26 janeiro, 2024

Informaremos a você aqui se a sua cidade vai receber a vacina da DENGUE


O Brasil está prestes a iniciar uma campanha histórica de vacinação contra a dengue, uma doença que afeta milhões de pessoas todos os anos no país. A partir de fevereiro, mais de 500 municípios de 16 estados e do Distrito Federal vão receber as doses da Qdenga, a primeira vacina contra a dengue aprovada no mundo e incorporada ao SUS. Aqui na cidade de Barbalha teve até o momento apenas 1 caso, com isso foi realizado o bloqueio na comunidade, falou o coordenador do Departamento de Combate as Edemias de Barbalha o Robertson Santos.

A vacina será destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que são os mais vulneráveis às complicações da doença. Eles deverão tomar duas doses, com intervalo de três meses, para garantir a proteção. A expectativa é que a vacinação reduza os casos graves e as mortes por dengue, que em 2023 chegaram a quase 1 milhão e 1,5 mil, respectivamente.

Consulte, por Estado, a lista de Municípios que irão receber as vacinas.

A Qdenga é uma vacina desenvolvida pelo laboratório Takeda, que passou por testes clínicos em vários países, incluindo o Brasil. Ela é capaz de proteger contra os quatro tipos de vírus da dengue, com eficácia média de 66%. A vacina foi avaliada pela Conitec, que recomendou a sua incorporação ao SUS em dezembro do ano passado, considerando o seu custo-efetividade e o seu impacto na saúde pública.

A vacinação contra a dengue é um avanço importante para o controle da doença no Brasil, mas não dispensa as medidas de prevenção, como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, usar repelentes e telas nas janelas. A dengue é uma doença grave e pode matar. Por isso, é fundamental que todos se protejam e se vacinem.

25 janeiro, 2024

Dr. Guilherme se filia ao PT e recebe apoio popular em Barbalha


O prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme, oficializou sua entrada no Partido dos Trabalhadores (PT) em um evento que reuniu diversas lideranças políticas e sociais da região do Cariri. 

O ato de filiação contou com a presença de representantes da direção estadual do PT, de prefeitos, vereadores, deputados e militantes do partido, além da população barbalhense que lotou o local. O vereador e presidente do partido da cidade de Barbalha, se mostra muito feliz e receber a ficha de inscrição do mais novo filiado o atual prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme.

Emocionado, o prefeito agradeceu o apoio e o carinho do povo e afirmou seu compromisso com as causas sociais e democráticas defendidas pelo PT.

23 janeiro, 2024

Dr. Guilherme volta ao PT, visita obras em Barbalha e elogia apoio de Fernando Santana


O prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme, visitou nesta terça feira as obras em andamento no município, acompanhado do deputado Fernando Santana e dos vereadores Odair Matos, presidente da Câmara, Dorivan Amaro, Marcelo Junior e outros. Eles conferiram o andamento das obras de pavimentação, urbanização de diversas ruas e avenidas da cidade.

Em seguida, o prefeito e o deputado concederam uma entrevista à rádio local, onde também conversaram com a reportagem da TV Crajubar. Na ocasião, Dr. Guilherme destacou a alegria do deputado em ver as obras perto de serem concluídas e o apoio que ele tem dado ao município.

Ele também anunciou que está retornando ao PT, partido pelo qual iniciou sua carreira política, antes de se filiar ao PDT. Ele disse que se sente em casa no PT e que espera contribuir para o fortalecimento do partido na região.



Vereador Isac Batista solicita obras de infraestrutura e desenvolvimento para o Bairro Buriti


Vereador Isac Batista apresentou um requerimento legislativo para cobrar providências sobre um problema que afeta os moradores do Bairro Buriti. O requerimento solicita que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, com cópia ao Prefeito Municipal Dr. Guilherme Saraiva, tome medidas para evitar que as águas pluviais que descem da Vila Malvinas causem erosão e alagamento nas casas próximas ao Posto Casarão, na Rua Clube da Cecasa.

Um dos moradores relatou que teve um prejuízo de 6 mil reais, pois a água derrubou seu muro no inverno passado. Esse é um exemplo de como o vereador Isac Batista está atento às demandas da população e busca soluções para os problemas da cidade. Acompanhe o trabalho do parlamentar nas redes sociais e no site da Câmara Municipal.

O vereador Isac, aproveitou e falou da espectativa do ano de 2024 ser uma espectativa muito boa.



Fernando Santana visitando Barbalha reafirma, o prefeito Dr. Guilherme, é o candidato do PT


O deputado estadual Fernando Santana, que também é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, passou o dia de terça-feira, dia 23, visitando obras no município de Barbalha.

Ele estava acompanhado do prefeito Dr. Guilherme Saraiva, do presidente da Câmara de Vereadores Odair Matos e de outros vereadores, como Dorivan Amaro e Marcelo Júnior.

Em uma entrevista à TV Crajubar, o deputado destacou as obras que serão entregues em breve, ainda este ano, à população, como o parque da cidade e a rodoviária.

Ele também comentou sobre a filiação do Dr. Guilherme ao PT, dizendo que ficou muito feliz com a decisão e que isso confirma que o candidato do PT em Barbalha é o atual prefeito, que tem direito à reeleição.



22 janeiro, 2024

Vereador Marcelo Junior solicita Cozinha Social e requerimento aprovado por unanimidade para atender a comunidade do Sítio Betânia


Vereador Marcelo Junior apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Barbalha, solicitando que o Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, Sandoval Barreto, articule junto ao Governo do Estado a instalação de uma unidade do Programa Ceará Sem Fome, Cozinha Social para atender a comunidade do Sítio Betânia.

O requerimento do parlamentar tem como objetivo melhorar e dar dignidade à alimentação dessas famílias, que sofrem com a fome e a desnutrição. Além disso, o vereador defende que a Cozinha Social pode ser um instrumento de geração de renda e capacitação profissional para os moradores do Sítio Betânia, que poderiam participar da gestão e do funcionamento da unidade.

O requerimento legislativo foi aprovado por unanimidade na sessão plenária do dia 22 de janeiro de 2024 e encaminhado ao Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos. Agora, cabe ao Executivo Municipal dialogar com o Governo do Estado para viabilizar a implantação da Cozinha Social no Sítio Betânia. 



Asfaltamento de ruas e início da tão esperada obra do calçamento do Barro Brando-Santana, fala o presidente Odair


O vereador e presidente Odair Matos apresentou um requerimento legislativo para melhorar a infraestrutura do Bairro Alto da Alegria. O requerimento legislativo pede que o prefeito e o secretário de infraestrutura e serviços públicos providenciem a pavimentação asfáltica de quatro ruas importantes do bairro Alto da Alegria: Rua Antônio Duarte, Rua Jundiaí, Avenida Francisco Antônio Sampaio e Rua Melquíades da Costa Veloso.

Essas ruas fazem parte do trajeto dos ônibus circulares e sofrem com a falta de asfalto, causando transtornos aos moradores e aos usuários do transporte público. O vereador Odair afirma que essa é uma reivindicação antiga dos moradores, que merecem ter mais qualidade de vida e mobilidade urbana.

Ele espera que o requerimento seja atendido o mais rápido possível e que o Bairro Alto da Alegria receba os investimentos necessários para se tornar um lugar melhor para se viver.

Ele falou da emoção em ver o início do calçamento da Santana Barro Branco e, em seguida, o asfalto. Bastante alegre, o presidente fala à nossa reportagem.



Vereador Dorivan Amaro comemora sucesso das cirurgias oferecidas pelo município


O vereador Dorivan Amaro visitou a prefeitura nesta manhã para verificar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos que buscavam a triagem para as cirurgias oferecidas pelo município. 

Essas cirurgias são fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal no valor de 3 milhões de reais, que beneficiará centenas de pessoas que aguardavam por esse procedimento. 

Em conversa com a tv crajubar, o vereador manifestou sua satisfação em ver a felicidade das pessoas que terão a oportunidade de realizar a tão sonhada cirurgia.



Secretário de Saúde Paulo Márcio, fala da triagem das cirurgias que beneficia milhares de pessoas


A triagem para as cirurgias eletivas em Barbalha começou hoje de manhã, com a presença do secretário de saúde Paulo Márcio. 

Ele conversou com a equipe da tv crajubar e explicou que o município estava há mais de seis anos sem realizar esse tipo de procedimento. Segundo ele, a expectativa é que cerca de mil pessoas procurem a secretaria de saúde para agendar as cirurgias, que serão feitas pelo municipio com o recurso trazido pelo deputado federal Guimarães. 

As cirurgias eletivas são aquelas que não têm caráter de urgência ou emergência, mas que podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

O secretário Paulo Márcio destacou que a triagem é importante para avaliar o estado clínico dos pacientes e priorizar os casos mais graves. Ele também ressaltou que a iniciativa é uma forma de reduzir a fila de espera e garantir o acesso à saúde para a população de Barbalha.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...