13 setembro, 2012

AÇÃO SOCIAL LEVA CRAS ITINERANTE AO SITIO BETÂNIA

Assessoria de Imprensa


A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social está promovendo o CRAS Itinerante em várias comunidades do município de Barbalha. O CRAS Itinerante promove vários serviços sociais para as famílias em diversas localidades, as ações estão sendo descentralizadas, ou seja, estão sendo levadas as famílias barbalhenses, seja na zona rural ou urbana.
Os técnicos e servidores da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, estarão nesta quinta-feira dia 13 de setembro, a partir das 9h00 da manhã com os serviços se estendendo até as 15h00.
Os serviços que serão levados a população do Sítio Betânia são:
Assistente Social, Psicológico, Carteirinha do Idoso, Cadastro do CRAS, Informações sobre os atendimentos do CREAS – Centro de Referência as Assistências Sociais; Conselho Tutelar; Informações e cadastro do programa Bolsa Família; informações sobre o programa Leite Fome Zero e sobre o programa PROJOVEM Adolescente, além da presença da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Lá no sítio Betânia, terá a presença de dois médicos, um odontólogo e enfermeiros, serviços como aferição da pressão arterial (PA) e teste de glicemia, além de outras orientações aos moradores do sítio Betânia.
Essas ações serão desenvolvidas através da secretaria municipal da Ação Social e, recebe o apoio da Secretarias Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal.
Os técnicos da Ação Social comunicam que para fazer a carteirinha do idoso, é necessário a Xerox do RG, CPF, comprovante de residência e 2 fotos 3x4. Para fazer o cadastro  do CRAS é necessário que as famílias levem o RG, CPF (adultos) e o registro de nascimento dos menores (dos menores) de quem residem na mesma residência.

CURSOS GRATUITOS EM BARBALHA ESTÃO SENDO UM SUCESSO..

Assessoria de Imprensa


O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e, o ACESSUAS – Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS/TRABALHO destinados a indivíduos entre 16 e 59 anos dos municípios, com população igual ou inferior a 50 mil habitantes, (região norte e nordeste) ou para municípios que solicitarem a inclusão nos programas, em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério da Educação – MEC e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS de Barbalha, comunica a todos os cidadãos e cidadãs barbalhenses, sobre a existência e execução dos programas PRONATEC/ACESSUAS – TRABALHO com parceria firmada entre Sistema Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC/) por meio do MEC, os Institutos Federais e o Sistema S ( SESC, SENAI, SENAC, SESI, SENAR E SEBRAE),  no que se refere ao oferecimento dos cursos.
O PRONATEC/ACESSUAS se articula ainda com os demais serviços das diversas políticas públicas principalmente as implicadas no mundo do trabalho, articulando-se em parceria com órgãos e entidades governamentais e não governamentais que, ofertam ações direcionadas a qualificação profissional ou, por meio do acesso aos cursos, programas e serviços de intermediação de mão de obra.
Cursos já concluídos:
Costureiro: com 02 turmas de 20 aprendentes para cada turno.
Cortador de calçados com apenas uma turma de 20 aprendentes.
Curso em andamento:
Manicure e pedicure, com término em 02/10 àcom turma de 20 alunos no turno tarde.
Administrador de Banco de Dados àcom término em 05/10 com turma de 20 alunos, apenas no turno noite.
Operador de Computador àcom término em 29/10 com turma de 20 alunos, apenas no turno noite.
Cuidado de Idoso àcom término em 05/10àcom turma de 20 aprendentes, apenas no turno noite.
Copeiro àcom término em 16/09/ com turma de 20 aprendentes, apenas no turno tarde.
Eletricista àcom término em 23/10 com turmas de 20 aprendentes, nos turnos manhã e tarde (cada turma).
Pedreiro àcom término em 17/09 com turma de 20 aprendentes, nos turnos tarde e noite (cada turma).
Mestre de Obras com término em 23/10 com turma de 20 aprendentes, apenas no turno noite.
Cursos Que Serão Iniciados:
Auxiliar em Administração de Redes – turma de 20 aprendentes, somente no turno noite
Bartender – turma de 20 aprendentes no turno manhã
Recepcionista em Serviços de Saúde – turma de 30 aprendentes somente no turno noite
Aplicador de Revestimento Cerâmico – turma de 20 aprendentes nos turnos tarde e noite
Operador de Injetora Extrusora de Plástico – turma de 40 aprendentes somente no turno noite.
Montagem e Manutenção de Computadores -- turma de 20 aprendentes somente tarde.
Cursos com Inscrições Abertas:
Vigilante/ Porteiro – com inscrições até sexta – feira (14 de setembro) e inicio do curso 17/09.
Zelador – com inscrições até sexta – feira (14 de setembro) e inicio do curso 17/09.
Aplicador de Revestimento Cerâmico – com inscrições até sexta – feira (14 de setembro) apenas para turma da tarde e previsão para inicio em 24/09/2012.
Inscrições: Pelos Telefones:  (88) 3532-3962 / 3532-1644 ou  na Sede da STDS - Ação Social à Rua Major Sampaio, 53- Centro. Barbalha-Ce.

Galeria de Fotos



IBAMA DISCUTE PLANO DE AÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DO SOLDADINHO DO ARARIPE

Assessoria de Imprensa


Com o intuito de buscar soluções para a preservação da espécie do Soldadinho do Araripe, foi realizado na manhã dessa quarta-feira (12), um seminário no Geosítio Riacho do Meio, para discutir um plano de ação, em parceria com as escolas da rede municipal de ensino, bem como, escolas de Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha, além da Secretaria de Meio Ambiente do município.
O Soldadinho do Araripe é uma ave ameaçada de extinção pela perda de habitat, provocado pelo desmatamento, e pensando nisso, o ICMBIO, IBAMA convidaram as escolas e seu núcleo gestor para participar desse evento.
Para o professor da Escola Josefa Alves de Sousa, Reginaldo Landim, o seminário foi de suma importância, já que, as escolas não têm o costume de trazer os alunos para uma aula extraclasse, então o aluno precisa ter uma noção prática das espécies da chapada, ressaltou o professor Reginaldo.
Para a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Poliana Silva Coimbra Cruz, a manhã de discussão foi bastante proveitosa, juntamente com os alunos das escolas do município, e seria importante que tema como esse, fosse implantado nas escolas, o conhecimento sobre o Soldadinho do Araripe por se tratar da ave símbolo da chapada, e os próprios alunos possam trabalhar sua preservação, disse a secretária.
O representante do IBAMA, William Brito as escolas precisam ter noção sobre a chapada e, pensar em trazer os alunos, para a chapada do Araripe para conhecer as espécies, em especial o Soldadinho do Araripe por se tratar de uma ave símbolo e, que, está ameaçada de extinção, e precisa fazer um trabalho de conscientização para a preservação da ave, disse o ambientalista.

Galeria de Fotos



TERÇA NO BAIRRO ACONTECE NESTA TERÇA-FEIRA NAS CABECEIRAS


Assessoria de Imprensa


A Secretaria Municipal de Saúde estará presente nesta terça-feira 11, na sede da Associação de Moradores do sítio Cabeceiras.
É mais uma ação dos profissionais da Saúde Pública de Barbalha, que estarão levando os mais variados serviços aquela população.
Os moradores do sítio Cabeceiras terão a oportunidade de receber os atendimentos lá mesmo na comunidade, quando estarão presentes os enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos com as várias especialidades como: Clinico geral, odontólogo, pediatra, ortopedista, cardiologista, psicólogo, nutricionista, psiquiatra e educador físico.
Além de outros atendimentos que serão levados aos moradores, como: Cadastro do Programa Bolsa família e atualização do cadastro; teste de glicemia, verificação da pressão arterial e entrega de medicamentos e orientações por patê dos técnicos da secretaria de Saúde.
Todo esse Projeto Terça no Bairro, conta com o apoio da Prefeitura Municipal que através do Governo Municipal, ver como um bom descentralizador das ações da saúde pública para as comunidades seja na zona rural ou urbana. Os atendimentos na sede da Associação de Moradores do sítio Cabeceiras começam a partir das 8h00 da manhã desta terça-feira dia 11.


Aconteceu na manhã desta terça-feira 11, na sede da Associação de Moradores do Sítio Cabeceiras, o Projetos “Terça no Bairro”. O projeto levou as mais diversas ações aos moradores daquela comunidade.
Na oportunidade, além do Terça no Bairro, mais um instrumento da ação cidadã, como o CRAS Santo Antônio esteve presente levando seus serviços aos moradores daquela localidade. Os técnicos do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social serviços como: Cadastramento do Bolsa Família, atualização do cadastro, assistente social, cadastro para aquisição da carteirinha do idoso, e outros serviços foram levados pelo CRAS Santo Antônio. A coordenadora do CRAS Marinete Firmino também passou as informações necessárias aos moradores sobre o curso de produto de limpeza que vai começar na próxima semana. No Terça no Bairro, também levou o atendimento do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.
Os moradores do sítio Cabeceiras receberam os atendimentos lá mesmo na comunidade, quando estiveram presentes os enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos com as várias especialidades como: Clinico geral, odontólogo, pediatra, ortopedista, cardiologista, psicólogo, nutricionista, psiquiatra e educador físico, além de marcação de exames. 
Todo esse Projeto Terça no Bairro, conta com o apoio da Prefeitura Municipal que através do Governo Municipal, ver como um bom descentralizador das ações da saúde pública para as comunidades seja na zona rural ou urbana.
O atendimento aos moradores do sítio Cabeceiras começou às 8h00 da manhã e terminou às 14h00.


Galeria de Fotos



  

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...