19 julho, 2012

PREFEITURA DE BARBALHA CONSTROI RAMPAS DE ACESSIBILIDADE NAS PRAÇAS


Assessoria de Imprensa



A Prefeitura Municipal de Barbalha através da Secretaria de Obras e Infraestrutura vem construindo rampas de acessibilidade nas áreas centrais da cidade, além desse serviço, os técnicos da SEINFRA vem realizando manutenção nas diversas áreas do município.  O objetivo é facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais às praças, escolas, sinais de trânsito, ruas, prédios públicos entre outros locais, oferecendo uma qualidade de segurança aos cidadãos barbalhenses.
De acordo com informações do secretário de Infraestrutura e Obras, Magno Silva Coelho, o serviço de acessibilidade é realizado dentro do cronograma e sempre sob a orientação da equipe técnica da SEINFRA. As Praças João Filgueira Teles, Totonho Filgueira, Engenheiro Dória, Antônio Barreto Sampaio, Presidente Kennedy, Praça da Prefeitura e outros locais do município estão recebendo esse tipo de melhoria.
Por outro lado, o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), está reacendendo e pintando vários pontos de sinalizações verticais e horizontais no município. As Rampas na Praça João Filgueira Teles foram construídas, próximas as faixas de travessia e sinais de trânsito, onde oferece mais segurança as pessoas idosas e as pessoas especiais. Lá é um dos locais de maior movimentação durante o dia.
Este é um projeto de políticas públicas voltada para assegurar e garantir à qualidade e segurança as pessoas, através da sensibilidade do Governo Municipal em construir essas rampas nas calçadas em torno das praças com a finalidade de melhorar o acesso das pessoas com deficiência e necessidades especiais, e além das mães que empurram os carrinhos de seus filhos, gestantes e os idosos.


Galeria de Fotos



17 julho, 2012

PROJETO TERÇA NO BAIRRO É REFERÊNCIA NA SAÚDE


Assessoria de Imprensa

Desde que foi criado em 2011, o projeto “Terça no Bairro” tem sido um dos grandes projetos na área da Saúde pública em Barbalha. A ação que foi idealizada pela secretária de Saúde Jacqueline Sampaio para descentralizar as ações da pasta no município, visa ampliar a rede de atendimento em atenção básica, beneficiando os bairros da zona urbana e ainda, as comunidades da zona rural.
Em todas as ações que são realizadas com os profissionais de saúde: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de medicamentos, marcação de exames, atendimento médico e odontológico e teste de IMC (Índice de Massa Corpórea), além do atendimento com a própria secretária.
Para a Jaqueline Sampaio, esse projeto foi criado pensando no bem estar das pessoas, já que, muitas não podiam se deslocar de suas residências para atendimento e, com esse projeto, todas as 22 unidades de Saúde já foram contempladas com essa ação, onde cada unidade está recebendo novamente, e isso vem ampliar o atendimento do município, sempre com o apoio da Prefeitura Municipal, disse a secretária.

Galeria de Fotos



 

BAIRRO MALVINAS VIVE UMA TRANSFORMAÇÃO


Assessoria de Imprensa


A comunidade do bairro Malvinas, uma das mais populosas de Barbalha está passando por uma verdadeira mudança em sua estrutura. São obras que já foram concluídas, outras estão chegando através da Prefeitura Municipal para aquela comunidade que estava esquecida nos últimos 25 anos.

Fotos Carlos Juca.
A primeira obra que a comunidade ganhou foi a Praça Neco Macedo localizada ao lado da capela de São Vicente, uma ampla área de lazer, obra essa no valor de R$ 108 mil reais através de emenda parlamentar do deputado federal Eudes Xavier; ainda está em fase de conclusão a construção da quadra da Escola Maria Valquiria; o asfaltamento da Avenida Luis Gonzaga, o calçamento da grande 
Malvinas que compreendem as Vilas, São José, São João e Santa Terezinha; obras que somadas chegam ao montante de R$ 1,5 milhões, entre emendas parlamentares, parceria Governo do Estado e Governo Federal.
Já foi inaugurada esse ano, lá nas Malvinas: A Cozinha Comunitária e, ainda o frigorífico industrial que foi retirado do bairro do Rosário um sonho de 20 anos daquela comunidade.
Para o secretário de infra-estrutura e obras de Barbalha Magno Silva Coelho, o município vive uma fase diferente, onde grandes obras estão chegando ao município, através da parceria junto aos Governos Federais e Estaduais, e o empenho da Prefeitura Municipal que está sendo fundamental para que essas grandes obras cheguem ao município, disse o secretário.

Galeria de Fotos



 

MEMBROS DA UGL – UNIDADE DE GESTÃO LOCAL DA PRAÇA DO PEC VAI SE REUNIR COM POPULAÇÃO DE VÁRIOS BAIRROS DA CIDADE


Assessoria de Imprensa


E continua em ritmo acelerado a construção da Praça do Esporte e da Cultura-PEC, no Parque da Cidade. Em toda sua estrutura física, o andamento da construção se desenvolve a cada dia. Em Barbalha a Praça de Esportes e da Cultura está sendo construída em uma área de 3.000m². Segundo engenheiro da construtora Justo Junior, que está executando a obra, ela terá toda uma estrutura adequada para suas atividades e um padrão arquitetônico que irá proporcionar as mais diversidades sociais.
A construção da Praça encontra-se em ritmo acelerado, mais de 70% já concluída. A Praça quando concluída receberá o nome do Mestre da Cultura, Joaquim Mulato (saudosa memória). A Praça do Esporte e da Cultura no Parque da Cidade, contará com auditório com 60 lugares, telecentro, biblioteca, CRAS, quadra poliesportiva, pista de skate, playground, academia ao ar livre, mesas de jogos e pista para caminhadas.
Os membros da (UGL) Unidade de Gestão Local da Praça de Esporte e da Cultura estão promovendo encontros com as comunidades para explanar sobre a Praça do Esporte e da Cultura. Falando da importância e o que ela representará para o desenvolvimento social, cultural e educacional dentro das políticas públicas que são desenvolvidas pela Prefeitura Municipal. O encontro dos membros da Unidade de Gestão Local da Praça de Esporte e da Cultura estará acontecendo nesta quarta-feira dia 18, no auditório da SESFA a partir das 14h00 com os moradores dos bairros em torno do Parque da Cidade que são: Bairro do Rosário, Alto do Rosário, bairro Nossa Senhora de Fátima, Bairro Santo Antônio, Cirolândia e Bela Vista.


Galeria de Fotos



  

PROJETO “TERÇA NO BAIRRO” ACONTECEU NO ALTO DA ALEGRIA PSF II


Assessoria de Imprensa


Secretaria de Saúde do Município através da Prefeitura esteve levando mais vez para a comunidade do bairro Alto da Alegria mais uma edição do Projeto “Terça no Bairro”. O Terça no bairro aconteceu no PSF Alto II.
Na oportunidade, todos os profissionais da área da saúde pública, estiveram presentes levando os diversos serviços aos moradores daquela comunidade.
Serão serviços como: Aferição da Pressão Arterial, teste de Glicemia, Consultas Médicas; com Clínico geral, Ortopedista, Orientações, Entrega de Medicamentos, atendimento Psicológico e Nutricional, além de outros serviços que foram levados aquela comunidade.
As ações começaram as 8h00 da manhã terminando às 14h00, no PSF do Alto II.
Lembrando que este projeto começou em 2009, onde o município proporciona uma saúde pública com mais qualidade e mais próxima da população, tanto da zona urbana como rural.

Galeria de Fotos



  
Fotos:Carlos Juca.

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...