14 novembro, 2014

ACONTECEU NO CARIRI... ? SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INFORMA AOS PAIS A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO.

Assessoria de Imprensa - PMB




A secretaria de Educação de Barbalha informa a realização da ANA – (Avaliação Nacional da Alfabetização), que  será realizada em Barbalha, no período de 17 a 20 de novembro de 2014, e tem como objetivo, aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º Ano do ensino fundamental das escolas públicas, com até 10 alunos nesta série.  
Um dia para o teste de Língua Portuguesa (leitura e escrita) 
Um dia para o teste de Matemática.
A ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) é um Instrumento criado pelo PNAIC, (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa), com objetivo de realizar um diagnóstico dos níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática. Ao final do Ciclo de Alfabetização, conforme se verifica no art. 1º, inciso I, da Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012.como também , oferecer condições  de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
A Secretaria de Educação  vem firmar o compromisso e a colaboração dacomunidade escolar, durante e após aplicação da avaliação, pois, o envolvimento  de todos é muito importante, para que os resultados da ANA possam ser apurados com qualidade. Resultados que nortearão a escola, a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação, a melhorar a qualidade do Ciclo de Alfabetização no país. 

ACONTECEU NO CARIRI... ? DEFINIÇÃO DA EQUIPE: Camilo formaliza transição.


                                      Image-0-Artigo-1740957-1

A deputada Rachel Marques explica que não há crise interna no PT gerada pela proximidade de Camilo Santana com o PROS de Cid Gomes.
O governador eleito Camilo Santana definiu ontem a equipe que vai comandar a transição junto ao Governo do Estado. Estão no grupo a próxima vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o deputado estadual Mauro Filho, o chefe do gabinete do Governo, Danilo Serpa, e o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Carlos Eduardo Sobreira, além do engenheiro e pai de Camilo, Eudoro Santana. As reuniões começam na próxima semana.
Hoje pela manhã, Camilo Santana participa de encontro com lideranças do PT sobre o balanço do desempenho do partido nas eleições no âmbito estadual e nacional. A deputada estadual Rachel Marques (PT), que não conseguiu se reeleger, destacou que os correligionários analisarão como a agremiação se saiu em relação à presidente Dilma, ao governador eleito Camilo Santana e aos demais parlamentares. "Não existe nenhum clima tenso", afirmou.
Crise
A deputada, que chegou a subir à tribuna para desmentir boatos de crise dentro do partido em razão da proximidade de Camilo com o PROS, declarou que o diretório entende que o governador eleito é do PT e que faz parte de uma coalizão. "É um governo que nós compomos com outros partidos e, de maneira especial, com o PROS", apontou Rachel. "O partido majoritário na aliança é o PROS, demonstrou nas urnas, isso não é problema", acrescentou Dedé Teixeira.
Para o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PROS), Camilo está conversando com todos os setores da sociedade e com os partidos, tendo se reunido com 18 presidentes das legendas da coligação para anunciar a criação de um conselho político. Na visão do parlamentar, o destaque do PROS na aliança se dá em razão do volume de representantes, além de importantes lideranças, como o governador Cid Gomes, o secretário da Saúde, Ciro Gomes, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
"O PROS, por ser o partido maior, deu mais visibilidade (à campanha de Camilo), porque nós temos o governador, o grande companheiro secretário de saúde, determinante nesta campanha, que é o Ciro Gomes, elegemos doze deputados estaduais e a maioria dos candidatos era do PROS. Quer dizer, (o partido) teve um destaque bem maior nessa eleição. Mas os outros partidos, temos aqui o PCdoB, que elegeu dois deputados e também deu sua contribuição para a eleição do Camilo, como todos os partidos (da coligação)", justificou Zezinho.
Para o petista Professor Pinheiro, a relação do PT com o PROS é natural, levando em conta que ambos defendem o mesmo projeto. "Você tem que ter sustentação política. O maior partido na Assembleia é o PROS. Então tem que ter uma relação boa com o PROS e uma relação programática com o PT", pontuou o parlamentar.
Transição
Segundo o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque, Camilo Santana deverá montar sua equipe de transição de governo a partir da próxima semana. "Com tudo muito computadorizado, muito rápido hoje, ele (Camilo) já tem a senha (do governador). Com o recebimento da senha que o governador Cid Gomes passou, ele tem acesso a todos os dados do Estado e está formando a sua equipe de transição", alegou o deputado.
Segundo Dedé Teixeira, antes de definir o secretariado, Camilo Santana vai visitar todas as secretarias do Estado para avaliar o andamento das pastas. "Ele (Camilo) tem interesse de visitar todas as secretarias até para discutir todo ordenamento, o que cada secretaria está fazendo, que projetos transpõem para o próximo ano". E complementa: "Como ele foi secretário, conhece um pouco, quer sintonizar um pouco isso para, em cima desses dados, ele, com a equipe de transição, começar a construir o seu futuro governo".

ACONTECEU NO CARIRI... ? UPA EM BARBALHA EM FASE DE CONCLUSÃO.


Assessoria de Imprensa - PMB

Barbalha ganhará mais um equipamento para a saúde pública no Governo de Zé Leite
Com os trabalhos em ritmo acelerado a UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que está sendo construída na Rua Major Sampaio no bairro do Rosário, estar sendo concluída em breve, servirá para ampliar o atendimento de média complexidade, além de diminuir as filas nos hospitais evitando assim, a superlotação dos mesmos.
A obra está com toda sua parte estruturante pronta em toda sua parte física. A UPA fica paralela a UFC e, será mais uma unidade de saúde de referência para o município barbalhense. Graças aos esforços do Governo Municipal em suas parcerias com o Governo do Estado e Governo Federal, através do Ministério da Saúde por ser também, referência e compromissado com suas finanças; a cidade ganha essa unidade de saúde que vai beneficiar em muito a população, melhorando cada vez mais, a saúde pública.
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. 
As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames, leitos de observação e consultórios.

Galeria de Fotos


ACONTECEU NO CARIRI... ? JUAZEIRO DO NORTE Gestão municipal dos mercados ainda apresenta deficiências.


Limpeza, segurança e até energia elétrica precárias são situações ainda mantidas nos locais de vendas.


Image-0-Artigo-1736908-1

Juazeiro do Norte. Pouco mais de um mês após o retorno da administração dos mercados públicos de Juazeiro do Norte à municipalidade, em obediência a uma determinação judicial, permissionários que atuam nos espaços de comercialização ainda reclamam da falta de ações que resultem na melhoria da infraestrutura, limpeza e segurança dos equipamentos. Conforme os permissionários, o risco de incêndios é iminente por conta da precariedade da rede de energia, que atravessa grande parte da estrutura do telhado dos mercados públicos.
Os comerciantes que atuam nos mercados Senhora Santana, Pirajá, Pio XII, Raimundo Viana e Triângulo, também reclamam da continuidade de aparecimento de insetos e animais, como baratas e ratos, devido ao acúmulo de lixo nas imediações dos equipamentos. A insegurança, gerada por roubos e assaltos, que acontecem quase que diariamente nos locais, é outro motivo de queixas levantadas pelos comerciantes.
Invalidado
Até o último dia 25 de setembro, a administração dos equipamentos era realizada pela empresa SR. Empreendimentos. O contrato celebrado entre a empresa e o município foi invalidado pela Justiça, após suspeitas de fraude no processo licitatório que resultou na concessão de diversos equipamentos públicos, dentre eles os mercados, à empresa. No mercado Senhora Santana, localizado no Centro da cidade, a situação é de preocupação por conta de uma obra que foi iniciada pela antiga administração e que, até hoje, não foi concluída.
Comerciantes do local se dizem prejudicados e afirmam que os prejuízos contabilizados pela falta de infraestrutura superam 90% de perda mensal de comercialização. "Aqui não tem mais jeito. Ação mesmo, não vi nenhuma até agora", afirmou um permissionário que pediu para não ser identificado por medo de perder o ponto de vendas.
Para o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público do Pirajá, Cláudio Lacerda, a Prefeitura de Juazeiro do Norte ainda não assumiu, de fato, a administração dos equipamentos. Segundo ele, a responsabilidade em torno de alguns benefícios efetivados nos equipamentos nos últimos dias tem sido das Associações de Permissionários. "Nós estamos aguardando que o município assuma de verdade os mercados públicos, com o objetivo que estes equipamentos possam funcionar em melhores condições. Até agora, infelizmente, não há nenhuma ação direta desenvolvida pelo município neste sentido", afirma.
Conforme o representante, a gestão municipal teria prometido iniciar ações de recuperação dos equipamentos tão logo findasse o período eleitoral. No entanto, até agora, o trabalho não foi iniciado. "As poucas melhorias que aconteceram, até agora, são fruto de ações das Associações. O município precisa cuidar, e rápido, da reestruturação dos telhados destes equipamentos, tendo em vista a aproximação da quadra invernosa", observa Cláudio Lacerda.
Image-1-Artigo-1736908-1
Desocupação
O presidente da entidade ressaltou, ainda, a necessidade da desocupação da área originalmente construída para o uso de carga e descarga de mercadorias. Atualmente o espaço vem sendo utilizado por comerciantes que adquiriram a condição de uso junto à antiga administradora.
Além das demandas que precisam ser sanadas no interior dos equipamentos, outra situação também chama atenção: o número de feirantes ambulantes que atua nos arredores dos espaços públicos. Somente no quadrilátero do mercado do Pirajá, existem cerca de 200 barracas funcionando. Todas elas erguidas por sobre a via de rolamento de veículos. O ambulante Cícero Clécio da Luz se diz preocupado com a situação. Ele teme que, com a transferência dos ambulantes, haja perda de freguesia. "Se não tiver um local que ofereça melhoria, as pessoas não vão sair daqui pra comprar em outro lugar mais distante", avalia.
No fim do mês passado, o prefeito do município, Raimundo Macedo, baixou decreto contendo medidas para o ordenamento dos mercados públicos da cidade. O documento estabelece, dentre outros itens, que cada permissionário ficará limitado ao espaço do seu box, banca ou pedra, não sendo permitido avanço fora da área demarcada. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos, Silva Lima, as medidas contidas no decreto fazem parte de um elenco de ações que estão sendo adotadas dentro do projeto de ordenamento dos mercados públicos.
"Nós estamos trabalhando para que os mercados possam voltar a oferecer segurança, qualidade e conforto aos usuários destes equipamentos. No entanto, não há como esperar que num espaço pouco maior que trinta dias se resolvam todas as dificuldades. Hoje, todos os mercados contam com segurança armada e, em contato com o Corpo de Bombeiros, solicitamos que um laudo seja apresentado para que possamos iniciar a melhoria da rede de energia", disse.
Mais informações:
Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos
Avenida Ailton Gomes, S/N
Telefone (88) 3566-1044
Parque Ecológico das Timbaúbas

Roberto Crispim
Colaborador

ACONTECEU NO CARIRI... ? STDS E COMISSÃO DO PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA ENCERRA REUNIÕES PREPARATÓRIAS NAS COMUNIDADES.


        Assessoria de Imprensa - PMB

Essas reuniões preparatórias do Programa Minha Minha Vida, tiveram o objetivo de esclarecer todo projeto de habitação popular, através do Governo Federal que estar sendo implantado em Barbalha em parceria com a Prefeitura:
Encerrou na última segunda-feira 10 de novembro, uma série de reuniões promovida pela Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Maria Tereza Amora e a comissão do Programa Minha Casa Minha Vida, através do Governo Municipal que levaram às diversas comunidades todas as informações concernentes às ações do Programa Minha Casa Minha Vida, programa de habitacional do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Barbalha.
Essas reuniões preparatórias do Programa Minha Minha Vida, tiveram o objetivo de esclarecer todo projeto de habitação popular, através do Governo Federal que estar sendo implantado em Barbalha. A comissão pôde mostrar todos os critérios para que os usuários possam obter sua moradia, através do cadastro posterior.
A secretária Maria Tereza Amora, reafirmou mais uma vez que, esses encontros com as comunidades nesse primeiro momento, tiveram o objetivo levar a conscientização e divulgar o programa, para que, já no segundo momento que irá acontece o cadastro, os usuários já estejam com toda documentação e, cientes da localização e conhecimento da própria moradia, mas, a secretária fortificou que esse momento foi somente de esclarecer, de como será o direito de quem poderá obter sua residência.
E depois dessas reuniões preparatórias, os usuários já ficaram sabendo quais são os documentos necessários, que deverão ser apresentados a comissão. No terceiro momento acontecerá a mobilização com os usuários, já para mostrar o local e, daí acontecerá o sorteio das Casas. 27% das 600 residências que estão sendo construídas na localidade do Barro Branco, já estão bem avançadas.
VEJA a onde aconteceram as reuniões: Malvinas, com moradores das localidades, Santa Terezinha; Casas Populares, Vila São José; Buriti e São Pedro. No bairro Bela Vista com as comunidades, do Santo André; Malhada; Santo Antônio e Conjunto Nassau. No Alto da Alegria; bairro do Rosário, com os moradores do Alto do Rosário e Nove Casas. No Sítio Coité, com as comunidades do sítio Macena, Monte Castelo, Sossego, e Tabuleiro. Com moradores do bairro Cirolandia. No Centro com os moradores do Conjunto Nossa senhora de Fátima. No Caldas, com representantes dos sítios Piquet, Pelo Sinal, Santa Cruz, Santo Antônio do Caldas, Betânia, Catolé, sítio Geraldo, Riacho do Meio, Água Fria, Pinheiro, Formiga, Rua Nova, Flores, Roncador, Silvério, São Joaquim, Coco e Santa Rita. No Barro Vermelho com moradores da Mata dos Araçás e Baixio dos Cordas; no Distrito de Arajara, com as comunidades do sítio Farias, Boa Esperança, Macaúba, Tabocas, Saco I e II, Luanda, Teresas, Solzinho e sítio Melo. Finalmente a reunião preparatória aconteceu na comunidade do Distrito de Estrela, com as comunidades do sítio Lagoa, e Muriçoca, na Escola Sebastião Santiago da Paz na última segunda-feira 10.
 

Galeria de Fotos


BRASIL: Acidentados de motos ocupam 70% dos leitos.


Hospital atende cerca de 35 vítimas de acidentes com moto por dia; situação é tratada como epidemia na unidade.




Os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas podem ser considerados um problema sem freio para a saúde pública do Estado. O maior hospital de traumas do Ceará, o Instituto Dr. José Frota (IJF), atende diariamente uma média de 35 acidentados. Esse número já chegou a 120 em apenas 24 horas. Hoje, 70% dos 461 leitos de internação da unidade são ocupados por pessoas que sofreram algum tipo de trauma com motos.
Em menos de cinco anos, mais de 50 mil motociclistas e passageiros foram atendidos na urgência do hospital. Em 2013, o IJF atendeu 6.300 pessoas vítimas de acidentes com motocicletas. Neste ano, de 1º de janeiro a 3 de novembro, o número subiu para 12.554 acidentados. Um crescimento de quase 100%. A situação chega a ser tratada como epidemia na unidade.
Um novo fator vem deixando os médicos em alerta. Há uma mudança no perfil das vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motos. Se, na última década, quase 100% dos acidentados eram homens, na faixa etária de 18 a 40 anos, hoje o IJF recebe uma grande demanda de mulheres, crianças, adolescentes e idosos. A explicação pode estar no crescimento de mulheres habilitadas no Ceará. Segundo dados estatísticos do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), 24.240 mulheres receberam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, que permite conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas. No primeiro trimestre deste ano, elas foram responsáveis pela emissão de 51.714 habilitações.
Crianças e adolescentes muitas vezes são passageiros e, em algumas ocorrências, os acidentes estão ligados à condução ilegal de motocicletas, já que ainda não possuem idade para tirar a carteira de habilitação.
Entre os idosos, a grande maioria sofreu o acidente enquanto estava na posição de passageiro. O diretor médico do IJF, Osmar Aguiar, explica que estes casos requerem uma maior atenção por parte das equipes médicas. "Pela avançada idade, esses pacientes já dão entrada no hospital em estado mais grave e com outras doenças associadas. Isso acaba prejudicando a recuperação desses pacientes", informa.
Os casos reincidentes também impressionam. O IJF chega a receber pacientes que estão em sua terceira internação por acidentes com motocicletas. Assim, as lesões se agravam e o tempo de recuperação é mais longo.

Locomoção
O motoboy Ermerson Nogueira, 31, faz parte desta estatística. Ele já sofreu quatro acidentes desde que passou a adotar a moto como principal meio de locomoção. O mais grave foi em 2012, quando Ermerson colidiu com um carro na Avenida Washington Soares, fraturou o pé e sofreu escoriações.
"Preciso da moto para trabalhar, pois é um transporte rápido e mais barato. Fiquei com medo e agora ando com muito mais cuidado. O problema é que tem motoristas que não respeitam as motos. É uma verdadeira guerra no trânsito aqui de Fortaleza", relata o motociclista.
O diretor médico do IJF ressalta que acidentes de trânsito muitas vezes deixam graves sequelas. Nas motocicletas, as mais frequentes são deformidades, limitação ou perda do movimento do membro atingido e até a amputação, que é realizada quando a lesão é irreversível.
Estatística
Estudo realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre acidentes envolvendo motociclistas chama atenção pelo elevado índice de ocorrências. No levantamento estatístico realizado entre os meses de janeiro e setembro de 2014, a PRF constatou que número de vítimas cresceu 45% em relação ao igual período do ano passado.
Os acidentes mais graves costumam acontecer nas noites de sábado (21%) e domingo (19%), principalmente entre 20h e 23h. Os mortos são, em sua maioria, do sexo masculino e com idade entre 25 e 30 anos.
Consequentemente, o aumento das mortes ocasionaram um crescimento no pedido ao seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), indenização paga à vítimas de acidentes de trânsito.
De acordo com levantamento da Segurado Líder, que controla o benefício no Brasil, 799 pessoas receberam o auxílio pela morte de algum familiar vítima de acidente envolvendo motocicletas no Ceará. O número é referente apenas ao primeiro semestre de 2014. Segundo o relatório, foram 678 motoristas e 121 passageiros que tiveram a indenização solicitada. O valor da indenização por morte no trânsito é de R$ 13.479,48.

ACONTECEU NO CARIRI... ? XIV MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA FOI UM SUCESSO E BARBALHA.


Assessoria de Imprensa - PMB

Com apoio da Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Cultura e Turismo, o SESC promoveu mais uma edição da Mostra SESC Cariri de Cultura.
A programação que começou no último dia 8 (sábado), com o show do cantor e sanfoneiro Chambinho do Acordeom; do cantor Geraldo Azevedo e banda, além do cantor Ney Alencar que lançou seu CD no Parque da Cidade.
Na XIV Edição da Mostra SESC Cariri de Cultura, outras apresentações culturais aconteceram no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira e no Parque da Cidade, com diversidades de espetáculos: Teatro, músicas, dança, apresentações folclóricas com a participação dos grupos da cultura popular, como Penitentes e Incelências, reisados e oficinas e tenda cultural fazendo assim, parte da Mostra SESC de Cultura.
Para o secretário de Cultura Antonio de Luna, essa XIV mostra de Cultura do SESC, teve um motivo especial, dando contra da importância da parceria proativa com a Prefeitura através da SCULT, trazendo a Barbalha, grandes nomes da cultura popular e contemporânea, fortalecendo assim, todo imaginário da nossa cultura. 
A 16ª Mostra SESC Cariri de Cultura, é um evento idealizado pelo Departamento Regional do Ceará, que trouxe ao Cariri um palco mais diversificado com as manifestações artísticas e culturais. E pôde chegar a 26 municípios do estado do Ceará, que receberam diversas apresentações culturais. Em Barbalha nos dias de apresentações, o público compareceu e elogiou o evento.
O secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna finalizou parabenizando o SESC, e disse que Barbalha voltou a ser pólo da Mostra SESC e, a tendência agora, é crescer essa parceria com a Prefeitura. 

Galeria de Fotos



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...