15 abril, 2012

Secretaria propõe medidas para amenizar efeitos da estiagem


Sertão Central e Inhamuns são as áreas mais castigadas fala a nossa reportagem o secretário Nelson Martins.
                   Sertão Central e região dos Inhamuns são as áreas do Ceará em estado mais crítico com a escassez das chuvas

Secretário Nelson Martins comandou ontem evento para apresentar propostas que amenizem o período de estiagem no Estado/DIVULGAÇÃO/DAS

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Nelson Martins, apresentou na tarde dessa sexta-feira uma série de propostas da pasta para amenizar os efeitos da estiagem no Estado. As ideias foram pensadas em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba), o Instituto Brasileiro de Biografia e Estatística (IBGE), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) e a Defesa Civil do Estado. As propostas serão agora repassadas aos governos estadual e federal.

Nelson Martins explica que as propostas da secretaria têm como principal objetivo agilizar o repasse de recursos de programas do governo federal como o Brasil Sem Miséria e o Água Para Todos. “As propostas estão previstas para serem implantadas durante o mês de julho deste ano, mas a Secretaria está pleiteando para que esse prazo seja adiantado”, diz Martins.

Dentre as propostas está a concessão de créditos especiais de emergência para agricultores e produtores, prazos maiores para a negociação das dívidas dos agricultores, venda de ração animal a preços mais baixos e o abastecimento de água para pessoas e animais no interior do Estado.

De acordo com Nelson Martins, as áreas mais castigadas pela estiagem no Ceará são o Sertão Central e a região dos Inhamuns. 


Diálogos
No último dia 3, o secretário Nelson Martins esteve em reunião com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para apresentar a situação da seca no Ceará e dialogar sobre as verbas a serem repassadas para o Estado para que a situação seja amenizada.

A principal proposta apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário é a necessidade de antecipação dos repasses de verba do projeto Garantia Safra, uma ação do do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que visa amparar os agricultores que tiverem perdas superiores a 50% em suas plantações em razão da estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...