11 novembro, 2017

Vereadores flagram alimentos vencidos em escolas de Barbalha

Vereadores recebem uma denuncia anônima de escola do municipio que estão servindo merendas vencidas, foram (06) seis, escolas visitada pela comitiva (4) quatro escolas tinham no estoque alimentos vencidos, foram descobertos vários tipos de alimentos que estariam sendo servidos aos alunos com o prazo de validade totalmente vencido.

No bairro Malvinas foram duas creches, na vila Santo Antonio e no distrito de arajara mais duas escolas, varias fotos dos alimento foram tiradas pela comitiva e nessas fotos mostram a data de validade vencida, uma senhora foi ouvida pelos vereadores que relatou dizendo, que tem dois filhos nessa escola e diz que seus filhos já adoeceram e acredita que o motivo foi o alimento vencido e completa " enquanto a cituação não for resolvida ela vai deixar seus filhos em casa".

As escolas visitadas na cidade de Barbalha foram, Escola Antonio Costa Sampaio no distrito de Arajara, Ironilda Sá Baarreto e Antonia Dolores Barreto no Bairro Malvinas e a escola Raul Coelho na Vila Santo Antonio.

Após a descoberta do imenso descaso com a saúde principalmente de crianças da rede de ensino municipal de Barbalha, os vereadores exigiram a imediata retirada de todos os alimentos das prateleiras.

Até agora sabe-se que pelo menos três escolas de localidades diferentes mantinham no estoque alimentos vencidos servidos normalmente aos alunos, um verdadeiro descaso e irresponsabilidade da gestão e em particular da pasta da educação.



Secretário Fernando Santana com seu empenho e compromisso com o Cariri visita presidente da CAGECE

Em visita a CAGECE, o secretário Fernando Santana, solicitou ao presidente do órgão no Estado Neurisângelo, que em caráter de urgência urgêntícima resolvesse com mais atenção e precisão até por que a necessidade dos moradores do minha casa minha vida (MCMV) em Barbalha e Juazeiro são muitas, com isso lhe pesso que seja feita a implantação da cobrança do consumo de água pela "taxa social", ou seja, uma taxa diferenciada, e isso siguinifica dizer que cumprindo as regras diminuirá para mais da metade o valor cobrado na taxa de água dos moradores do Minha Casa Minha Vida da cidade de Barbalha e também da cidade de Juazeiro.

"Recebi várias mensagens e ligações reclamando do valor que vinha sendo cobrado, em Barbalha pelos moradores, e também pelo vereadores de oposição que vem fazendo um papel fundamental no municipio de Barbalha já em Juazeiro recebi o pedido pelo Prefeito Arnon".

Por isso o secretário sempre em busca de melhorias para a população da Barbalha, está sempre de prontidão para resolver da melhor forma possível os problemas de sua querida Barbalha, então ele aproveita o site cncariri.com.br para deixar os seus agradecimentos ao presidente Neuri, que atendeu de pronto a sua reivindicação e colocou-se à disposição para ajudar sempre nesses dois empreendimentos.



10 novembro, 2017

Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e mais 35 municípios receberão a instalação de sistemas de monitoramento eletrônico

Com a proposta de ampliar a segurança no Estado, o governador Camilo Santana anunciou nessa terça-feira, 7, em transmissão ao vivo em sua página no Facebook, a instalação de sistemas de monitoramento eletrônico em 38 municípios cearenses.

Serão mais de 600 câmeras espalhadas pelas regiões do Ceará. O investimento, de acordo com Camilo, é de R$ 18 milhões, excluindo os gastos com manutenção.

Os municípios que serão atendidos com a nova ferramenta são: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Eusébio, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Beberibe, Pacatuba, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Icó, Iguatu, Quixadá, Aracati, Morada Nova, Quixeramobim, Baturité, Limoeiro do Norte, Russas, Sobral, Acaraú, Camocim, Itapajé, São Benedito, Trairi, Granja, Itapipoca, Viçosa do Ceará, Tianguá, Canindé, Tauá, Boa Viagem, Crateús, Acopiara e Fortaleza.



Pessoas em Mauriti e Abaiara-CE estão entre os suspeitos de fraudar Enem 2017

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagram nesta quarta-feira (8/11) a Operação Adinamia, com o objetivo de desarticular organização criminosa que vem atuando, de forma contumaz, em esquema de fraudes a concursos públicos e processos seletivos para ingresso no ensino superior, por meio do ENEM (2016/2017), no Ceará e em outros estados da Federação.

Cerca de 90 policiais federais cumprem 36 mandados: 21 de busca e apreensão, 4 de prisão preventiva e 11 de condução coercitiva, nos estados do Ceará (Fortaleza, Juazeiro, Barbalha, Mauriti, Abaiara e Lavras da Mangabeira), Paraíba (São José de Piranhas e Cajazeiras) e Piauí (Teresina).

As formas da fraude consistiam na violação antecipada de lacres para acesso às provas do ENEM e concursos e/ou utilização de candidato piloto e de ponto eletrônico, com a transmissão dos gabaritos. O curso de medicina é o principal alvo das fraudes e também o mais caro, sendo pago em torno de R$ 90 mil por vaga, sendo metade do valor pago antes do certame e metade depois de garantida a vaga.
Esse tipo de fraude tem uma repercussão social de longo alcance, para além da questão criminal, por frustrar o esforço de candidatos honestos que estudam e buscam legitimamente o acesso aos cursos de nível superior e cargos públicos.

Estão sendo investigados os crimes de fraudes a processo seletivo e concursos públicos, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas preveem prisão de 1 a 4 anos, 3 a 8 anos e 3 a 10 anos de prisão, respectivamente, e multas.

O nome da operação é uma alusão à fraqueza moral daqueles que fraudulentamente tentam burlar a concorrência de concursos públicos para cargos públicos e processos seletivos para ingresso em cursos superiores por meio do ENEM.

Será concedida coletiva à imprensa, às 14h, na sede da Delegacia de Policia Federal em Juazeiro do Norte-CE, Rua Interventor Erivano Cruz , 50, Praça matriz.

Fonte: DPF



Vai começar a Seletiva da “Copa Nilson Bernardo”; confira os detalhes

Foi realizado na noite desta quinta-feira (09/nov), no auditório do Cetro Social Urbano – CSU, em Milagres-CE, o sorteio dos jogos da “SELETIVA DA COPA NILSON BERNARDO DE FUTEBOL”. Atletas e dirigentes de times compareceram ao evento, onde, além de saberem sobre as rodadas, também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e opinar na elaboração do regulamento do certame.

A escolha do nome da seletiva e posteriormente campeonato de futebol milagrense, é uma homenagem ao Sr. Nilson Bernardo, falecido no sábado (12/ago/2017). O mesmo era amante do esporte e contribuinte, e, durante muito tempo dirigiu times no nosso município, inclusive, foi dono e comandou o Independente por alguns anos.

39 equipes estão inscritas para a disputa, uma média de 800 atletas e dirigentes estarão envolvidos na seletiva. Serão 70 jogos, tendo a abertura no dia 18 de novembro. A competição está dividida em 04 (quatro) polos, sendo eles: no Bairro Padre Cícero, no Sítio Nazaré, No Sítio Lagoa do Mato, e na Sede do município. Os 04 (quatro) primeiros colocados de cada polo (formando assim 16 equipes), se classificam para disputar a primeira divisão do campeonato oficial que acontecerá no próximo ano, o restante, disputará a segunda divisão.

Uma equipe está nos preparativos para a narração dos principais jogos, o objetivo é que aconteça transmissão em três, dos quatro polos, e para isso, um estudo está sendo feito e em breve divulgaremos como elas acontecerão.
Confira as tabelas de jogos (por polo)
Polo Padre Cícero
GRUPO AGRUPO B
BorussiaUnimil
Vila Real V.F.CCarne Beba
NilsãoAraras
CRBVasco

Polo Nazaré
GRUPO AGRUPO B
CearáUnião dos Rochas
Cruzeiro do NazaréCajuí
Real TabocasGabolas
Fronteiro MasterAmizade Carreiro
União CarnaúbaAtlético da Carnaúba

Polo Lagoa do Mato
GRUPO AGRUPO B
ChapecoenseReal Junior
RosárioGrêmio da Lagoa do Mato
Flamengo da Lagoa do MatoVilão
Vila RealPortuguesa
Santos da Gameleira

POLO SEDE
GRUPO AGRUPO BGRUPO CGRUPO D
LiverpooolPenarolIndependenteCruzeiro
SportingLimoeiroJuventusAlvi Verde
SantosFutflaCruzeiroMensalão



13 cidades cearenses recebem shows musicais da Mostra Sesc Cariri de Culturas

A Mostra Sesc Cariri de Culturas tem como uma de suas missões promover uma programação cultural ampla e diversificada para variados públicos. Com o propósito de descentralizar o acesso às atividades, o Sesc*, braço social do sistema Fecomércio-CE, leva, através da Mostra, inúmeros shows de artistas consagrados na região e no país para cidades mais afastadas das cidades polo.

Além dos shows de Lenine, Erasmo Carlos e Paralamas do Sucesso, que acontecem em Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, respectivamente, os artistas Waldonys, Chico Pessoa, Fabio Carneirinho e Luiz Fidelis percorrem mais 10 cidades do interior cearense. As apresentações são gratuitas e acontecem entre os dias 10 e 14 de novembro. A programação completa está disponível no site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular "Mostra Sesc Cariri", disponível para Android e iOS.

O sanfoneiro Waldonys se apresenta dia 10/11 na cidade de Jardim, 11/11 em Abaiara, 12/11 em Altaneira e 14/11 no município de Mauriti. Waldonys é acordeonista cearense e leva por onde passa suas canções autorais e interpretações do tradicional forró de Luiz Gonzaga e outros grandes nomes da música. O sanfoneiro deve mostrar as novidades de seu novo trabalho nas cidades caririenses em que passar.

Chico Pessoa realiza show no dia 10/11 em Aurora, 11/11 em Campos Sales, 12/11 em Caririaçu e dia 14/11 na cidade de Farias Brito. O cantor paraibano escolheu o Ceará para desenvolver sua carreira, que se iniciou há mais de 25 anos e leva o legítimo forró de raiz para o publico.

Fabio Carneirinho faz show em Campos Sales, no dia 11/11; em Altaneira, no dia 12/11 e em Brejo Santo e Mauriti, no dia 14/11. Natural de Juazeiro do Norte, Carneirinho é músico desde os 12 anos de idade. Atualmente, é cantor e compositor e durante sua vida artística teve influências da MPB e de artistas como Luis Gonzaga, Fagner, Dominguinhos, Flávio José, entre outros.

O músico Luiz Fidelis se apresenta no dia 10/11 em Aurora e 12/11 no município de Abaiara, com o legítimo forró nordestino. Além de músico, Luiz Fidelis é cantor e compositor e já atuou também como produtor musical. Ele já compôs para vários artistas brasileiros, entre eles: Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Quinteto Violado e Frank Aguiar. Luiz possui um repertório de mais de 200 canções e quase 30 anos de carreira.

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
Os artistas que chegam de todas as regiões do Brasil veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio e beber na rica fonte cultural caririense. Em 2017, cerca de 2.500 artistas integram uma programação com mais de 260 atividades culturais gratuitas, distribuídas em 28 cidades da região Sul do Ceará, com expectativa de público de mais de 200 mil pessoas.
Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.


SERVIÇO

Shows 19º Mostra Sesc Cariri de Culturas

Lenine 

10/11 – Crato



Erasmo Carlos

11/11- Barbalha



Paralamas do Sucesso

14/11 – Juazeiro do Norte



Waldonys 

10/11 – Jardim

11/11 – Abaiara

12/11 Altaneira

14/11- Mauriti



Chico Pessoa 

10/11 – Aurora

 11/11 – Campos Sales

12/11 – Caririaçu

 14/11 – Farias Brito



Luiz Fidelis 

10/11 – Aurora

 11/11 – Abaiara



Fábio Carneirinho

11/11 – Campos Sales

12/11 – Altaneira

14/11 - Mauriti

14/11 – Brejo Santo






Ação de preservação à natureza é realizado na 19ª Mostra Cariri de Culturas

Pensando Verde recebe a doação de resíduos sólidos e em troca faz a doação de mudas, além de promover o plantio de espécies vegetais no Cariri.


                                                                                                             
Comprometido e alinhado com as discussões em torno do meio ambiente, bem como engajado em ações de beneficiamento da natureza, o  Sesc*, instituição integrante do Sistema Fecomércio – CE, realiza a ação "Pensando Verde na Mostra" durante a 19º Mostra Sesc Cariri de Culturas. A atividade é gratuita e acontece entre os dias 11 e 14/11, nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

O "Pensando Verde na Mostra", chega como uma das novidades deste ano, fortalecendo a temática da Sustentabilidade, ganhando espaço em uma programação especial. Escolha, troque, plante, compartilhe, cuide e desfrute é o caminho proposto para que o público possa contribuir com a destinação correta de materiais recicláveis.
Funciona assim, o público leva até um dos pontos da campanha (Crato/Juazeiro do Norte) garrafas pet e latas de alumínio, troca pela participação em uma vivência de replantio, ganha uma muda de planta (ornamental, florestal, medicinal ou hortaliças), recebe orientações para os cuidados, registra o plantio em suas redes sociais, desfruta de sua contribuição para a sustentabilidade e ainda pode participar de uma vivência de replantio.
Em Juazeiro do Norte, as atividades acontecem na Praça José Geraldo da Cruz, local da Feira de Tradição Popular. No Crato, o público confere as atividades na Praça da Igreja da Sé, local em que ocorre a programação das atividades de linguagem literária da Mostra. Já o plantio das mudas é realizado com alunos dos centros educacionais do Sesc no Sitio Fundão, no Crato, e na Escola Educar Sesc, em Juazeiro do Norte. O objetivo da ação é contribuir para o reflorestamento da mata local, compreendendo o território da Floresta Nacional do Araripe.



Sobre o Pensando Verde

           O projeto Pensando Verde surge como uma iniciativa que busca agregar as discussões socioambientais aos grandes eventos da instituição, tais como a Mostra Sesc Cariri de Culturas. A proposta alinha-se as ações definidas no Plano Estratégico 2016-2020, que incentiva a ampliação das discussões intersetoriais para desenvolvimento conjunto de ações de sustentabilidades.

O Pensando Verde na Mostra contempla municípios que compreendem o território da Floresta Nacional do Araripe, a primeira floresta nacional criada no Brasil e um dos maiores recantos da biodiversidade preservada do estado do Ceará.



Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Cultural é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
A Mostra não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias.
Os artistas que chegam de todas as regiões do Brasil veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio e beber na rica fonte cultural caririense.
Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.




Programação



Orientação e Doação de Mudas 



Juazeiro do Norte

Local: Feira de Tradição Popular – Praça José Geraldo da Cruz (Rua São Bernardo, esquina com Av. Carlos Cruz) 

Data: 11, 12 e 13/11 

Horário: 17 às 22h



Crato 

Local: Praça da Igreja da Sé (Rua Dom Quintino)

Data: 11, 12 e 13/11 

Horário: 17h às 22h



Vivência de Plantio de Mudas



Juazeiro do Norte

Local: Escola Educar Sesc Juazeiro (Rua José Marrocos, 226)

Participantes: alunos da Escola Educar Sesc

Data: 14/11

Horário: 16h.



Crato:

Local: Parque Estadual Sitio Fundão - Unidade de Conservação do Estado (Rua José Franca de Alencar, s/n) 

Participantes: alunos da Escola Educar Sesc

Data: 14/11

Horário: 8h



Centro de Zoonoses disponibiliza mais um turno para consultas gratuitas

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, está disponibilizando mais um horário para consultas gratuitas com o veterinário. Esta medida tem como objetivo reduzir a quantidade de animais abandonados no Município, e consequentemente evitar o aumento das zoonoses por falta de acesso ao veterinário dos tutores desses animais.

As consultas gratuitas com o veterinário acontecem no Centro de Controle de Zoonoses e são direcionadas para usuários com renda inferior a dois salários mínimos. Para ter acesso ao atendimento é necessário apresentar um comprovante de renda, além de comprovar que é residente em Juazeiro do Norte.

Os horários de atendimento são: Segunda-feira, a partir de 07h30: 25 fichas; Terça-feira, a partir de 07h30: 25 fichas; Quarta-feira, a partir de 13h30: 30 fichas. As fichas são distribuídas por ordem de chegada. De janeiro a setembro de 2017 o CCZ realizou 1.280 atendimentos veterinários gratuitos para a população. Também são disponibilizadas pelo CCZ vacinas contra raiva e testes rápidos para diagnóstico de Leishmaniose, de segunda à sexta-feira.



Prefeitura de Juazeiro do Norte inicia fiscalização para melhorias na acessibilidade

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) iniciou, na última segunda-feira, 06, campanha de fiscalização de hotéis, motéis, bares e restaurantes para que adaptem suas estruturas arquitetônicas à pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

As notificações iniciaram no Bairro Lagoa Seca e irão se expandir para as demais localidades da cidade. De acordo com o Coordenador de Acessibilidade da Seinfra, Jônatas David, outros imóveis como consultórios, clínicas e hospitais também serão notificados em breve.

A iniciativa acontece em convênio com o Ministério Público Estadual (MPCE) para regularização dos acessos. Caso não haja o cumprimento no prazo determinado, que varia de 30 dias a 1 ano, em se tratando de mudanças mais complexas, também é aberto processo no MPCE. A medida visa, principalmente, a inclusão social de todos os cidadãos juazeirenses, para que possam transitar livremente e sem interferências em qualquer lugar da cidade.



SESAU sedia Oficina de Formação para o Controle Social no SUS

O Conselho Nacional de Saúde – CNS está realizando a Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde em três cidades do Ceará: Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

Em Juazeiro do Norte, a oficina está acontecendo no auditório do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST. O primeiro dia de atividades ocorreu nesta quinta-feira, 09, e terá prosseguimento na sexta-feira, 10.

A oficina é direcionada para conselheiros e conselheiras municipais e estaduais de saúde, e lideranças de movimentos e organizações populares, que atuam em prol do direito humano à saúde.


O objetivo do encontro é capacitar multiplicadores na atuação pela garantia de direitos sociais, incentivando assim a participação popular na construção e fiscalização de políticas públicas referentes ao Sistema Único de Saúde – SUS.




Prefeito Arnon Bezerra reabre terceira Cozinha Comunitária, no Bairro Vila Nova; nesta sexta-feira, Horto reativa equipamento

A terceira Cozinha Comunitária foi reaberta nesta quinta-feira, 09, no bairro Vila Nova. O momento contou com apresentação do coral de idosos e do grupo de adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) local. Nesta sexta-feira, 10, a reabertura acontecerá na Cozinha do bairro Horto, às 11h30.

O Prefeito Arnon Bezerra conversou com a população e enfatizou o trabalho que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) realizou em parceria com a Educação e a Agricultura. “Fico muito feliz com a valorização que o homem do campo recebe nesse trabalho tão bonito, que vem proporcionar a segurança alimentar, que é direito de todas e todos. Queremos uma Juazeiro do Norte feliz. Não interessa à nossa administração o que não contribui para a população”, disse. O Prefeito aproveitou a oportunidade e pediu zelo pelo equipamento. “Usem as cozinhas, deem sugestões, sintam-se donos desse equipamento e tenham respeito por ele. É de vocês”, disse.


A cantora e moradora da comunidade, Karina Ferreira, enfatizou o apoio que a gestão tem dado a população, bem como aos artistas regionais. “Eu canto desde os sete anos de idade e estou presenciando a valorização das bandas locais, que agora têm espaço. Fico feliz com isso. Também agradeço em nome da minha mãe que participa de atividades no Cras do bairro e todo dia chega com um sorriso em casa”, afirmou.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, enfatizou os benefícios que a reabertura das cozinhas tem proporcionado aos agricultores da região. “Ao mesmo tempo em que cada cozinha proporciona 200 refeições diárias para as pessoas que precisam, também gera renda ao agricultor familiar, que através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), já garante a venda dos seus produtos”, esclarece.

Inclusão produtiva

As cozinhas comunitárias também serão espaços para comunidade, através de cursos de gastronomia realizados nos locais, promoção do empreendedorismo, oportunidades e, dessa forma, o empoderamento das famílias que utilizam as cozinhas. No mês de outubro foram realizados cursos de bolos e tortas para os moradores da comunidade.

Estiveram presentes prestigiando o evento, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, a Secretária de Educação, Loreto Lima, o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, o Secretário de Esporte e Juventude, Luciano Basílio, a gestora do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (Previjuno), Graça Alves, e  o ex-presidente da Câmara Municipal do município, Danty Benedito.







Seagri parceira em Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte (Seagri), firmou parceria na última terça-feira, 07, com equipe de médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e Empresa de Assistência Técnica em Extensão Rural do Ceara (Ematerce) para realização da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, realizada entre os dias 03 de novembro a 02 de dezembro. A campanha tem por objetivo incentivar os produtores a vacinarem seus rebanhos bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, destaca a importância da campanha e garante assistência técnica da Seagri a todos os produtores rurais do Município. “A recomendação do Prefeito Arnon Bezerra é que tenhamos uma atenção especial com relação a vacinação dos rebanhos. O nosso trabalho está voltado ao fortalecimento da agricultura e pecuária em Juazeiro do Norte”, afirma. 

A importância da vacinação


A Febre Aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que afeta os animais biungulados (casco com duas unhas), dentro os quais, bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, cervídeos e suídeos. A Zootecnista da Seagri, Débora Ribeiro, ressalta a necessidade de todos os agricultores garantirem a vacinação para manter os animais livres da doença. “Além da saúde dos rebanhos, a vacinação garante o atestado de livre aftosa, necessário para comercialização e exportação dos produtos de origem animal”, afirma.

Suporte técnico

A Seagri em parceria com a Ematerce e Adagri darão suporte técnico aos produtores, para realização da vacinação. De acordo com o Médico Veterinário da Adagri, Roger Henrique de Sousa, a Campanha está sendo realizada em todo o Ceará e pretende garantir que até 2020 o Estado esteja com o status de Livre Aftosa. “O produtor que possuir bovinos e bubalinos dentro da faixa etária de 0 a 24 meses, devem ir até lojas de produto veterinários e adquirir a vacina.  O recomendável é que a aplicação seja realizada nos horários mais frios do dia, quando o animal está mais calmo. Em seguida, mediante nota fiscal, o produtor deve fazer a declaração da vacina junto a Adagri, Sedeci e Ematerce”, explica.



Secretários participam da V Semana de Administração Pública da UFCA

A gestão municipal esteve presente na V Semana de Administração Pública (SAP) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, que participaram da conferência solene de abertura, debatendo sobre gestão social. O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, participou do segundo dia e falou sobre as “Perspectivas para o desenvolvimento sustentável do turismo na Região Metropolitana do Cariri”.

A Semana propõe debate acerca da temática “Gestão e Políticas Públicas: Coproduzindo alternativas para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri Cearense - RMC”, com gestores municipais, estaduais, pesquisadores, sociedade civil e os estudantes, promovendo assim a ambiência necessária para pensar, propor, instrumentalizar e concretizar o progresso da RMC. 


A Secretária Isabela Bezerra explanou sobre a construção do plano de governo, que tem como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e envolvem temáticas diversificadas como erradicação de pobreza, crescimento econômico inclusivo, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, padrões sustentáveis de produção e de consumo, entre outros. 

Segundo a gestora da Sedest, esses princípios norteiam as políticas da administração municipal. “Ainda na campanha, promovemos o ‘encontro 14’, onde colocamos as prioridades e convidamos a sociedade e algumas entidades, para discutir essas questões conosco. Nesse encontro, confirmamos e reforçamos algumas propostas. Quando assumimos a gestão, levando em consideração o cenário econômico mundial, entendemos que se não trabalhássemos de forma integrada com as demais secretarias, e buscando parcerias, não iríamos potencializar as nossas ações. Desde então, trabalhamos de forma Inter setorial no âmbito municipal, Estadual e com a União”, afirmou. O Secretário Michel Araújo falou sobre o desenvolvimento econômico no comércio de Juazeiro do Norte.

Desenvolvimento Sustentável do Turismo na RMC


O Secretário Júnior Feitosa, apresentou todas as ações que a Setur tem desenvolvido alicerçada no Desenvolvimento Sustentável do Turismo na RMC, promovendo o potencial turístico do Geopark Araripe, sua preservação e valorização. “Lançamos o roteiro Chapada do Araripe em várias feiras de turismo pelo Brasil. Isso tem nos dado um retorno significativo”, disse. Júnior Feitosa falou ainda sobre como o desenvolvimento e a manutenção dos processos ecológicos devem estar próximos, para que o turismo sustentável aconteça de fato e como a Setur tem trabalhado nesse sentido.



Código Tributário de Juazeiro do Norte é debatido por servidores

Durante reunião nesta quinta-feira, 09, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL), foram debatidas algumas sugestões feitas pelo poder legislativo Municipal e pela população juazeirense para confecção e atualização  do Código Tributário.

A reunião foi mediada por Osvaldo Rebouças, professor, auditor fiscal aposentado do Estado do Ceará e Conselheiro da Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Cultura do Estado.

Na ocasião esteve presente o Secretário de Administração e Finanças, Evaldo Soares, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, além de Agentes Fazendários da Seafin (auditores e fiscais de tributos), bem como servidores da Amaju, Seafin, Sesau, Seagri e Semasp.


O Código Tributário foi apresentado aos servidores e técnicos, onde foram feitas as devidas alterações para atender aos anseios da população, principalmente no que diz respeito a alíquotas de IPTU, ISS, redução e descontos de multas, além de outros assuntos sugeridos pelo Legislativo Municipal. Logo mais a proposta será enviada à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.





Vacinação antirrábica para cães e gatos começa neste sábado no Ceará

Serão 2.300 postos fixos de vacinação em todo o estado, sendo 160 deles em Fortaleza.

Campanha de Vacinação Antirrábica no Ceará começa neste sábado (11). A meta do Governo do Estado é imunizar 80% de 1.905.255 animais– 1.291.438 cães e 613.817 gatos. Serão 2.300 postos fixos de vacinação em todo o estado, sendo 160 deles em Fortaleza.
Em 2016, o Ceará alcançou a cobertura vacinal de 89,5%, com a imunização de 1.114.023 cães e 510.333 gatos. A campanha em 2017 prossegue até 11 de dezembro. Animais a partir dos três meses de idade (90 dias de nascidos) devem ser levados para tomar a vacina.
O Ceará registrou 54 casos de raiva animal neste ano. Foram um caso canino, cinco bovinos, 29 morcegos não hematófagos, dois morcegos hematófagos, 16 raposas e um outro.

Raiva em humanos

Os casos recentes são, em sua maioria, devido a agressões por animais silvestres, incluindo morcegos, ou por animais domésticos que tiveram contato com animais silvestres infectados com a raiva. Em 2015, foram registrados dois casos de raiva em humanos em todo o país, um em Mato Grosso do Sul e outro na Paraíba. Em 2016 houve um caso registrado em Roraima e outro no Ceará, transmitido por morcego. Três casos foram registrados este ano são três casos registrados na Bahia e Tocantis – com transmissão por morcego– e em Pernambuco– com transmissão por gato.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Além da vacinação dos animais domésticos, as secretarias de saúde dos municípios devem ser acionadas para capturar os animais de rua que podem portar a doença.

Confira os postos de atendimento em Fortaleza:

Regional I – Posto de Saúde João Medeiros (Av. Dom Aloízio Lorscheider, 982 – Vila Velha. Telefone: 3452-6645/ 3452-6646);
Regional II – Posto de Saúde Paulo Marcelo (Rua 25 de março, 607 – Centro. Telefone: 3254-2273);
Posto de Saúde Rigoberto Romero (Rua Alameda das Graviolas, 195 – Cidade 2000. Telefone: 3433-2746);
Posto de Saúde Aída Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzon. Telefone: 3265-6566);
Posto de Saúde Pio XII (Rua Belizário Távora, s/n – Pio XII. Telefone: 3452-1896);
Regional III – Distrito Técnico de Endemias III (Rua da Liberdade, 65 – Autran Nunes. Telefone: 3488-3257);
Regional IV – Boxe de Zoonoses (Rua Betel, 2980 – Dendê. Telefone: 3131-7846/ 3131-7849);
Regional V – Posto de Saúde Maciel de Brito (Av. A, 1ª etapa – Conjunto Ceará. Telefone: 3452-2486);
CSU (Av. D, 2ª etapa – Conjunto Ceará. Telefone: 98615-3393/ 99616-8326);
Regional VI – Associação Comunitária (Rua C, 11 – Conjunto Bandeirantes – Messejana).



Morto a tiros, Neguinho Boiadeiro foi o vereador mais votado em Batalha, AL

Suplente Quinca Douca, que teve 237 votos, vai assumir a vaga. Vereador foi assassinado na tarde de quinta (9), quando saía da Câmara.
O vereador Adelmo Rodrigues de Melo, o Neguinho Boiadeiro (PSD), assassinado a tiros na quinta-feira (9), foi o parlamentar eleito com o maior número de votos na cidade de Batalha, Sertão de Alagoas, em 2016.

Neguinho Boiadeiro teve 945 votos, 58 a mais que o segundo mais votado. Ele foi morto quando saía de uma sessão na Câmara de Vereadores. As polícias Civil e Militar realizam uma ocupação na cidade para garantir a segurança na região. Quem vai assumir a vaga deixada por ele na Câmara de Batalha é o suplente Érico Rodrigues de Almeida, o Quinca Douca (DEM), que teve apenas 237 votos. A informação foi confirmada nesta sexta (10) pela União dos Vereadores de Alagoas (Uveal).

Quinca Douca é economista e tem 64 anos. Ele já concorreu a prefeito de Batalha em 2004 e a vereador em 2016.
Ainda não há uma data definida para acontecer a posse.

Clima de medo na cidade
O repórter Giovanni Luiz, da TV Gazeta, esteve em Batalha nesta manhã e relatou que o clima lá ainda é de medo, embora a rotina comece a voltar ao normal, agora que a cidade foi ocupada pela polícia.
O forte aparato policial no município, entrretanto, ainda não levou a nenhuma prisão.

O corpo de Neguinho Boiadeiro foi liberado do Instituto de Medicina Legal (IML) e levado para uma fazenda da família, no municipio de Craíbas, vizinho a Arapiraca, onde será velado. O sepultamento acontece nesta tarde.

Comissão de delegados apura assassinato
Outras duas pessoas foram baleadas na tarde de quinta, em Batalha. Uma delas estava dentro do carro com o vereador Neguinho Boiadeiro, o policial civil identificado como Joaquim Pirauá.
Momentos após o atentado, segundo o delegado de Batalha, Rômulo Monteiro, o filho do vereador morto saiu às ruas em busca de um possível suspeito, e atirou contra Zé Emílio, filho do ex-prefeito de Batalha José Miguel.

Emílio foi baleado no ombro e encaminhado por um helicóptero da Força Tarefa para o hospital de Arapiraca. Ainda não houve prisão por nenhum dos crimes na cidade.
O assassinato de Neguinho Boiadeiro será investigado por uma comissão formada pelos delegados Cícero Lima, gerente de Polícia Judiciária da Região 4, Rômulo Monteiro, titular da 3ª Delegacia Regional de Batalha, que já estavam atuando no caso desde o primeiro momento, e o delegado Rosivaldo Vilar, titular do 51º Distrito Policial de Major Izidoro.




A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...