21 abril, 2012

Fãs de quadrinhos produzem mangá inspirado em Padre Cícero, no Ceará

         Mangá de 56 páginas foi criado por cinco jovens de Juazeiro do Norte.


Lançamento ocorre no próximo dia 29, em evento gratuito.


Diana VasconcelosDo G1 CE

Mangá apresenta traços no estilo shoujo, ou seja, estilo usado em mangás para meninas. (Foto: Katsu/Divulgação)
Os fãs do quadrinhos e desenho japoneses, os otakus, estão em várias partes do mundo, inclusive nas cidades do Cariri, interior do Ceará. E a paixão dos fãs criou um mangá bem regional. No próximo dia 29, nove jovens que integram o grupo denominado Katsu (“Vencer” em japonês) lançam o primeiro mangá inspirado na trajetória do Padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte.

Segundo o vice-presidente do grupo, Edson Gonçalves, o grupo existe há dois anos e promove atividades no Cariri voltadas para divulgação dos quadrinhos e desenhos japoneses. Há um ano e meio, pouco antes das festas de comemoração do centenário do Padre Cícero, o grupo decidiu produzir o mangá em homenagem ao padroeiro, aproveitando a oportunidade para reforçar o trabalho desenvolvido pelo Katsu.

“É complicado querer divulgar cultura japonesa em uma cidade de cultura totalmente regional como Juazeiro do Norte”, disse Gonçalves, explicando que o mangá foi a forma encontrada de dar visibilidade aos otakus do Cariri. A produção intitulada “Joaseiro” levou aproximadamente um ano para ficar pronta, segundo Gonçalves. “Visitamos museus, fizemos pesquisa histórica, buscamos conhecer os pontos turísticos que envolvem a trajetória do Padre Cícero”, afirma.

O resultado do ano de trabalho foram 56 páginas retratando o início da “missão” que, segundo os fieis, foi aceita por Padre Cícero quando ele ainda era jovem. “Nós falamos da chegada à Joazeiro [antigo nome da cidade] e dos problemas que ele [Padre Cícero] encontrou, como a da dependência com relação ao município do Crato. Este volume termina com a declaração de independência”, conta o vice-presidente do grupo.

Os criadores de “Joaseiro” afirmam ser influenciados por mangakas (desenhistas e roteiristas de mangás) especialistas no estilo shonen (mangás para meninos), como Takehiro Inoue autor de Vagabond; Akira Toriyama, autor da saga Dragon Ball; e Yoshihiro Togashi, autor de Yuyu Hakushô. Mas, escolheram o estilo shoujo (mangás para meninas) como traço oficial do quadrinho de Padre Cícero.

Cinco pessoas do grupo Katsu trabalharam diretamente na produção do quadrinho, outras quatro assumiram funções administrativa e de captação de recursos. “Agora que conseguimos apoio, a gente quer dar continuidade a história”. De acordo com Edson Gonçalves, a popularidade crescente e os preparativos para o lançamento do mangá Joazeiro, fez com que novas propostas surgissem para o grupo e, com elas a necessidade de agregar novos membros.

Uma delas é a transformação de alguns cordéis em mangás, estendendo a popularidade do estilo ao tradicionalismo do cordel cearense. Os responsáveis pela produção de “Joaseiro” estarão no evento de lançamento do mangá, o Sertão Otaku que ocorre nos dias 28 e 29 de abril no Sesc Juazeiro. O evento é gratuito.

Conheça os autores do “Joaseiro”:
Allan Fefferson – desenho, tons e cores
Israel de Oliveira – desenho e storyboard e arte final
Jefferson de Lima – arte final
Hiroyto Sobreira – roteiro
Tony Paixão – tratamento digital
Edson Gonçalves – publicação
Luís Monteiro – coordenador do projeto
Leandro da Silva – tesoureiro
José Fábio Vieira – presidente

Polícia apreende três espingardas e socorre dois casos de violência doméstica

                                  A operação foi coordenada pelo Tenente George
               Em operações distintas na tarde desta quinta-feira, a polícia de Mauriti apreendeu armas e no final do período vespertino foi acionada para socorrer jovens agredidas ou ameaçadas. Por volta das 12h30min, no Distrito do Buritizinho na zona rural de Mauriti, os PMs prenderam três agricultores residentes naquele distrito com espingardas. Cícero Pereira de Sousa, de 39, João Rodrigues dos Santos, de 70, e José Vieira dos Santos, de 56 anos.


          Cícero mora na Rua da Paz e tinha em casa uma espingarda calibre 28 com três cartuchos deflagrados e um intacto. João reside na Rua José Furtuoso, 51 e era dono de uma espingarda calibre 32 CBC com 18 cartuchos intactos e dois deflagrados, enquanto José mora na Rua José Furtuoso e possuía outra espingarda calibre 32 com quinze cartuchos, sendo 13 intactos. A operação foi coordenada pelo Tenente George com o apoio dos Soldados Gildécio, Costa, C. Amaro, Siqueira e Sousa. 
 
VIOLÊNCIA -          Por volta das 16 horas, no Bairro Serrinha de Mauriti, foi preso José Murielio Mateus Furtado da Silva, natural de Barbalha e residente na Rua Maria Machado daquele bairro após ameaçar sua ex-companheira Rosivânia Neves Nogueira, de 27 anos, estudante, que mora na Rua 03 (Vila de Fátima) naquela cidade. Nos últimos dias, segundo ela, as ameaças vinham se intensificando e resolveu denunciá-lo. Uma hora depois, na Rua 02 (Bela Vista) foi preso o estudante Janailson dos Santos Silva, de 21 anos, ali residente, após agredir sua irmã e também estudante Janaina dos Santos Silva, de 18 anos. 

20 abril, 2012

Barbalha-CE: Tentativa de assassinato à bala



                  Nessa quinta-feira (19) por volta das 20:30Hs, o COPOM Barbalha foi acionado para uma ocorrência de tentativa de assassinado à bala, o caso se deu na Rua Antônio Cândido, 238, Bairro Alto do Rosário, sendo vítima o jovem de 24 anos, ex-presidiário, Magno Joaquim Sousa, que já responde por crimes de lesão corporal, tráfico de drogas, desacato e resistência, Conforme levantamento da ficha da vítima ele encontrava-se preso e recentemente foi posto em liberdade.


De acordo com informações repassadas para a polícia, a vítima sofreu um tiro de revólver a altura da boca e fora socorrido às pressas para o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo no centro da Cidade.


Ainda pelas informações catalogadas, o ex-presidiário, Magno Joaquim Souza, estava na janela da residência de endereço supracitado conversando com um elemento que tem o apelido de “Escopeta”, em dado momento da conversa “Escopeta” sacou o revolver e efetuou disparo contra Magno.


Cirurgia:
No Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, Magno Joaquim Souza, foi submetido a procedimento cirúrgico e, posteriormente, transferido para o HRC – Hospital Regional do Cariri e até as últimas informações seus quadro de saúde é considerado estável.


Conforme os fatos apurados preliminarmente, é provável que a tentativa de homicídio venha ser um acerto de contas, pelo menos é a primeira hipótese que se tem.


Não há informação do paradeiro de “Escopeta”


Silva Neto com informações policiais
foto:Silva Neto/arquivo diariodocariri

19 abril, 2012

Novo parecer acata e amplia Ficha Limpa


              Procuradoria da Assembleia revê posição e se posiciona a favor da Ficha Limpa estadual, salvo para concursados
              A Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa recuou e deu parecer favorável à proposta de emenda constitucional (PEC) da Ficha Limpa no Ceará. Não apenas isso: a nova posição, que consta no documento apresentado ontem pelo procurador Reno Ximenes, amplia o alcance da medida para além do que estabelecia a proposta do deputado estadual Heitor Férrer (PDT).
O parecer anterior apontava a inconstitucionalidade da PEC. O cenário mudou depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a validade da lei federal da Ficha Limpa para cargos eletivos.
A PEC cearense estende para as nomeações em cargos públicos no Estado os mesmos critérios exigidos pela legislação eleitoral para quem deseja ser candidato. Desse modo, impede a nomeação de condenados judicialmente em decisão tomada por pelo menos dois magistrados.
A nova versão mantém a proibição de nomear condenados para cargos comissionados nos três poderes. Também impede a inclusão de “fichas sujas” em listas tríplices para escolha de conselheiros de tribunais de contas e do procurador-geral do Estado.
A novidade do parecer da Procuradoria é a ampliação da Ficha Limpa para abranger também as listas tríplices para reitor das universidades estaduais e os critérios para promoções de promotores e juízes, o que não estava previsto na proposta original de Férrer.
O parecer da Procuradoria faz restrição apenas à aplicação da Ficha Limpa para cargos preenchidos por concurso. Nesse caso, o texto considera que a prerrogativa sobre gestão dos servidores é exclusiva do Poder Executivo. Além disso, como há exigências para ocupação de cargos em algumas categorias definidas por lei federal, considera que a Constituição estadual não poderia tratar do tema.

Jennifer Lopez é uma pessoa precavida. Dona de um dos mais belos corpos do show business, a cantora acaba de renovar o seguro para o seu bumbum. As informações são site "É!".

Segunda a publicação, a indenicação está avaliada em UR$ 5 milhões, aproximadamente R$ 9,2 milhões. Qualquer incidente que eventualmente aconteça com o seu derrière, garante o pagamento da idenização milionária.

Jennifer, que esteve recentemente no Brasil participando do programa "O Melhor do Brasil", e confirmou sua primeira apresentação no Brasil, pode fazer show em Fortaleza



Índices de pobreza

         Persistem as desigualdades no Brasil e ainda há muito o que ser realizado para que esse desafio possa ser vencido. Evidentemente, existem projetos, em desenvolvimento, que visam à redução dos índices de pobreza, porém a solução definitiva ainda parece distante. O governo brasileiro precisa investir mais na geração de renda e de empregos para que o quadro possa ser revertido. As enormes desigualdades sociais, econômicas e culturais expressam uma das características mais significativas do País. Observa-se, por exemplo, um crescimento da consciência da sociedade e do governo quanto à necessidade de mudar essa condição, criando-se mecanismos de participação e controle social, programas, projetos e ações que indiquem um movimento de transformações positivas. Não obstante a existência do significativo número de pessoas na pobreza, não somos um país pobre, mas é preciso superar o quadro de injustiça social e desigualdade. A redução da pobreza e a luta contra as desigualdades sociais são as grandes prioridades do Programa de Ciências Humanas e Sociais da Unesco, no Brasil. 
       Contraditoriamente, 50 mil e 600 milionários terminaram o ano de 2011 com 434 milhões de reais investidos nos bancos, representando um aumento de 21,6% na comparação com 2010. A pesquisa, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, levou em conta investidores com, pelo menos, 1 milhão de reais, em aplicações. Portanto, faz-se necessário que o atual governo e os que vierem a sucedê-lo possam ter como prioridade a diminuição das desigualdades problema que ainda continua, apesar de antigo.
Ivan Mendesadvogado e jornalista

18 abril, 2012

Termina sem acordo definitivo reunião entre PMs e Secretaria de Segurança Pública


            Reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira (18) terminou sem acordo definitivo entre policiais militares do Ceará e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 
De acordo com o Capitão Wagner Sousa, de cinco pautas somente o auxílio alimentação para o valor de R$ 220 foi resolvida na reunião. "As outras quatro pautas vão ficar para serem resolvidas em maio, eles queriam encerrar as negociações hoje. Esperamos que a próxima reunião seja antes do dia 26, quando é a nossa assembleia".
Capitão Wagner informou que em maio será decidido pela categoria se haverá ou não uma paralisação. "Em quatro meses de negociação só duas pautas foram resolvidas, queriamos pelo menos duas. Vamos levar para a categoria decidir o que vai acontecer".
Entre as pautas a serem decididas estão a diminuição da carga horária para 40h/semanais, reajuste de 2013/2014, atualização do código de ética e promoções.
Acordo
Em nota encaminhada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Governo afirma que está sendo cumprido todo o acordo firmado no Termo de Compromisso com as associações representativas dos militares estaduais.  

O acordo foi firmado em janeiro deste ano.
De acordo com o Governo, por consenso da Comissão Paritária, as promoções e mudanças no Código de Disciplina Militar serão analisadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) a partir da apresentação de sugestões formais por parte das associações.

Mais 600 vagas devem ser abertas até maio

            Além dessas ofertas, já confirmadas, novos concursos estão em pauta. 


             Acabaram, no dia 3 de abril, as inscrições do concurso para agente e papiloscopista da Polícia Federal. Mas este não será o único concurso realizado pelo órgão em 2012. Junto com as 600 vagas disponibilizadas nessa seleção, foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) outras 600 oportunidades. De acordo com a assessoria do órgão, os novos editais para delegado (150), perito (100) e escrivão (350) devem ser divulgados entre abril e maio, para que seja possível iniciar o curso de formação em janeiro de 2013.

No final de 2008, o então presidente Lula sancionou lei que criava 2.000 vagas. O concurso de 2009 disponibilizou 600 e os concursos de 2012 somarão outras 1.200 vagas, totalizando 1.800 cargos providos. Ficam faltando ainda 200 cargos previstos na lei sancionada em 2008. E autorizações para novos concursos podem sair ainda este ano.

Contingente insuficiente 
Polícia Federal lançará edital em maio
Presidente do sindicato dos policiais federais defende reestruturação e valorização da carreira de policial federal

No dia 5 de abril, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink, levou ao MPOG uma pauta de reestruturação e valorização da carreira de policial federal. De acordo com Wink, as prioridades do encontro foram a questão salarial, o reconhecimento através de legislação da atividade cotidiana do policial federal e o aumento do efetivo. "Não há como cobrar um ótimo desempenho se não há recursos".

CNBB dá início aos trabalhos de Assembleia Geral


        A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou nesta quarta-feira (18) os trabalhos da 50ª Assembleia Geral, em Aparecida (180 km de São Paulo). Na cerimônia de abertura da assembleia, o presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, 75, afirmou que o evento terá caráter comemorativo.
Além de celebrarem o 50º encontro, os bispos reunidos em Aparecida também vão comemorar os 60 anos da CNBB e os 50 anos do início dos trabalhos do Concílio do Vaticano 2, que implementou reformas profundas na Igreja Católica.
Trezentos e trinta cinco bispos comparecem à assembleia, que vai se estender até 26 de abril. O tema principal deste ano é "Palavra de Deus na vida e missão da Igreja", em que os religiosos vão refletir sobre a Bíblia como instrumento de evangelização.
Também estão na pauta os preparativos da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro e contará com a presença do papa Bento 16.
Em discurso em que abordou a história das assembleias gerais da CNBB, d. Damasceno afirmou que os bispos enfrentam com "ousadia e coragem" as dificuldades do Brasil e que eles lutam pela democracia, justiça e ética. 
Em seguida, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci Nicioli, descreveu para os bispos como será o encontro nos próximos dias. Os bispos vão acompanhar palestras de outros religiosos e até mesmo de juristas.
Nicioli também anunciou que a Igreja abrirá um novo hotel em Aparecida em setembro. O prédio com 330 apartamentos, salas, central de reservas e restaurante com 600 lugares vai passar a hospedar os bispos nas próximas assembleias, que desde 2011 se tornou a cidade oficial dos encontros da CNBB.

Ceará já tem 80 casos de gripe A

A informação deve ser divulgada no próximo boletim da Sesa, nesta sexta. Treze pessoas ainda aguardam laudo
             Do início do ano até ontem, de 253 exames de gripe A (H1N1) realizados no Estado do Ceará, 80 já apresentaram resultado positivo e 13 aguardam o laudo. A informação é do diretor do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Ricardo Carvalho de Azevedo e Sá, adiantando que, no ano passado, de 155 exames feitos no laboratório, foi comprovada a doença (também conhecida como Influenza A ou gripe suína) em 30 pacientes.

Os dados divulgados pelo Lacen, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), possivelmente, serão revelados, nesta sexta-feira (20), no próximo boletim epidemiológico do órgão sobre a doença.

No último dia 13, o levantamento da Sesa revelou que o Estado já apresentava 69 casos confirmados de H1N1, ultrapassando os anos de 2010 (28), 2011 (23) e chegando bem próximo de superar 2009 (72), ano com o maior número de ocorrências da patologia no Ceará.

Assim, ao ser constatado, pelo Lacen, que o Estado já conta com 80 casos confirmados da doença, 2012 já é destaque na quantidade de pessoas infectadas pelo vírus. Outra informação divulgada no boletim do dia 13 de abril da Sesa está relacionada ao total de óbitos por conta da doença.

Neste ano, três pessoas já morreram vítimas da doença, mesmo número registrado em 2009. No ano de 2010, cinco mortes foram confirmadas devido à gripe H1N1. Já em 2011, nenhum óbito por conta da patologia foi contabilizado.

Irmão de Ronaldinho, Assis Moreira é condenado a cinco anos de prisão


                  Empresário do jogador do Flamengo poderá recorrer da decisão


                     O irmão e empresário do jogador Ronaldinho, Assis Moreira, foi condenado a cinco anos e cinco meses de prisão no regime semiaberto por lavagem de dinheiro. A decisão, tomada pela Justiça na última quinta-feira, é referente a uma movimentação financeira realizada do exterior para o Brasil. A condenação é em primeira instância, e Assis pode recorrer em liberdade.

Além da pena privativa de liberdade, Assis teria de pagar multa no valor de 40 salários mínimos vigentes na época do suposto crime.

De acordo com o parecer do juiz, os valores oriundos da Suíça, movimentados em 2003, não foram declarados ao Banco Central. O valor total das transferências foi de US$ 884.496,00.

Procurado pela reportagem, o advogado de Roberto Assis Moreira, Sérgio Queiroz, afirmou que o seu cliente não se manifestará sobre o assunto.

17 abril, 2012

Decretada prisão do acusado de tentar matar o prefeito Hellosman Sampaio


              
                Foi decretada no final da tarde dessa segunda-feira (16) pelo Juiz de Direito Plantonista da comarca de Milagres, Luiz Sávio de Azevedo Bringel, a prisão preventiva de Emanuel Silva.

Ele é acusado de ter atirado no prefeito de Milagres, Hellosman Sampaio de Lacerda (PMDB), no final da manhã da última quinta-feira dentro da casa do político.

Enquanto isso a polícia está à procura do mesmo desde a tentativa de homicídio quando efetuou um disparo de arma de fogo no peito esquerdo do prefeito. Hellosman estava em sua residência na Avenida Pedro Leite da Cunha, 67 no centro da cidade. Os motivos para a tentativa de homicídio ainda são desconhecidos.

Sabe-se apenas que o suspeito até bem pouco tempo era Secretário de Esportes, Infância e Juventude de Milagres e tinha sido exonerado do cargo por Hellosman. 

15 abril, 2012

15/04/2012 18h20 - Atualizado em 15/04/2012 18h51 Ferj anuncia datas das semifinais. Fla e Vasco se enfrentam no domingo


            Clássico dos Milhões será disputado no Engenhão, assim como a partida entre Bangu e Botafogo, que acontece no próximo sábado, às 18h30m
        A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou neste domingo as datas e os horários das semifinais da Taça Rio. O Flamengo, primeiro colocado do Grupo A, vai enfrentar o Vasco, segundo colocado do Grupo B, no próximo domingo, às 16h (de Brasília). Já o Bangu, que ficou na ponta do Grupo B, medirá forças com o Botafogo, que terminou na vice-liderança do Grupo A, no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília). Os dois jogos serão disputados no Engenhão.
          Os vencedores das semifinais vão se enfrentar na final da Taça Rio, no próximo dia 29. O campeão do segundo turno vai decidir o Campeonato Carioca com o Fluminense (campeão da Taça Guanabara) em duas partidas, nos dias 6 e 13 de maio.

Secretaria propõe medidas para amenizar efeitos da estiagem


Sertão Central e Inhamuns são as áreas mais castigadas fala a nossa reportagem o secretário Nelson Martins.
                   Sertão Central e região dos Inhamuns são as áreas do Ceará em estado mais crítico com a escassez das chuvas

Secretário Nelson Martins comandou ontem evento para apresentar propostas que amenizem o período de estiagem no Estado/DIVULGAÇÃO/DAS

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Nelson Martins, apresentou na tarde dessa sexta-feira uma série de propostas da pasta para amenizar os efeitos da estiagem no Estado. As ideias foram pensadas em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba), o Instituto Brasileiro de Biografia e Estatística (IBGE), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) e a Defesa Civil do Estado. As propostas serão agora repassadas aos governos estadual e federal.

Nelson Martins explica que as propostas da secretaria têm como principal objetivo agilizar o repasse de recursos de programas do governo federal como o Brasil Sem Miséria e o Água Para Todos. “As propostas estão previstas para serem implantadas durante o mês de julho deste ano, mas a Secretaria está pleiteando para que esse prazo seja adiantado”, diz Martins.

Dentre as propostas está a concessão de créditos especiais de emergência para agricultores e produtores, prazos maiores para a negociação das dívidas dos agricultores, venda de ração animal a preços mais baixos e o abastecimento de água para pessoas e animais no interior do Estado.

De acordo com Nelson Martins, as áreas mais castigadas pela estiagem no Ceará são o Sertão Central e a região dos Inhamuns. 


Diálogos
No último dia 3, o secretário Nelson Martins esteve em reunião com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para apresentar a situação da seca no Ceará e dialogar sobre as verbas a serem repassadas para o Estado para que a situação seja amenizada.

A principal proposta apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário é a necessidade de antecipação dos repasses de verba do projeto Garantia Safra, uma ação do do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que visa amparar os agricultores que tiverem perdas superiores a 50% em suas plantações em razão da estiagem.

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...