27 fevereiro, 2018

Sessão na câmara de Barbalha é marcada por citações racistas de vereador aliado do prefeito

A leitura de dois requerimentos de autoria do vereador de situação, Tarcio Honorato, causou um misto de perplexidade e deboche aos que estiveram presentes na sessão de ontem (26) na câmara municipal de Barbalha. No primeiro, o vereador pede o reconhecimento através de um título de cidadão ao ‘’príncipe’’ Dom Bertrand de Orleans e Bragança, herdeiro de um trono extinto.
Como não poderia deixar de ser, o requerimento do vereador foi questionado até por seus colegas de situação, que visivelmente ficaram constrangidos com a proposta sem nexo e descabida do colega.

Em um segundo requerimento o vereador solicita a secretaria do meio ambiente a aquisição de cinco palmeiras imperiais para que sejam plantadas durante a visita do tal ‘’principe’’ do extinto trono, que segundo o vereador estará visitando o município de Barbalha visitando segundo ele, escolas públicas e particulares, para quê ele não soube dizer.

POSSÍVEIS COLOCAÇÕES RACISTAS

Ao ser questionado pelo vereador de oposição, Dorivan Amaro, que se colocou contra os dois requerimentos, Tarcio Honorato, autor das duas propostas, proferiu as seguintes afirmações:
‘’ Eu acho que vossa excelência deveria era agradecer, porque se não fosse a princesa Isabel, vossa excelência hoje seria um escravo’’, afirmação feita pelo fato do vereador Dorivan Amaro ser de cor negra.

Não satisfeito com a atitude racista, o vereador Tarcio Honorato continuou:
‘’Se hoje a monarquia estivesse em vigor, vossa excelência teria que se curvar à vossa alteza, o senhor Dom Bertrand de Orleans e Bragança.’’

Mas esse titulo num já foi dado ao principe na epoca de 1989 pelos vereadores Machet Calliou,Antonio Costa, Senhor Sampaio, José Lucio, Antonio Gondim e Fabriano Sampaio por que dar novamente se nas normas ele já é cidadão Barbalhence?

AO AUTOR DOS REQUERIMENTOS

O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no Município, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele (homenageado) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo do Município que lhe concedeu tal cidadania.
A insensatez do nobre vereador de situação ao apresentar requerimentos que dispensam até comentários, é apenas o retrato de uma gestão que está a deriva, onde já se ouvem os gritos de salve-se quem puder.





26 fevereiro, 2018

Educação de Juazeiro do Norte muda de classificação no Spaece e conquista Selo Verde Escuro

A Educação de Juazeiro do Norte obteve mais um bom resultado de crescimento. O Município havia amargado o último lugar na avaliação anterior do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). passou a estar entre os municípios do Estado com os melhores resultados, conquistando o Selo Verde Escuro, que representa a escala mais alta deste Sistema de Avaliação. O resultado foi divulgado na última quinta-feira, 22. Esse foi o resultado Spaece.

Uma das prioridades adotada pela administração do Prefeito Arnon Bezerra, após pouco mais de um ano de trabalho, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) começa a colher os frutos de um grande investimento. A reorganização de todo o organograma interno, como também das Escolas, o cumprimento, de forma responsável, das metas estabelecidas pelos programas oriundos dos governos Estadual e Federal, além das diversas parcerias e convênios firmados com as universidades públicas e particulares da Região estão sendo fundamentais para a melhoria da qualidade de ensino na rede municipal.

Além disso, as formações para utilização do material didático ofertadas pela Editora Opet e Sistema Educacional Família Escola (Sefe), trouxeram novas perspectivas para a aplicação do conteúdo das disciplinas através de novas metodologias pedagógicas.

Outro ponto importante destacado pela Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, é a parceria com a Fundação Lemman que, no próximo 06 de março, completará um ano que realiza diversas formações, através do Programa Gestão para Aprendizagem, que trouxe também para Juazeiro do Norte o conceituado Instituto Mathema, com formações na área de matemática. São atividades que estão contribuindo de forma decisiva para que os técnicos, diretores administrativos, coordenadores pedagógicos e professores de Juazeiro do Norte tenham novas perspectivas para a realização de seu trabalho, através de práticas pedagógicas atualizadas.

Escola Integradora é peça chave

A Secretária de Educação Maria Loureto de Lima, tem apostado no Programa Escola Integradora que vem sendo implantado na rede municipal de ensino para que a qualidade da Educação continue avançando.

Atualmente, 22 escolas fazem parte do programa que, entre suas premissas, considera importante a integração de gestores, professores, pais, alunos e funcionários das escolas no processo de ensino aprendizagem.

Um dos objetivos do Escola Integradora é chamar à responsabilidade a comunidade escolar para a educação dos alunos, desde o gestor até o porteiro da escola.

A Secretária Maria Loureto estima que até o meio do ano, pelo menos 50% das escolas já tenham sido aderidas ao Programa Escola Integradora e 100% até dezembro de 2018.

A Rede municipal de ensino conta hoje com 95 escolas, das quais 34 são de Ensino Infantil e 61 de Ensino Fundamental. 

Resultado PRELIMINAR SPAECE 2017





Áreas afetadas pelas chuvas continuam sendo acompanhadas pelo Município

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio de um trabalho de integrado das secretarias, vem atuando de forma intensificada nos bairros da cidade, para conter estragos causados pelas chuvas, através da Operação Inverno. Para isso, tem mobilizado dezenas de trabalhadores e diversas máquinas, no intuito de atender à população nas suas reivindicações. Os serviços prioritários na área de limpeza e infraestrutura têm à frente as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e Serviços Públicos. O Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, tem acompanhado de perto os serviços nos bairros.

No último sábado, o Chefe do Executivo esteve no bairro Santa Tereza, entre Rua José Marrocos e a Avenida Carlos Cruz, onde houve serviço de recuperação do trecho. A preocupação do Prefeito Arnon Bezerra é não deixar que a população sofra maiores consequências em função das chuvas, que têm sido acima da média, nesse mês de fevereiro.

O planejamento da Operação Inverno, no âmbito da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), iniciou-se em meados de novembro, através de um trabalho de prevenção com realização de limpeza, desobstruções e terraplanagem, uma vez que já se esperava a quadra invernosa a partir de janeiro. “Fizemos uma licitação de todo o maquinário e, a partir de dezembro, iniciamos os trabalhos de prevenção”, disse a secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes.

Estragos contidos

Com a medida, as consequências não foram tão drásticas, pois quando começou a quadra invernosa, a Seinfra já estava com tudo preparado previamente. “Montamos uma equipe grande com máquinas e com muitos homens trabalhando, inclusive com especialistas no assunto à frente de tudo. Inclusive quando ocorreu a grande chuva no sábado de carnaval, já estávamos de prontidão para atender as demandas”, destacou Gizele.

O trabalho se estende também para as áreas da zona rural, com desobstrução de vias, e ainda inclui o acompanhamento e análise das áreas de risco com a Defesa Social, com o trabalho da Secretaria de Segurança, e o atendimento às famílias em situação vulnerável nesse momento. O aluguel social tem sido levado àquelas famílias que necessitam nesse momento de mudança de domicílio, em função dos riscos apresentados pela moradia e a comprovada situação de vulnerabilidade social.

Quanto aos projetos de drenagem de algumas áreas que historicamente são afetadas, com alagamentos, estão em andamento projetos e licitações para serem iniciados os serviços.





Gestora do Previjuno participa de evento representando o Ceará

A Gestora do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (Previjuno), Maria das Graças, participou, na última sexta-feira, 23, em São Paulo/SP, na sede da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), de reunião para alinhamento de assuntos relacionados o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), considerados de grande relevância e que conferem importantes mudanças no Brasil.

A gestora Graça é membro do Conselho da Associação Nacional de Entidades Públicas de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), como representante do Ceará. A reunião tratou do planejamento do Congresso Nacional, que vai acontecer em junho, bem como do Pró-gestão em RPPS, que foi aprovado em fevereiro e será um manual de governança dentro dos regimes próprios.


Também foram abordadas a premiação de boas práticas de gestão e a fusão da Associação Nacional de Regimes Próprios com a Associação Brasileira, que formarão uma única instituição representativa do segmento. Temas como prestação de contas e a nova resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que trouxe alterações na forma que irão investir os recursos na área previdenciária, também foram tratados no encontro.

Outro assunto de impacto foi a definição do processo sucessório da Associação Nacional, uma vez que esse ano terminará o mandato. “Foi um encontro de bastante relevância na área do RPPS, onde são tratados assuntos importantes em termos de estados, bem como da nossa unidade gestora. Eu como representante do Ceará, não poderia ter deixado de ir a essa reunião”, destacou Graça.





Sala do Empreendedor incentiva a regulamentação de trabalhadores informais

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), tem desenvolvido o fortalecimento do empreendedorismo no Município, a partir do trabalho realizado pela Sala do Empreendedor. O equipamento, inaugurado no mês de dezembro de 2017, funciona na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e tem como foco estimular a formalização dos Microempreendedores Individuais. Até fevereiro deste ano a Sala realizou mais de 200 atendimentos.

Atendendo em horário comercial, a Sala do Empreendedor funciona em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como principal objetivo o fomento de ações empreendedoras, incentivando a formalização dos Microempreendedores Individuais (MEI) do Município.

Serviços

A Sala do Empreendedor realiza a formalização do MEI, presta assistência para declaração de renda, entrega de boletos e alteração de dados. O novo equipamento da Sedeci funciona ainda em parceria com algumas instituições de ensino superior, como a Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), a Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), A Universidade Leão Sampaio (Unileão) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA).

De acordo com a Agente de Desenvolvimento da Sedeci, Maria do Carmo, o trabalho realizado pela Sala do Empreendedor é uma oportunidade de incentivar a formalização. "Esse é um trabalho motivador, sendo uma oportunidade para os empreendedores informais, pois com a formalização eles estarão garantindo todos os direitos que têm um empresário”, afirma.

Benefícios

O procedimento de abertura de cadastro como Microempreendedor Individual é gratuito e rápido. Para se enquadrar na categoria de MEI, o trabalhador deve ter um faturamento anual de até R$ 81.000,00 (de janeiro a dezembro). Ao se formalizar, o MEI passa a ter cobertura previdenciária, com benefícios como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário maternidade. O cadastro garante ainda benefícios aos dependentes, como pensão por morte e auxílio reclusão.

Para mais informações, o trabalhador deve se dirigir até a CDL Juazeiro do Norte, localizada na Rua Padre Cícero, 576 - Centro - Juazeiro do Norte.





Demutran reconhecido pelas ações de segurança no trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte tem realizado trabalho intenso para garantir a segurança da população, bem como mobilidade urbana e educação de trânsito. Na última sexta-feira, 23, o Departamento em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou Blitze nos Bairros Mutirão, Aeroporto e Pio XII. Como reconhecimento das ações do Departamento, a Câmara Municipal de Vereadores apresentou, no último dia 09 de fevereiro, congratulações do legislativo pelos trabalhos prestado ao Município.


O Demutran tem sido importante parceiro para a Administração Municipal, prestando serviço intenso durante as romarias e festejos de Juazeiro do Norte, bem como ações educativas em escolas públicas do Município, requalificação da malha viária e fiscalização intensiva. De acordo com o Diretor do Demutran, Pedro Cipriano, o objetivo principal do trabalho realizado é atender à população, garantindo a eficácia nos serviços prestados, a segurança e fluidez do trânsito, com o trabalho de agentes capacitados.

Recuperação de veículos furtados

As constantes blitze de fiscalização de trânsito, tem a finalidade de garantir a segurança de pedestres e motoristas, retendo veículos irregulares ou recuperando veículos furtados. Desde o início de janeiro, o Demutran e a GCM conseguiram, através das blitze, recuperar 9 veículos furtados em Juazeiro do Norte.

Na última sexta-feira, a fiscalização atuou nos bairros Aeroporto, onde foram retidos 42 veículos, Mutirão, com 11 veículos retidos, e Pio XII onde foram retidos 19 veículos, todos em situação irregular.

Reconhecimento

No início de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte assinou solicitação de congratulação do trabalho realizado pelo Demutran. Uma iniciativa do Vereador Valmir Domingos da Silva e reconhecida pelos demais vereadores presentes na sessão. Para o Presidente da Câmara, Glêdson Bezerra, a ação é uma forma de reconhecimento pelo importante trabalho realizado pela Demutran. “É inegável a importante atuação do Demutran nas romarias, garantindo a fluidez e segurança do trânsito, assim como a segurança dos visitantes que vêm ao Município. No dia-a-dia ressalto o trabalho de sinalização, tanto horizontal, como vertical, seja através das tachas, tachões, placas indicativas e blitze, que repercutem na fluidez do trânsito e na segurança ao tirar de circulação os veículos irregulares”, ressalta.





Flamengo divulga inscritos para Libertadores com Guerrero e sem Julio César

Os 30 nomes do Flamengo para a disputa da Copa Libertadores foram revelados nesta segunda-feira. A presença de um jogador, em especial, trouxe certa surpresa. Mesmo suspenso por doping, Paolo Guerrero está presente na lista, que não conta com Julio César, reforço do Rubro-Negro nesta temporada.

O atacante peruano está suspenso por doping, inicialmente, até maio. Neste período, sequer pode treinar com o restante dos companheiros e sob os comandos de Paulo César Carpegiani. Ainda assim, a suspensão torna Guerrero apto para jogar as duas últimas partidas da fase de grupos, contra Emelec no Rio de Janeiro e River Plate na Argentina, caso a pena não volte a ser reduzida.

O caso de Julio César era mais esperado. O goleiro foi contratado com vínculo de três meses, apenas até o fim do Campeonato Carioca. Como forma de reconhecimento, o vínculo foi firmado também para que o camisa 12 encerre sua carreira vestindo a camisa do Flamengo. O número, aliás, foi herdado por César para a competição continental.

Quem também não está inscrito para a fase inicial da Libertadores é o meia Ederson, que teve detectado um câncer em 2017 e, depois de um longo tratamento, retornou aos treinos com o restante do grupo na última semana.

O Flamengo estreia na Libertadores nesta quarta-feira diante do River Plate, no Estádio Nílton Santos, às 21h45 (de Brasília). O duelo, porém, terá portões fechados pela punição sofrida a partir das confusões na final da Copa Sul-Americana da última temporada.




 

gazetaesportiva

Acusado de três homicídios em Juazeiro, incluindo vereador e professora foge da cadeia

O detento Jussier dos Santos Ferreira, de 48 anos, o “Cier”, fugiu misteriosamente da cadeia pública de Juazeiro do Norte na madrugada desta segunda-feira e várias patrulhas da Polícia Militar estão diligenciando na tentativa de recapturá-lo. Ele é acusado de três homicídios e uma tentativa contra uma criança de apenas 3 anos de idade e se encontrava recolhido ao “Tourinho” desde a tarde do último dia 23 de outubro.

Enquanto aguardava o processo de instrução criminal e a pronúncia para sentar no banco dos réus, a fim de responder Ação Penal de Competência do Júri, Cier demonstrava um bom comportamento no cárcere e existem informações que ficava à vontade enquanto fazia serviços diversos. O mesmo é réu confesso no assassinato a tiros do vaqueiro Juciê Garcia da Costa, de 39 anos, no dia 5 de abril de 2010, o qual era seu vizinho na Vila Nova (Bairro Pedrinhas) e tinham brigado por conta de um curral.

Além disso, foi preso em flagrante numa operação chefiada pelo Delegado Juliano Marcula no dia seguinte após matar a tiros e facadas o empresário e ex-vereador Erialdo Araújo Feitosa, de 46, sua mulher a professora Jussara Maria da Silva Feitosa, de 44 anos, e balear uma neta do casal de iniciais S. E. B., de apenas 3 anos. O casal residia no Sítio Pedra de Fogo e foi morto na Rua Guilherme José Bezerra do bairro Campo Alegre, onde a neta saiu lesionada com um tiro no abdômen.

Cier não esboçou qualquer reação ao ser preso e confessou o crime atribuindo a desavenças com Erialdo por conta de negócios envolvendo veículos e imóveis. Já o Delegado Giovani Aquino, diretor do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa, disse ter cumprido à sua parte dentro do prazo legal na presidência do Inquérito que o indiciou por homicídio triplamente qualificado (motivo fútil, meio cruel e sem oferecer chance de defesa) em relação ao casal e duplamente qualificado no caso da criança.

A partir daí veio a decretação de nova prisão preventiva já que existia uma anterior motivada pelo assassinato do vaqueiro. De acordo com Doutor Giovani, Cier ficou sob a custódia do estado, através da Secretaria de Justiça do Ceará, e à disposição da justiça. Agora, a direção da cadeia deve se manifestar sobre o fato perante o juiz titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro, que pode determinar a investigação pela Delegacia Regional de Polícia Civil no sentido de apurar as circunstâncias da fuga.







Por Demontier Tenório
Miséria.com.br

Neymar é o segundo melhor driblador da Europa, diz estudo

Líder de tentativas de drible nas maiores ligas europeias, Neymar não é o melhor driblador do continente. Em levantamento feito pelo Football Observatory, grupo de pesquisa do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES, sigla em inglês), divulgado nesta segunda-feira (26), o atacante do PSG ficou com a segunda colocação entre os jogadores que disputam os Campeonatos Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano. O líder? O belga Eden Hazard, do Chelsea.

A metodologia adotada levou em consideração dois dados da empresa de estatísticas Opta Sports: tentativas de dribles e taxa de sucesso. Hazard é o único a se aproximar da ousadia de Neymar, líder isolado no ranking de tentativas, com 7,3 por jogo na França. O belga tenta 6,4 dribles por partida no Inglês e acerta 75% deles, contra 62% de Neymar.

Postos na balança, os números do jogador do Chelsea superam os do atleta do PSG, que é menos eficiente ao partir para cima da marcação adversária. Lionel Messi completa o pódio dos maiores dribladores da Europa, com 5,5 tentativas por jogo com 62% de acerto.

Fora o trio, ninguém supera a barreira de cinco dribles por jogo, embora alguns jogadores que arriscam menos, como Moussa Dembélé, do Tottenham, tenham um aproveitamento superior aos líderes do continente.

A lista dos 100 maiores dribladores do futebol europeu ainda conta com os brasileiros Luiz Araújo (Lille), Malcom (Bordeaux), Willian (Chelsea), Philippe Coutinho (Barcelona), Alex Sandro (Juventus) e Allan (Napoli).







noticiasaominuto

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...