20 abril, 2017

SEDUC Juazeiro do Norte inicia formação para professores do segundo ano com apoio da CREDE 19

 A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC) iniciou, nesta segunda-feira, 17, a formação de professores do segundo ano do Ensino Fundamental

Realizada através de parceria entre a SEDUC Juazeiro do Norte, a CREDE 19, a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Mais PAIC), a formação dará suporte para que os professores das escolas juazeirenses possam melhorar suas práticas pedagógicas na sala da aula e fazer com o Município melhore seus índices no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

Ao todo, são oito módulos que trarão conteúdos voltados para a parte pedagógica, teorias e práticas metodológicas de ensino que devem ampliar a capacidade de atuação dos participantes dentro de sala de aula. Segundo Josefa Luna, Gerente Regional da Crede 19, o Mais PAIC é uma ação direta do Governo do Estado, que realiza parceria com os municípios, com o objetivo de melhorar os seus índices na Educação. O programa promove intercâmbios entre escolas premiadas e escolas que necessitam melhorar seus índices de avaliação, através do compartilhamento de experiências entre elas. Dessa forma, unidades de ensino de várias regiões do Estado podem interagir entre si, trocando experiências de práticas pedagógicas bem sucedidas.

Para Maria Loureto de Lima, Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, essa é uma parceria muito sadia, pois celebra uma harmonia de trabalho e ações que já sinalizam o fortalecimento da Rede Municipal Ensino. “Juazeiro vivencia um momento que ainda não nos atrai positivamente e temos uma obrigação muito forte de corresponder aos objetivos das crianças que vão para a escola. A nossa missão, com suporte ou não da família, é ensinar a criança a ler, escrever, raciocinar e interpretar”, disse Maria Loureto de Lima, referindo-se a responsabilidade que a escola tem, a partir de seus professores, de desempenhar um bom trabalho que traga os resultados esperados.

A Secretária ressaltou que a qualidade dos professores de Juazeiro do Norte e que, por isso, eles também têm a responsabilidade, juntamente com o apoio da SEDUC, seus parceiros e a Gestão Municipal, de melhorar a realidade da educação em Juazeiro do Norte.

Fortalecimento da educação

Especificamente para essa formação, o programa Mais PAIC e a SEDUC Ceará atuarão diretamente junto às professoras, fornecendo professores formadores para os oito módulos. A formação é voltada para professoras do segundo ano do Ensino Fundamental, pois é nesta série que a qualidade da alfabetização dos alunos pode ser verificada. É nela que o SPAECE faz suas análises e lança seus índices de avaliação.

“Atualmente, a SEDUC Juazeiro do Norte é apoiada pela Célula de Cooperação com os Municípios - CECOM, da SEDUC Ceará, e o objetivo desse trabalho que iniciamos hoje, é dar um acompanhamento às professores do segundo ano, pois Juazeiro é um Município prioritário para esse acompanhamento, visto os baixos índices que vem apresentando ao longo dos últimos anos”, ressalta Josefa Luna.

Para a professora da Escola São Geraldo, Katiana Formiga, que está recebendo uma turma do segundo ano pela primeira vez em sua carreira, essa formação traz novas perspectivas para sua atuação dentro de sala da aula. Socorro José de Sousa, Gerente Municipal da SEDUC Juazeiro do Norte para o Mais PAIC, lembra que essa formação traz a oportunidade para que as professoras possam renovar suas práticas alfabetizadoras com as crianças, repensando e revisitando suas metodologias, para que desenvolvam cada vez mais, um trabalho com profissionalismo, voltado a atender as necessidades do público com o qual estão lidando e fazendo com as crianças sejam, realmente, alfabetizadas na idade certa. A formação para as professoras do segundo do Ensino Fundamental acontece nos dias 17 e 18 de abril e terá a carga horária de 16 horas para cada módulo.

Vacinação contra Influenza começa nesta quarta-feira em Juazeiro do Norte

A Campanha de vacinação contra Influenza iniciou oficialmente nesta segunda-feira, 17, em todo o país, porém devido ao feriado da Semana Santa, a distribuição para as salas de vacina em Juazeiro do Norte, não pode ser feita em tempo hábil. No Município juazeirense, a campanha iniciará na quarta-feira, em 54 salas de vacina localizadas nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital Maria Amélia e no Centro de Dermatologia.

O primeiro grupo a ser imunizado é dos profissionais de saúde, mas os outros grupos prioritários já podem procurar a vacina, em dose única, a partir da quarta-feira. São eles: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); indivíduos com 60 anos ou mais de idade; e professores da rede pública e privada, incluídos este ano como prioridades, os quais devem levar algo que comprove o exercício da atividade. Também devem procurar a vacina, as pessoas que fazem parte do grupo com comorbidade.

Ao todo, a expectativa da Secretaria de Saúde do Município é de vacinar mais de 65 mil pessoas até o dia 26 de maio, incluindo o dia ‘D’, que acontece em 13 de maio. A Vacina Influenza é trivalente e imuniza contra os vírus da Influenza A (H1N1), Influenza A(H3N2) e Influenza B. É contra-indicada para pessoas com histórico de reações graves em doses anteriores.

Prefeitura de Juazeiro do Norte inicia obra de construção do Centro de Iniciação ao Esporte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) deu início à construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), um ginásio reversível com pista de atletismo, pertencente ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), modelo 3 e que está sendo implantado no Parque das Timbaúbas.

Essa é uma construção de suma importância para a Cidade. No Brasil, apenas 40 municípios foram beneficiados com um CIE. O projeto será implantado em um terreno de 7.500 m2 e vai contemplar pista de atletismo de 100 metros, outra para salto em distância, local para arremesso de peso e um ginásio de 1.785m2. A obra pertence ao Ministério do Esporte, com recurso do Orçamento Geral da União (OGU), avaliada em mais de R$ 3,8 mi e será executada pela Construtora Justo Junior LTDA.

De acordo com a Secretária Executiva da SEINFRA, Zoia Aires de Moura, o Centro terá múltiplas formas de utilização, abrangendo áreas de algumas secretarias, além da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC). “O CIE poderá ser usado pela Educação, com escolas que não dispõem de infraestrutura para a prática de esporte, como também para programas desenvolvidos para a terceira idade. Existem muitos atletas que não têm oportunidades, mas com o Centro de Iniciação ao Esporte eles irão desenvolver o que mais gostam e poderão se tornar conhecidos nacionalmente e internacionalmente”, destaca.

O terreno está sendo preparado para o início da obra, com área delimitada, e rigorosa fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), além do setor de monitoramento da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU). A segunda etapa, que consiste na edificação do projeto, está prevista para ser iniciada até o mês de junho de 2017.

O intuito do equipamento é expandir a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, estimulando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto do CIE para Juazeiro do Norte foi contemplado em 2013, sendo aprovado pelo Ministério do Esporte em dezembro de 2016.

Associação do Engenho do Lixo é inserida no Conselho Municipal de Assistência Social, da SEDEST

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Engenho do Lixo foi reconhecida e inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). A entidade foi inserida na categoria de defesa de garantia de direitos com estimulo ao desenvolvimento sustentável das comunidades com cadeias de empreendimento à geração de renda.

Essa conquista é fruto do trabalho de acompanhamento que a SEDEST desenvolve com os catadores, através da Diretoria de Trabalho e Renda, que tem executado ações do programa Municipal de Inclusão Produtiva, o qual tem como objetivo a inclusão social por meio da geração de trabalho e renda e atendimento socioassistencial.

Na ocasião, o Presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Engenho do Lixo, José Leite da Silva, assinou o certificado de inscrição do CMAS. 

2ª Torneio Aberto de Tênis de Mesa teve apoio da SEJUC

A segunda edição da Copa Cariri Garden Shopping de Tênis de Mesa, foi mais um evento esportivo, que contou com total apoio do Poder Público de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (Sejuc). O evento reuniu atletas de todo o país. O torneio credita os melhores colocados no ranking nacional, para que possam participar de competições maiores.  Foi a primeira vez que o poder público apoiou uma ação deste esporte no Município. O torneio aconteceu no pátio do Cariri Garden Shopping, dos dias 13 a 16 de abril.

Foram ofertadas 15 categorias, na sexta-feira, 14, e iniciadas as categorias universitário, escolar e amador. Deryson Rodrigues ficou com o título da categoria universitário. Na categoria escolar, Estevão Silva foi o campeão e, na amador, o campeão foi Francisco Santos. O evento contou com a presença do atleta Alexandre Silva, que já integrou a seleção brasileira e joga atualmente pelo do Fluminense-RJ. O campeão de cada categoria, receberá uma mesa profissional de Tênis de Mesa.

Na quinta-feira, 13, a noite foi de apresentação do esporte para a comunidade. O campeão Cearense, o Rei do Cariri e outros atletas de destaque nacional jogaram algumas partidas de forma amistosa. “Queremos com o torneio divulgar mais o tênis de mesa na região, pois é um esporte que não tem idade, temos atletas de 6 até 70 anos de idade, nosso maior objetivo é divulgar o nosso esporte na cidade”, afirma Jonathan Souza, organizador do evento e líder da equipe Crajubar de tênis de mesa, que é de Juazeiro do Norte.

Hoje a equipe Crajubar tem os melhores atletas do Ceará da categoria pré-mirim até a veterano 40. Nos últimos quatro anos a equipe foi campeã de tudo e em todas estas categorias. O Davi Freitas, atleta cadeirante que é da seleção Brasileira, também é um dos destaques da equipe Crajubar. No âmbito nacional, os atletas Pedro e Pablo Sousa, da categoria pré-mirim, lideram o ranking brasileiro. Na segunda edição do torneio, Pablo foi o campeão e Pedro o vice na categoria pré-mirim.












Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte 
Informações para imprensa
Secretaria de Gestão de Juazeiro do Norte mantém diálogo com servidores sobre reajuste

A Secretaria de Gestão de Juazeiro do Norte vem realizando uma série de reuniões com as representações sindicais dos servidores do Município, a fim de chegar a um consenso com relação às reivindicações do funcionalismo. Com relação à questão do reajuste salarial, segundo o secretário Evaldo Soares, o projeto de lei que trata do reajuste de 7,64% sobre o salário base do magistério, foi enviado à câmara ontem, 19, mas isso não significa que esse reajuste só interfira sobre o salario base, porque quando o salário base é reajustado, também tem os percentuais de gratificações que são calculados no salário base dos professores, com isso as gratificações também se elevam.

Quanto aos demais servidores, também está sendo discutido. Na segunda-feira,18, houve uma reunião, onde o Secretário esteve reunido com o sindicato. No encontro chegou-se, praticamente, a um consenso, mostrando que o reajuste do magistério já estava certo, como havia sido combinado. Para os demais servidores, está sendo finalizado estudo técnico sobre finanças, para ser apresentado. Foi informado que não há possibilidades de ser dado o mesmo percentual de reajuste que foi ofertado ao magistério, pois, na realidade, isso não tem relação com a situação financeira do Município, mas sim do país, que não está favorecendo.

Cumprimento da LRF

Quanto ao aumento de 13,36% reivindicado pelos servidores, o secretário afirma que não tem como efetuar a reivindicação e descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que poderá acarretar numa situação de improbidade administrativa. Ele explicou que a LRF é muito clara, não só para a Prefeitura, mas também para os estados e União. Não se exceder 60% dos gastos com pessoal. No caso dos Municípios, 54% para o Executivo e 6% para a câmara. Então quando atingem os 53% de gastos com pessoal referente à Receita Corrente Líquida, o Município fica no alerta vermelho. “Aqui no exercício de 2016 foi encerrado com um percentual em torno de 53% desse limite de gastos. Então a situação não é fácil”, detalha.

Com relação à greve, Evaldo disse que gostaria que ela não acontecesse, pois o Município está sendo bem transparente com relação à demonstração das finanças. Para ele, essa não é uma prorrogativa só de Juazeiro do Norte, todos os demais Municípios do Brasil estão passando por igual situação. Aqui se agrava porque já estava no limite prudencial. “Pedimos uma compreensão e bom-senso, porque a Prefeitura está dialogando com o sindicato e o Prefeito está apresentando aquilo que é possível ser feito”, destaca.

Avança proposta de implantação do Programa Ceará Pacífico em Juazeiro do Norte

O Prefeito Arnon Bezerra destacou o compromisso pela implantação do programa, além de tornar a cidade referência em Saúde, Educação e Infraestrutura

Mais uma etapa pela implementação do Programa Ceará Pacífico, em Juazeiro do Norte, foi realizada na tarde de ontem, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em reunião com a coordenação do programa no interior do Estado e o secretariado da administração municipal. O encontro foi aberto pelo Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, que mais uma vez destacou o seu compromisso pela implantação do programa. “O Pacto por um Ceará Pacífico é o envolvimento de todos. Quero um Juazeiro Pacífico”, disse. O programa foi apresentado recentemente ao Município pela Vice-Governadora do Estado, Izolda Cela.

O Município juazeirense, juntamente com cinco localidades de Fortaleza, e a cidade de Sobral, faz parte do projeto piloto do Ceará Pacífico, que já tem dado resultados na redução de índices de violência num dos territórios de atuação, em Fortaleza.

O encontro teve a presença da coordenadora do Programa no interior do Estado, Andreza Aguiar, que destacou os principais pontos a serem trabalhados na elaboração da proposta de Juazeiro do Norte, a partir de dados que serão levantados pelas secretarias, em 14 dias, para serem apresentados. O Prefeito Arnon Bezerra se prontificou em auxiliar no que for necessário para que todas as etapas para a implementação do programa sejam cumpridas.

A articuladora pelo Pacto, em Juazeiro do Norte, a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, recentemente esteve em Fortaleza para apresentar o funcionamento da nova gestão e as condições iniciais para o Ceará Pacífico. A coordenadora estadual fez uma breve apresentação do Programa de Governo, que está inserido nos Sete Cearás, e disse que, dos cinco territórios escolhidos em Fortaleza, para a implantação do programa, três já estão sendo executados. Em Sobral, desde fevereiro, está em fase de implantação.

Pacto interinstitucional

O Programa é definido como um pacto interinstitucional de forças e intersetorial, interpessoal, comunitário, entre o Estado e a sociedade, o homem e a natureza. “Um pacto com a vida e pela vida”, disse Andreza. A meta, segundo ela, é buscar um formato para o pacto em Juazeiro do Norte, por meio de uma construção conjunta. Para isso, é necessário definir uma estrutura de governança. Como modelo, ela apresentou o trabalho que já vem sendo desenvolvido em Sobral. As ações vêm sendo realizadas naquele Município, por meio de um Comitê Deliberativo, que inclui as tarefas a serem desempenhadas, quem vai participar do pacto, entre outros aspectos.

As ações serão integradas e específicas para o território escolhido. No projeto, serão levantados alguns pontos de atuação, tendo a família como fator básico de intervenção. A execução do plano será realizada por etapas. O território será identificado com algumas ações governamentais a serem trabalhadas pela sua melhoria, em áreas como esporte, social, sinalização de ruas, saneamento, e que identifiquem a área de atuação do pacto.  Um dos eixos do programa é a qualificação urbana, tornando os lugares melhores e mais bonitos. Outra proposta importante é a criação de um núcleo de mediação no bairro, para resolver questões relacionadas à própria comunidade.

Diálogo direto com a comunidade

O comitê gestor irá se reunir uma vez a cada mês e acompanhar cada etapa a ser trabalhada. No caso de Juazeiro do Norte, poderá ser proposta uma nova forma de acompanhamento, tendo Sobral como referência. A abertura de diálogo com a comunidade é um dos pilares do Programa, dando a oportunidade de envolvimento e participação. Para isso, foi pensando o comitê territorial, para cada área der atuação e dentro dele instâncias que promovam esse processo. “É a voz da comunidade no poder público e a voz do poder público na comunidade”, pontua Andreza.

Outro passo importante para promover uma análise dos dados relacionados à violência e toda a sua complexidade, será a criação de um observatório da violência. A partir da avaliação das informações coletadas serão sugeridas formas de intervenção no território. Para dar uma base maior para o estudo dos dados, foi proposta parceria com as universidades e projetos que possam compor essa base de informação.

SEDUC abre inscrições para novo processo seletivo na área de Libras

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC) abre inscrições para novo processo seletivo simplificado (Edital 009/2017-SEDUC-JN, de 17 de abril de 2017) para composição de cadastro reserva de profissionais temporários para professor de LIBRAS e tradutor/intérprete de LIBRAS, que atuarão nas escolas da rede pública municipal de ensino, no ano letivo de 2017.

Os interessados em participar do processo seletivo simplificado devem apresentar Currículo Padrão e Carta de Intenção no ato da inscrição, que poderá ser feita no dia 24 de abril de 2017, no horário de 08h às 11h e das 13h30 às 16h30, na sede da SEDUC, que fica na rua 15 de novembro 101, bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte.

Podem participar todos os interessados que atendam os seguintes pré-requisitos no ato da inscrição: ter 18 anos completos; possuir preferencialmente Ensino Superior completo ou estar cursando pelo menos 50% da graduação (com curso na área de Língua Brasileira de Sinais - Libras de no mínimo 120 horas) ou ter ensino médio completo (com curso na área de Língua Brasileira de Sinais - Libras de no mínimo 120 horas).

O edital com todas as informações sobre esse processo seletivo pode ser consultado no Diário Oficial do Município do dia 19 de abril de 2017 ou no site: www.juazeiro.ce.gov.ce.

Estudantes recebem treinamento para ação itinerante da SEDECI

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – SEDECI, promoveu um treinamento em parceria com a Coordenação do Programa de Educação Previdenciária do INSS, Sebrae e Faculdade Paraíso para os estudantes que irão participar de uma ação itinerante nos bairros de Juazeiro do Norte. A primeira ação está prevista para o mês de maio, no bairro do Socorro.

O treinamento realizado instruiu os estudantes sobre a abordagem e acolhimento dos comerciantes, para que eles informem sobre os benefícios da formalização, quais os procedimentos necessários para isso, e até mesmo a possibilidade de realizar os primeiros encaminhamentos para formalizar o negócio. Os estudantes também foram instruídos para orientar os comerciantes sobre questões previdenciárias. Eles também auxiliarão na implantação das Salas do Empreendedor.

O projeto Observatório Itinerante consiste em buscar nos bairros do Município, possíveis comerciantes que ainda não estejam formalizados, seja através do Microempreendedor Individual (MEI) ou outras categorias de formalização. Através do observatório, também será possível mapear toda a área comercial do Município, indicando as potencialidades da cidade e tendo de forma prática os dados necessários para atrair investidores e consumidores.





Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Informações para imprensa







Governo do Ceará firma Termo de Cooperação Técnica com Banco do Brasil e Fiec

O Banco do Brasil vai atuar como agente nos investimentos de empresas amparadas pelos programas de incentivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas vinculadas

O governador Camilo Santana assinou nesta quinta-feira (20), no Palácio da Abolição, o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Ceará, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Banco do Brasil. São R$ 6,6 bilhões de crédito para indústrias, beneficiando empresas que irão se instalar ou ampliar instalações no Estado.

"Nesse momento difícil que o país enfrenta é preciso buscar com muita criatividade parcerias para a retomada do crescimento. Nós temos uma agência que atende empresas que querem se instalar no Ceará, para a geração de empregos. Com esse Termo de Cooperação, elas têm a garantia dos recursos, financiamento com mais agilidade e menos burocracia. Quero agradecer à Fiec e ao Banco do Brasil pela compreensão da necessidade de darmos as mãos. É um momento para celebrar essa parceria, que eu tenho certeza que teremos ótimos frutos", disse o governador.

O Banco do Brasil vai atuar como agente nos investimentos de empresas amparadas pelos programas de incentivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas vinculadas. O superintendente do banco no Ceará, Clóvis de Castro Júnior, explica que o acordo vai além da liberação dos créditos para as indústrias. "Esse valor de R$ 6,6 bilhões está disponível para cada empresa. Ou seja, de acordo com o projeto, o plano de investimento e a perspectiva de mercado que ela quer buscar, é possível que esse valor seja aumentado. O teto é ilimitado. Além disso, oferecemos soluções de eficiência operacional, digitais e tecnológicas, fluxo diferenciado no tratamento das propostas, treinamento e consultoria na área de Comércio Exterior".

Atualmente, cerca de 420 empresas são atendidas pelos programas de incentivo da SDE e vinculadas. O Governo do Ceará vai selecionar e indicar empresas com perfil para apresentar propostas de investimento, visando proporcionar maior agilidade no atendimento nos processos.  

O secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, disse que esse Termo de Cooperação Técnica vem em um momento bastante oportuno. "Essa semana saiu a notícia do aumento do PIB do Ceará, maior até do que o do país, num acumulado de mais de 2% nos primeiros meses do ano. Isso aquece a economia. Fatores como a assinatura do memorando de entendimento com o Porto de Roterdã, a Fraport vindo administrar o Aeroporto de Fortaleza, o Polo da Saúde no Eusébio, a ZPE, a Complexo Siderúrgico do Pecém. Com essa parceria, cria-se um movimento muito grande e condições para empresas se planejarem, terem acesso aos créditos, pois a questão do financiamento para o investimento é uma das principais dificuldades hoje".

Já a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) vai realizar a divulgação do termo e a mobilização das empresas, por meio de seus sindicatos filiados, para o estímulo e apoio de atividades exportadoras dos diversos setores industriais do Estado.

O presidente da Fiec, Beto Studart, destacou o empenho do Governo do Ceará em manter parcerias com as instituições não governamentais em busca de avanços para o Estado. "O que seria do Brasil se não fosse a agricultura bem desenvolvida? Se não fosse o Banco do Brasil, ela não teria esse espaço global que tem hoje. Nós empresários estamos juntos com o governador, focados no desenvolvimento do Estado do Ceará. É animador para mim, que acompanho o dia a dia dos nossos companheiros. E esse bom ambiente o Camilo vem conseguindo na base do diálogo, atraindo infraestrutura do exterior. É um momento especial e sei que vamos fazer a diferença daqui pra frente".

Uma comissão de acompanhamento entre as três partes será instituída para acompanhar as demandas.





Governo do Ceará entrega Centro de Educação Infantil para crianças de Itaitinga

O Centro de Educação Infantil de Itaitinga tem estrutura para atender até 208 crianças, dentro da faixa de 0 a 5 anos. A área construída possui quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground

As famílias de Itaitinga agora dispõem de espaço educacional com estrutura e segurança para matricular suas crianças. O governador Camilo Santana inaugurou, na manhã desta quinta-feira (20), o Centro de Educação Infantil Rita Laureano dos Santos. Esse é o 18º CEI entregue pelo Governo do Ceará. O novo equipamento é fruto de investimento de R$ 1,1 milhão, proveniente do Executivo estadual, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município.

Durante a solenidade de entrega, Camilo Santana participou de visita às instalações da unidade educacional, junto a crianças, professores e funcionários do CEI. O governador afirmou que a construção destes centros faz parte do empenho do Estado em proporcionar as condições adequadas para que os estudantes de desenvolvam com qualidade desde o início da vida.

"Esse Centro de Educação não deixa a desejar a nenhuma creche particular do país. Não só pela estrutura física, pela qualidade da infraestrutura, mas também pelo atendimento e pelas pessoas que cuidam bem e orientam nossas crianças. Desde a alimentação ao cuidado o dia inteiro nesse espaço. Essa é a política: fazer o melhor para as pessoas que mais precisam, não só em Itaitinga, mas em todo o Estado do Ceará", disse o chefe do Executivo.

Camilo Santana reforçou que a gestão estadual manterá o ritmo de investimentos na Educação, em todas as etapas do ensino, considerando a área como campo prioritário dentro do campo das políticas públicas. "O Estado apostou muito, ao longo dos anos, no Ensino Fundamental através da parceria com os municípios. No PAIC, nas premiações, na repartição do ICMS de acordo com os resultados na Educação. Isso fez com que o Ceará desse um salto importante. Depois avançamos no Ensino Médio, com as Escolas em Tempo Integral e a Escola Profissionalizante. Agora queremos dar um salto maior na Educação Infantil, nas crianças de 0 a 5 anos, que é o início da vida dos futuros jovens cearenses. Se eles não começarem bem, sendo bem cuidados e orientados, tem a possibilidade de se comprometer toda a vida escolar".

O governador esteve acompanhado do secretário da Educação, Idilvan Alencar, do prefeito de Itaitinga, Abel Jr., do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Zezinho Albuquerque, do deputado estadual Elmano Freitas, dentre outras lideranças políticas.


Espaço de qualidade

O Centro de Educação Infantil de Itaitinga tem estrutura para atender até 208 crianças, dentro da faixa de 0 a 5 anos. A área construída possui quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. No CEI, serão realizadas atividades voltadas a aprendizagem, através de jogos e atividades interativas.  A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), e traz à população a alternativa pública de dar educação de qualidade às crianças.

Para as famílias do município, a inauguração traz a sensação de tranquilidade na hora de encontrar o lugar ideal onde deixar as crianças na hora do trabalho. Este é o caso da pedagoga Daniela Barros, 34, que agora garante estar em paz ao pensar no futuro escolar do filho Davi, de apenas dois anos.

"Muitas mães aqui trabalham e não têm com quem deixar os seus filhos. Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém de confiança, então esse CEI chegou na hora certa. Deixando a criança aqui, vou tranquila para o trabalho, ciente de que o Davi está sendo bem cuidado e vai aprender bastante com as professoras", contou.

O prefeito de Itaitinga, Abel Jr., afirma que a cidade ganha um marco para a Educação e os pequenos moradores da cidade agora podem vislumbrar um futuro melhor e de muitas oportunidades pela frente. "Esse é um momento muito importante para Itaitinga. Com a inauguração do CEI, daremos uma qualidade de ensino melhor às nossas crianças desde o início. O povo da cidade está feliz, agradecido e acredita no governo de Camilo Santana", resumiu.


Centros de Educação Infantil no Ceará

Além de Itaitinga, foram inaugurados outros 17 Centros de Educação Infantil em Aquiraz (2), Iguatu (2), Quixeramobim (1), Sobral (2), Tauá (2), Varjota (2), Tianguá (3), Guaraciaba do Norte (1) e Viçosa (2).

As ações fazem parte do pacote de investimentos que assegura a construção de novos espaços educacionais com o mesmo padrão. Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Ao todo, o Estado ganhará 119 CEIs.





Governador anuncia concessão de 900 bolsas de mestrado e doutorado

Na ocasião, Camilo Santana também oficializou 759 bolsas de iniciação científica. Ao todo, os investimentos chegam a R$ 20,7 milhões

O desenvolvimento do Ensino Superior e o fomento à pesquisa acadêmica no Estado foram mais uma vez pauta no Palácio da Abolição. Em solenidade na manhã desta quarta-feira (19), o governador Camilo Santana anunciou a concessão de 900 bolsas de mestrado e doutorado e oficializou a concessão de 759 bolsas de iniciação científica. Os benefícios para os estudantes são gerenciados pela Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

No evento, foram outorgadas pelo governador 503 bolsas de mestrado e 397 de doutorado. Selecionados pela Funcap por meio de Edital Público, os alunos contemplados mantêm atividades de pesquisa de alto nível em cursos credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em todo o Estado. Somente para as bolsas de pós-graduandos, o investimento foi de R$ 17,1 milhões.

Camilo Santana avaliou que a política mais do que estimula novos mestres e doutores. Para ele, distribuir novas bolsas significa, também, reforçar a importância da produção acadêmica local como aliada do poder público dentro do compromisso de elaborar planejamentos eficientes para combater os problemas do Ceará.

"O Estado investe na qualificação de jovens nas universidades não só para que eles possam se qualificar. Vai além de preparar esses jovens para o mercado de trabalho. Também queremos que eles possam dar um retorno para o Ceará em pesquisa e soluções dos problemas do Estado em diversas áreas, como nos problemas da seca, da saúde, de infraestrutura, alternativas de mobilidade urbana, dentre outros pontos. Esses resultados a gente vai poder ver através do desenvolvimento desses alunos", destacou o governador.

O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para lembrar que a Educação tem sido eixo prioritário na gestão estadual, com investimentos na implantação de escolas em tempo integral nos municípios cearenses, que em 2017 alcança 71 unidades, além de melhorias no Ensino Médio e Ensino Superior. Isso, segundo apontou Camilo Santana, é que tem feito o Estado se destacar nacionalmente com resultados na Educação Pública. "Nós temos a compreensão de que nenhum estado ou país vai crescer se ele não apostar na Educação. O único caminho para construir uma sociedade mais justa, com mais oportunidades e menos violência é através da Educação. Não tem outro caminho", disse.

Além das bolsas de mestrado e doutorado, o governador Camilo Santana também oficializou a concessão de 759 bolsas de iniciação científica. Somados, os investimentos em todos os programas de fomento à ciência para bolsistas em instituições de Ensino Superior do Estado chegam a R$ 20,7 milhões.

O Ceará possui atualmente oito universidades - três estaduais, quatro federais e uma privada - e dois centros universitários privados. As atividades de pesquisa e pós-graduação nas instituições têm apresentado crescimento, em taxas acima da média nacional. Para manter o nível de qualidade no Ensino Superior do Estado, o apoio através das bolsas surge como fundamental para o surgimento de novos acadêmicos, capacitados a promover o desenvolvimento de pesquisa e de novos cursos em todo o Estado.

Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno contou que o valor investido pelo Governo do Ceará terá resultado multiplicativo para o desenvolvimento do Estado em todos os setores, com o surgimento de iniciativas mais inteligentes e projetos mais elaborados, fincados em alicerces científicos. "Estamos construindo uma sociedade com maior ingresso ao conhecimento. Celebramos a formação intelectual das pessoas através de três instrumentos integrantes de uma política estratégica do Estado para com a sua maior força, que é o povo cearense", explicou.

Pequeno afirmou, ainda, a importância de novos mestres e doutores se alastrarem pelos municípios do Ceará. Ele enfatizou que, há dez anos, o número de doutores no Interior do Estado do Ceará era 80, e o número de pós-graduações era apenas um - na cidade de Sobral, em Biotecnologia. Hoje, são 21 programas de mestrado no Interior e dois programas de doutorado. "Queremos vislumbrar mais crescimento, e isso passa pela geração e mais oportunidades na área acadêmica".

Também participaram do evento o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Tin Gomes, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, além de reitores e pró-reitores das universidades sediadas no Estado, coordenadores dos programas de pós-graduação e alunos bolsistas.

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, o compromisso do governador Camilo Santana faz com que a perspectiva para o futuro seja de ainda mais avanços, com alunos de destaque e casos de sucesso de escolas e universidades espalhadas pelo Ceará. "É um dia para ficar registrado. Isso mostra que ele compreende o significado político da entrega dessas bolsas, o que significa o investimento na Educação para o Estado do Ceará", enfatizou o titular da pasta.


Apoio fundamental

O estudante Carlos Vagner Benevides Gomes, 24, começou há pouco tempo o doutorado em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para ele, conquistar uma das 397 bolsas representa um auxílio que dará mais tranquilidade para seguir no caminho dos estudos e ter foco total em sua pesquisa. "É algo muito importante. Estou no primeiro mês ainda e ter a oportunidade de receber um investimento na pesquisa é fundamental para que eu faça um bom doutorado, ao longo desses anos, sem ter tantas preocupações", afirmou.

Para Isabela Rezende, 29, o mestrado em Odontologia acompanhado pela bolsa da Funcap vem de forma providencial, evitando muitos gastos com pagamento de mensalidade. "Eu faço mestrado numa universidade privada, tem um valorzinho bem salgado. Durante a seleção, já sabia da possibilidade de bolsa por conta da Funcap. Como eu fui a primeira colocada na seleção, eles conseguiram uma bolsa e fui contemplada", expôs.


Resultados

O trabalho dos pesquisadores apoiados pelos programas de bolsas se traduz em resultados que colocam as instituições locais em posições de destaque nacional. No ano passado, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo entre 195 universidades públicas e privadas de todo o Brasil, a  Universidade Federal do Ceará (UFC) foi considerada a melhor das regiões Norte e Nordeste. Já a Universidade Estadual do Ceará (Uece), de acordo com o mesmo ranking, foi a melhor entre as instituições estaduais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.





Camilo Santana anuncia instalação de unidade da Fiocruz no Ceará

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, o chefe do Executivo afirmou que a inauguração será ainda este ano. O Ceará contará com unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda este ano. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, na tarde desta terça-feira (18), na sétima transmissão ao vivo via Facebook. "A Fiocruz é uma instituição de renome nacional e internacional. Vamos inaugurar, entre agosto e outubro, a nova sede no Ceará, lá no Polo de Saúde no Eusébio. É um  investimento de R$ 170 milhões. Será um grande ganho para o Ceará, com estrutura física, geração de empregos. Conectado à Fiocruz, teremos a fabricação de vacinas de base vegetal, que é a Biomanguinhos, que hoje tive a oportunidade de visitar. Queremos fazer do Ceará um eixo de desenvolvimento na área da saúde, com desenvolvimento, tecnologia e estudos", explicou o governador, que está no Rio de Janeiro.

Em seguida, o governador foi perguntado sobre a estrada entre Santa Quitéria e Trapiá. Camilo disse que a obra já foi iniciada, porém, o período é complicado por conta da quadra invernosa, mas será concluída em breve. Ele lembrou que várias estradas estão sendo restauradas através do "Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará", e que recentemente entregou nos municípios de Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Russas, entre outras.

Leandro Rodrigues pediu escolas de Ensino Médio no município de Mucambo. O governador disse que está implementando diversas escolas pelos municípios do Ceará e, para Mucambo, a sugestão será levada para o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

Carlos Alberto perguntou sobre segurança. Camilo Santana lembrou dos concursos para policiais, a interiorização de serviços como Raio e o Ciopaer e melhorias na estrutura em geral da segurança pública. "A área de segurança é a área mais desafiadora e que exige um olhar especial. Em dois anos e três meses, poucos governos fizeram o volume de investimentos que fizemos", disse.

Respondendo sobre os próximos concursos que serão anunciados, ele adiantou: "Vamos agora lançar o edital dos agentes penitenciários. Serão mil vagas. Também trabalhamos para abrir concurso para agentes sócio-educadores. Vão se preparando aí".

Manoel Pessoa questionou sobre o que tem sido feito para combater o Aedes aegypti. "O papel do Estado tem sido de trabalhar o nível de acompanhamento dos municípios, não só de vacinação e de controle, mas muita articulação com estrutura para que as prefeituras possam desempenhar a prevenção à dengue, zika e chikungunya", respondeu.

Júnior Alves quis saber sobre o funcionamento do Centro de Formação Olímpica do Nordeste. "Estamos aguardando a certificação. Conversamos com a Unesco, COB, empresas privadas, para financiar o funcionamento. o CFO é um equipamento que pode atrair e trazer atletas do mundo inteiro. Está pronto, toda a infraestrutura, mas cada local precisa estar certificado para oficialmente iniciar as atividades. Estamos tentando trazer alguns times nacionais e internacionais para fazer um grande lançamento oficial".

O internauta Elvis perguntou quais são os projetos para Quixeramobim. "Recentemente, no último dia 19 de março, liberamos uma verba de mais de R$ 15 milhões para assentamentos rurais. Foi o maior volume de recursos do Projeto São José. Estamos fazendo a revitalização da Ponte Maravilha, tão emblemática, que esperamos inaugurar em breve. Fizemos uma adutora, estamos com dois empreendimentos do 'Minha Casa, Minha Vida' prestes a serem concluídos. Temos várias obras em parceria com a prefeitura, como calçamento, uma areninha, praças do Programa Mais Infância Ceará, entre outros projetos".

Respondendo a Henrique Carvalho sobre a possibilidade da construção de um hospital com UTI em Itapipoca, o governador destacou que o Hospital Regional que atende a Região Norte é o de Sobral, porém, está trabalhando parcerias com instituições não governamentais para a área da saúde em Itapipoca.

Agentes de saúde cobraram o adicional de insalubridade. Camilo destacou que esse foi um compromisso de campanha, junto com o pagamento do piso nacional retroativo a janeiro de 2015, já cumprido. "Eu só peço paciência, sabemos do momento de dificuldade que o país vive, mas fiquem certos que vou cumprir o compromisso até porque vocês merecem por todo o trabalho que fazem na prevenção da saúde", garantiu.

Livia Lima perguntou sobre a situação do Açude Castanhão. "A situação de água no Ceará melhorou em relação ao ano anterior. Estamos com água para abastecer várias regiões do interior. O grande problema é mesmo Fortaleza e Região Metropolitana, pois não temos bacias suficientes se não trouxermos água do Castanhão. Graças a Deus tem chovido bastante, mas não dá para garantir abastecimento o ano inteiro. Ainda não temos nem 6% da capacidade do Castanhão, por isso, vamos continuar com todas as ações que estamos fazendo para evitar desperdício, o reúso da água da ETA Gavião, os poços verticais no Pecém para atender a siderúrgica. Trouxe dos Estados Unidos uma tecnologia para cavar poços horizontais, é inédita no Brasil. Estamos fazendo esse trabalho no Cumbuco pois lá temos bons aquíferos. Em breve farei uma transmissão para vocês terem ideia da dimensão. Não vamos medir esforços para garantir que não falte água para não precisarmos de racionamento", explicou Camilo.

O chefe do Executivo também afirmou que neste domingo (23) estará em Chorozinho, na Fazenda Uruanan, no aguardado projeto de assentamento rural que vai beneficiar mais mil famílias que lutam pelo direito de produzir nas suas terras.

Por fim, o governador comemorou a notícia desta terça-feira, de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu em 1,4%, pelo segundo mês consecutivo, índice acima do crescimento do Brasil. O crescimento acumulado é de 2,1%. "Isso mostra que o Ceará está preparado para a retomada da economia, é o estado que mais realiza investimentos", destacou.





Prefeito Arnon Bezerra entrega praça Cônego Climério reformada

Prefeito Arnon Bezerra entrega praça Cônego Climério reformada

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, reinaugurou, no último sábado, a praça Cônego Climério, que passou por restruturação. A entrega da praça reformada aconteceu durante o evento da 31° Malhação do Judas, no Bairro Socorro, produzido e organizado pelo grupo Resgatar. Durante o evento a população pôde se divertir com shows de calouros e concurso para adivinhar músicas. O som ficou por conta da cantora Zefinha Sanfoneira, que alegrou a todos com suas canções e entusiasmo.

O Prefeito Arnon Bezerra esteve acompanhado do Vice-Prefeito, Giovanni Sampaio, secretários, vereadores e familiares e disse que é obrigação da sua gestão desenvolver ações que venham a beneficiar a população de Juazeiro. “As praças são muito importantes para todos nós, porque é onde a gente encontra amigos, é onde a família pode passear, onde os namorados se encontram e onde as crianças brincam. Eu fico muito feliz, entre tantos amigos, de poder compartilhar essa alegria que senti. Cada obra concluída será inaugurada de imediato”, destacou.

A Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), através do Secretário Luciano Basílio, doou à comunidade dois jogos de xadrez e uma dama a fim de que eles possam usufruir e se divertir ludicamente com os jogos. “O Xadrez e a dama serão para fazer parte da comunidade, onde o líder comunitário do Socorro irá tomar conta dos jogos para que todos possam ter acesso. O Prefeito Arnon Bezerra está de parabéns por mais uma iniciativa. Ele que teve a ideia de tudo isso para que a gente possa fazer o melhor no que diz respeito ao esporte de uma forma geral”, informou o Secretário.

O morador da Rua Santa Cecília e também integrante do grupo Resgatar, Paulo Sérgio, falou que o grupo tem o intuito, como o próprio nome diz, de resgatar a cultura da cidade de Juazeiro do Norte. Com relação à reforma da praça, Paulo disse que foi inesperada. “A gente não esperava. Foi uma reforma de primeira qualidade, inclusive tem benfeitorias que ninguém nunca fez, como as mesas e os canteiros. Ficou do jeito que a gente pediu”, afirmou.

Prefeitura divulga lista dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida que devem comparecer a ENEL 

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, informa que os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, do Conjunto Habitacional São Sebastião I, que foram contemplados com unidades habitacionais nas quadras A, B e C, devem comparecer nesta segunda-feira, 17, na companhia de energia ENEL, em Juazeiro do Norte, portando documentos de identidade, CPF e número do NIS. A lista com os nomes dos beneficiários que devem procurar a Enel está disponível no site da Prefeitura www.juazeiro. ce.gov.br.

Prefeito mantém a tradição e sobe a ladeira do Horto até a estátua Padre Cícero

Como manda a tradição, milhares de fiéis subiram a Rua do Horto, até a Colina, na manhã da sexta-feira da Paixão, para cumprir promessas pelas graças alcançadas ou simplesmente para manter a prática religiosa. O Prefeito Arnon Bezerra, como a maioria dos juazeirenses, também realizou a sua caminhada até a estátua do Padre Cícero.

Acompanhando o gestor municipal, o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Michel Araújo, o coordenador de Agricultura e Abastecimento, Romão França, bem como o secretário-adjunto do Gabinete do Governador do Estado do Ceará, Fernando Santana, também realizaram o trajeto a pé, passando pelas 14 estações da Via Sacra.
A concentração aconteceu na Praça do Socorro e a caminhada começou às 8h, com parada às 9h na Pedra do Joelho, que este ano recebeu um pouco mais de conforto, com o cercado de madeira e palha, e uma placa contando um pouco a história desse monumento, com imagens do Padre Cícero, Maria e Jesus, afixados no local.

O Prefeito Arnon recebeu muitas saudações durante o percurso e disse estar muito feliz de poder fazer esse percurso todos os anos, agora na condição de gestor municipal. “É muito especial caminhar pela Rua do Horto, onde revemos amigos e fazemos novos e renovamos a nossa fé. Pela primeira vez faço esse percurso como Prefeito e não poderia estar mais feliz. Convido a todos para que venham sempre à nossa Juazeiro do Norte e realizem esse percurso de fé”, afirma Arnon.
Ao contrário do Prefeito, foi a primeira vez que o secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, realizou a subida pelas ladeiras do Horto. “Fiquei muito surpreso com a multidão, nos deu mais ânimo para trabalhar mais e darmos o nosso melhor”, disse o secretário. Concluindo o roteiro, o Prefeito visitou a estátua do Padre Cícero.

Distribuição gratuita de água

A Secretaria de Turismo e Romaria, em parceria com as empresas Cajuína São Geraldo, Água Cristalina e a Comgelo, montou tenda na Colina do Horto para distribuir gratuitamente garrafas de água e refrigerantes para os visitantes que chegaram até o final do trajeto, até a Colina do Horto.

Melhorias

Para melhor atender ao público que chega a cidade e aos moradores de todo o Cariri, este ano, toda uma organização foi pensada para o trajeto, com melhorias no paisagismo, recuperação do calçamento da Rua do Horto, sinalização de trânsito, com inserção de redutores de velocidade, pela estrada velha, além da poda de dezenas de árvores, para melhorar o receptivo aos turistas.
Secretaria de Educação inicia formação e capacitação para professores

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, inicia, nesta segunda-feira, 17, a série de formação e capacitação para professores do segundo ano, em parceria com o Governo do Estado, por meio da CREDE 19. A formação é do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC. A primeira capacitação acontece no Instituto de Ensino Superior, à rua São Francisco com rua da Glória. O evento, com carga horária de 16 horas, contará com um público de 103 professores. A formação será iniciada a partir das 8 horas.


Também neste dia 17, às 14 horas, a Secretaria de Educação estará reunindo professores, historiadores e pesquisadores, juntamente com a equipe de pesquisadores da Editora Dinâmicos, com a finalidade de realizar planejamento para a produção do livro sobre o Juazeiro do Norte, com objetivo didático. A edição será adotada na Rede de Ensino.








Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte 
Informações para imprensa.










A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...