04 dezembro, 2020

Covid-19 aumento do número de casos diários, de internações, de testes positivos

 O monitoramento da presença do novo corona-vírus no Ceará tem mostrado risco “alto” ou “altíssimo” de incidência da Covid-19 em pelo menos 53 municípios, incluindo Fortaleza. Outras 94 cidades aparecem com risco “moderado”. Os indicadores consideram o aumento de casos diários, de internações, de testes positivos, de mortes e de leitos de UTI ocupados entre 15 e 28 de novembro. As informações são do IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), extraídas às 9h30 desta quinta-feira (3). 

Os níveis de alerta são divididos de 1 a 4, em que 1 é o “novo normal”, 2 é “moderado”, 3 é “alto” e 4 é “altíssimo”.

De acordo com a plataforma, o Ceará registrou, nas últimas duas semanas epidemiológicas (47 e 48), 137 novos casos diários da doença pandêmica a cada 100 mil habitantes, nível de alerta “moderado” e com tendência de queda.

As internações por doenças respiratórias (66 casos), assim como o percentual de leitos de UTI-Covid ocupados (59,7%) e a taxa de letalidade por Covid-19 (0,4%) também têm tendência "decrescente" nas duas últimas semanas, conforme o painel da Sesa. Nesses indicadores, o nível de alerta é classificado como “baixo”.

Por outro lado, a taxa de positividade dos exames RT-PCR apresenta alerta “alto”: 62,7% dos testes tiveram resultado positivo para infecção, percentual que mostrou tendência de crescimento entre 15 e 28 de novembro. 

A Sesa explica que um indicador está “crescendo” quando há aumento do valor superior a 15% entre as duas últimas semanas epidemiológicas; “decrescendo” quando há redução do valor superior a 15% no período; e “estabilizando” quando apresenta “quaisquer outras situações”.

Cidades

Em relação aos municípios, apenas 34 aparecem com nível 1 de alerta, ou seja, indicadores considerados baixos. Entre eles, estão as cidades de Paracuru, Pacoti, São Luís do Curu e Granjeiro. Algumas das cidades, entretanto, têm tendência de aumento ou estabilidade na incidência de casos.

Outras 97 localidades, como Itapipoca, Canindé, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte acenderam alerta “moderado”, nas semanas 47 e 48. Isso significa que o cenário da doença nesses municípios mostrou piora e requer atenção. 

O risco “alto” foi identificado em Fortaleza e outras 32 cidades cearenses, como Boa Viagem, Brejo Santo e Aracati. Nelas, a taxa de positividade dos testes, por exemplo, está entre 50% e 75%; e a ocupação de leitos de UTI, entre 80,1% e 95%. 

Em alerta máximo, “altíssimo”, estão as demais 21 cidades do Ceará, como Sobral, Aquiraz, Cedro e Milagres. Por lá, cerca de 75% dos exames RT-PCR têm dado positivo para infecção pelo novo corona-vírus, a taxa de letalidade pela doença está acima de 3% e mais de 95% dos leitos de UTI estão ocupados.




Policia militar frustra roubo contra estabelecimento comercial e captura dupla na Capital

Policiais militares do 8° Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturaram dois homens suspeitos de tentarem cometer um roubo em um estabelecimento comercial localizado no bairro Dionísio Torres – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. Com eles, uma arma de fogo, um simulacro de pistola, munições e diversos aparelhos eletrônicos foram apreendidos. A ação policial ocorreu na tarde dessa quinta-feira (03).

Durante patrulhamento ostensivo pela região, os PMs foram acionados para atender uma ocorrência de roubo em andamento em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Barão de Studart. Imediatamente, a composição se deslocou até o local indicado. Após um cerco realizado pelos militares, Lucas Chaves Ribeiro (20), com passagens por roubo a pessoa e roubo de veículo, e David Acioli da Silva (30), com antecedentes por roubo, foram capturados.

Com a dupla, um revólver calibre 38 com cinco munições intactas, um simulacro de arma de fogo, quatro aparelhos celulares, um notebook, 12 alianças, duas baterias portáteis e uma quantia em dinheiro pertencente às vítimas que estavam no estabelecimento foram apreendidos. Diante do flagrante, David e Lucas foram conduzidos para o 2° Distrito Policial (DP) – unidade plantonista da Polícia Civil do Ceará (PCCE) que cobre o bairro.

Na delegacia, os suspeitos foram autuados em flagrante por tentativa de roubo. Todos os pertences subtraídos foram restituídos às vítimas. O procedimento foi transferido para o 4° DP, unidade que dará prosseguimento as investigações com o intuito de apurar se a dupla está envolvida em outros crimes na região.




COD da PMCE captura homem com arma, munições e drogas em Morada Nova

Composições da Companhia de Operações de Divisas (COD) do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), grupo especializado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) no patrulhamento nas divisas do Estado, apreendeu uma arma de fogo, munições e drogas em ação policial no município de Morada Nova, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20). Um homem que foi flagrado com o material foi preso nas primeiras horas desta sexta-feira (4). O flagrante foi feito na Delegacia Regional de Russas.

Os policiais militares pertencentes ao Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) realizavam patrulhamento pela cidade quando receberam informações acerca de um homem que estaria de posse de arma e droga. Imediatamente as composições seguiram para o endereço informado para verificar a denúncia. Com a aproximação das equipes para a casa do alvo, o suspeito tentou fugir pulando para os fundos de outro imóvel, mas não teve êxito, já que uma segunda equipe aguardava o suspeito do outro lado.

Durante a fuga frustrada, o homem largou um revólver calibre 38 e um saco plástico contendo munições de calibres 38 e 380, além de uma porção de maconha e cocaína e uma balança de precisão. Diante da situação apresentada, o suspeito foi levado junto com o material para a Delegacia Regional de Russas para realização de procedimento flagrancial.

Kayro Daniel Valente Araújo (24), que já tinha uma passagem por posse irregular de arma de fogo, foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o fato. O caso vai ser transferido para a Delegacia Municipal de Morada Nova, que dará andamento à apuração.

Denúncias

A Companhia de Operações de Divisas (COD) e o Comando Tático Rural (Cotar), ambas unidades do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), disponibilizam um número de WhatsApp para a população fazer denúncias. As mensagens, áudios, imagens e vídeos podem ser enviados para o número (85) 99416-0447. As denúncias também podem ser feitas para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo é garantido.




Novo Decreto de Isolamento Social permanece inalterado no ceara

 Após reunião semanal do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Corona vírus, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que o novo Decreto de Isolamento Social permanece inalterado, mas de forma temporária. Com isso fica definido a prorrogação do atual decreto, a partir de segunda-feira (7).

“Avaliamos os relatórios e indicadores, que apontam aumento dos casos em algumas áreas, assim como vem ocorrendo em outras partes do Brasil e do mundo, e causando preocupação. Por conta do período de Natal e Ano Novo, quando há maior movimentação no comércio e tradição de confraternizações, nossas equipes estarão se reunindo de imediato com alguns setores para definir protocolos específicos para esse período, para evitar os excessos. Isso já será definido ao longo da semana, e tão logo que definido, será anunciado”, informou o governador.

A decisão se baseia na avaliação de todos os indicadores e relatórios sobre a Covid-19 no Ceará desenvolvidos pelos profissionais de Saúde, e que apontam para que a população não relaxe nos cuidados diários, principalmente quanto ao uso obrigatório de máscara e evitar aglomerações, sobretudo em lugares fechados.

“É muito importante a colaboração de todos nesses cuidados, para que o aumento registrado não seja ainda maior nas próximas semanas. Até a chegada da vacina, o cuidado de cada um é a medida mais eficaz”, finalizou Camilo Santana.

O novo decreto repete as mesmas condições estabelecidas desde a publicação oficial no último dia 26 de outubro, seguindo com a proibição à realização de eventos festivos em ambientes fechados no Estado, e é fundamental que todos sigam as orientações sanitárias estabelecidas pelo Governo do Estado do Ceará.




30 novembro, 2020

Postado vídeo da festa de Sarto com Ciro e Roberto Cláudio com ofensa ao candidato derrotado Capitão Wagner

Candidato à Prefeitura de Fortaleza derrotado por Sarto Nogueira (PDT) nas eleições 2020, Capitão Wagner (Pros) publicou nas redes sociais um vídeo em que o pedetista aparece comemorando sua vitória junto com o prefeito Roberto Cláudio e Ciro Gomes, onde a multidão, incluindo os pedetistas, puxa coro contra Capitão. Na publicação, Wagner ainda ironiza o papel da imprensa de noticiar o fato, afirmando que se fosse com ele, “seria matéria pra dois meses”.

“Admirável a maneira educada(sem nenhuma demonstração de ódio), responsável (todo mundo de máscara) e exemplar que Roberto Cláudio, Ciro e sua claque comemoram a vitória do Ibope. Será que algum jornal viu isso?!”, escreveu Wagner na noite desta segunda-feira, 30, um dia após o pleito.




Polícia Civil esclareceu o caso da jovem que morreu no acidente

 A Polícia Civil indiciou, nesta segunda-feira (30), um homem de 19 anos após o suspeito confessar que o acidente que vitimou a jovem Laryssa Fernandes Feitosa da Silva, 18 anos, não foi ocasionado por uma colisão entre a motocicleta e um carro. O piloto da motocicleta confessou, em novo depoimento, que havia ingerido bebida alcoólica e que nenhum carro colidiu com a traseira da moto em que estava a vítima.

O caso aconteceu na última segunda-feira (23), no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o suspeito, que não possuía antecedentes criminais, foi ouvido novamente na manhã desta terça-feira após mudar o depoimento e confessar ser o responsável pelo acidente.

O suspeito afirmou no dia do acidente que o acidente foi provocado após um carro colidir com a traseira da motocicleta em que a jovem Laryssa estava. A jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

No novo depoimento, o suspeito confessou ter ingerido bebidas com álcool e perdido o controle da motocicleta. Diante das provas colhidas durante as investigações, o homem poderá responder por homicídio culposo no trânsito. As investigações sobre o caso continuam.




Sobral, dois homens caem da moto e são presos pela PM

 A Polícia Militar prendeu dois homens que estavam fugindo em uma motocicleta pela BR-222, após um assalto realizado na região central da cidade de Sobral. Eles foram alcançados pelos agentes após caírem em uma barranco às margens da rodovia. Uma arma falsa foi apreendida.

Um dia antes, no domingo (29), oito motocicletas haviam sido apreendidas e outros dois suspeitos capturados no mesmo município. Em 24 horas, foram nove motocicletas recuperadas e quatro suspeito totalizando nove veículos recuperados.

De acordo com a PM, agentes que faziam uma ronda na área, avistaram a dupla no momento em que abordava a vítima e iniciou-se uma perseguição. Ao caírem na vala, eles foram rendidos e capturados pelos agentes. Ambos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Sobral. As vítimas foram informadas sobre a recuperação dos bens.





Caririence pode sair vice numa chapa de governo do estado

 Esteve na capital cearense, Fortaleza, de quinta feira dia, 26 de novembro até o dia 29 o prefeito de Barbalha Argemiro Sampaio(PSDB) assa sua estadia em Fortaleza era pra acompanhar o final da campanha do Capitão Wagner, por onde Argemiro passou foi aclamado como grande vencedor nas eleições municipais recém findadas no município de Barbalha. Todos reconheceram que o governador Camilo Santana montou um quartel general dentro da cidade de Barbalha e fez de tudo, usou e abusou do poder que detém em mãos, para arrancar uma eleição daquele que era considerado para muitos inclusive correligionários seu já dava como perdida e por isso seria reeleito com toda tranquilidade.

Da forma em que os cumprimentavam aonde ele (Argemiro) chegava na capital o grande assunto era esse sobre o atropelo político, porem vejam que predestinação pois bem, todos que faziam prognósticos para as eleições vindouras de 2022, já colocaram o Capitão Wagner(PROS) como provável disputante da vaga de senador e o atual senador Eduardo Girão(PODEMOS) como candidato a governador do Ceará, tendo na vice o prefeito tucano barbalhense Argemiro Sampaio. Tem tudo para dar certo, pois com certeza a chapa sendo formada pelo grupo do atual governador Camilo Santana o terá como candidato a senador e alguém do Cariri como vice-governador de Cid, Ivo Gomes ou Roberto Cláudio. Argemiro servirá como contra peso da chapa oposicionista e contra a que será formada pela situação com forte viés caririense.

Muita coisa acontecerá daqui até lá, mas vamos aguardar pra ver as cenas dos próximos capítulos.




Ceará vai a São Januário e derruba o gigante da colina

 O Ceará vence o Vasco e conseguiu um resultado importantíssimo na Série A do Campeonato Brasileiro, mas, acima de tudo, histórico. O time não apenas venceu o Vasco da Gama pela primeira vez na história em São Januário, como também bateu o time cruz-maltino pela primeira vez na primeira divisão.

De quebra, também repetiu goleada histórica, por 4 a 1, obtida em 1977 em uma partida amistosa realizada no Castelão.

Os gols alvinegros foram marcados por Pedro Naressi, Cléber, Saulo Mineiro e Vina. Ribamar descontou para o Gigante da Colina.

O Ceará entrou em campo determinado a obter a vitória, independente do mando de campo do adversário. Com mais intensidade, marcou forte e foi feliz. Logo aos 3 minutos, o Vozão recuperou bola no meio campo. Vina encaixou excelente passe para Pedro Naressi, como elemento surpresa, aparecer na cara do gol para abrir o placar: 1 a 0.

O Alvinegro cearense continuou aceso no jogo e quase marcou o segundo. Cléber roubou a bola da zaga vascaína e tentou encobrir o goleiro Lucão, porém sem sucesso. Aos 25, em mais uma jogada de linha de fundo de Léo Chu, o ponta driblou a marcação e cruzou para Cléber. O atacante usou a altura para se esticar e tocar a bola com a ponta do pé, o suficiente para ampliar: 2 a 0.

No segundo tempo, o Vovô baixou o ritmo, e o Vasco passou a dominar as ações. Mas foi num contra-ataque que o cruz-maltino diminuiu. Ribamar foi lançado na cara do gol, obrigando Luiz Otávio a cometer penalidade. O mesmo atacante cobrou e diminuiu: 2 a1.

Para não correr riscos, Guto Ferreira lançou mão do banco de reservas. Saulo Mineiro entrou e deu outra dinâmica ao alvinegro. Em outra roubada de bola (esta polêmica), o atacante foi lançado na cara do gol, bateu forte e venceu Lucão: 3 a 1. Desnorteado, o Vasco deu espaço para os contragolpes. Em um deles, novamente Saulo apareceu, mas foi derrubado na grande área. Na cobrança do pênalti, Vina deu números finais ao placar: 4 a 1.




A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...