21 novembro, 2014

ACONTECEU NO CARIRI... ? BARBALHA COMEMORA O DIA DA CONSCIÊCIA NEGRA


Assessoria de Imprensa - PMB


O Movimento Negro ganhou destaque em 20 de novembro, dia da Morte de Zumbi dos Palmares, Dia da Consciência Negra. Data que simboliza a luta e a resistência do negro contra a opressão e a discriminação. Data que deve ser comemorada!
 A Secretaria Municipal de Educação visando promover uma releitura da história do mundo africano, cumprindo o que diz a Lei 10.639/03, trabalhando a temática “História e Cultura Afro-Brasileira, incentiva e apóia nas escolas o desenvolvimento de projetos voltados para as manifestações da cultura negra.
Barbalha é uma cidade de raízes rurais; de engenhos; plantio e cultivo da cana- de- açúcar; comunidades de origens negra, como Sítio Crioulos, Igreja do Rosário (idealizada pela Irmandade dos Negros), mesmo assim, Barbalha não se afirma como uma cidade de raízes negras.
As Escolas da Rede Municipal, promovendo uma nova visão sobre a história dos africanos no período colonial (seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros), realizam eventos de comemoração durante a Semana da Consciência Negra, desenvolvendo palestras, atividades de leitura, desenhos, pintura, musicas, etc.
SAIBA MAIS SOBRE A DATA DACONSCIENCIA NEGRA:
Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negrobrasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.
Outro motivo para a escolha dessa data foi o fato de que no Brasil o fim da escravidão é comemorado em 13 de maio. Nesse dia, no ano de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil. Porém, comemorar o fim da escravidão em uma data em que uma pessoa branca e pertencente à família real portuguesa, a principal responsável pela escravidão no Brasil, assinou uma lei pondo fim ao cativeiro faz parecer que a abolição foi feita pelos próprios escravistas. Faz com que a abolição fosse apresentada como um favor dos brancos aos negros.
A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.
Os quilombos não deixaram de existir quando Palmares foi destruído sob o comando do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Vários outros quilombos foram formados nos duzentos anos após o fim de Palmares.
Mesmo nos anos finais da escravidão a ocorrência de fugas em massa de escravos das fazendas, a ocupação de terras e a realização de rebeliões foram muito importantes para que a Lei Áurea fosse assinada.
O fim da abolição não representou também o fim dos problemas sociais para os escravos libertados. O racismo e a resistência à inclusão dos negros na sociedade brasileira após a abolição foram também um motivo para se escolher o 20 de novembro como data para se lembrar dessa situação.
 

Galeria de Fotos



ACONTECEU NO CARIRI... ? CINEASTA CARIRIENSE ROSENBERG É O MAIS NOVO CIDADÃO BARBALHENSE


Assessoria de Imprensa - PMB


Bastante concorrida à sessão solene que outorgou o título de cidadão barbalhense ao escritor e cineasta Antônio Rosemberg deMoura(Rosenberg Cariri), na noite desta quarta-feira 19, no plenário 13 de Junho do Palácio Luiz Filgueira Sampaio, sede do Poder Legislativo.
À autoria da outorga do título de cidadão foi dos vereadores, Daniel Cordeiro de Sá Barreto que presidente da Casa e do vereador Rildo Teles. Na sessão solene, registraram-se as presenças da vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia, que esteve representando o prefeito Zé Leite; do secretário de Cultura Antônio de Luna; do jornalista e professor João Hilário Coelho Correia; do escritor e historiador o médico, Napoleão Tavares Neves; Zuleide Fernandes, representante da URCA (Universidade Regional do Cariri); Dra. Juraci Maia representante da UFC; representantes da Fundação Pró-Memória; da secretária de Cultura do Crato; Danny de Jader; poetas; professores e historiadores, além da representatividade da cultura popular do Cariri, através dos grupos folclóricos, reisados, penitentes, incelencias e os irmão Anicetos, famosos pelos seus pífanos e zabumbas. Rosenberg Cariri é natural de Farias Brito, nos1980, lançou a revista que integrava movimentos artísticos da cidade do Crato (Nação Cariri), em circulação de 1981 a 1987. Seus trabalhos têm a finalidade de dar voz às minorias, preservar a história e as raízes da cultura popular do Nordeste.
O secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, ressaltou o momento e disse que Rosemberg Cariri a partir de agora, é um irmão institucionalizado (um cidadão barbalhense), vai levar ainda com mais força, a cultura barbalhense além fronteiras.
O historiador, escritor e médico Napoleão Tavares Neves, disse que foi um momento impa, porque é um reconhecimento, em borá tardia. Porque Rosemberg projetou Barbalha a nível nacional através da festa de Santo Antônio.
A vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia, disseque o município não poderia deixar de estar presente, porque Rosemberg Cariri fez muito por Barbalha, divulgando acultura popular. “Foi um título mais do que merecido, nós temos que ficar felizes por esse filho ilustre, ainda vai divulgar muito o nome de Barbalha pra muito longe”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Cordeiro disse que o momento foi especial, não só para Barbalha, mas, para o Legislativo em poder conceder o título de cidadão ao cineasta Rosemberg Cariri, porque ele levou o nome de Barbalha não só para o Brasil, mas, para o mundo.
O vereador Rildo Teles, disse que foi uma justiça em outorgar o título de cidadão a Rosemberg cariri, diante do que ele fez pela Barbalha, mostrando a cultura local.
O Jornalista e professor João Hilário, em suas palavras enalteceu a pessoa de Rosemberg Cariri, desde 1996 quando esteve aqui em Barbalha filmando o filme de projeção nacional, Corisco e Dada. ”Rosemberg Cariri é de uma grandeza extraordinária, pelo seu talento, pelo seu caráter e pelo que ele fez, e faz divulgando o Cariri, divulgando Barbalha, a nossa cultura, nosso povo, nossas terras, por isso que hoje, Rosemberg é um cidadão Cariri, ele é um mestre da cinematografia do Nordeste”, disse João Hilário.    
 

Galeria de Fotos



ACONTECEU NO CARIRI... ? PROFISSIONAIS NASF DE BARBALHA MINISTRA PALESTRA PARA HOMENS NA IGREJA DO ROSÁRIO


PROFISSIONAIS NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DAS FAMÍLIAS, NASF  DE BARBALHA MINISTRA PALESTRA PARA HOMENS NA IGREJA DO ROSÁRIO.

Assessoria de Imprensa - PMB 


Por ocasião do Novembro Azul, o núcleo do NASF de Barbalha promoveu atividades sobre o Novembro Azul na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, nesta quarta-feira 19, por ocasião do Terço dos Homens.
O Câncer de próstata é o câncer mais freqüente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, neste ano de 2014, 69 mil novos casos foram diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. (Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia).
No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), desenvolveu palestra neste mês, Novembro Azul por ocasião do Terço dos Homens que acontece todas as quartas-feiras, com o objetivo de combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.
O calendário de atividades do Novembro Azul  deste ano, conta com diversas ações em todas as Unidades de Atenção Básica.
A enfermeira Sonara Tavares coordenadora do NASF, disse que a campanha, tem como missão orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e, procurar o médico com mais freqüência.  Sonara Tavares relatou ainda que, os homens são mais resistentes à idéia de ir regularmente ao médico e, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado, por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicamente anual.     
Nesta palestra aos homens por ocasião do Terço dos Homens, na Igreja do Rosário, lá estiveram: A psicóloga Moema Alves Macedo; A terapeuta Ocupacional, Adriana Maria Carneiro; A fisioterapeuta, Edge Felipe de Sousa Santos e a Coordenadora do NASF a enfermeira, Sonara Tavares Caldas.

ACONTECEU NO CARIRI... ? MISSÃO DO BANCO MUNDIAL VISITA OBRAS EM BARBALHA


Assessoria de Imprensa - PMB


As obras de infraestrutura, da Secretaria das Cidades, na região do Cariri, recebem a Missão do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial/BIRD). A comitiva, liderada pela consultora Alessandra Campanaro, teve como objetivo realizar visitas técnicas nas obras em execução na Região, bem como, analisar os projetos do Programa Cidades do Ceará - Cariri Central (Cidades I), que estão em processo de execução e outras executadas. A missão dos consultores será concluída na próxima sexta-feira 21, em Fortaleza.
Durante os dias de encontro, a equipe do Projeto Cidades I realizará explanações sobre a atuação dos três componentes que integram as ações do programa no Cariri. A missão avaliará, também, o andamento das obras, atualização do cronograma das intervenções (já executadas e a executar), e  verificação do planejamento de ações. Na oportunidade serão apresentados os recursos investidos e, os produtos já concluídos pelo Projeto. Ao todo mais de R$ 132 milhões estão sendo aplicados em intervenções que vem para beneficiar a Região.
A missão do Banco Mundial visitou obras como: Avenida do Contorno em Barbalha, que tem 2,6 quilômetros de extensão; Centro Multifuncional de Serviços (Juazeiro do Norte); Conjunto habitacional Filêmon Lima Verde, obra da Vila da Música, assim como as de urbanização dos passeios, recuperação ambiental e urbanização do Bairro Seminário no (Crato); Obras da Avenida do Contorno, de infraestrutura do Geossítio Riacho do Meio em Barbalha; obra de Urbanização na sede do Distrito do Caldas também em (Barbalha); Outras ações como pavimentação e revitalização dos municípios vizinhos, também são intervenções de menor impacto do projeto Cidades do Ceará.
A coordenadora do projeto Cidades do Ceará, Rita Bezerra, destacou que a visita do Banco mundial é fundamental para a avaliação da aplicabilidade dos recursos investidos na região do Cariri. "Em cada missão, é analisado também a questão sócio ambiental, quesito que chancela toda a dedicação e atenção que o Estado tem dispensado às obras e, serviços no âmbito do Projeto", disse.
Lá em Fortaleza, na quinta-feira (20), a comitiva do BIRD se reúne com os secretários da Pasta das Cidades e com o especialista em aquisições. Na ocasião, serão apresentados e discutidos os assuntos abordados na região do Cariri. Na pauta estão o desenvolvimento das ações do Projeto, o acompanhamento e monitoramento de contratos e licitações.

 

Galeria de Fotos



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...