12 julho, 2013

SEMINÁRIO DEBATEU CADEIA PRODUTIVA DA MANDIOCA E DO LEITE EM BARBALHA



O Seminário da Agricultura Familiar com foco nas cadeias produtivas do leite e da mandioca agropecuárias nos território do Estado do Ceará aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), no auditório do Pólo de Atendimento Antônio Américo de Freitas em Barbalha. O evento foi promovido pelo Instituto Agropolos do Ceará, com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Banco Nacional do Desenvolvimento.
O evento contou com as presenças de agricultores, produtores, secretários de agricultura da região, técnicos da EMATERCE, UNAB, FETRAECE, criadores e estudantes de agronomia do  Cariri.

O Seminário ainda reuniu o presidente do Instituto Agropólos do Ceará, Leonildo Peixoto Farias; secretário de agricultura de Crato, Enrile Pinheiro Teles; José Elismar de Vasconcelos, secretário de agricultura de Barbalha; Airton Cruz, coordenador do programa de acesso a mercado; e Romão França, coordenador regional do Instituto Agropolos, representando o prefeito José Leite, lá esteve o secretário de Governo, Fernando Santana.

O consultor do Instituto Agropolos Joelmir Pinho disse que, a idéia do evento foi para retomar um processo de diálogo com os produtores; com os técnicos da área e, com as instituições que atuam no setor para que comecem a construir a partir desse debate, o plano territorial da cadeia produtiva do leite e da mandioca no Cariri.

O coordenador de programa de acesso a mercado Airton Cruz disse que, através da discussão com os agricultores e produtores, vai servir para tirar um diagnóstico, para saber como se encontra as duas cadeias produtivas, a do leite e a da mandioca. E que possa também, apresentar soluções para os problemas e, apontem caminhos de investimentos.

O secretário de Agricultura de Crato Enrile Pinheiro Teles disse que, o Nordeste hoje está totalmente desabastecido; e que apesar do problema da seca,  e com o custo da ração alto, e sistema de produção antiquado, só sobrevive com a pecuária no Nordeste se tiver um sistema de pasteio que se adeque a modernidade.

Mas quanto a cadeia produtiva da mandioca, essa sim, é uma agricultura própria da terra do Cariri. 

O secretário de Agricultura de Barbalha, José Elismar de Vasconcelos fortificou a realização do evento e disse que através dos debates, vão sair soluções que dizem respeito a cultura da mandioca e do leite, porque Barbalha é um município que produz muito leite e é um assunto que vem sendo debatido desde 2009.  


BARBALHA RECEBE MAIS UMA MÁQUINA PARA SUA INFRAESTRUTURA












O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizam na manhã desta sexta-feira (12),  a solenidade de lançamento do Plano Safra do Semiárido no Estado. A solenidade aconteceu às 9 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals. O evento contou com as presenças do governador Cid Gomes, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, do delegado federal do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra e de prefeitos cujos municípios serão beneficiados com os equipamentos. Serão entregues 117 equipamentos, sendo 2 retroescavadeiras e 115 motoniveladoras, o que representa o investimento de R$ 53,2 milhões, dentro do PAC equipamentos, para garantir a convivência com a estiagem.
Segundo o delegado federal do MDA no Ceará, Francisco Sombra, em 2013 o MDA investiu no Ceará aproximadamente R$ 93,9 milhões em equipamentos para garantir a convivência com a estiagem. A entrega das máquinas aos municípios pelo MDA faz parte da segunda fase do PAC 2 do Governo federal. O prefeito José Leite participou da solenidade de entrega das máquinas aos municípios contemplados, e Barbalha recebe mais uma máquina, ou seja, uma motoniveladora. 

A motoniveladora é um maquinário utilizado em obras de construção civil de ampla escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente para nivelamento de estradas, campos de futebol, ou qualquer serviço de terraplanagem.

Com essa máquina, agora o município de Barbalha passa ater em sua frota de equipamentos de maquinários para sua infraestrutura, três máquinas pesadas: Uma retroescavadeira, uma patrol e uma motoniveladora que o município recebe nesta sexta-feira em Fortaleza, além de um caminhão caçamba. 

TEVE INÍCIO A PRÉ CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM BARBALHA



Com grande público presente, começou ontem em Barbalha a Pré Conferência de Assistência Social. O local escolhido para abertura foi o Salão da Igreja do Bairro Malvinas.
Beneficiários de programas sociais do Governo Federal assistiram palestras e foram prestados esclarecimentos sobre esses programas.

Essa pré conferência tem por objetivo propor novas ideias, no sentido de reafirmar e ampliar os direitos sócio-assistenciais desses beneficiários. Outro propósito desta pré conferência é levar opiniões da comunidade para a Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no dia 24 de julho no Salão Paroquial do Igreja Matriz de Santo Antônio.

Os eixos dessa pré conferência são os seguintes: 1) O cofinanciamento obrigatório da assistência social; 2) Gestão do Suas: vigilância sócio-assistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação; 3) Gestão e trabalho; 4) Gestão dos serviços, programas e projetos; 5) Gestão dos Benefícios no Suas; 6) Regionalização.

“Mesmo com todo avanço, ainda hoje tem muito entrave nessa política de assistência social e essa conferência tem por objetivo discutir as melhores alternativas para um melhor cofinanciamento dessa política”, ressaltou o Secretário-adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Social, Sandoval Barreto.

O público alvo da Conferência Municipal a ser realizada em 24 de julho são: os beneficiários de programas sociais do Governo Federal, idosos e todos aqueles que fazem parte das políticas públicas do município de Barbalha.

A Pré Conferência continua hoje com a seguinte programação: 

12/07 – 13:30 hs
Local: Pátio do Cras do Bairro Santo Antônio

15/07 – 13:30 hs
Local: Quadra Esportiva do Sítio Lagoa

16/07 – 13:30 hs
Local: Escola Antônio Costa Sampaio (Distrito de Arajara)

17/07 – 13:30 hs
Local: Salão Paroquial do Distrito do Caldas

NASF DE BARBALHA PROMOVE ATIVIDADES NO PARQUE DA CIDADE



Os NASF são equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam junto aos profissionais das equipes de Saúde da Família - SF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de SF às quais o NASF está vinculado. Em Barbalha, compõe a equipe do NASF: uma psicóloga, profissionais de Educação Física, Nutricionista, entre outros. 
As atividades do projeto Nasf em Barbalha são desenvolvidas de segunda a sexta feira no Parque da Cidade sempre no período da tarde. Segundas, quartas e sextas: caminhada e academia com o educador físico Bruno Filgueira; terças e quintas: aeróbica com a educadora física Ariza Silva.

Uma vez por mês é feita uma avaliação física com os profissionais de Educação Física, psicóloga e uma nutricionista com o objetivo de avaliar o desenvolvimento dos usuários do programa.

O público alvo do Nasf são pessoas portadoras de diabetes, hipertensas e acima do peso.

Saiba mais
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), por intermédio da Secretaria da Saúde, vem ofertar a população aulas de aeróbica, prática de exercícios físicos na Academia da Saúde e caminhada, supervisionados por profissionais de Educação Física através do Projeto Incentivando Hábitos Saudáveis de Vida. As atividades ocorrem no Parque da Cidade todas as tardes. 

O Projeto tem a proposta de estimular a prática de exercícios físicos através de grupos de caminhadas com o acompanhamento de um profissional de educação física, sendo também trabalhada a educação em saúde, com orientações e palestras educativas, melhorando assim, a qualidade de vida da população. 

Contamos também com as Academias Populares/Academias da Saúde, que foram implantadas pela Prefeitura de Barbalha em diversas comunidades. As academias são instaladas ao ar livre e contam com aparelhos como: Roda de ombros, extensão lombar, barra fixa, massageador duplo, abdominal duplo, simulador de caminhada entre outros.

Para complementar as atividades do Projeto iniciamos recentemente, uma nova modalidade de exercício: a aeróbica, que além de complementar, vem diversificar nossas atividades.

Para inscrever-se basta procurar o NASF de Segunda a Sexta pela manhã (Rua Pinto Madeira, nº 177, Centro – antiga Ação Social), levando atestado medico (atestando aptidão para realizar exercícios físicos). O usuário será avaliado, podendo assim dar inicio as atividades.

PREFEITO EVANILDO SIMÃO PARTICIPA DA MARCHA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS EM BRASÍLIA



Com presença confirmada na abertura da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada na manhã desta terça-feira (9), a presidente Dilma Rousseff transferiu sua participação no evento, que reúne milhares de prefeitos e gestores municipais no Hotel GoldenTulip, nesta quarta-feira (10). A alteração na agenda da Marcha, que acontece até quinta-feira, desagradou os participantes, mas não comprometeu o andamento dos debates.
 
A presidente da Aprece, Adriana Pinheiro, compôs a mesa de abertura, cujos trabalhos foram comandados pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Em sua fala inicial, ele falou sobre a grave crise pela qual os municípios vem passando e ressaltou que esse é um momento de união e organização para o movimento municipalista.
 
Ziulkoski proferiu uma palestra tendo como assunto central o tema geral da Marcha - O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios. Durante sua apresentação, abordou a ansiedade que os prefeitos trazem a Capital Federal de levarem, na volta a suas cidades, – soluções imediatas. Falou sobre diversos problemas pontuais e comuns enfrentados, e motivou os prefeitos a não deixarem de lutar pela pauta comum dos Munícipios, como as Perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com a deterioração do Pacto Fiscal de 1988 e o comportamento do Fundo; o subfinanciamento dos programas federais; a dívida previdenciária dos Municípios, entre outros.

Durante a palestra, Ziulkoski, orientou os participantes sobre o andamento das atividades na parte da tarde no Congresso Nacional e no Senado Federal, a serem encerradas com reuniões com as bancadas federais de todas as regiões do país. A programação do maior evento municipalista da América Latina se estende até quinta-feira, 11 de julho.
 
Saúde e educação
Após a palestra de abertura, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Aloísio Mercadante, deram esclarecimentos aos prefeitos e gestores participantes sobre o recém lançado programa “Mais Médicos", que tem o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes.
 
Na oportunidade, Alexandre Padilha afirmou que a Saúde possui recursos disponíveis para “toda demanda de infraestrutura” dos municípios na área. Segundo ele, R$ 7 bilhões do ministério já estão sendo usados em obras de reformas em hospitais e mais R$ 5 bilhões serão disponibilizados para contratação a partir desta semana.
 
O ministro convocou os municípios com falta de médicos para que participem de edital lançado nesta terça-feira (9) como parte do programa Mais Médicos, lançado nesta segunda pelo governo e que prevê a criação de 11.447 vagas para médicos em municípios do interior e na periferia de grandes cidades. “Todos os municípios brasileiros que tiverem unidade de saúde, que tiverem área mais pobre, poderão se inscrever em edital que se encerra em 22 de julho, informando a unidade que está sem médico, mostrando condição da unidade de saúde”, disse Padilha.

O Prefeito Evanildo Simão participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília. E a cidade de Mauriti foi convidada pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE) para participar do evento.

O encontro promovido pela Confederação Nacional de Município (CNM) é considerado o maior da América Latina.

10 julho, 2013

ACONTECEU NO CARIRI... ?: O Papa Francisco convidou 200 mendigos para jantar no Vaticano

ACONTECEU NO CARIRI... ?: O Papa Francisco convidou 200 mendigos para jantar no Vaticano

O Papa Francisco convidou 200 mendigos para jantar no Vaticano

       

No dia 1º de julho o Papa Francisco convidou 200 mendigos para jantar no Vaticano. Eles foram recebidos e atendidos em seu nome pelo Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, o Cardeal Giuseppe Bertello.
Conforme informou em 3 de julho o jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano (LOR), a autoridade vaticana acompanhou os convidados durante toda a janta e intercambiou palavras, impressões, e vivencias pessoais com eles.
“Dou-lhes as boas-vindas em nome do Papa. Como vocês sabem, esta é a sua casa e estamos contentes de que vocês nos acompanhem aqui”, disse o Cardeal Bertello aos mendigos antes de servir o jantar.
O jantar foi realizado na praça situada dentro dos jardins vaticanos aos pés da réplica da Gruta da Virgem de Lourdes, a que o Cardeal Bertello se referiu durante seu discurso breve. “A Virgem diante de nós, nos olha com um olhar de serenidade. Esse mesmo olhar é o que lhes desejo a todos vós e àqueles que vos cuidam com tanto amor”.
O jantar foi organizado pelo Círculo de São Pedro, e faz parte de uma das tantas atividades que a organização vaticana administra durante todo o ano no centro de acolhida noturno que dirigem na cidade de Roma “como sinal concreto da caridade do Papa”.
Depois da saudação, a autoridade vaticana convidou os comensais a orar, e conforme informou LOR, a resposta “foi todo um êxito”. Os comensais chegaram a bordo de quatro ônibus e foram assistidos por 122 sócios do Círculo guiados pelo seu presidente, o duque Leopoldo Torlonia.
Os mendigos que participaram são alguns dos muitos aos que o Círculo de São Pedro ajuda a viver dignamente cada dia mediante a provisão de um prato de comida, uma cama, um teto sob o que dormir e roupas para vestir-se.
LOR assinalou que a organização do jantar foi “perfeita”. O menu foi cozinhado por uma equipe de chefs vindos de Nápoles, conhecidos na Itália pela qualidade de sua cozinha, e os sócios do Círculo foram os garçons e serviram as mesas ajudados por suas mulheres e seus filhos.
Além disso, a Banda do Corpo de Gendarmaria tocou um longo repertório e a música também fez parte desta noite singular.
Ao final da noite, também o presidente Torlonia se dirigiu aos comensais e lhes agradeceu por “aceitar o convite de parte do Papa Francisco”.
Antes de concluir, os voluntários entregaram a cada um dos hóspedes um pacote com produtos de confeitaria, fruta fresca e um Terço.
Por acidigital.com

GOVERNO DE MAURITI REALIZA OFICINAS PARA POPULAÇÃO DOS SEM TERRA

     

O Governo Municipal de Mauriti através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Espaço Nordeste realizaram uma oficina de confecção de vassouras com palito de coco para os sem-terra do acampamento "Vida Nova" no distrito de Buritizinho. A oficina foi realizada entre o período de 01 de Julho de 2013 a 05 de Julho de 2013, e contou como programação do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS Buritizinho.
A oficina tem como objetivo estimular o coletivismo solidário, capacitando os sem-terra para alternativas de trabalho e geração de renda, além de fortalecer os laços afetivos familiares e comunitários dos acampados. O encerramento contou com a presença da Secretária de Assistência Social Claudia Fernanda, a sub Secretaria Rita Pimenta, a representante do Espaço Nordeste Luciene Sousa, além das Assistentes Sociais Marta Dantas e Mary Alice, a coordenadora do CRAS Buritizinho Ceicinha Marcelino e a facilitadora de oficinas Raimunda.
Essas iniciativas têm o apoio total do Prefeito Evanildo Simão, que com sua gestão inovadora e responsável, considera de suma importância o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenção de riscos sociais e geração de emprego e renda.
Por – Raquel Linhares

MAURITI SERÁ CONTEMPLADO COM MÉDICOS DO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS”

     

Aqui no Ceará, o total de 128 cidades estão na lista de prioridades para receberem profissionais do programa do governo federal Mais Médicos, uma delas será Mauriti. Segundo o Ministério da Saúde, a lista de cidades prioritárias é feita com base na carência de profissionais de cada município. O ministério alerta que a lista não é definitiva e qualquer cidade pode se candidatar a receber médicos pelo programa.
Em todo o Brasil, 1.557 cidades são prioritárias para receber servidores pelo Mais Médicos, 1.042 delas aqui na região Nordeste. Ainda segundo o ministério, o “foco” do projeto é atender municípios de “grande vulnerabilidade”, sendo 1.290 cidades de alta vulnerabilidade social, 201 cidades de regiões metropolitanas, 66 cidades com mais de 80 mil habitantes de baixa receita pública per capita e 25 distritos de saúde indígena.
O governo federal publicou no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (9), a medida provisória e os editais com as regras do programa “Mais Médicos”, que visa ampliar o número de profissionais de saúde em municípios no interior do país e nas periferias das grandes cidades. O projeto vai permitir o trabalho de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma.
Além da medida provisória e dos dois editais – um para a adesão de médicos e outro para a adesão de entes federados -, foi publicada uma portaria dos ministérios da Educação e da Saúde com as diretrizes para a implantação do programa e um decreto que estabelece o comitê de monitoramento das ações.
Entre as novidades anunciadas está a estimativa de abertura de cerca de 10 mil vagas para médicos em regiões carentes, que vão receber bolsa federal de R$ 10 mil. O governo ainda vai determinar a quantidade exata de vagas. A previsão do Ministério da Saúde é que até 18 de setembro todos os profissionais escolhidos dentro do “Mais Médicos” estejam atuando no país.
Segundo o governo, a prioridade será preencher as vagas do programa com profissionais brasileiros. Os postos de trabalho remanescentes serão completados com estrangeiros.
Médicos estrangeiros ou brasileiros formados em universidades fora do país que forem selecionados para o novo programa ficarão isentos de realizar o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, ao optarem pelo registro temporário de médicos, que será concedido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
No caso dos estrangeiros, será obrigatório que eles participem de um curso de três semanas, em uma universidade federal que tenha aderido ao programa, onde serão avaliadas por professores as capacidades técnica e de comunicação. Sendo aprovado, eles serão inscritos no Conselho Regional de Medicina do estado em que vão trabalhar.
Por – Raphael Caldas

09 julho, 2013

Governo mantém posição sobre plebiscito, diz líder do PT na Câmara

A ideia defendida pelo governo é que o melhor seria realizar o plebiscito já em 2013, com o objetivo de as mudanças valerem para as eleições de 2014

Guimarães ponderou que o PT estará aberto para dialogar sobre a data de implementação das mudanças (Foto: Divulgação)

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), reafirmou nesta terça-feira, 09, que o governo mantém, a respeito da proposta de plebiscito para a reforma política, a posição apresentada pela presidente Dilma Rousseff no encontro com a bancada petista, na sexta-feira, 05. A ideia defendida pelo governo é que o melhor seria realizar o plebiscito já em 2013, com o objetivo de as mudanças valerem para as eleições de 2014.
Guimarães ponderou, no entanto, que o PT estará aberto para dialogar sobre a data de implementação das mudanças. "Estamos dispostos a dialogar sobre quando (as mudanças) entrarão em validade para preservarmos o que é fundamental para nós, que é ouvir o povo em primeira instância e realizar o plebiscito em 2013. Nessa hipótese, as regras poderiam entrar em vigor para as eleições subsequentes", disse o deputado, que participa da reunião de líderes da base aliada da Casa.
Guimarães afirmou ainda que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou na reunião a proposta para que ocorra a votação do texto dos royalties do petróleo que chegou do Senado, sem alterações. "A ideia é pactuarmos um consenso a partir do texto do Senado", disse o líder, para quem essa opção evitaria a judicialização da questão.
Guimarães ponderou, no entanto, que o tema ainda não foi decidido na reunião, mas que existe "um espírito para que se vote o texto do Senado". Guimarães afirmou esperar que a Câmara vote o projeto até quarta-feira, 10.

Mudou de novo: Adryan treina como titular no Flamengo

Após ter sacado Carlos Eduardo para a entrada de Val, Mano tirou o volante para a entrada do jovem meia:

Adryan foi comparado a Zico por jornal italiano (Site Oficial)

O último treino do Flamengo antes da partida contra o ASA, pela primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil, foi de novidades. O técnico Mano Menezes promoveu novas alterações na equipe e escalou o jovem Adryan como titular, para jogar ao lado de Marcelo Moreno no ataque.

Quer ajudar o Flamengo a montar grandes times? A maior torcida do mundo faz a diferença! Vire Sócio!

Na atividade da segunda-feira, o treinador já havia mexido no time. Val ganhou a vaga do meia Carlos Eduardo, mas a sua titularidade durou apenas um dia, já que foi o volante que deixou a equipe para a entrada de Adryan no time. O jovem camisa 17 se destacou nos coletivos disputados na parada do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa das Confederações, marcando muitos gols no time reserva e mostrando que queria uma vaga na equipe titular.

FESTIVAL DO SESC DE III MOSTRA DE TEATRO DE RUA CHEGA A MAURITI

            

De 08 a 13 de julho acontecerá a terceira edição da Mostra de Teatro de Rua, promovida pelo SESC Cariri em parceria com as prefeituras da região. Dezenas de atores e atrizes, além de diretores, técnicos, cenógrafos, irão transformar simples lugares de passagens, como ruas e praças, em espaços dedicados às artes cênicas.
A Mostra tem o objetivo de preservar, reatualizar e incentivar as manifestações populares de rua, se apropriando do espaço público como lugar de expressão e divulgação das artes cênicas. A idéia é atrair um público que não costuma ir ao teatro e, assim, tornar a arte mais democrática e inclusiva.
O Governo Municipal de Mauriti, Administração Trabalhando Para Todos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o SESC Cariri, convida a todos para assistirem à Cia de Teatro Anjos da Alegria (Crato –CE), que estará na Praça Dr. Fernandes Teles Cartaxo (Praça da Matriz), no dia 08 de Julho, às 17h, apresentando a peça  “A Vingança do Finado Joaquim”.
Essa você não pode perder! É diversão na certa!
Por - Raquel Linhares

MAURITI REALIZA A I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

                       

Nesta última sexta-feira, 5, a Secretaria Municipal de Cultura de Mauriti, com o apoio do Governo Municipal, realizou a I Conferência Municipal de Cultura. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, e contou com a presença de representantes do setor público, da sociedade civil, instituições, mestres e agentes da cultura popular em geral.  Os temas abordados foram: “Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Educação e Formação Artística e Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento”.
As conferências são oportunidades ímpares para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam suas propostas para o aperfeiçoamento. 
Na abertura da Conferência, fizeram parte da mesa diretora o Prefeito Municipal Evanildo Simão, o Secretário de Cultura José Fernandes, o Presidente da Câmara Josevan Leite, a Secretária de Educação Keila Marques e a técnica representante da Secretaria de Cultura do Estado – Secult, Aline Lima.
"A Conferência é um mecanismo dos sistemas municipal e nacional de discussão e resolução de problemas e questionamentos. Hoje apresentamos e discutimos propostas do que fazer com os aparatos legais, e escolher os delegados para a Conferência Estadual. Nós estamos com apenas seis meses da abertura da secretaria mais já estamos com muito trabalho", destacou José Fernandes.
O Prefeito Municipal Evanildo Simão, falou da importância das conferências e frisou que a Conferência de Cultura é o momento de priorizar as demandas. "Trata-se de um espaço fundamental nessa elaboração democrática de um plano de cultura e conta com todo nosso apoio na busca de elevar cada vez mais nossa cultura e nossos artistas", explicou. Na oportunidade, foi discutido com a sociedade civil e o poder público o Regimento Interno da Conferência. Para a participação da fase estadual da Conferência Nacional de Cultura, foram eleitos três delegados, que terão a responsabilidade de levar para a fase estadual as metas estabelecidas pela sociedade mauritiense.
Por – Raquel Linhares

08 julho, 2013

Com estado de saúde grave, Dominguinhos retorna para a UTI

                                    O sanfoneiro está hospitalizado desde dezembro de 2012. Foto: Divulgação

Músico luta contra um câncer no pulmão e respira com ajuda de aparelhos, O estado de saúde do cantor Dominguinhos é considerado grave, de acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês no último domingo (7).  O músico está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 1º de julho e respira com ajuda de aparelhos.
“Foi transferido para a UTI do Hospital Sírio-Libanês com quadro de arritmia cardíaca, oscilação de pressão arterial e infecção respiratória”, afirma o boletim.
Dominguinhos está internado desde o dia 17 de dezembro. O cantor estava na Unidade Coronária do Hospital Santa Joana, em Recife, e foi transferido para o Sírio Libanês no dia 13 de janeiro. O músico luta contra um câncer no pulmão.

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...