29 fevereiro, 2020

Saúde do Crato realiza ações de sensibilização

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato promoveu, durante as comemorações do Carnaval 2020, ações de abordagem orientada com distribuição de insumos de prevenção e orientações sobre como cuidar da saúde no carnaval.

São atividades do Projeto Crato Contra AIDS que objetivaram fornecer informações relevantes acerca das ISTs/HIV/AIDS, bem como a disponibilização de material educativo e preservativos.

Do dia 19 até o dia 25, foram realizadas atividades na Praça Siqueira Campos, na Praça do Mais Infância, no Mirandão, no Clube Serrano, no Belmonte e no distrito de Ponta da Serra.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em ISTs/HIV/AIDS e hepatites virais da Secretaria de Saúde do Crato, Patrícia Mendes, e a equipe de técnicos distribuíram kits de prevenção contendo preservativos femininos e masculinos e conversaram com a população sobre a importância da prevenção.

Para o servidor da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), Gabriel França, que é voluntário da Associação Caririense de Luta Contra Aids e atuou nessas ações, ainda é preciso trabalhar bastante junto da população para que todos aceitem naturalmente o uso do preservativo. "O simples ato da entrega da camisinha ainda causa bastante impacto nas pessoas. Nessas atividades pude perceber que muitas mulheres não sabiam e nunca tinham visto o preservativo feminino. Durante a campanha de carnaval, tentamos alcançar o maior público possível e, assim, orientar a comunidade dos riscos das ISTs/HIV/Aids, não só nesse período de Carnaval, mas todos os dias", destacou Gabriel.

o preservativo é um método eficaz para a redução do risco de transmissão do HIV e de outras ISTs, basta chegar ao posto de saúde e solicitar quantos preservativos considerar necessário.

Durante o ano de 2020, o Ministério da Saúde vai distribuir, ao todo, 570 milhões de preservativos para todo o país. A quantidade representa um aumento de 12% em relação ao número de camisinhas distribuídas no passado, quando foram enviadas 509,9 milhões de preservativos aos estados. Quando se trata de saúde pública, o preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle das ISTs entre a população sexualmente ativa.



Fontes Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...