27 abril, 2012


E atenção esta em juazeiro do norte Joelison Fernandes da siva ele é natural da Paraíba e está pedindo sua AJUDA ou contribuição para alimentação e seu tratamento,pra quem não o conhece ai vai a foto de que foi tirada No programa Show da Tarde que tem a apresentação deste Carlos Juca e também no A Tarde é Nossa com Marleide Duarte,e para ajudar é só ligar para a radio Verde Vale tel: 3511-7497 e pedir o telefone de contato de NINÃO como é chamado.

Barbalha-CE: Eleitores denunciam compra de votos para o Conselho Tutelar


              As eleições para formação do Conselho Tutelar em Barbalha foram sacudidas pelas denúncias de corrupção e compra de votos.

O escândalo chegou à mídia e o primeiro grito foi dado pelo candidato João Bosco da Silva, mais conhecido como João Francelino, que obteve 265 votos, ficou na sexta colocação e na posição de 1º suplente. Entretanto, as denúncias mais concretas sobre a falta de lisura, transparência e de organização do pleito realizado no último dia 22, foram feitas à imprensa pelos internautas do Site Cetama, alguns até afirmando ter presenciado pessoas recebendo R$ 10 para votar numa determinada candidata que obteve a segunda maior votação entre todos os candidatos para o Conselho Tutelar.

Outros candidatos que se sentiram prejudicados já demonstraram a intenção de acionar o Ministério Público para investigar todos os atos negativos que marcaram as eleições para o Conselho Tutelar de Barbalha, mas ainda precisam juntar provas suficientes para pedirem a anulação de todo o processo. Apesar das denúncias, até esta quinta-feira (26), quatro dias após o pleito, nem o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsável pela organização da eleição e nem o Ministério Público, responsável pela realização e fiscalização, receberam qualquer denúncia oficial que justificasse suas intervenções. 

26 abril, 2012

CAMPANHA DA FEBRE AFTOSA ADIADA NO CEARÁ PARA 1º DE JUNHO


                 A informação é da (SDA) Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado: A Campanha da febre aftosa, que geralmente acontece no mês de maio aqui no Ceará, foi adiada para 1º de junho. O adiamento é devido ao processo de sorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O rebanho de bovinos do Estado do Ceará terá o sangue colhido a partir do dia 18 de junho. O procedimento se estenderá por trinta dias. O objetivo é testar o sangue dos animais para a febre aftosa. A sorologia acontece em vários Estados brasileiros e serve de controle da doença.
No mês de maio, haverá o sorteio das propriedades. Cerca de 20 animais de cada fazenda, entre 6 e 12 meses, serão avaliados. Caso não haja animais suficientes dessa faixa estaria, a idade pode se estender até os 24 meses. O resultado sairá em 90 dias. Durante esse período, os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. Também não será possível vacinar esses animais contra a febre aftosa. O controle será feito através de um brinco padronizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI) órgão responsável pela colheita e fiscalização do Estado.
Caso o resultado seja positivo, o teste será refeito, como explica o Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior: “o segundo teste será feito porque o exame pode ser falso positivo, uma reação da vacinação de novembro”.

       Uma criança de apenas três meses de idade morreu por volta das 9 horas desta quarta-feira no Hospital e Maternidade São José de Mauriti após ter recebido vacina aplicada por uma agente de saúde. A morte do bebê, Cícero Diogo Furtado Magalhães, que nasceu no dia 22 de janeiro está sob suspeita já que a vacina era própria para crianças com idade superior a um ano. A suposta vítima morava no Sitio Santo Antonio dos Posseiros (Distrito de Anauá) na zona rural daquele município.

Levada por sua mãe Nazinha das Neves Furtado, a criança chegou ao hospital por volta das 7 horas após um quadro febril, bastante choro aparentando dores e com a pele ficando roxa. Ela contou à polícia que desconfiava da vacina aplicada nesta terça-feira por uma funcionária do Posto de Saúde de Anauá. Nazinha das Neves foi até a Delegacia de Mauriti e registrou um Boletim de Ocorrência (BO).


O caso está sendo investigando e a Polícia Civil já promoveu diligências com o apoio dos Soldados Gildecio, Costa, C.; Amaro, Siqueira e Sousa do Destacamento de Mauriti. O primeiro passo foi encaminhar o corpo para ser examinado no Instituto Medico Legal (IML) de Juazeiro do Norte, a fim de descobrir a causa da morte. Funcionários do posto e o médico que atendeu o bebê no hospital igualmente vão ser ouvidos.


ARMA – Em outra ocorrência no Bar e Churrascaria Três Corações que funciona no Distrito de Palestina em Mauriti, a polícia prendeu os agricultores Leandro Alexandre de Moura, de 20, e e Heberson de Oliveira Mateus, de 26 anos, o Bersim. Os dois ameaçavam com uma faca o dono do restaurante Ivanildo Bernardo da Silva, de 48 anos, que ali reside. Leandro mora no Sítio Canabravinha e Bersim na Rua Eremita Granjeiro no Centro de Mauriti. A arma era de Leandro e foi aprendida e Bersim vai responder, também, por desacato aos policiais.


        Um homem acusado de dirigir ameaças contra pessoas no Horto foi preso nesta terça-feira em sua casa na Rua Bela Vista, 49 daquele bairro. Guilherme Alves da Silva, de 42 anos, ali residente, tinha em seu poder duas espingardas de fabricação artesanal além de tubos com pólvoras e chumbo. O trabalho foi coordenado pelo Tenente Guedes do Ronda do Quarteirão apoiado pelo Cabo Murilo e o Soldado Albuquerque. Guilherme foi levado para a Delegacia de Polícia Civil.

     Já em Aurora a polícia apreendeu revólver calibre 38 com um cartucho intacto numa operação coordenada pelo Major Sobreira, comandante da companhia de Brejo Santo, com o apoio da FTA. A arma estava com Felipe Lima Batista dos Santos, de 22 anos, residente na Rua Maestro Gilvan Duarte (Boa Vista) em Missão Velha. Segundo a polícia, este tentou matar um adolescente de 17 anos na noite de segunda-feira em Aurora.

Como pertence à Secretaria de Segurança Pública do Ceará, a polícia quis saber como o revólver foi parar em suas mãos e ele falou ter comprado a Tiago Gomes de Oliveira, de 20 anos. Este mora na Rua Antônio Pereira Lima, 302 (Bairro Cassimiro Gomes) igualmente em Missão Velha, e já tem passagens pela polícia por posse e porte ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas, lesões corporais, além de agressão e ameaça contra mulheres.

A polícia foi até a residência de Tiago e o prendeu com 452 gramas de crack, uma pequena quantidade de cocaína, 5 kg de cal, uma espingarda artesanal municiada, um bornal contendo pólvora e chumbo, dois facões, uma espada artesanal, uma balança de precisão e mais R$ 631,75 em dinheiro. No dia 27 de outubro de 2010, ele havia sido preso em um bar na Rua Coronel José Dantas (Tinguinzeira) em Missão Velha, com dois revólveres. O local era suspeito de ser ponto de venda de drogas e prostituição.

25 abril, 2012

COMUNIDADE MATA DOS LIMAS RECEBE “TERÇA NO BAIRRO”


          O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira 24, mais uma edição do Projeto “Terça no Bairro”. A comunidade que recebeu o projeto nessa manhã de terça-feira, foi a comunidade Mata dos Limas.
Com os diversos atendimentos, os moradores daquela comunidade, tiveram oportunidade de se consultarem com médico: Clínico, pediatra e ortopedista, marcação de exames, teste de glicemia, verificação da pressão artéria, cadastro do Programa Bolsa família, orientação da nutricionista, entrega de medicamento, além da presença do odontólogo. Outros serviços e orientações foram oferecidos aos moradores, pelos profissionais da área da saúde pública de Barbalha.
O Projeto Terça no Bairro, foi realizado no PSF do sítio Mata dos Limas e contou com a presença da secretária Jaqueline Sampaio que, fez atendimento a população no local.
Este tipo de ação satisfaz a população, são as ações da saúde pública sendo levadas as diversas comunidades do município. 

APRECE PROMOVE II MARCHA MUNICIPALISTA DO CEARÁ


       Nesta edição o encontro, que se consolida como maior evento municipalista do Estado discutirá a sustentabilidade dos municípios cearenses.
A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) promoverá a II MARCHA MUNICIPALISTA DO CEARÁ – "Discutindo a Sustentabilidade dos Municípios Cearenses", que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de abril, no Centro de Negócios do SEBRAE em Fortaleza-Ceará.  O evento é destinado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais assessores e cidadãos interessados.
Após ter gerado um série de resultados positivos aos municípios na sua 1ª Edição no ano passado, com a divulgação da Carta dos Municípios Cearenses, contendo as principais reivindicações colhidas no seu Projeto Aprece Itinerante que visitou todas as regiões do Estado. Agora na sua 2º Edição a Marcha promoverá um debate sobre a sustentabilidade dos municípios cearenses, colaborando para a construção de uma agenda propositiva, que priorize o desenvolvimento sustentável dos municípios, respeitando e valorizando suas vocações.
Durante os três dias de realização da II Marcha Municipalista do Ceará será proposta uma discussão técnica e política de temas de impacto para os gestores municipais nas mais diversas áreas como: saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura. Também será possível estabelecer uma integração entre os Municípios e o Governo Federal, com a participação de representantes da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, e com o Governo Estadual, com a presença do governador Cid Gomes e toda a sua equipe.
O encontro municipalista será, também, uma oportunidade para estabelecer um amplo espaço de exposição de painéis de boas práticas executadas nos municípios, com a realização da 2ª Edição do Prêmio Aprece Município Inovador. Nesta edição, o Prêmio irá reconhecer as iniciativas municipais que trabalham para o cumprimento dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio. Segundo a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, a premiação é uma forma de fortalecer a troca de experiências entre as gestões e contribuir para a solução de desafios que os municípios enfrentam de forma criativa, inovadora e com baixo custo. 


O prefeito José Leite viajou à Fortaleza onde participa da II Marcha dos Prefeitos.


  


ALUNOS DO 2º ANO DE BARBALHA TEM AVALIAÇÃO DE 194,76



         O resultado foi o segundo melhor avaliado pela CREDE 19 dos municípios de sua jurisdição nos alunos do 2º ano.
A Secretaria de Educação do município de Barbalha recebeu o resultado oficial do SPAECE 2011, da CREDE 19 no último dia 23 segunda-feira.
O resultado do 2º, 5º e 9º Ano. O resultado do 2º Ano na avaliação da CREDE 19, o município barbalhense ficou em segundo lugar dos municípios da sua jurisdição, a pontuação de Barbalha foi de 194,76.
Foi um resultado satisfatório para todos que fazem a Educação do município, foi o que disse a professora Celi Nogueira de Lima. Ela acrescentou que foi um trabalho sistemático através da consultoria que os diretores, professores e coordenadores pedagógicos estão recebendo por parte do professor Joan Oliveira, da Lyceum-Consultoria Educacional Ltda que, é um acompanhamento mais sistemático nas turmas de 2º ao 5º Ano, tendo com objetivo maior, aprendizagem dos alunos.
Em 2010, o município de Barbalha ficou com a alfabetização suficiente e, o que, queremos assim, como o Estado é que, os alunos cheguem da alfabetização a um nível desejado. E o resultado de 2011 foi satisfatório com essa pontuação de 194,76 e isso, quer dizer que, as crianças estão em um nível de alfabetização desejável.
Segundo a ainda a professora Celi Nogueira, o município vem investindo na Educação nesse sentido, e a prova disso, é que, este ano está dando continuidade a todo trabalho para que sejam alcançados bons resultados amanhã depois, finalizou Celi Nogueira.
O professor Joan Oliveira da Consultoria Lyceum Consultoria Educacional, falou sobre o encontro de professores, diretores e coordenadores pedagógicos que aconteceu no Auditório da secretaria de Educação.
O encontro teve dos pontos importantes: Primeiro a formação de professores do 5º Ano em língua portuguesa e matemática; formação em serviços voltados para melhoria nos indicadores de aprendizagem dos alunos da rede municipal. Já com os diretores e coordenadores, foi direcionado um trabalho de monitoramento, de acompanhamento de intervenções pedagógicas, com professores dos 2º e 5º Ano. E o objetivo principal, é saber como se deve qualificar o trabalho das escolas voltadas para uma melhor aprendizagem dos alunos.       
Segundo o professor Joan Oliveira, este resultado do SPAECE de 2011 para os alunos do 2º Ano, tem uma interferência do trabalho que vem sendo desenvolvido na Educação do município. “Esse resultado mais do que essa proficiência de 194, o mais importante é quando se analisa o percentual de alunos que ficaram no nível desejável no SPAECE que foi de 85% que, segundo o professor Joan é um percentual considerado alto.
Nesse 2º e 5º Ano, Barbalha deu um salto grande, embora há um crescimento tímido no 5º Ano, e isso, projetam alunos nas demais séries como o 3º e 4º anos em melhores condições de desenvolverem suas aprendizagens, finalizou o professor Joan Oliverira.   

UM COMPROMISSO: GOVERNO MUNICIPAL DO PREFEITO JOSÉ LEITE FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS DESDE O INÍCIO DE SEU GOVERNO


               Transparência e compromisso com a população barbalhense são metas do Governo Municipal do prefeito José Leite. E como prova disso, vem prestar contas de tudo que foi pago, apresentando o levantamento geral das receitas, despesas e aplicações. Isso, desde o início de sua administração em 2009. Essa atitude reforça o respeito e o compromisso que a administração possui com os munícipes.
       


              O prefeito José Leite considera como dever do governante prestar contas a população de todas as ações implementadas pela Prefeitura, para que o povo saiba exatamente como o dinheiro está sendo aplicado.  O município foi encontrado em caos financeiro, e o Governo municipal levou aproximadamente um ano para colocá-lo em ordem, colocar as finanças em dia, pagar os fornecedores em fim, todos os débitos que foram encontrados; e hoje não, as finanças estão em dia graças o equilíbrio e o compromisso com o dinheiro público.
                     Visamos apresentar como é feita a prestação de contas de forma transparente na administração pública, que é guiada por princípios, um deles é a publicidade que, viabiliza a administração tornar público todos os seus atos. Este princípio está relacionado à transparência da administração do prefeito José Leite. O uso dos recursos públicos é aplicado e, significa fortalecer as relações democráticas e aumenta o compromisso mútuo entre cidadãos e governantes, quando este presta contas com a sociedade.
A prestação de contas do Governo Municipal de Barbalha é feita em cumprimento das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e, visa promover a transparência da administração com informações acessíveis a população.

Caso dos banheiros: comissão de deputados vai buscar informações no MPE na próxima sexta


          O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) anunciou, na sessão plenária desta quarta-feira, da Assembleia Legislativa, que uma comissão de parlamentares deve visitar, nesta sexta-feira, o Ministério Público Estadual. O objetivo é saber como andam as investigações do “Escândalo dos Banheiros”. A Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) apura o caso.
A fala do pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza foi uma reação ao anúncio do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes, de retorno à Corte – conforme O POVO publicou nesta quinta-feira. Ele passou nove meses afastado (a pedido próprio) por ter o nome citado no processo como um dos possíveis beneficiados com o desvio de dinheiro público.
Heitor quer que o caso vá para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Em países sérios, o caso do senhor Teodorico resultaria em perda do cargo, devolução de numerários e prisão. Aqui é motivo de piada. De chacota! O retorno é um tapa na cara de todos os cearenses”, afirmou o pedetista.

PT e PSB iniciam debate, mas impasses permanecem

As duas siglas não teriam discutido nomes de candidatos. PSB segue cobrando garantia de que terá participação em uma possível gestão do PT

Depois de um jejum de meses sem diálogo, o PSB e o PT de Fortaleza se encontraram ontem à noite para começar a discutir os rumos da aliança para a eleição deste ano na Capital. Entretanto, os avanços foram tímidos. As duas siglas definiram uma nova reunião para meados de maio e prometeram manter aberto o canal de negociação.
 Com discurso pouco mais otimista que o habitual, o presidente do PSB, Karlo Kardozo, disse que, para “um primeiro momento”, a conversa foi satisfatória. Apesar disso, ele não deixou de alfinetar: “Às vezes, as ações (petistas) não correspondem com as palavras”.
 Kardozo voltou a cobrar do PT mais abertura à sigla, que reivindica participação intensiva nas decisões políticas de uma possível próxima gestão petista. Kardozo não deixou claro, no entanto, de que forma tal participação poderia ser concretizada.
 O presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, chegou a afirmar que propõe a criação de um conselho político, como forma de “democratizar” a tomada de decisões. “Isso, para nós, é tranquilo. Estamos abertos ao debate”, disse o petista. Entretanto, ao ser questionado sobre a escolha do nome do candidato a encabeçar a disputa pela sucessão da prefeita Luizianne Lins, Ângelo reforçou que a discussão será interna. “O nome é uma decisão do PT, dos filiados do PT”, afirmou. 
ENTENDA A NOTÍCIA
 O fim da aliança entre PT e PSB significaria o racha de uma “parceria” que já dura oito anos. A situação colocaria em lados opostos a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes. Forças nacionais já intervêm pela manutenção. 

Intoxicações ocasionadas por sushis no Crato continuam sendo investigadas


Clientes do supermercado São Luiz no Crato foram hospitalizadas nesta quarta-feira (25) com suspeita de intoxicação alimentar.
As pessoas que deram entrada em alguns hospitais da cidade apresentaram sintomas de febre, vômito, dor de cabeça e tontura após consumirem sushi no estabelecimento, na última segunda-feira (23). O número total de pessoas intoxicadas ainda não foi confirmado.
O Mercadinho São Luiz emitiu nota de esclarecimento informando que tomou conhecimento do caso ocorrido. A empresa vai tomar as medidas de segurança visando esclarecer os fatos.
A responsável pelo setor de segurança alimentar, Vancy Maia, irá acompanhar a avaliação dos procedimentos internos de manipulação, as características sensoriais de cada matéria prima, como também a saúde dos manipuladores.
Ainda de acordo com a nota, foram coletadas amostras da matéria prima para análise laboratorial. Na ocasião todos os aspectos estavam dentro do padrão esperado.

23 abril, 2012

Barbalha-CE: Comissão escolhe o Pau da Bandeira de Santo Antônio 2012


              Um jatobazeiro grande e com cerca de duas toneladas será um desafio
                 Na manhã desse domingo (22), uma comissão de carregadores de Pau de Bandeira liderada pelo Capitão Rildo Teles, se deslocou até o Sítio Flores aonde se deu a escolha da árvore que servirá de mastro da Bandeira de Santo Antônio para a festa do padroeiro da cidade de Barbalha neste ano 2012.

A caminhada por dentro da mata aconteceu dentro do clima de muita descontração, mas, também de grande responsabilidade em proteger o meio ambiente.

Dentre algumas árvores previamente focadas um jatobazeiro foi escolhido para no dia 03 de junho próximo colocar a Bandeira do Santo Casamenteiro a frente da Igreja Matriz.

De acordo com os primeiros levantamentos da comissão, segundo informações de Rildo Teles, o jatobazeiro é grande e bastante pesado, tem cerca de 26 metros de cumprimento e deve pesar em torno de duas toneladas avaliação dos veteranos e mais experientes carregadores de Pau de Bandeira de Santo Antônio.

Depois da escolha do jatobazeiro na manhã de ontem, a partir de hoje Rildo Teles, como capitão passa a trabalhar na organização e preparativos para o corte no dia 17 de maio, como também o carregamento do dia 03 de junho, quando se celebra a missa de abertura, depois o cortejo folclórico com mais de 50 grupos da cultura popular e no período da tarde o tradicional e maior cortejo de Pau de Bandeira do Nordeste Brasileiro.

Barbalha-CE: Eleito o novo Conselho Tutelar


          
          Novos Conselheiros em breve serão notificados sobre a data de posse.

           Nesse domingo (22/04), sob os olhares e cuidados do Ministério Público e os serventuários do Cartório eleitoral de Barbalha, das 08 às 17: h00, aconteceram às eleições para a escolha do Novo Conselho Tutela de Barbalha, com as sessões colocadas em sete localidades do município para facilitar a presença do eleitorado.

As sessões funcionaram nas localidades: Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, CRAS da Vila Santo Antônio, Escola Antônio Costa Sampaio no Distrito de Arajara, Escola Bom Jesus no Distrito do Caldas, Escola Maria Valquíria no Bairro Malvinas, Posto de Saúde do Parque Bulandeira, Escola José Olegário da Cruz, região Brejão, Brejinho e Santana. A Apuração de votos se deu nas dependências da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Barbalha.

3.710 eleitores barbalhenses compareceram as sessões eleitorais depositando seus votos e elegendo o novo Conselho Tutelar de Barbalha, que pela votação ficou assim definido:  

05 Conselheiros Titulares são:
1ª Lugar – Ednaldo Santos de Matos 660 votos
2ª Lugar – Clarisse Pontes Pinheiro 649 votos
3ª Lugar – José Aurino Saraiva Duarte 427 votos
4ª Lugar – José Irlando de Matos 424 votos
5ª Lugar – Maria do Socorro Menezes 274 votos
05 SUPLENTES:
6ª Lugar – João Bosco da Silva 265 (João Francelino) votos
7ª Lugar – Maria do Carmo de Lima 257 votos
8ª Lugar – Francisca Elisabete Ferreira 197 votos
9ª Lugar -  Maria Nilse Nunes 176 votos
10ª Lugar – Benedito Francisco de Sousa 128 votos
O Reginaldo Ferreira dos santos ficou em 11ª lugar com 125 votos.
Votos Brancos – 25 votos
Votos Nulos – 103.

Para conhecer toda a estrutura e como funciona o Conselho Tutelar, os novos conselheiros passaram por um treinamento na instituição, isso uma semana antes de assumirem suas posições de novos conselheiros tutelares de Barbalha, conforme as informações da Promotoria da Vara da Infância e Adolescência de Barbalha. Os novos Conselheiros em breve serão notificados sobre a data de posse.

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...