29 fevereiro, 2020

Crato no Combate ao trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato (SMTDS) realizou, durante a semana de 17 a 21 de fevereiro, em diversas localidades assistidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS's), atividades referentes à campanha de carnaval das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). Os técnicos e orientadores sociais desenvolveram um trabalho informativo e de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, e enfrentamento ao trabalho infantil, bem como identificando possíveis crianças em situação de vulnerabilidade nesse contexto.

A campanha de Carnaval do AEPETI 2020 teve como tema "Trabalho Infantil não é Folia", "Diga não à Exploração de Crianças e Adolescentes" e traz como objetivo geral mobilizar, informar e sensibilizar a sociedade para o combate à violação dos direitos da criança e do adolescente. E, de forma específica, se propõe a convocar a sociedade cratense para a mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes; desenvolver ações que promovam a conscientização acerca da prevenção dos casos de trabalho infantil, bem como a exploração sexual de crianças e adolescentes; divulgar endereço e telefones de contatos para denúncia dos casos de violação dos direitos da criança e do adolescente.

Na quinta-feira (20), foram realizadas ações na Encosta do Seminário, e na sexta-feira (21), a equipe esteve em frente a Prefeitura do Crato com o bloco "Disque 100, Trabalho infantil não é folia, diga não a exploração de crianças e adolescentes". "Da sede da prefeitura seguimos pelas ruas do centro da cidade até a Praça da Sé, na proposta de educação e sensibilização com entrega de ventarolas (leques) e colagem de cartazes", destacou a técnica de referência do AEPETI, Flávia Jayne Costa.




Fontes Assessoria de Imprensa

Prefeito e secretários se reúnem para traçar estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, junto de todo o seu secretariado, esteve reunido em seu gabinete na sexta-feira, dia 19 de fevereiro, para tratarem de assuntos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como dos trabalhos de prevenção junto a comunidade.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, André Barreto, iniciou a reunião falando sobre o cenário epidemiológico da dengue no país, sobretudo no estado do Ceará que tem a perspectiva para um aumento do número de casos, e relatou sobre a possibilidade da reintrodução do vírus tipo 2 da dengue que há anos não circula no Ceará. "É preciso que juntos, unamos esforços no sentido de prevenir e combater o mosquito e assim proteger nossa cidade como um todo", destacou.

A secretária adjunta da Saúde, Milenna Brasil, fez uma apresentação do cenário entomológico e epidemiológico do Crato. A vigilância entomológica é definida como a contínua observação e avaliação de informações originadas das características biológicas e ecológicas dos vetores, nos níveis das interações com hospedeiros humanos e animais reservatórios, sob a influência de fatores ambientais, que proporcionem o conhecimento para detecção.

Em continuidade ao encontro, o prefeito Zé Ailton convocou todos os secretários a incluir nas suas atividades o combate ao mosquito, com formação de brigadas nos prédios públicos, participação das escolas nos mutirões e caminhadas de combate ao mosquito.

"O objetivo primordial dessa reunião foi alinhar as estratégias, onde cada secretaria possa colaborar com as ações de prevenção. É importante destacar que a comunidade deve ser corresponsável com o poder público, que vem fazendo sua parte. A maioria dos focos estão sendo encontrados dentro de casa, então convocamos a população a ter mais atenção e eliminar ou manter bem tampado todo depósito que esteja acumulando água e que possa ser um criadouro do mosquito. A dengue é uma doença séria e que pode matar. A forma que tem de prevenir é evitar que o mosquito nasça", ressaltou a coordenadora especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio.




Fontes Assessoria de Imprensa

SAAEC faz balanço de atendimento do carnaval 2020

Durante o feriado de carnaval, a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) disponibilizou seus serviços, em regime de plantão, à toda população cratense, com equipes para o atendimento e manutenção das redes de água e esgoto do município.

De acordo com a avaliação do diretor técnico da companhia, Rafael Novais, o período apesar de atípico, devido à recorrência das chuvas, foi finalizado com êxito pela equipe. "No total, foram cerca de 70 atendimentos, durante esse período, com uma equipe reduzida, mas todas as demandas que chegaram até à SAAEC foram resolvidas", comentou.

Os serviços executados foram desobstrução de esgoto, recuperação de calçamento, retiradas de vazamentos nas vias e também nos hidrômetros, além da recuperação dos sistemas de abastecimento de água; na sede e na zona rural.

"Devido ao aumento do volume de água no sistema, decorrente das chuvas, 56% dos serviços executados foram para retirada de vazamentos. Inclusive agradecemos a parceria da população, que tem informado à SAAEC, de forma a agilizar o atendimento. Reforçamos que, sempre que tomarem conhecimento de algum vazamento, entrar diretamente em contato conosco", afirmou Novais.

A equipe do plantão SAAEC é formada por atendente, motorista, servente, bombeiro hidráulico e eletricista.

SERVIÇO

Plantão SAAEC: (88) 9 9928.0974

Funciona nos fins de semana e feriado, das 8h às 17h.




Fontes Assessoria de Imprensa

Município implanta projeto para o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas

Com o objetivo de diminuir os índices de violência doméstica no município, através da discussão no ambiente escolar, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Educação, reuniu na tarde dessa quinta-feira (20), órgãos como a Universidade Regional do Cariri, Delegacia da mulher, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Núcleo da Mulheres, a Procuradoria do Municipio e o vereador Amadeu de Freiras para discutir a implementação do ensino da Lei Maria da Penha nas escolas municipais.

A prefeitura irá providenciar um decreto que estabelece a inclusão do conteúdo relativo à Lei 11. 340/2006, conhecida popularmente como "Lei Maria da Penha", no conteúdo do Ensino Fundamental II, em 26 escolas da rede pública. O projeto tem por objetivo tornar a temática de combate à violência contra a mulher uma componente curricular para abordagem do assunto em sala de aula.

A secretária de Educação, Germana Brito, destaca que a inclusão do tema nas escolas é um instrumento de educação para formar e conscientizar os jovens sobre o assunto. "Os números de violência contra a mulher ainda são muito alarmantes e esse debate também precisa ser feito no ambiente escolar, porque à medida que se trabalha esta temática entre os alunos, vamos estimular a reflexão, criar nova cultura de boa convivência e respeito, contribuindo para a formação de seres humanos melhores", explicou.

De acordo com a secretária, será elaborado um projeto de formação, por uma equipe de professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Departamento de Educação, onde será iniciado um diálogo de como será aplicado essas questões no dia-a-dia dos alunos.

Bastante sensível às propostas apresentadas, o prefeito Zé Ailton ressaltou seu compromisso em não medir esforços para apoiar a implementação da lei nas escolas. "Só é possível um desenvolvimento por meio da educação, sem isso nós não avançaremos. Com a implantação da lei, podemos diminuir esses índices alarmantes em nossa cidade", disse.

O próximo passo para a implantação será a elaboração do material pedagógico com os professores que serão capacitados. Em seguida, será transformado a Lei Maria da Penha num programa para que seja trabalhado na grade curricular para que essa proposta venha contribuir para a consciência das novas gerações.



Fontes Assessoria de Imprensa

Crato presente na 3ª Reunião do Comitê Gestor do Polo da Rota da Fruticultura do Cariri e Centro-Sul

O secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município do Crato, Carlos Freires, está participando da Terceira Reunião do Comitê Gestor do Polo da Rota da Fruticultura do Cariri e Centro-sul cearenses. O evento, acontece entre os dias 18 e 19 de fevereiro, no Auditório do Sebrae de Iguatu.

O Crato é o município sede do polo e isso traz uma grande responsabilidade no empenho de canalizar recursos para o fortalecimento dos projetos da rota. "Destaco o convênio assinado junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para construção de uma unidade de beneficiamento de frutas no município. A ideia é fazer uma interligação entre os projetos das localidades da Baixa do Maracujá, Cruzeiro e São José, com ênfase na questão do pequi, mas com o planejamento em outras frutas peculiares da nossa cidade", disse Freires.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato (SMDARH) faz parte da coordenação executiva do Comitê Gestor.

O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Prefeitura do Crato e Instituto Flor do Piqui implementaram, em julho de 2019, o Polo da Fruticultura do Cariri e Centro-Sul cearenses. A área abrange 27 municípios dispostos na região do Cariri e Centro Sul cearenses. Além desses, o município de Exu, em Pernambuco, também faz parte.

O objetivo do polo é promover a inclusão produtiva e incentivar o desenvolvimento sustentável na região, por meio de geração de emprego e renda. Técnicas de produção (irrigação, colheita, poda, entre outros) devem ser aperfeiçoadas no cultivo de 20 espécies de frutas.



Fontes Assessoria de Imprensa

Finalizada capacitação técnica em parceria entre Prefeitura do Crato e Escola

Com a presença da secretária de Administração do Crato, Águeda Duarte, a Prefeitura do Crato, por meio das Secretarias Municipais de Administração (SEAD) e Finanças e Planejamento (SEFINPLAN), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, finalizou ontem (19), no SENAC, o curso "Operacionalização e atualizações no Sistema E-parcerias". A capacitação, iniciada na última segunda-feira (17), reuniu servidores públicos municipais de várias secretarias com o propósito de aperfeiçoamento, no direcionamento da formação continuada.

Durante a capacitação, conduzida pelo articulador de Controle Interno, Rogério Mourão Melo, e do Auditor, José Mariano Neto, da Controladoria Geral do Estado, os servidores tiveram acesso a conhecimentos relacionados a certidões, cadastro de parceiros, execução de parcerias, aprovação e seleção de plano de trabalho, acompanhamento e fiscalização de parcerias e prestação de contas, cadastro de conta bancária, entre outros.

O curso foi realizado através do acordo de cooperação técnica entre a Escola de Gestão Pública do Estado e a Prefeitura do Crato.



Fontes Assessoria de Imprensa

Prefeitura do Crato e Projeto Verde Vida promovem o Carnaval da Garotada

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Organização Não Governamental Projeto Verde Vida, desenvolveu, ao longo do período de carnaval, de sexta-feira (19) até a terça-feira (25), atividades brincantes para as crianças e adolescentes atendidas pelo projeto.

As atividades dentro do evento "Carnaval da Garotada" se dividiram entre oficinas de leitura e produção textual sobre o carnaval e também confecção de máscaras, além de um Bloco Carnavalesco das Crianças.

A atividade lúdica é indispensável à saúde física, emocional e intelectual. Por meio da atividade lúdica, a criança e o adolescente desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima.



Fontes Assessoria de Imprensa

Saúde do Crato realiza ações de sensibilização

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato promoveu, durante as comemorações do Carnaval 2020, ações de abordagem orientada com distribuição de insumos de prevenção e orientações sobre como cuidar da saúde no carnaval.

São atividades do Projeto Crato Contra AIDS que objetivaram fornecer informações relevantes acerca das ISTs/HIV/AIDS, bem como a disponibilização de material educativo e preservativos.

Do dia 19 até o dia 25, foram realizadas atividades na Praça Siqueira Campos, na Praça do Mais Infância, no Mirandão, no Clube Serrano, no Belmonte e no distrito de Ponta da Serra.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em ISTs/HIV/AIDS e hepatites virais da Secretaria de Saúde do Crato, Patrícia Mendes, e a equipe de técnicos distribuíram kits de prevenção contendo preservativos femininos e masculinos e conversaram com a população sobre a importância da prevenção.

Para o servidor da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), Gabriel França, que é voluntário da Associação Caririense de Luta Contra Aids e atuou nessas ações, ainda é preciso trabalhar bastante junto da população para que todos aceitem naturalmente o uso do preservativo. "O simples ato da entrega da camisinha ainda causa bastante impacto nas pessoas. Nessas atividades pude perceber que muitas mulheres não sabiam e nunca tinham visto o preservativo feminino. Durante a campanha de carnaval, tentamos alcançar o maior público possível e, assim, orientar a comunidade dos riscos das ISTs/HIV/Aids, não só nesse período de Carnaval, mas todos os dias", destacou Gabriel.

o preservativo é um método eficaz para a redução do risco de transmissão do HIV e de outras ISTs, basta chegar ao posto de saúde e solicitar quantos preservativos considerar necessário.

Durante o ano de 2020, o Ministério da Saúde vai distribuir, ao todo, 570 milhões de preservativos para todo o país. A quantidade representa um aumento de 12% em relação ao número de camisinhas distribuídas no passado, quando foram enviadas 509,9 milhões de preservativos aos estados. Quando se trata de saúde pública, o preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle das ISTs entre a população sexualmente ativa.



Fontes Assessoria de Imprensa

Secretaria da Saúde apresentará prestação de contas do 3º quadrimestre de 2019

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte irá apresentar, no próximo sábado (29), às 8h, no auditório do CEREST, o relatório de ações e serviços prestados durante o 3º quadrimestre de 2019.  


A prestação de contas está prevista na lei complementar 141 de 2012, que institui que deve haver transparência e visibilidade na gestão e aplicação de recursos da saúde pública, mediante incentivo à participação popular durante o processo de elaboração e discussão do plano de saúde.




Assessoria de Imprensa.a

Prefeitura de Juazeiro do Norte estimula arte nas escolas e adquire 25 fanfarras

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciará, na próxima semana, atividades de Valorização a Arte, com descoberta de Talentos. O projeto foi criado pelo Prefeito Arnon Bezerra que, junto à Universidade Federal do Cariri (UFCA), contemplará a capacidade dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Buscando valorizar a cultura e a educação, foram adquiridas e serão entregues às escolas 25 fanfarras para aperfeiçoar o trabalho das bandas. “Vamos motivar o nosso aluno, ocupando-o para que o seu futuro seja promissor”, destacou a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão aulas de teatro, esquete, música e fanfarras, em parceria com a UFCA por meio do curso de música. A parceria também acontece por meio do Programa Mais Educação do Governo Federal onde eles disponibilizam instrutores e mediadores.



Assessoria de Imprensa.

Debate sobre liderança de meninas e mulheres aconteceu nesta sexta-feira na Câmara Municipal

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), promove nesta sexta-feira, 28, audiência pública na Câmara Municipal, às 15h, sobre “O Papel de Meninas e Mulheres em Posições de Liderança”. Na ocasião, estará presente a Deputada Estadual, Augusta Brito.

O evento é uma realização do Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes (Nuca) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a Câmara Municipal de Vereadores do Município.

O objetivo da audiência é promover e ampliar a participação de meninas e mulheres em posições de liderança no Município e ampliar o debate em torno do assunto. Adolescentes do NUCA estarão presentes endossando o debate.



Assessoria de Imprensa.

Demutran e Guarda Civil apontam balanço positivo do Carnaval

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), destaca que o Carnaval terminou com balanço positivo. Entre a sexta e a terça-feira, foram registrados apenas dois acidentes sem gravidade e cinco veículos foram recolhidos ao depósito do órgão devido a estacionamento irregular.

Durante o feriadão, o Demutran atuou com 60 agentes nas ruas, quatro vezes mais do que o efetivo rotineiro, para proporcionar maior segurança à população, diante da greve da Polícia Militar no Ceará. Equipes em dez viaturas e motocicletas realizaram o patrulhamento ininterrupto por toda a cidade, principalmente na Praça Padre Cícero, Alameda Juazeiro, Pirajá, Centro, Salesianos,Triângulo e Largo do Teatro Marquise Branca, onde aconteceu o carnaval cultural promovido pelo Município.

A atuação do Demutran se deu em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana de Juazeiro do Norte e com a Polícia Civil. Ao todo, 140 guardas civis trabalharam diariamente. Segundo o Comando da GCM, não houve registro de brigas nem de furtos na área festiva.



Assessoria de Imprensa.

Setur anuncia lançamento de Rota Turística do Cariri na Câmara

O Secretário de Turismo e Romaria (Setur) de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, esteve na tarde desta quinta-feira, 27, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, durante sessão ordinária, para anunciar o lançamento oficial da Rota Turística do Cariri, que acontecerá no dia 03 de março e contará com a presença do Secretário de Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, e demais prefeitos dos municípios que compõem o Cariri cearense.

Ao longo de sua fala, o secretário Júnior Feitosa apresentou algumas etapas percorridas para a conclusão desse projeto grandioso que abrange não só Juazeiro do Norte, que já tem consolidado o turismo religioso e cultural, e vem progredindo em outros excursionismos, mas também os demais municípios que compõem o Cariri. “Desde o início da gestão focamos em divulgar a região caririense em feiras nacionais e internacionais. Através de projetos de qualificação, temos buscado fortalecer nossa cultura, nossa história, nosso povo”, afirmou o gestor da Setur.

A partir de estudos realizados em parceria com universidades, foram identificadas diversas áreas que Juazeiro do Norte e demais cidades tem potencial de desenvolvimento. Diante dessas pesquisas, percebeu-se a urgência na criação de um roteiro turístico bem estruturado que possa auxiliar não apenas o turista que chega à região, como também os setores que trabalham direta e indiretamente com o turismo, e, consequentemente, fomentando assim a economia local.

O Secretário Júnior Feitosa convidou a população juazeirense, em nome do Prefeito Arnon Bezerra, a participar do lançamento da Rota Turística. “Vamos levantar a bandeira do turismo no Cariri. Turismo impulsiona a economia de uma região, traz investidores e garante melhorias em todos os aspectos da cidade. Estamos dando um grande passo tornando nossa região em destino turístico”, concluiu.  

Os vereadores presentes elogiaram o trabalho que a Setur vem desenvolvendo em Juazeiro do Norte e deram apoio ao projeto. A cada parlamentar foi entregue kit com artigos regionais.



Assessoria de Imprensa.

Meia Maratona Padre Cícero será lançada na próxima segunda, 02

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv), convida todos os desportistas, atletas, imprensa e comunidade para o lançamento da Meia Maratona Padre Cícero 2020. O evento acontecerá às 18h da próxima segunda, 02, na praça de alimentação do Cariri Garden Shopping.

O evento contará com a participação do Prefeito Arnon Bezerra e do Secretário de Esporte e Juventude, Luciano Bazilio. Após o lançamento, serão abertas as inscrições para o evento. Serão disponibilizadas 1500 vagas e para efetuar sua inscrição, o atleta deve apresentar 3 kg de alimentos. Cada atleta inscrito receberá um kit para participação no evento.

A Meia Maratona Padre Cícero acontecerá no dia 22 de março e abre a semana de comemoração ao aniversário natalício do fundador de Juazeiro do Norte, Padre Cícero Romão Batista. Este evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal do Crato.



Assessoria de Imprensa.

Secretaria da Saúde orienta sobre cuidados preventivos contra o coronavírus

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, orienta a população acerca dos cuidados preventivos contra o coronavírus, que em 26 de fevereiro teve um caso confirmado no Brasil.

Juazeiro do Norte é uma cidade que diariamente recebe um grande fluxo de pessoas de fora. Portanto, tornam-se necessárias algumas medidas de prevenção a fim de evitar uma possível proliferação do vírus.

A principal forma de transmissão do vírus é por contato próximo, de pessoa a pessoa. Entre as medidas básicas e mais importantes de proteção estão a higienização das mãos com água e sabão, ou com álcool gel 70%, como também cobrir o nariz e a boca com lenço ao tossir ou espirrar. Recomenda-se ainda evitar locais fechados com grande quantidade de pessoas.

Os sintomas da doença assemelham-se a uma gripe comum, podendo incluir febre, cansaço, tosse seca, dores, congestão e corrimento nasal, dor de garganta e diarreia. Conforme o plano de contingência da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, serão considerados casos suspeitos pacientes que apresentarem esses sintomas e que tenham vindo de alguma área com circulação do vírus.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte, Evanusia de Lima, o Município tem realizado reuniões de capacitação com o corpo técnico para que estes profissionais se informem sobre a doença e saibam como proceder diante de um possível caso suspeito.

“Também tivemos reunião no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, com participação dos setores de vigilância em saúde, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária do Município. O objetivo foi instruir os profissionais que trabalham na área aeroportuária sobre o protocolo de manejo de casos suspeitos”, explicou Evanusia.



Assessoria de Imprensa.

Seagri recupera estrada que liga a Vila Palmeirinha ao Sítio Carneiros

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realizou nesta quinta-feira (27) a recuperação da estrada que liga a Vila Palmeirinha ao Sítio Carneiros, na Zona Rural do Município.

O trabalho desenvolvido pela Seagri foi intensificado desde o início do mês de janeiro. Durante o carnaval, também teve equipe de prontidão recuperando estradas com o objetivo de garantir o acesso a essas comunidades.

O objetivo da Seagri é dar atenção às estradas das 51 comunidades rurais do Município.



Assessoria de Imprensa.

Seinfra revitaliza canteiro central da Avenida Castelo Branco nos bairros Limoeiro, Pirajá e Romeirão

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), prossegue com a revitalização do canteiro central na Avenida Castelo Branco. 

A obra acontece no trecho que compreende os Bairros Limoeiro, Pirajá e Romeirão e tem o objetivo de deixar a via mais larga, proporcionando mais segurança  e, também, conforto visual. 

Apesar dos transtornos momentâneos ocasionados, após a conclusão, o trânsito deverá fluir mais rapidamente, evitando congestionamentos. 

Em alguns pontos a Seinfra já colocou o asfalto e o gelo baiano. O espaço ainda receberá sinalização de trânsito mais moderna.



Assessoria de Imprensa.

Parque Bulandeira terá ordem de serviço assinada no “Sextou Barbalha”

O prefeito Argemiro Sampaio assina nesta sexta-feira, 28, a partir das 17 horas, a ordem de serviço para construção da creche do Parque Bulandeira, em Barbalha. A solenidade ocorrerá na Rua Agostinho Ézio Machado, em frente ao antigo prédio da Associação.

O evento contará com a presença do secretário de Infraestrutura, Everardo Sampaio; secretária de Educação, Fátima Telles e do vice-prefeito, Ernandes  Garcia, além de toda a população. A programação faz parte do projeto “Sextou Barbalha”, em que a comitiva da gestão municipal promove uma assinatura de ordem de serviço ou entrega de obra e equipamentos, semanalmente.






28 fevereiro, 2020

Vereadores da oposição de Barbalha deixam a desejar

Vereadores da oposição não têm realizado trabalhos de grande relevância na Câmara Municipal  do município de Barbalha e deixam a desejar.

A população Barbalhense anda muito irritada quanto à atuação dos vereadores ditos da oposição, que de maneira atrapalhada, sem apresentar projetos de grande relevância para sociedade, vem levando seu mandato só em atrapalhar a boa vontade do prefeito Argemiro Sampaio em sempre quer um grande desenvolvimento para o município de Barbalha.

Sem mostrar a que veio os vereadores da oposição tentam a qualquer preço fazer com que a secretaria de saúde Polyana Callou, vá se retratar na Câmara de vereadores, agora leitores, sem desmerecer os outros secretários, mas a titular da pasta saúde! É a que mais tem mostrado serviço no município da Barbalha, principalmente nessa pasta que ela recebeu com quase dois anos de greve todos os agente da saúde de modo geral e ainda filas enorme para cirurgias equipamentos sucateados sem medicamentos tudo isso na secretaria de saúde do município de Barbalha.


Que e isso senhores vereadores de oposição, procuremos fazer projetos de relevâncias já estamos com três anos e dois meses de mandato, e vocês os oposicionistas não retribuíram a contento até o exato momento com os votos que receberam na eleição de 2016, além de fazerem uma oposição fraca, e de forma descontrolada, sem nenhum apontamento construtivo para o desenvolvimento de Barbalha, perdendo tempo com projetos irrelevantes.

Não contente, os parlamentares tem realizado atuações pífias, todos os atrapalhados trabalham contra Barbalha, onde eles tentam de toda forma atrapalhar e conseguiram como por exemplo o cartão mais reforma, que eles reprovaram, mas já o vale gaz, e a doação de mais de mil terrenos para quem não tem casa própria, esses dois projetos eles não conseguiram os vereadores.




24 fevereiro, 2020

Sem a presença do governador Camilo Santana, ministro Sergio Moro desembarca em Fortaleza

Ministro da Justiça desembarcou e logo embarcou em um helicóptero para sobrevoar a capital cearense e região metropolitana. Na ocasião, Moro tentará mediar um possível acordo entre policiais grevistas e o governo do Ceará.

Sem a presença de Camilo Santana (PT), Sergio Moro desembarcou a trabalho em Fortaleza, durante feriado de carnaval. Ministro da Justiça desembarcou e logo embarcou em um helicóptero para sobrevoar a capital cearense e região metropolitana.

Diante do impasse na greve da Policia Militar, o presidente Jair Bolsonaro decretou uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para enviar as Forças Armadas ao Ceará, após pedido do governador Camilo Santana do PT.

Na ocasião, Moro também tentará mediar um possível acordo entre policiais grevistas e o Governo do Ceará. Como punição, Camilo Santana prendeu 37 policiais militares e afastou mais de 200 militares.



Revista Ceará e cncariri.com.br

Patrulha Maria da Penha é acionada pela DDM e realiza 8ª prisão

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, informa que a Patrulha Maria da Penha realizou a oitava prisão em flagrante, nessa sexta-feira, 21.

Por volta das 11h, a equipe de patrulheiros foi acionada pela Delegacia de Defesa da Mulher - DDM. Uma jovem, de 28 anos, havia denunciado uma discussão com o ex-companheiro, em que ela teria sido agredida e ameaçada com uma faca, dentro da própria casa, no bairro João Cabral.

Humberto Tiago da Silva, de 33 anos, foi preso pela Patrulha Maria da Penha, com apoio do Grupo Tático Motorizado, debaixo da cama de uma residência na vizinhança. Ele já responde por tráfico de drogas, furto e assalto.


Encontro de blocos e atrações musicais abrem Carnaval Cultural em Juazeiro do Norte

A festa terá início às 17 horas deste sábado, 22, com show de DJ Arthur no estacionamento do Cariri Garden Shopping, onde haverá concentração dos 12 blocos carnavalescos, que sairão em cortejo ao Largo do Teatro Marquise Branca, a partir das 18h30.

   A banda de música Padre Cícero acompanha o desfile pela Avenida Padre Cícero em direção ao local da festa.

   Às 19h, o grupo paraibano Camboi sobe ao palco, com repertório musical carregado de cultura popular, tendo como referência os folguedos tradicionais do maracatu, ciranda, capoeira, samba de roda e maculelê.

  Já às 20h30 é a vez do Bloco Embrasadas fazer a alegria dos foliões, trazendo ao público show musical dançante com muito axé, brega samba e funk, encerrando a programação do primeiro dia do Carnaval Cultural 2020.


Segurança e animação marcam o primeiro dia do Carnaval Cultural, em Juazeiro do Norte

Cerca de duas mil pessoas participaram dos festejos de abertura do Carnaval Cultural 2020 neste sábado, 22, em Juazeiro do Norte. A programação iniciou apresentação do DJ Arthur no estacionamento do Cariri Garden Shopping, seguida do desfile de 12 blocos pela Avenida Padre Cícero, que contou com a Banda de Música Padre Cícero e culminou com apresentação das atrações artísticas Camboi e Bloco Embrasadas, no Largo do Teatro Marquise Branca. 

 O evento está em sua terceira edição, realizado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secult, com produção da Organização da Sociedade Civil Zaíla Lavor. 

Visando garantir o bom êxito e sucesso do Carnaval Cultural 2020, também estiveram atuando em parceria com a Secult, a Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Autarquia Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Conselho Tutelar, Guarda Civil Metropolitana, Departamento Municipal de Trânsito e Polícia Civil.

 Além do efetivo que reuniu 20 guardas municipais e 07 policiais civis, foram contratados 10 agentes particulares para reforçar o esquema de segurança e permitir que a população aproveitasse todos os momentos da folia com tranqüilidade. Equipes da Patrulha Maria da Penha estiveram presentes, colaborando com as ações de segurança.

Programação deste domingo 

 Neste domingo, 23 se apresentam no palco da Praça do Teatro Marquise Branca, a partir das 17h, a Banda de Música Padre Cícero, DJ Ariel, às 18h30, e Vaval Moreno, às 20h.

Reforço na segurança 

O comandante da Guarda Municipal de Juazeiro do Norte, Cícero Ricardo da Silva, destaca que esse primeiro dia de trabalho ocorreu de forma tranquila, dentro do planejamento. 

Conforme o comandante, o Prefeito Arnon Bezerra determinou a presença da Guarda das ruas garantindo a segurança da população. A Secretária de Segurança e Cidadania, Ivoneide Antunes, solicitou o maior empenho possível dos agentes.

O comandante Cícero Ricardo ressaltou a parceria com a Policia Civil e pelo menos 120 homens estiveram distribuídos em diversos pontos da cidade garantindo a tranquilidade da população. "Estamos executando um trabalho planejado e vamos dar sequência durantes esses dias para que possamos ter um período sem tantas ocorrências", afirma. 

O evento ainda contou com o aparato da Polícia Civil, que esteve no local com as respectivas viaturas, do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e equipes da Secretaria de Saúde do Município, para dar assistência à saude, com técnicos e ambulâncias disponíveis.


Mauro Naves negocia contrato com o FOX Sports, diz site

Mauro Naves esteve recentemente no 'Expediente Futebol', do FOX Sports, como convidado e gravou participação no 'Aqui com Benja'. No mesmo dia se reuniu com Eduardo Zebini, executivo número 1 da emissora, para negociar contrato. A informação é do Observatório da Televisão.

Tenha acesso a programação do FOX Sports gratuitamente por SETE DIAS através do UOL ESPORTE CLUBE.

Foi oferecida ao repórter a oportunidade de fazer coisas diferentes do que ele fazia na Globo. Nos bastidores, a conversa entre Fox Sports e Mauro Naves está sendo vista como um “namoro que pode terminar em casamento”.

Procurado, Mauro Naves não entrou em detalhes, mas confirmou a conversa e a possibilidade de acerto com o Fox Sports.



Fontes Fox e cncariri.com.br

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceara Jose Sarto, condiciona votar aumento mas " é preciso respeitar o acordo".

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto, foi o fiador do acordo entre entidades dos policiais e bombeiros e o governador Camilo Santana.  Sarto procurou o governo, propôs a formação da comissão para elaborar uma proposta, aceitou a participação de todas associações de policiais, a indicação de deputados r a revisão da tabela, fechando o acordo, após duas semanas de entendimento.  
Tudo foi aprovado, assinado por todos e enviado para o governo, que aumentou os investimentos, para atender a um adicional de R$ 500 milhões, por ano, na folha de pagamento.  Tudo acertado, o governador mandou a mensagem com o aumento. 
Em seguida, veio a greve, surpreendendo a todos.  Agora, o entendimento é votar o aumento após a greve, ou seja, os deputados querem o retorno ao trabalho, antes da votação. Os líderes da greve querem voltar, solicitando o perdão aos mascarados. Não terão!



Fontes RM e cncariri.com.br

Na cidade de Canindé a violência já causa alarde

A violência em Canindé, continua chamando a atenção da população. Neste domingo seis casos violentos foram registrados pela Polícia Civil, sendo quatro homicídios, uma tentativa e um roubo seguido de lesão corporal. 

Ainda na madrugada foi morto a bala no residencial Frei Lucas Dolle, Hudson Ribeiro de Souza. O segundo caso aconteceu nas imediações também do residencial Frei Lucas Dolle, quando o mototaxista João Batista Bezerra da Silva, teria reagindo a um assalto e foi alvejado a bala por dois elementos que roubaram sua motocicleta, celular e dinheiro. A vítima encontra-se no IJF em Fortaleza. A sua motocicleta foi recuperada pela Polícia Civil.

Já na noite de domingo na rua Francisco Justa de Araújo com Josias Gondim, no Bairro da Santa Luzia três pessoas foram baleadas, sendo que uma morreu no local,  identificada como Francisco Henrique Catunda Santos de 21 anos. Nesta ação foi baleado um outro jovem de nome Kenede, e uma moça identificada como Bruna Cecília, sendo ambos socorridos para o Hospital de Canindé e transferidos, sendo que o rapaz veio a falecer antes de chegar no IJF, já a jovem permanece internada com estado de saúde considerado estável.

Instantes após essa ocorrência, houve um homicídio na rua João Sobral na Palestina, tendo como vítima Antônio Daniel Leite Araújo de 14 anos. 

Em todas as ocorrências são sempre dois homens em motocicleta que praticaram os crimes. O Núcleo de homicídios e proteção a pessoa da Delegacia Regional de Canindé está investigando os casos. Até agora ninguém foi preso.


Homem é morto a tiros enquanto pedalava sua bicicleta em Campos Sales

Mais um homicídio registrado no início da tarde do ultimo sábado (22/02) em Campos Sales se constituiu no oitavo do mês de fevereiro e o nono de 2020, já superando em um homicídio a mais do que todo o ano passado. 

Por volta das 13:00 horas o agricultor Antônio Bezerra de Sousa, de 61 anos, foi morto a tiros quando retornava do trabalho para almoçar em sua bicicleta por uma estrada vicinal localizada por trás do açude do governo no bairro Guarani naquela cidade.

Ele morava na Rua Francisco Veloso de Andrade daquele bairro e seguia para sua residência quando foi surpreendido pelos disparos efetuados por dois homens usando capacetes numa moto de características não identificada. 

Seu Antônio como era conhecido, não tinha passagens pela polícia, mais segundo informações o mesmo vinha sendo vítima de ameaças, mas um filho seu teria envolvimento num homicídio em Campos Sales.


Está com quase 100 mortes no estado do Ceara

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, desembarca hoje segunda-feira, 24/02, em Fortaleza, no Ceará, ao lado dos comandantes da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e da Advocacia Geral da União, André Luiz Mendonça, para acompanhar a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em curso no Estado por determinação do presidente Jair Bolsonaro.

Desde o início da paralisação dos policiais militares do Ceará, pelo menos 93 pessoas foram assassinadas em quatro dias. O dia mais violento foi registrado nesta sexta-feira, 21, com 37 casos.

No comando da 10ª Região Militar, os ministros participarão de um briefing sobre as atividades que estão sendo realizadas pelas Forças Armadas e pelos órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais. Logo após, a comitiva seguirá para o Palácio do Governo, onde se reunirá com o governador Camilo Santana (PT-CE).

Mesmo com o reforço policial do Exército e das Forças Nacionais no Ceará, pelo menos nove cidades cearenses cancelaram oficialmente as festas de carnaval e vão destinar os recursos a outras ações de serviço público. Uma delas é Paracuru, na Região Metropolitana, distante cerca de 90 km da capital, onde acontece um dos festejos mais tradicionais do Estado.

A cidade já estava com toda a estrutura montada e atrações confirmadas para receber milhares de foliões, mas o prefeito Eliabe Albuquerque (PL-CE) decidiu cancelar o contrato com as bandas e desmontar o palco. “Para nós, fica muito difícil receber centenas de pessoas sem ter o amparo da polícia. O valor que seria investido vai ser destinado às ações de saúde do município”, afirmou.

Em Paraipaba, no litoral cearense; Canindé, na região central; Santana do Cariri e Milagres, na região do Cariri; São Luis do Curu e Forquilha, no Norte; Horizonte e Maranguape, na Região Metropolitana,os festejos também foram cancelados.

Nas cidades onde os desfiles foram confirmados há reforço na segurança. Em Aracati, no litoral leste, que tem o maior evento do Estado, a prefeitura divulgou que contratou efetivo de segurança particular na mesma quantidade de policiais militares que deveriam prestar o serviço no período.

Em Sobral, município onde o senador Cid Gomes foi alvo de dois tiros após entrar em confronto com os policiais grevistas, o carnaval está mantido com pagamento de horas extras aos policiais que estão em atividade e com a contratação de segurança privada para o reforço policial. Nas regiões serranas no Estado, a festa também é mantida na cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, também com efetivo de segurança particular. E em Guaramiranga, o tradicional Festival de Jazz & Blues também acontece normalmente.

Já em Fortaleza, nenhuma mudança. A Guarda Municipal reforça o patrulhamento em pontos estratégicos e nos sete terminais de ônibus da cidade. A capital conta ainda com 90% do efetivo de soldados do Exército e Agentes da Força Nacional. Ao todo, 2,8 mil homens fazem o patrulhamento em todo o Estado.

Afastados

Nos últimos dois dias, 168 policiais militares que aderiram ao movimento de paralisação foram afastados por determinação da Justiça Militar. As decisões foram divulgadas no Diário Oficial do Estado – 8 nomes foram publicados na quinta, 20, e uma lista com outros 160 policiais saiu nesta sexta, 21. O órgão cita caso a caso e o motivo dos afastamentos, confirmados, em nota, pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

De acordo com a CGD, os policiais respondem pela participação em “condutas transgressivas”, bem como a “incapacidade de participação dos quadros da Polícia Militar”. Todos estão afastados preventivamente por 120 dias para as investigações “em virtude da prática de ato incompreensível com a função pública, gerando clamor público, tornando os afastamentos necessários à garantia da ordem pública”, justifica o documento.

Policiais Militares do Estado do Ceará decretaram paralisação das atividades por falta de acordo com o governo do Estado quanto à reestruturação salarial dos servidores. A proposta inicial havia sido aceita pelas lideranças do movimento, mas horas depois eles recuaram. Desde o dia 18 de fevereiro, viaturas da polícia e do corpo de bombeiros estão paradas, com pneus esvaziados.

Na tentativa de amenizar os efeitos da crise na segurança pública, o governador Camilo Santana solicitou o envio das tropas nacionais para ocupar as ruas de Fortaleza e interior do Estado. Ao todo, 2,5 mil homens do Exército e 300 agentes da Força Nacional reforçam a segurança estadual. As medidas estão dentro da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada pelo presidente Jair Bolsonaro.




Fontes: g1 e cncariri.com.br

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...