12 julho, 2013

PREFEITO EVANILDO SIMÃO PARTICIPA DA MARCHA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS EM BRASÍLIA



Com presença confirmada na abertura da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada na manhã desta terça-feira (9), a presidente Dilma Rousseff transferiu sua participação no evento, que reúne milhares de prefeitos e gestores municipais no Hotel GoldenTulip, nesta quarta-feira (10). A alteração na agenda da Marcha, que acontece até quinta-feira, desagradou os participantes, mas não comprometeu o andamento dos debates.
 
A presidente da Aprece, Adriana Pinheiro, compôs a mesa de abertura, cujos trabalhos foram comandados pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Em sua fala inicial, ele falou sobre a grave crise pela qual os municípios vem passando e ressaltou que esse é um momento de união e organização para o movimento municipalista.
 
Ziulkoski proferiu uma palestra tendo como assunto central o tema geral da Marcha - O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios. Durante sua apresentação, abordou a ansiedade que os prefeitos trazem a Capital Federal de levarem, na volta a suas cidades, – soluções imediatas. Falou sobre diversos problemas pontuais e comuns enfrentados, e motivou os prefeitos a não deixarem de lutar pela pauta comum dos Munícipios, como as Perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com a deterioração do Pacto Fiscal de 1988 e o comportamento do Fundo; o subfinanciamento dos programas federais; a dívida previdenciária dos Municípios, entre outros.

Durante a palestra, Ziulkoski, orientou os participantes sobre o andamento das atividades na parte da tarde no Congresso Nacional e no Senado Federal, a serem encerradas com reuniões com as bancadas federais de todas as regiões do país. A programação do maior evento municipalista da América Latina se estende até quinta-feira, 11 de julho.
 
Saúde e educação
Após a palestra de abertura, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Aloísio Mercadante, deram esclarecimentos aos prefeitos e gestores participantes sobre o recém lançado programa “Mais Médicos", que tem o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes.
 
Na oportunidade, Alexandre Padilha afirmou que a Saúde possui recursos disponíveis para “toda demanda de infraestrutura” dos municípios na área. Segundo ele, R$ 7 bilhões do ministério já estão sendo usados em obras de reformas em hospitais e mais R$ 5 bilhões serão disponibilizados para contratação a partir desta semana.
 
O ministro convocou os municípios com falta de médicos para que participem de edital lançado nesta terça-feira (9) como parte do programa Mais Médicos, lançado nesta segunda pelo governo e que prevê a criação de 11.447 vagas para médicos em municípios do interior e na periferia de grandes cidades. “Todos os municípios brasileiros que tiverem unidade de saúde, que tiverem área mais pobre, poderão se inscrever em edital que se encerra em 22 de julho, informando a unidade que está sem médico, mostrando condição da unidade de saúde”, disse Padilha.

O Prefeito Evanildo Simão participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília. E a cidade de Mauriti foi convidada pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE) para participar do evento.

O encontro promovido pela Confederação Nacional de Município (CNM) é considerado o maior da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaría de saúde e UniLeão firmam convênio no combate à fibromialgia

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Educação, estabeleceu um convênio com o curso de F...