04 dezembro, 2018

Agentes penitenciários frustraram mais uma fulga em massa na PIRC

Em uma série de túneis vem sendo cavados com frequência, um princípio de rebelião foi registrado na noite desta última segunda-feira, dia 03, na PIRC em Juazeiro do Norte-CE. A motivação se deu após a descoberta de mais túneis sendo cavados no local, onde o objetivo era uma fuga em massa. 

Segundo informações após os agentes penitenciários fazerem a ronda de rotina aí descobrirem os quatro túneis, os detentos se revoltaram e deram inicio a um motim, ameaçando até mesmo atear fogo em lençóis e colchões nas celas do local. 

Os militares junto ao corpo de bombeiros conseguiu controlar a situação e ninguém saiu ferido. A PIRC Penitenciaria Industrial do Cariri está cada dia mais conhecida devido a esses vários túneis sendo cavados. Somente este ano, Varias ocorrências de escavações já foram registradas. 

No final do mês de Outubro passado, uma escavação já havia sido descoberta após a chuva desmoronar o túnel. A escavação estava sendo feita a partir da vivência 1 com cerca de 40 metros e após a chuva um dos pontos desmoronou criando uma verdadeira cratera

Vale lembrar da fuga em massa ocorrida no dia 19 de junho deste ano, onde cerca de 20 presos conseguiram fugir do local, sendo maioria recapturada posteriormente. Outras fugas foram registradas após essa.






03 dezembro, 2018

Governadores do Norte e Nordeste vão a Brasília para garantir verbas

Os governadores do Norte e Nordeste desembarcarão amanhã, 4, em Brasília, para acompanhar de perto as votações sobre securitização da dívida ativa e a regulação da cessão onerosa de gás e petróleo.

Eles também pretendem ter uma reunião com o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), para conversar sobre os fundos partidários dos estados e municípios.

Antes, às 10h, os governadores se reunirão, na representação do Ceará, na capital federal. A informação foi confirmada, via assessoria do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que é o coordenador do grupo do Nordeste. Todos os temas se referem à partilha de recursos da União com estados e municípios.

“A União precisa parar com esta concentração permanente de receita e quebra do pacto federativo. Na última semana foram aprovadas urgências e avançamos nos entendimentos e agora vamos cuidar de, por acordo, viabilizar a votação. Se a União precisa de receitas, imagine quem está lá na ponta cuidando das demandas do povo”, disse Wellington Dias, em nota divulgada pela assessoria.

Na Câmara, eles vão acompanhar a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP 459) que trata da securitização da dívida ativa.

O texto autoriza a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios a cederem, com ônus, os direitos originados de créditos tributários e não tributários, inclusive inscritos em dívida ativa.







Repórter Ceará com Agência Brasil

Saúde realiza ações educativas no Dia D de Combate ao Aedes Aegypti

No dia 30 de novembro, foram realizadas, em todo o país, ações referentes ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Em Juazeiro do Norte, a Prefeitura Municipal, por meio dos Núcleos de Combate às Endemias e de Mobilização Social da Secretaria de Saúde, realizou blitz educativas em diversos pontos estratégicos e de grande movimentação da cidade. 

Nos cruzamentos da Avenida Castelo Branco com as Avenidas Padre Cícero, Ailton Gomes e Humberto Bezerra, como também na Praça Padre Cícero, foram feitas abertura de faixas e distribuição de panfletos educativos para conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya.

Este trabalho de conscientização tem como objetivo alertar as pessoas de que, a partir de medidas simples, como realizar vistorias regulamente na própria residência, mantendo os ambientes limpos e sem recipientes que possam acumular água e propiciar a reprodução do mosquito, é possível impedir a sua proliferação e consequentemente evitar todas estas doenças.






Dezembro Vermelho: campanha de combate à AIDS será aberta na terça-feira, 04

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizará na próxima terça-feira (04) a abertura da Campanha Dezembro Vermelho no município, cujo objetivo é promover a conscientização e o combate à AIDS.

A abertura acontecerá no auditório do CEREST, às 8h30, com realização de mesa-redonda com o tema “Manejo Multidisciplinar dos pacientes com HIV/AIDS”. A coordenadora da vigilância epidemiológica do Município, Evanusia de Lima, abordará os “Aspectos epidemiológicos relevantes do HIV/AIDS na prática clínica”.

A enfermeira Rejane Oliveira fará apresentação com o tema “Otimizando os testes rápidos na Atenção Primária”. Já a enfermeira Arlene Bezerra falará sobre “Acidentes ocupacionais e uso da PEP (Profilaxia pós exposição). A psicóloga Nágela Evangelista encerrará falando sobre “O serviço de psicologia e o acolhimento ao paciente com HIV/AIDS”.

O Dezembro Vermelho foi pensado diante da necessidade de agregar forças ao redor do mundo em prol da luta contra o vírus HIV. Outras ações de conscientização serão desenvolvidas durante o mês, com o intuito de promover a prevenção da transmissão do vírus HIV e intensificar a assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com AIDS, além de reforçar o espírito de solidariedade e respeito às pessoas que vivem com a doença.






A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...