao vencimento, salário, remuneração ou proventos do professor, para qualquer efeito, não podendo ser utilizadas como base de cálculo para quaisquer vantagens ou benefícios trabalhistas ou previdenciários, de caráter pessoal ou coletivo, existentes ou que vierem a ser instituídos, inclusive para fins do cálculo dos proventos de aposentadoria e pensões, configurando-se como ganho eventual para os fins do disposto na legislação previdenciária); 
f) quando desejar e sem qualquer ônus, poderá desvincular-se do Projeto e cessar a prestação do serviço voluntário de alfabetizador, bastando que comunique sua decisão ao executor previamente, para que não haja interrupção no processo de alfabetização dos jovens e adultos 
sob sua orientação; 
g) autoriza o FNDE/MEC, conforme o caso, bloquear ou estornar valores creditados na conta benefício, mediante solicitação direta ao agente financeiro depositário dos recursos, ou proceder ao desconto nos pagamentos subseqüentes, nas seguintes situações:
1) ocorrência de depósitos indevidos; 
2) determinação do Poder Judiciário ou requisição do Ministério Público; 
3) constatação de irregularidades na comprovação da freqüência do bolsista; e 
4) constatação de incorreções nas informações cadastrais do bolsista. 
h) restituirá ao FNDE, no prazo de 15 (quinze) dias a contar do recebimento da notificação, os valores de que trata a letra “g”, caso inexista saldo suficiente na conta-benefício específica e não haja pagamentos futuros a serem efetuados; 
i) informará ao coordenador de turmas sobre mudanças em relação a seu endereço pessoal e ao local de funcionamento da turma bem como sobre quaisquer alterações cadastrais dos dados relativos aos alfabetizandos; 
j) o pagamento da bolsa poderá ser automaticamente interrompido caso não seja cumprida qualquer das condições estabelecidas neste Termo de Compromisso. 
2-Do trabalho voluntário do coordenador de turmas 
Todas as turmas deverão ser acompanhadas por alfabetizadores-coordenadores de turmas, em contato direto com os alunos, respeitados os seguintes parâmetros: 
I - para fazer jus ao recebimento de bolsa paga pelo FNDE/MEC, cada alfabetizador-coordenador deverá acompanhar cinco turmas de alfabetização ativadas no mesmo período; 
II - o alfabetizador-coordenador que acompanhar de uma a quatro turmas de alfabetização ativas terá a bolsa paga pelo EEx, com recursos próprios; 
III - o alfabetizador-coordenador deverá visitar cada uma das turmas sob seu acompanhamento, para acompanhar o desenvolvimento do trabalho de alfabetização, registrando as informações sobre a visita, conforme relatório de visita disponível no SBA; 
IV - se, durante o processo, uma das cinco turmas sob o acompanhamento do alfabetizador coordenador for cancelada, ele deixará de fazer jus à bolsa pagamento. O coordenador de turmas está ciente de que: 
a) terá as atribuições de coordenar e acompanhar in loco o trabalho desenvolvido nas turmas de alfabetização de jovens e adultos sob sua responsabilidade; acompanhar a aprendizagem dos alfabetizandos; selecionar, com o gestor local, o material didático a partir de guia fornecido pelo FNDE/MEC; fazer a supervisão pedagógica da estratégia de alfabetização nas turmas; planejar em conjunto com o gestor local, a formação continuada dos alfabetizadores e as ações de fomento à leitura; 
b) terá suas atividades voluntárias supervisionadas pelo gestor local, formalmente designado pelo executor; 
c) identificará e relatará ao gestor local as dificuldades de implantação do Programa; supervisionará a distribuição do material escolar, pedagógico e literário, a aplicação e lançamento dos testes cognitivos de “entrada” e de “saída” disponibilizados pelo MEC por intermédio da SECAD; informará a situação final dos alfabetizandos; supervisionará a implantação das ações relacionadas ao registro civil, aos exames oftalmológicos e à distribuição de óculos, bem como aquelas voltadas à continuidade dos estudos dos alfabetizandos no sistema regular de Educação de Jovens e Adultos; 
d) desenvolverá, em parceria com o gestor local, ações relacionadas ao controle e à supervisão da freqüência dos alfabetizandos, consolidando as informações em um relatório mensal de freqüência; 
e) prestará mensalmente ao gestor local informações relativas à permanência, interrupção, substituição ou cancelamento da participação no Programa dos alfabetizadores sob sua supervisão; 
f) participará de encontros de capacitação inicial e continuada promovida pelo executor, visando ao aprimoramento de seu desempenho e do trabalho pedagógico dos alfabetizadores, bem como realizará visitas presenciais a todas as turmas de alfabetização sob sua responsabilidade, conforme freqüência indicada no PPALFA, para acompanhar e avaliar os resultados das atividades desenvolvidas em sala; 
g) o serviço voluntário de coordenação de turmas no Programa será realizado sem qualquer tipo de remuneração, não se considerando para este efeito a bolsa que lhe será concedida, a título de atualização e custeio, nos termos do § 7° do art. 5° do Decreto n° 6.093, de 24/4/2007 (que determina que as bolsas para custeio das despesas com as atividades de coordenação de turmas não poderão ser recebidas cumulativamente e não se incorporarão ao vencimento, salário, remuneração ou proventos do professor, para qualquer efeito, não podendo ser utilizadas como base de cálculo para quaisquer vantagens ou benefícios trabalhistas ou previdenciários, de caráter pessoal ou coletivo, existentes ou que vierem a ser instituídos, inclusive para fins do cálculo dos proventos de aposentadoria e pensões, configurando-se como ganho eventual para os fins do disposto na legislação previdenciária); 
h) quando desejar e sem qualquer ônus, poderá desvincular-se do Projeto e cessar a prestação do serviço voluntário de coordenador de turmas, bastando que comunique sua decisão ao executor previamente, para que não haja interrupção no processo de acompanhamento das turmas de alfabetização dos jovens e adultos sob sua supervisão; 
i) autoriza o FNDE/MEC, conforme o caso, bloquear ou estornar valores creditados na conta benefício, mediante solicitação direta ao agente financeiro depositário dos recursos, ou proceder ao desconto nos pagamentos subseqüentes, nas seguintes situações:
1) ocorrência de depósitos indevidos; 
2) determinação do Poder Judiciário ou requisição do Ministério Público; 
3) constatação de irregularidades na comprovação da freqüência do bolsista; e 
4) constatação de incorreções nas informações cadastrais do bolsista. 
j) restituirá ao FNDE, no prazo de 15 (quinze) dias a contar do recebimento da notificação, os valores de que trata a letra “i”, caso inexista saldo suficiente na conta-benefício específica e não haja pagamentos futuros a serem efetuados; 
k) informará ao executor sobre eventuais mudanças em relação ao endereço ou local de funcionamento das turmas, bem como sobre alterações em quaisquer dados cadastrais de alfabetizandos e alfabetizadores; 
l) o pagamento da bolsa poderá ser automaticamente interrompido caso não seja cumprida qualquer das condições estabelecidas neste Termo de Compromisso.

ANEXO II
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DE PROFISSIONAIS PARA TRABALHAREM NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO NO MAURITI - CEARÁ 
Nº INSCRIÇÃO: 
DEFICIENTE: ( ) SIM ( ) NÃO 
Tipo de deficiência
NOME(Sem abreviações) 
RG CPF
DATA DE NASCIMENTO ESTADO CIVIL 
ENDEREÇO COMPLETO PARA CORRESPONDÊNCIA (Rua, Avenida, Praça, etc.)
TELEFONE E-MAIL 
BOLSA PRETENDIDA 
Declaro que atendo todas as exigências contidas no edital de abertura de inscrição e que estou de acordo com as regulamentações nele contida, bem como estou ciente de que constatada a inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que comprovadas posteriormente, serei eliminado do PROCESSO SELETIVO, anulando-se todos os atos decorrentes de minha inscrição. 

Mauriti(Ce), _______ de janeiro de 2013.

Assinatura:__________________________________________

ANEXO III
BOLSA CARGA HORÁRIA SEMANAL ESCOLARIDADE VAGAS VALOR DA BOLSA(R$)
ALFABETIZADOR 10 ENSINO MÉDIO 50 400,00
COORDENADOR ENSINO SUPERIOR 10 600,00

ANEXO IV
CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
DATA EVENTO
23.1.2013 Início do período de inscrição
29.1.2013 Encerramento do período de inscrição
30.1.2013 Publicação do Edital contendo as inscrições que implementaram as condições previstas no Edital
31.1.2013 Recurso referente ao Edital publicado em 29.1.2013 
1.2.2013 Edital com resultado dos Recursos referentes ao Edital Publicado em 29.1.2013
5.2.2013 Entrevista do Processo Seletivo
7.2.2013 Publicação do Edital contendo a classificação dos aprovados na Entrevista
8.2.2013 Recurso referente ao Edital publicado em 6.2.2013
15.2.2013 Edital com resultado dos Recursos referentes à Entrevista
18.2.2013 Edital com a Classificação Final

KEILA MARIA SAMPAIO LEITE MARQUES
Secretária Municipal de Educação

FRANCISCO EVANILDO SIMÃO DA SILVA
Prefeito Municipal de Mauriti-CE

PREFEITO EVANILDO SIMÃO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL COM ENSINO INTEGRAL EM MAURITI



Em participação por telefone ao Jornal da União (União FM - Mauriti), o prefeito municipal de Mauriti, Evanildo Simão, fez o anuncio de que em sua última estadia em Brasília, firmou parceria com o Ministério da Educação, durante reunião realizada no plenário da câmara dos deputados, para que o município possa iniciar a construção de uma escola de nível fundamental e que venha a ofertar gratuitamente ensino integral, o que seria a primeira do gênero implantada na cidade, uma vez que já existe uma unidade de ensino integral, porém a nível profissionalizante.
O Programa de ensino integral foi proposto a partir da análise e estudos de experiências nacionais (municipais e estaduais) e internacionais, como uma alternativa às demandas que hoje se apresentam para a educação pública. O Programa visa garantir as melhores condições de conclusão da educação básica, com ganhos significativos em termos de rendimento e desempenho escolar.
O ensino integral oferece aos jovens que nele ingressa a oportunidade de vivenciarem um currículo sólido, diferenciado, dedicado ao desenvolvimento de suas habilidades e competências para que possam se preparar diariamente para o exercício de uma vida produtiva, com capacidade de inovar, apropriar-se e abrir possibilidades de gerar novas tecnologias, novas soluções para o convívio em sociedade e por fim avanços e melhorias na qualidade de vida.
Evanildo não escondeu sua euforia em fazer o anuncio, pois segundo ele, isso representa um grande avanço na educação pública municipal de Mauriti e mais ainda, um sonho que ele começa a sentir a partir, dos esforços do seu governo, em vê-lo tornar-se realidade e que mudará a vida de crianças e adolescentes que desfrutarão de mais essa conquista educacional.
“Sem dúvidas, sempre tive o sonho de mudar radicalmente os quadros educacionais do nosso município e o que é melhor que tudo isso já está acontecendo. Tenho mantido contatos diariamente com Brasília, com o estado para que juntos, possamos brevemente iniciar as obras aqui no município, o que deveremos estar nos utilizando das edificações da Escola Umberto Bezerra, transformando e aprimorando toda a sua infraestrutura para que lá, instalemos mais essa importante unidade educacional”, destacou o prefeito.
Evanildo frisou ainda que já de foi firmada a parceria e que tão logo seja direcionado os recursos e passado todo o processo licitatório, começarão as obras para adequação de todo o espaço a ser utilizado para a primeira e mais nova Escola de Ensino Fundamental em tempo Integral de Mauriti.
Por – Raphael Caldas

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...