19 julho, 2018

Prefeito Arnon Bezerra recebe empresários suíços

O Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve reunido, na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório do Iu-á Hotel, no Município, com empresários suíços. Investidores internacionais estão de olho no potencial da cidade. Um dos objetivos dos suíços em Juazeiro do Norte, foi apresentar uma nova tecnologia na área de captação de energia solar.

Na última sexta-feira, 13, o Chefe do Executivo juazeirense recebeu empresários chineses e destacou o potencial local para receber novos empreendimentos. Junto com os empresários europeus, participaram da reunião investidores regionais e do Estado na área de tecnologia sustentável.

O Prefeito destacou os potenciais existentes em Juazeiro do Norte, como o turismo, comércio, entre outros aspectos. Ele ressaltou a importância de um desenvolvimento integrado no Cariri, sem haver uma concorrência predatória. “Somos uma conurbação. Não temos fronteiras”, destaca o prefeito, ao enfatizar a necessidade de crescimento.

Momento histórico


O engenheiro José Carlos Vieira, de Santa Catarina, que esteve participando da reunião, disse que esse foi um momento histórico, para o Ceará e o Nordeste brasileiro, porque foi iniciada uma nova era, da energia renovável, isso para valer, já com instalações já acontecendo no Brasil há alguns anos, desde a nova resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, que favorece a energia distribuída.

O engenheiro destacou a importância da presença do Prefeito Arnon Bezerra, durante a reunião. “Esse momento com o Prefeito de Juazeiro do Norte e o seu apoio foi fundamental”, afirmou. Ele ainda destacou a quantidade representativa de empresários presentes. “Será uma grande arrancada para desenvolver a energia solar na região”, disse. Bancos como o BNB e o próprio Banco Suíço poderão financiar os novos equipamentos para instalação desse tipo de tecnologia na região.

Disponibilidade

De acordo com Arnon Bezerra, a Prefeitura estará à disposição diante de tudo que for necessário para contribuir com os empresários nos novos investimentos que poderão ser realizados, numa parceria mais fortalecida. “A chegada de vocês aqui na região, faz com que possamos agregar esse conhecimento”, afirma.

Pontos importantes relacionados a serviços, como voos diários para os diversos estados brasileiros, além dos meios de comunicação, com emissoras de televisão instaladas na região, foram mencionados pelo Prefeito, demonstrando a condição privilegiada que a região se coloca atualmente. 

“Todo empresário que nos visita sai daqui com boas impressões diante dessa realidade que temos”, disse ele, ao se colocar à disposição não apenas dos empresários de outros estados, mas da própria cidade, região e de outros países, que tenham o interesse de realizar importantes parcerias pelo desenvolvimento do Município.





Barbalha realiza campanha “Julho Amarelo” contra as hepatites

A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Saúde, está acentuando os trabalhos de combate às hepatites, em todas as Unidades de Saúde do Município. A campanha segue orientação do Ministério da Saúde, que estabelece o Julho Amarelo, como mês de intensificação de combate à doença.

Em Barbalha, os Postos de Saúde da Família estão decorados com ornamentação voltada para o tema, lembrando aos usuários do serviço público a importância de prevenir e realizar exames capazes de detectar o problema. Para isso, há equipes disponíveis pela secretaria de saúde prontas para atuar e orientar junto à população barbalhense.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio. A orientação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.





Atividades do Sesc de Barbalha devem começar já em agosto

  As primeiras atividades do Serviço Social do Comércio (SESC) em Barbalha devem começar ainda no mês de agosto.  A informação foi dada pelo diretor do Sesc-Ceará, Rodrigo Rebouças, durante visita com o prefeito Argemiro Sampaio e o presidente da instituição, Maurício Filizola, ao prédio do CSU, que abrigará o equipamento.

A visita ocorreu nessa terça-feira (17) quando as equipes da gestão municipal e da Fecomércio realizaram uma avaliação da estrutura e do espaço para estabelecer um cronograma de reforma e funcionamento do equipamento em Barbalha.

A expectativa é que em agosto já tenha início o projeto “Manoel Tobias de Futsal” a ser desenvolvido na quadra de esporte do CSU. Já para as demais atividades, a equipe do Sesc fará

uma avaliação mais técnica sobre o nível de intervenção necessária para avaliar o tempo de reforma.

Para o prefeito Argemiro Sampaio, a instalação do Sesc na cidade vai promover diversas ações, desde a prática de esportes, cursos, intervenções sociais, promoção à cultura e muitas outras práticas que não foram desenvolvidas até aqui. 

Para ele, esse é o início de todo um processo que deverá ofertar aos barbalhenses um leque de oportunidades para qualificação, lazer e diversão.






Estagiar no Ministério Público Federal

Estudantes de Direito interessados em estagiar no Ministério Público Federal (MPF) no Ceará podem se inscrever no processo seletivo de 23 de julho a 12 de agosto. 

Com validade de um ano – podendo ser prorrogado por igual período – a seleção vai formar cadastro de reserva para preenchimento de vagas que surgirem no MPF em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral.  

Os estudantes universitários que participam do programa de estágio devem cumprir carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias. A bolsa mensal tem valor de R$ 850, e os estagiários recebem auxílio-transporte de R$ 7 por dia de estágio. 

A inscrição deve ser feita pela internet. Além de preencherem o formulário, os candidatos devem apresentar, nas unidades do MPF, até 14 de agosto, documentos constantes no edital. Os candidatos farão provas de múltipla escolha e discursivas. A seleção prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência e cotas para minorias étnico-raciais. 

Para mais informações sobre o processo seletivo, o interessado pode acessar a página do MPF ou ligar para o número (85) 3266.7499.





Câmara Municipal de Jardim elege nova mesa diretora

Câmara Municipal de Jardim elege nova mesa diretora para o biênio 2019/2010 - A Câmara Municipal de Jardim elegeu na noite desta terça-feira, 17, a nova mesa diretora da Casa. A votação, que contou com apenas uma chapa para a disputa, ocorreu em sessão ordinária liderada pelo atual presidente da Casa, vereador José Napoleão de Araújo, A nova mesa diretora toma posse em 1º de janeiro do ano que vem, para um mandato de dois anos.  

Pelo resultado da votação, a partir de janeiro de 2019 a mesa diretora ficará composta da seguinte forma: José Napoleão (PRB) – presidente; Péricles Roriz (PR) – vice-presidente; Dra. Liliane (PP) – primeira secretária, Carlos Costa (PR) – segundo secretário. 

Dez dos 11 vereadores participaram do pleito, decidido através de maioria absoluta dos votos. À reportagem do Jornal da Cultura, o presidente reeleito, Zé Napoleão, falou do seu trabalho e ressaltou o apoio dos pares, agradecendo o voto de confiança.

O secretário Carlos Costa  falou do trabalho desenvolvido nesse primeiro período na Casa Legislativa e enalteceu o trabalho do presidente reeleito, acrescentando querer implantar uma gestão com a participação de todos os vereadores e fazer um trabalho conjunto com o Município. Estamos aqui para somar.

O vice-presidente Péricles Roriz (Pekim), destacou a importância da sintonia entre legislativo e executivo e pontuou que a  Câmara de Jardim marca aqui um novo tempo, um tempo de prosperidade e paz.

A Câmara encerrou o primeiro período legislativo de 2018 nesta terça-feira, entrando em recesso, para voltar a se reunir ordinariamente a partir do dia 3 de agosto, a primeira sexta-feira do mês.







IPTU no município de Jardim

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU no município de Jardim será lançado no mês de Agosto de 2018 em Cota Única ou em até 04 (Quatro) parcelas mensais e consecutivas.


Será emitido Documento de Arrecadação Municipal - DAM, na forma de carnê, com a Cota Única e as parcelas, para os imóveis prediais, os quais serão enviados para o endereço do contribuinte que constar do Cadastro Imobiliário do Município.


Os contribuintes que não receberem o carne referente ao IPTU do seu imóvel predial até 31 (trinta e um) de Agosto de 2018 deverão retirar o Documento de Arrecadação - DAM na Prefeitura Municipal de Jardim, Setor de Tributos, ou através do site www.jardim.ce.gov.br, para fazer jus ao desconto concedido. 

A data de vencimento da Cota Única, com desconto, e da primeira parcela do IPTU 2018 será no dia trinta e um de agosto de 2018. A 2ª, no dia 29 de setembro; a terceira, em 31 de outubro e a quarta, até o dia 30 de novembro. 

Aos contribuintes, sem debito de IPTU, que efetuarem pagamento do IPTU 2018, em Cota Única, até a data de seu vencimento, será concedido desconto no percentual de 10% (dez por cento) sobre o valor do imposto.





Instituto Centec oferece programação educativa gratuita

O Instituto Centec oferece programação educativa gratuita em mais uma edição da Expocrato. Com a participação de professores, técnicos e alunos dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec), a instituição se faz presente no evento. 

São disponibilizados no estande do Centec diversos produtos e experimentos inovadores. A Fatec Sertão Central apresenta aos visitantes mel de abelha orgânico e condimentos saudáveis, itens preparados pelos alunos dos cursos de agronegócio e alimentos. O CVTEC Crato promoverá a degustação pratos que valorizam a tradição gastronômica caririense. 

A Fatec Cariri fará a exposição e venda de itens produzidos com materiais recicláveis por alunos do curso de meio ambiente; um sistema wetlands, que trata água para reuso de forma simples e eficiente; e bancadas didáticas que demonstram o acionamento de sistemas elétricos residenciais e industriais e um sistema de correção de potência (monofásico e trifásico). 

O CVTEC Barbalha fará exposição e venda de composto orgânico, peixes ornamentais, óleo de cenoura, sabonetes aromatizados, além da distribuição de mudas de hortaliças.






Mortalidade infantil no ceara

O índice de mortalidade infantil voltou a crescer no Ceará e no Brasil. É a primeira vez que há uma alta no óbito de crianças no estado desde 1990, conforme dados do Ministério da Saúde. 

Em 2016, o índice de mortalidade infantil no Ceará foi 14,3 óbitos a cada 100 mil habitantes; em 2015, foram 13 óbitos por grupo de 100 mil habitantes. A alta pode ser explicada pelo surto de vírus zika, que afetou principalmente as crianças, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará. 

O vírus, se contraído por uma gestante, pode ocasionar microcefalia no bebê, o que pode levar à morte da criança. Em 2016, o Ceará teve 96 casos de microcefalia.





Prefeitura de Jardim paga 1 parcela do decimo terceiro

A Prefeitura de Jardim vai pagar a primeira parcela do 13º dos servidores a partir desta quinta-feira, conforme reforçou ontem o secretário de administração Chiquinho Couto. 

Inicialmente, a proposta era iniciar o pagamento no dia de ontem, mas por atribuições da agência bancária, foi sugerida a mudança da data. O pagamento obedecerá ao cronograma por categoria, já conhecido dos servidores municipais. 

O dinheiro já está na conta. “Não desconhecemos a crise, mas trabalhamos com planejamento e o pagamento da primeira parcela do 13º dos servidores está garantido”, afirmou o secretário. 

O pagamento da primeira parcela do 13º, correspondente a 50% do salário, vai beneficiar todos os servidores e injetar um bom volume de dinheiro na economia local, especialmente no comércio.





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...