16 outubro, 2013

MAURITI:CE. Mauriti se destaca na execução do Pronatec

    A cidade de Mauriti se destacou com êxito na execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A informação foi confirmada após uma análise da equipe da Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que monitora de forma sistemática o cumprimento do Pronatec nos municípios. 

Em e-mail a diretoria de inclusão Produtiva Urbana do MDS destacou: “Ficamos muito satisfeitos em ver que a equipe envolvida na execução do PRONATEC/BSM no seu município levou a sério o desafio de buscar melhores rumos para o país, principalmente oferecendo oportunidades a quem mais precisa. Agradecemos o afinco e a garra direcionados por vocês ao programa, assim como a perseverança e foco para superar eventuais dificuldades nesta caminhada. Desejamos a todos muita força e nos colocamos a disposição para superarmos os obstáculos e compartilharmos os sucessos, pois o fim da miséria é só o começo”. 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em Mauriti durante esse ano já foram ofertados 16 cursos e 400 pessoas capacitadas. 

Para o prefeito Evanildo Simão esse resultado é muito importante para o município pois eleva o interesse tanto da gestão em investir em parcerias com os governos estadual e federal na busca por melhorias para a população como também para os alunos dos cursos técnicos que passam a acreditar que um futuro melhor é possível quando se busca uma qualificação profissional. “Esse é o primeiro ano do Pronatec aqui em Mauriti e ver que já estamos entre os municípios que se destacam no programa para nós é uma grande satisfação. Estamos todos de parabéns, e só me resta enquanto gestor agradecer a equipe da Secretaria de Assistência Social pelo trabalhando que vem desenvolvendo a frente da pasta” comentou Evanildo Simão.

Por – Raquel Linhares
ASSESSORIA DE IMPRENSA:


MAURITI: CE . Ouvidoria Geral de Mauriti é apresentada nas escolas do município


  • Teve início no último dia 07 de Outubro o trabalho de apresentação do mais novo sistema utilizado pela Ouvidoria Geral do Município nas escolas (Ouvidoria Itinerante), a fim de que todo o alunado possa tomar conhecimento sobre o que é a ouvidoria e como funciona o sistema que abastecerá o governo municipal das reivindicações e reclamações da população, sobre o andamento dos serviços ofertados.

  • De acordo com o calendário estipulado pela coordenadoria, os trabalhos de visitas as unidades escolares seguem até o dia 18, com a mobilização de toda equipe, para que todos possam ser esclarecidos sobre qualquer dúvida de mais esse mecanismo oferecido pela Administração – Trabalhando para Todos, onde todos possam também emitir sua opinião no andamento das ações governamentais.

  • O Governo Municipal está atento para que diariamente aconteça a melhoria e a qualidade do atendimento de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas.

  • Lucineide Teles (coordenadora da Ouvidoria) destaca que é um importante instrumento que dá verdadeiramente ao cidadão, o direito de opinar, reivindicar e reclamar dos serviços executados pelo poder público municipal, porém é preciso que a população tome conhecimento sobre essa nova ferramenta, o que representa mais um avanço nos serviços públicos e ainda demonstra o quanto à população deve ser ouvida, de acordo com o compromisso assumido pela gestão.

  • “É um trabalho minucioso e detalhado ao passo que precisamos explicitá-lo a toda população, porém ressalto que é necessário que todos busquem a ouvidoria, a fim de poder fazer valer os seus direitos como cidadão. É o que defende o próprio prefeito Evanildo Simão, que lançou a ouvidoria, no intuito de sentir a voz das ruas, a voz do povo e somente através dessa voz, poder tocar sua administração, focando os investimentos naquilo de mais importante e necessário para todos”, finalizou Lucineide.

  • Por – Raphael Caldas
  • ASSESSORIA DE IMPRENSAS:


                Ouvidoria Geral de Mauriti é apresentada nas escolas do município
 
Teve início no último dia 07 de Outubro o trabalho de apresentação do mais novo sistema utilizado pela Ouvidoria Geral do Município nas escolas (Ouvidoria Itinerante), a fim de que todo o alunado possa tomar conhecimento sobre o que é a ouvidoria e como funciona o sistema que abastecerá o governo municipal das reivindicações e reclamações da população, sobre o andamento dos serviços ofertados.

De acordo com o calendário estipulado pela coordenadoria, os trabalhos de visitas as unidades escolares seguem até o dia 18, com a mobilização de toda equipe, para que todos possam ser esclarecidos sobre qualquer dúvida de mais esse mecanismo oferecido pela Administração – Trabalhando para Todos, onde todos possam também emitir sua opinião no andamento das ações governamentais.

O Governo Municipal está atento para que diariamente aconteça a melhoria e a qualidade do atendimento de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas.

Lucineide Teles (coordenadora da Ouvidoria) destaca que é um importante instrumento que dá verdadeiramente ao cidadão, o direito de opinar, reivindicar e reclamar dos serviços executados pelo poder público municipal, porém é preciso que a população tome conhecimento sobre essa nova ferramenta, o que representa mais um avanço nos serviços públicos e ainda demonstra o quanto à população deve ser ouvida, de acordo com o compromisso assumido pela gestão.

“É um trabalho minucioso e detalhado ao passo que precisamos explicitá-lo a toda população, porém ressalto que é necessário que todos busquem a ouvidoria, a fim de poder fazer valer os seus direitos como cidadão. É o que defende o próprio prefeito Evanildo Simão, que lançou a ouvidoria, no intuito de sentir a voz das ruas, a voz do povo e somente através dessa voz, poder tocar sua administração, focando os investimentos naquilo de mais importante e necessário para todos”, finalizou Lucineide.

Por – Raphael Caldas

Matéria disponível no site: www.mauriti.ce.gov.br

14 outubro, 2013

BARBALHA : CE .BARBALHA É UM DOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS COM PROJETO DO “PROGRAMA CIDADES DO CEARÁ”

Assessoria de Imprensa 


Mais seis projetos que integram o Programa de Desenvolvimento Econômico Regional Cidades do Ceará - Cariri Central executado pela Secretaria das Cidades serão licitados. Ao todo sete municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC) receberão obras de infraestrutura, urbanização, requalificação, bem como duplicação de vias. Mais de R$ 9 milhões serão investidos nas cidades, os recursos são oriundos do Banco Mundial (Bird) e recebe recursos do Governo do Estado. O edital, para licitação, foi lançado pela Procuradoria Geral do Estado. A data limite para o recebimento das propostas vai até o dia 05 de novembro.
Entre as ações estão previstas obras de infraestrutura e melhorias dos geossítios do Geopark Araripe que compreendem os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O projeto tem como objetivo principal a instalação de equipamentos e mobiliários que atendam as necessidades e o bem estar da população durante a visitação ao parque ambiental.

O município de Barbalha será contemplado com obras de urbanização no distrito do Caldas, por meio de pavimentação de vias e dos passeios, assim como iluminação pública, paisagismo, instalação de mobiliário urbano, sinalização, e ampliação das calçadas e cruzamentos elevados. As calçadas do Centro do município também receberão intervenções.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

BARBALHA CE : CENTRO DE SAÚDE MATERNO INFANTIL REALIZA EXAMES EM ALUSÃO AO "OUTUBRO ROSA"

 Assessoria de Imprensa


O combate ao câncer de mama e de colo de útero ganha fortalecimento em Barbalha, por meio da campanha “Outubro Rosa”. A mobilização está sendo efetuada durante todo esse mês. A campanha acontece internacionalmente, chamando a atenção para a prevenção da doença com campanhas educativas.
Centro de Saúde Materno Infantil de Barbalha está atendendo mulheres que queiram fazer o exame de segunda a sexta-feira a partir das 8 hs da manhã. O Centro dispõe de uma equipe de médicos e enfermeiros treinados para realizar o exame com toda segurança e comodidade. A campanha vai até o dia 31 deste mês.

A campanha “Outubro Rosa” promovida pelo Centro de Saúde Materno Infantil em parceria com a Secretária de Saúde do município, durante todo o mês de outubro visa alertar as mulheres barbalhenses sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero, que hoje são doenças comuns e ao mesmo tempo letais se não tratadas a tempo.

O dia D do “Outubro Rosa” será no dia 17, de 08 hs às 17 hs no Centro de Saúde Materno Infantil. Haverá realização do exame preventivo do câncer de colo de útero e de mama para as mulheres barbalhenses e palestras com o tema: “Auto exame das mamas: como realizar”, ministrada pela equipe médica, ginecologista e de enfermagem do CSMI.

Saiba mais
Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização realizada por diversos países no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.
 

Galeria de Fotos



BARBALHA : CE. CSMI COMEMORA O DIA DAS CRIANÇAS COM DISTRIBUIÇÃO DE PRESENTES

Assessoria de Imprensa


Uma tarde de muita alegria e descontração para as crianças e suas mamães. Assim foi comemorado oDia da Criança no Centro de Saúde Materno Infantil nesta sexta-feira (11). As crianças receberam brinquedos e participaram do lanche oferecido pelo CSMI. Ao todo mais de 80 crianças e mães de vários bairros de Barbalha participaram desse momento em homenagem a criançada.
A coordenadora do Centro, Cintia Bezerra, cumprimentou todos os presentes e aproveitando a oportunidade falou para as mães da importância doaleitamento materno e sobre o “Outubro Rosa”, uma campanha  promovida pelo Centro de Saúde Materno Infantil que em parceria com a Secretária de Saúde do município, visa alertar as mulheres barbalhenses sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero. O Centro de Saúde Materno Infantil de Barbalha está atendendo mulheres que queiram fazer o exame de segunda a sexta-feira a partir das 8 hs da manhã. O Centro dispõe de uma equipe de médicos e enfermeiros treinados para realizar o exame com toda segurança e comodidade. A campanha vai até o dia 31 deste mês.

Ao final da festa em homenagem ao Dia das Crianças promovida pelo CSMI, muitas crianças saíram felizes por terem ganho presentes e terem sido lembradas nesta data tão especial.
 

Galeria de Fotos



BARBALHA : CE. GOVERNADOR CID GOMES DEVE VISITAR OBRA DO CINTURÃO DAS ÁGUAS NESTE FINAL DE SEMANA

Assessoria de Imprensa 


No próximo sábado (19), O Governador Cid Gomes deve vistoriar as obras de implantação do primeiro trecho do Cinturão, uma das mais importante e prioritária no Estado do Ceará, que é o Cinturão das Águas que vai garantir a segurança hídrica do Estado.

O Governador deve vir ao Cariri e quer encontrar pelo menos uma frente de trabalho em cada um dos quatro lotes do primeiro trecho, já que o quinto lote vai encerrar o processo de licitação

Tribunal de Contas da União liberou o lote V, que estava aguardando uma avaliação. “hoje nós temos todos os lotes. Só no trecho V estamos falando de investimento da ordem de R$ 230 milhões, o total dessa obra nas cinco frentes, é algo em torno de R$1,5 bilhão", destacou. Cid Gomes.

Com 158 km de extensão, o primeiro trecho do CAC vai levar água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para toda a região do Cariri, passando pelo rio Cariús, afluente do Jaguaribe, chegando até o açude Orós. Trata-se de um amplo sistema, a partir de um canal principal com 30 m³/s de vazão, capaz de abastecer 17 municípios cearenses com água para consumo humano, hidratação animal e também para promoção da agricultura irrigada e de atividades industriais. Os municípios beneficiados são: Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós.  

BARBALHA : CE. GOVERNO DO ESTADO ISENTA R$ 8 MILHÕES DE AGRICULTORES DO HORA DE PLANTAR

Assessoria de Imprensa

Os 130 mil agricultores familiares cearenses beneficiados no início do ano com as sementes do Programa Hora de Plantar serão beneficiados pelo Governo do Estado. O governador Cid Gomes autorizou a isenção do pagamento de metade do valor das sementes ao Estado em função da seca. A íntegra da portaria, publicada na edição de sexta-feira (11) do Diário Oficial do Estado pode ser conferida no link:http://www.sda.ce.gov.br/index.php/editais-e-licitacoes-novo/category/26-editais-e-licitacoes-2013?download=647%3Aportaria-minuta-governador-projeto-hora-de-plantar-anistia
O Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, executado pela Secretaria doDesenvolvimento Agrário (SDA), distribui sementes e mudas de elevado potencial genético aos agricultores familiares do Estado e contribui para o aumento da produtividade e para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.

Um ano depois de receber as mudas e sementes, os agricultores devem pagar ao Estado a metade do valor da semente distribuída. “Em virtude da seca deste ano, os agricultores estão isentos do pagamento das sementes, o que vai representar para eles uma economia que será significativa”, destacou Nelson Martins.

Ainda dentro do Projeto Hora de Plantar, o agricultor que recebe as sementes, ainda pode ter 30% de desconto no pagamento se provar que não fez queimada e mais 10% se provar que utilizou técnicas agroecológicas de convivência com o semiárido definidas pela SDA.

Assessoria de Comunicação da SDA

MAURITI: CE 17 MUNICÍPIOS CEARENSES SÃO CONTEMPLADOS PELO CIDADE DIGITAIS.


O Ministério da Comunicação divulgou hoje (14) no Diário Oficial da União a lista dos 262 municípios contemplados com o programa Cidades Digitais. O investimento previsto pelo Orçamento Geral da União é de R$ 100 milhões. No Ceará, serão 17 cidades atendidas pelo programa que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O Cidades Digitais pretender modernizar a gestão municipal, oferecendo à população acesso a serviços degoverno eletrônico e incentivando o desenvolvimento local. O programa prevê a instalação de fibras ópticas que fazem a conexão entre órgãos públicos municipais, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e espaços de uso público da internet.
No Ceará, serão beneficiadas as seguintes cidades: Aiuaba, Amontada, Caririaçu, Ibaretama, Irauçuba, Itatira, Jardim, Jucás, Mauriti, Missão Velha, Ocara, Orós, Redenção, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito e Tururu.
Da lista divulgada consta a seleção de municípios feita entre os que submeteram as propostas por meio de formulário eletrônico entre os dias 4 de fevereiro de 2013 e 5 de março. Os municípios serão convocados pelo Ministério das Comunicações para firmar o acordo e para receber as instruções básicas e dar seguimento ao programa.

13 outubro, 2013

MAURITI : CE : Mesmo com poucos recursos Governo de Mauriti continua trabalhando na melhoria de estradas vicinais

O pensamento de fazer mais e com qualidade para que possa estar diretamente beneficiando a toda população com melhoria em toda infraestrutura do município, tanto na sede, assim como na zona rural, tem dado o direcionamento dos serviços executados pelo Governo Municipal de Mauriti, na perspectiva de atender aos anseios e reivindicações do povo, mesmo pesando no momento a falta de recursos suficientemente para não deixar de priorizar os serviços básicos e necessários.

Mesmo assim, o prefeito municipal Evanildo Simão, tem driblado mais esses obstáculos, buscando meios legais e cabíveis para que a máquina pública consiga reverter o quadro que só agrava toda uma situação, dentre elas, escassez de recursos e ainda uma das piores secas já enfrentadas e que vem devastando rebanhos e plantações, tirando do homem do campo principalmente a melhoria na perspectiva de vida.

Dessa forma é que as estradas no Sítio Cajueiro do Coité estão recebendo também a atenção do governo municipal, por meio do maquinário que tem feito todo o trabalho de recuperação daquelas estradas, proporcionando melhoria a todos.

Porém o prefeito Evanildo Simão salienta que é preciso que a população compreenda que não há condições momentaneamente para que a administração possa sanar os problemas relacionados à recuperação dessas estradas simultaneamente, devido a extensão que é muito grande e torna impossível se fazer presente em todos os lugares ao mesmo tempo, mas ele pondera que não deixará de recuperar nenhuma via de acesso da zona rural até a sede do município.

“Peço tranquilidade e calma para com aquelas comunidades que ainda não receberam a melhoria de suas estradas, afirmando que vamos continuar fazendo o trabalho em todas elas e que brevemente todas estarão devidamente recuperadas. Assim como o nosso Governo tem tocado os demais serviços que vem dando assistência a toda população, mesmo que por vezes, nos falte condições (verbas) para a realização em 100%, mesmo assim a nossa luta é diária e vamos continuar batalhando sempre, porque o povo e a nossa Mauriti merece o nosso zelo, carinho e total atenção”, finalizou Evanildo.

Ele pediu ainda agilidade ao Secretário de Infraestrutura Almir Tavares na execução desses serviços para que aquelas estradas que ainda estejam faltando, possam também ser feitas o quanto antes, mediante a disponibilidade financeira da municipalidade.

Por – ASSESSORIA DE IMPRENSA.



MAURITI : CE : Em Brasília Prefeito de Mauriti Evanildo Simão anuncia conquistas para o município

  • Durante toda a última semana o prefeito municipal de Mauriti, Evanildo Simão esteve cumprindo uma maratona de reuniões, encontros e conversas com as mais diversas autoridades políticas deste país, a fim de que possa estar anunciando mais investimentos para o município, oriundos de sua força e determinação em seguir com a sua busca incessante pela melhoria de vida de toda a sua gente.

  • Dessa maneira foi que desde a última segunda-feira (07), até a quinta-feira (10), Evanildo manteve a seguinte agenda oficial:

  • • Prefeito Evanildo Simão foi recebido pelo Secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde o Senhor Odorico Monteiro. Na ocasião o Secretário anunciou investimentos da construção de um CAPS- Centro de Atenção Psicossocial em Mauriti o volume de recursos esta orçado em 800 mil reais. Evanildo reafirmou que a construção desse equipamento vai melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, buscando a ressocialização dos usuários de saúde mental em Mauriti;

  • • Prefeito Evanildo Simão foi recebido pelo Líder do Governo Dilma, o Deputado Federal José Nobre Guimarães no seu próprio gabinete, onda na oportunidade dialogaram sobre investimentos para Mauriti, no tocante a emendas ao Orçamento Geral da União para equipar o Hospital Municipal e Maternidade São José e ainda a reforma da Praça do Distrito de Umburanas com recursos já garantidos junto ao Governo Federal;

  • • Prefeito Evanildo Simão participou de Seminário Internacional sobre Governança Pública e Controle Externo promovido pelo TCU - Tribunal de Contas da União.

  • O prefeito Evanildo recebeu com alegria a notícia de que Mauriti foi selecionado junto ao Ministério das Comunicações para a implantação do Programa Cidades Digitais 2013, projeto esse que ele buscou desde o início de sua gestão.

  • De acordo com a sua finalidade o Programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

  • O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

  • Já estando na capital Fortaleza na sexta-feira (11), Evanildo participou de encontro juntamente com todos os gestores do Ceará, sobre mais uma empreitada para a conquista de mais uma edição do Selo UNICEF – Município Aprovado. Vale ressaltar que Mauriti é um dos poucos municípios que foram agraciados com o selo.

  • Por –ASSESSORIA DE IMPRENSA.


MAURITI : CE Prefeito Evanildo participa do Programa Cidades Digitais em Brasília.


O prefeito de Municipal de Mauriti Evanildo Simão, após receber convite da Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior e ainda o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participa nesta próxima segunda-feira (14) do Anuncio dos Municípios Selecionados para o projeto “Cidades Digitais – PAC 2”.

O encontro acontecerá em Brasília na manhã desta segunda-feira, no auditório do Subsolo do ministério das comunicações, na esplanada dos ministérios e contará com a presença de várias autoridades políticas, dentre elas a do líder do governo na câmara, o Deputado Federal José Nobre Guimarães.


O Programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

Com a implantação do projeto o município passa a dispor em seus serviços da implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede.

Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Evanildo frisou que o esforço vem desde o início de sua gestão para que dessa maneira Mauriti possa oferecer melhoria substancial na aplicação de todos os serviços ao cidadão.

Por – ASSESSORIA DE IMPRENSA.


  

MAURITI : CE NOTA.


  • É com pesar que o Prefeito Municipal de Mauriti, Francisco Evanildo Simão da Silva recebeu na noite desta quinta-feira (10), ainda estando na capital Fortaleza, onde cumpriu agenda oficial e inadiável durante todo o dia desta sexta-feira (11), a notícia da morte da jovem Sueldia Claudino o que representa uma perda irreparável para a família, amigos, bem como toda a população.

  • Diante de tamanha tragédia que se abate sobre as famílias envolvidas nesse momento, sendo estes moradores e domiciliadas no Distrito de palestina (Sítio Guigó), filhos naturais de Mauriti e ainda tratando-se de mais uma vida ceifada, o que infelizmente faz crescer o índice de mulheres brutalmente assassinadas somente aqui na região do cariri, apesar dos esforços empreendidos na tentativa de minimizar esse drama enfrentado por milhares de mulheres em todo o país.

  • Por esse justo motivo, entendendo que não há clima algum para comemorações, mesmo que em se tratando de um evento cultural e ainda tradicional para a comunidade, mesmo assim, o prefeito Evanildo Simão, resolve cancelar todas as festividades que ocorreriam no Distrito de Palestina, alusivas ao Padroeiro São Geraldo, bem como toda a programação social, o que inclui a apresentação de bandas e artistas.

  • Sem mais para o momento e em nome de todos os que fazem o Governo Municipal de Mauriti, através da Administração – Trabalhando para Todos, os mais sinceros votos de pesar a toda família.

  • Francisco Evanildo Simão da Silva
  • PREFEITO MUNICIPAL

  • Assessoria de Comunicação do Governo


A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...