21 março, 2020

Secretaria da Saúde suspende provisoriamente visitas dos Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde (SESAU), informa a suspensão provisória das visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em domicílio. A medida visa fortalecer a prevenção contra o coronavírus.

Conforme decreto do Governo do Estado do Ceará, os serviços da sede da Secretaria da Saúde do Município estão abertos apenas para atender os casos de agendamento de urgência e emergência. Todos os procedimentos eletivos como cirurgias, exames e consultas estão temporariamente suspensos.

Está sendo feito controle do fluxo de pessoas na sede da SESAU e demais equipamentos da saúde, como o Hospital Estephânia, por exemplo, para que não haja aglomeração nesses locais.



Prefeitura de Juazeiro do Norte reforça cumprimento do Decreto Estadual nas ruas e comércio do município

Durante a última sexta-feira (20), profissionais da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte realizaram rondas pela cidade com o objetivo de orientar pessoas em aglomerações que voltassem para casa e também verificar quais locais estavam abertos, para reforçar o cumprimento do Decreto Nº33.519, de 19 de março de 2020 do Governo do Estado do Ceará.

O Decreto intensifica as medidas para enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus, e suspende por dez dias o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas, museus, cinemas, shopping, feiras, entre outros.

Equipes da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Mobilização Social e CEREST também estiveram na rodoviária, aeroporto, terminal de ônibus e abrigos de idosos, reforçando as orientações de prevenção necessárias durante o período de surto da doença.



Com 12 escolas reformadas e inauguradas, Juazeiro do Norte recebe 128 ar-condicionados e mais 500 carteiras

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação (Seduc), informa que mesmo com suas atividades limitadas, recebeu na manhã desta sexta-feira, 20, 128 centrais de ar-condicionado e 500 carteiras.

Os equipamentos serão entregues nas unidades de ensino logo após liberação de contato social. As atividades Pedagógicas e orientações técnicas continuam sendo realizadas por meio da internet, como por exemplo a reunião realizada hoje junto à Fundação Lemann.

O sentimento de responsabilidade para manter a ausência física contínua, porém  à distância o diálogo vem se mantendo, inclusive informando sobre a crise atual e orientando sobre as medidas necessárias para se combater o vírus.



Prefeitura realiza plano de prevenção ao coronavírus para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e trabalho (Sedest), informa que o Centro Pop irá funcionar em estado de regime especial, dentro do plano de contingência do município contra o Coronavírus, para atender e dar suporte às pessoas em situação de rua.

O Secretário Sandoval Barreto, seguindo as orientações do Prefeito Arnon Bezerra, informou que o Centro Pop irá disponibilizar, a partir de sábado, 21, das 8h às 12h, alimentação e higienização às pessoas que utilizam o equipamento e se encontram em situação de vulnerabilidade social. "Iremos fornecer o kit de limpeza e nossa equipe irá informar, como já vinha fazendo, as formas de evitar a contaminação".

Seguindo orientações da Secretaria de Saúde, a Pousada Social do município não irá funcionar durante os dias estabelecidos pelo decreto estadual, pois se trata de um serviço que gera aglomerações, situação que deve ser evitada no momento.  

De acordo com o secretário, os usuários do Centro Pop já vinham recebendo orientações ao longo do mês com profissionais da saúde e da Sedest, e continuarão sendo assistidos pelos profissionais do equipamento.


Comunicado sobre licitações

As comissões de Licitação e Pregões do Município de Juazeiro do Norte/CE tornam público aos interessados que, considerando os pontos facultativos e feriados decretados no Município, as atividades no setor de licitações retornam a partir do dia 26/03/2020.

Para tanto, as licitações (eletrônicas e presenciais) marcadas a partir dessa data permanecem sem adiamentos, até o presente momento.

Eventuais alterações serão informadas através do site oficial da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte/CE ou portal de licitações do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE).

As comissões solicitam que nas licitações presenciais, por medidas de precaução à pandemia do Covid-19 (Coronavírus), os licitantes deem preferência ao protocolo dos envelopes com documentos de habilitação e propostas de preços, ou acompanhem as sessões por trás do vidro da sala de reuniões para evitar aglomerações em espaços fechados, e ainda promover o distanciamento seguro entre os presentes para evitar possíveis proliferações do vírus.



Secretaria da Saúde informa boletim epidemiológico do coronavírus no Município

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte informa que, até a tarde deste sábado (21), o Município já notificou 15 casos suspeitos de coronavírus, sendo 01 caso confirmado, 03 descartados, e 11 aguardando os resultados dos exames.

A paciente que testou positivo para coronavírus permanece internada no Hospital Regional do Cariri e o quadro clínico é estável. 

A Prefeitura Municipal, através de ações conjuntas de todas as Secretarias, segue desenvolvendo trabalhos direcionados para a prevenção.

O secretário da Saúde, Lucimilton Macêdo, reforça a importância do isolamento domiciliar nesse momento para interromper a cadeia de transmissão do vírus.



Prefeitura municipal cria unidade de isolamento social para pessoas em situação de rua

A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Saúde (Sesau), Segurança Pública e Cidadania (Sesp), e Administração, montou uma unidade de isolamento social, no Centro Administrativo do Cariri, ao lado do Vapt-Vupt, para a população em situação de rua em Juazeiro do Norte. A medida atende o plano de contingência para conter a disseminação do Coronavírus.

O alojamento tem espaço para 30 pessoas e irá oferecer três alimentações diárias advindas do Restaurante Popular. A unidade também dispõe de banheiros e as equipes estarão distribuindo kits de higiene, incluindo alcool em gel, luvas e máscaras, durante o período de isolamento. 

O Secretário Sandoval Barreto, seguindo orientações do Prefeito Arnon Bezerra, informou que todas as medidas no sentido de proporcionar total assistência às pessoas em situação de rua estão sendo tomadas. No local, os abrigados receberão orientações constantes sobre como evitar a contaminação.  

O Centro Pop, localizado na Avenida Leandro Bezerra, 153, bairro Socorro e referência nos serviços destinado à essa população, também estará com atendimento das 9h às 11h informando e realizando os encaminhamentos à unidade de isolamento. Seguindo orientações da Secretaria de Saúde, a Pousada Social do município não irá funcionar durante os dias estabelecidos pelo decreto estadual, pois se trata de um local fechado e que gera aglomerações, situação que deve ser evitada no momento.  



Canais diretos são estabelecidos para orientar barbalhenses sobre o Coronavírus

A Prefeitura de Barbalha disponibiliza tele atendimento para informação e orientação à população sobre os cuidados contra o Coronavírus. O número (88) 9 8104-3772 está em funcionamento desde essa quarta-feira, 18, para passar informações junto à Secretaria de Saúde do município quanto às ações desenvolvidas, cuidados com a própria saúde e demais assuntos relacionados.

Também estão disponíveis os telefones (85) 3219-5973, (85) 3219-8582 e (85) 9 98439422 para informações através da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Além dos contatos por telefone, estão disponíveis informações nos sites: www.barbalha.gov.ce.brwww.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19 e ainda o email direto com a Secretaria de Saúde municipal: vbarblhace@gmail.com.

A Secretaria de Saúde municipal segue com trabalhos sendo desenvolvidos em diversos setores para estabelecer barreiras de contenção contra a Covid-19 Entre as medidas, controlar o fluxo de atendimento nos equipamentos de saúde, que permanecem abertos mas só devem ser procurados em casos de urgência.


Barbalha adota novas medidas de contenção à Covid-19

O prefeito Argemiro Sampaio anunciou nessa quinta-feira, 19, em sua live semanal, adoção de medidas preventivas à Covid-19. Entre as iniciativas, ligados à gestão, como Hotel das Fontes e Caldas, devem permanecer fechados nos próximos dias. A gestão segue desenvolvendo atividades em prol da população, como é o caso do “Sextou Barbalha”, mas evitando aglomeração de pessoas.

Serviços essenciais ficam mantidos, a exemplo da coleta de lixo, atendimentos na área de saúde e segurança pública. O prefeito Argemiro Sampaio alertou a população quanto à observância das medidas preventivas e acrescentou que as ações também se estendem aos cuidados com a dengue. Com as chuvas, a proliferação da doença é um risco a mais para a saúde de todos.

Quanto ao projeto “Sextou Barbalha”, nesta sexta-feira, 20, o prefeito dará a autorização para serviços de pavimentação em pedra tosca nos Sítios Bela Vista e Santa Cruz, distrito de Caldas. O evento será às 17 horas, mas contará apenas com equipe necessária para a formalização do ato.


20 março, 2020

Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte informa sobre caso confirmado de coronavírus no município

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, informou na tarde desta quinta-feira (19) sobre o primeiro caso confirmado de coronavírus no Município.

A paciente é uma mulher de 63 anos de idade que veio do estado de São Paulo e chegou a Juazeiro no dia 10 de março. Ela começou a apresentar os sintomas e foi internada no Hospital Regional do Cariri no dia 13, tendo a confirmação de coronavírus nesta quinta (19).  O quadro clínico da paciente é estável.

Profissionais da Secretaria da Saúde do Município estão fazendo o acompanhamento dos familiares e demais pessoas que tiveram contato com a paciente para repassar todas as orientações necessárias nesse momento com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão.

O prefeito Arnon Bezerra ressaltou a importância de a população obedecer às recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde para que se evite a disseminação do vírus, entre elas evitar aglomerações e permanecer em casa.

Citou ainda algumas medidas que a Prefeitura Municipal vem tomando para fortalecer o enfrentamento à doença, como a conclusão do prédio da UPA Lagoa Seca, recentemente autorizada pela Justiça, que irá ampliar os leitos de retaguarda disponíveis na cidade. As medidas educativas também estão sendo incentivadas, através da confecção e distribuição de cartilhas com as principais orientações de prevenção.

Disk Dúvidas

A partir desta sexta-feira (20), o Município irá dispor de um Disk Dúvidas Coronavírus. Das 7h30 às 19h, através do número (88) 9 97320845, a população poderá tirar dúvidas a respeito do assunto com uma equipe multiprofissional da Secretaria da Saúde.

Unidade Sentinela

Desde a última quarta-feira (18) está em funcionamento em Juazeiro do Norte a Unidade Sentinela, para encaminhamento dos casos suspeitos. A Unidade fica localizada na Avenida do Agricultor, s/n, ao lado do Vapt-Vupt. Com a confirmação do primeiro caso a Unidade passará a funcionar 24h por dia.

O objetivo é minimizar o fluxo de atendimento da UPA e dar suporte às Unidades Básicas de Saúde, reduzindo os riscos de transmissão local.

Na Unidade está sendo realizada a assistência inicial aos possíveis pacientes suspeitos, com atendimentos ambulatoriais e de baixa complexidade. A equipe multidisciplinar conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente administrativo e auxiliar de serviços gerais. Em casos mais graves, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Regional do Cariri, unidade de referência determinada pela Secretaria de Saúde do Ceará.



Fontes/Asse. Imprensa

Educação suspende todas as atividades em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que nesta quarta-feira, 18, foram paralisadas as aulas da rede pública de ensino, bem como todas as demais atividades referentes a coordenação e direção. Os únicos serviços que continuarão são os de vigilância, obras e reformas.

Destaca-se que os alunos levaram atividades para ser desenvolvidas em casa e que posteriormente poderão ser validadas como determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Sendo assim a rede de ensino ficará totalmente inativa por 15 dias, conforme determinações e decretos do Ministério da Saúde, Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal.

As medidas não necessárias para conter a proliferação do coronavírus, responsável pela Covid-19. É importante frisar que em Juazeiro do Norte do Norte ainda não há casos confirmados, apenas alguns suspeitos, mas é preciso se precaver para evitar o contágio, tendo em vista que a proliferação da influenza acontece muito rapidamente.



Fontes/Asse. Imprensa

Prefeitura recebe autorização para concluir prédio da UPA Lagoa Seca

A Prefeitura de Juazeiro do Norte recebeu autorização da Justiça para dar continuidade às obras do prédio de uma UPA localizada no bairro Lagoa Seca. 

O prefeito Arnon Bezerra esteve no local na tarde desta terça-feira (18), para avaliar as condições estruturais. Ao ser concluído, o equipamento irá dispor de mais 25 a 30 leitos para a população do município. 

“Essa decisão chega em uma hora importante, quando estamos desenvolvendo um trabalho no combate ao coronavírus. Vamos oferecer um grande serviço com qualidade e segurança para quem precisa e também para quem trabalha”, destacou o prefeito.



Fontes/Asse. Imprensa

Falta remédio para lúpus nas farmácias após informação que substância poderia combater coronavírus

O Ministério Público Estadual recomendou, nesta sexta-feira, a todas as farmácias de Fortaleza que só realizem a venda de fármacos a base de hidroxicloroquina e cloroquina mediante comprovação da necessidade com receita médica.

A possibilidade de um suposto tratamento- que não é reconhecido oficialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - para o coronavírus com uso de substâncias hidroxicloroquina e a cloroquina, utilizadas no Brasil, dentre outros, para tratar doenças como lúpus e malária, gerou um desabastecimento da medicação nas farmácias de Fortaleza.

A informação divulgada, esta semana, é proveniente de um estudo desenvolvido por pesquisadores chineses que, segundo eles, comprovou associação entre o uso da hidroxicloroquina e a cloroquina  e a redução e até desaparecimento da carga viral em pacientes com Convid-19.

Essa informação que se espalhou pelas redes sociais gerou uma grande demanda por medicamentos à base da substância e esvaziou estoques na capital cearense. Com isso, pacientes em tratamento de lúpus- doença autoimune -, que, de fato, carecem da medicação, estão sendo prejudicados.  

Nesta sexta-feira (20), o Diário do Nordeste buscou a medicação em farmácias de distintas redes em quatro bairros de Fortaleza - Bairro de Fátima, Aldeota, São Gerardo e Barra do Ceará. Em nenhum local a medicação que, contém hidroxicloroquina ou cloroquina estava disponível. Atendentes nas farmácias dizem que a falta se deve à excessiva procura nos últimos dias. 

A comerciante Eliana Soares, 53 anos, que faz uso diário de  hidroxicloroquina, é diretamente prejudicada. Ela tem lúpus eritematoso sistêmico e relata que ao saber da divulgação da informação relacionada ao coronavírus, essa semana, buscou comprar o medicamento por temer a ausência dele no mercado. Por ser do grupo de risco para o novo coronavírus, Eliana não pode sair de casa. 

 “Ligamos para todas as farmácias do bairro. Depois para outros bairros e até para outros municípios. Eu só tenho 10 comprimidos. Minha filha ficou desesperada. Até que conseguimos uma última caixa em uma farmácia”. 
A caixa do remédio, segundo Eliana, custa em média R$ 80 e contém 30 comprimidos. Moradora do Bairro de Fátima, ela avalia que isso reflete a falta de consciência da população. “As pessoas sequer sabem que esse é um medicamento que tem efeitos colaterais horríveis”, acrescenta. A dona de casa foi diagnosticada com lúpus em 2015 e hoje garante que a doença está em remissão. 

“Eu consegui essa para 30 dias, depois não sei como será. Caso não seja reabastecido, eu vou sofrer os efeitos. Mas é um erro tanto de quem compra como de quem vende. Porque essa caixa de remédio é tarja vermelha”, reforça. A caixa de remédios comprada essa semana custou R$ 113 por ser de uma marca diferente da que Eliana geralmente utiliza. 

Diante do problema, o Ministério Público Estadual recomendou, nesta sexta-feira, a todas as farmácias de Fortaleza que só realizem a venda de fármacos a base de hidroxicloroquina e cloroquina mediante comprovação da necessidade com receita médica. O documento também orienta que as farmácias devem reter a receita apresentada. A decisão do MP-CE reitera o pedido nacional feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) também nesta sexta-feira.

O Conselho Federal de Medicina solicitou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que a venda de cloroquina e hidroxicloroquina ocorra só com receita
 
Em nota, a Anvisa alertou sobre a informação do uso desses fármacos para o tratamento de coronavírus e diz que “para a inclusão de indicações terapêuticas novas em medicamentos, é necessário conduzir estudos clínicos em uma amostra representativa de seres humanos, demonstrando a segurança e a eficácia para o uso pretendido”

Além disso, acrescenta que “apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19. Portanto, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus”.

Os medicamentos à base de Cloroquina como de Hidroxicloroquina são indicados, segundo Anvisa, para: 

1. Afecções reumáticas e dermatológicas (reumatismo e problemas de pele); 

2. Artrite reumatoide (inflamação crônica das articulações);

3. Artrite reumatoide juvenil (em crianças); 

4. Lúpus eritematoso sistêmico (doença multissistêmica);

5. Lúpus eritematoso discoide (lúpus eritematode da pele); 

6. Condições dermatológicas (problemas de pele) provocadas ou agravadas pela luz solar;

7. Malária (doença causada por protozoários)



Fontes/Diário do Nordeste

China acusa EUA de contaminar Wuhan e abre crise diplomática

Pela primeira vez, uma alta autoridade de Pequim desconfia de que militares dos EUA espalharam novo coronavírus em território chinês. Casa Branca se irrita e convoca embaixador

A China e os EUA abriram, nesta sexta, uma crise diplomática sobre a origem da pandemia do novo coronavírus. Pela primeira vez, o Governo de Pequim acusou publicamente, sem apresentar provas, o Exército americano de ter espalhado o novo coronavírus na cidade chinesa de Wuhan, de onde a epidemia se alastrou para o mundo desde o fim do ano passado. A Casa Branca logo reagiu e convocou seu embaixador na China, em um sinal de descontentamento com a postura do país asiático.

"É possível que o Exército americano tenha sido o responsável por trazer a epidemia a Wuhan. Seja transparente! Torne públicos seus dados!", tuitou o porta-voz da diplomacia chinesa, Zhao Lijian. "Os EUA nos devem uma explicação", escreveu.

Para apoiar suas suspeitas, Zhao tuitou, nesta sexta, links para dois artigos do Global Research, um site conhecido por suas teorias da conspiração.

A favor dos EUA, há relatos científicos. O vírus responsável pela doença Covid-19 "era desconhecido antes da epidemia que começou em Wuhan (China) em dezembro de 2019", recorda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Análises genéticas de amostras do novo coronavírus de vários países revelam uma fonte comum na China, diz Christl Donnelly, professora de epidemiologia estatística no Imperial College de Londres.

A acusação chinesa contra os EUA pode ter motivação política. "Semeando dúvidas na mente das pessoas sobre a origem do vírus, Pequim procura escapar à responsabilidade pela epidemia", diz a pesquisadora Yun Jiang, da Universidade Nacional da Austrália.

Desde o mês passado, a Rússia é apontada também como um dos países que difundem teorias de conspiração sobre a origem do vírus.

Conspiração

Milhares de contas ligadas à Rússia nas redes sociais propagam de forma coordenada desinformação contra os EUA sobre o novo coronavírus surgido na China. As contas disseminam teorias da conspiração, nas quais os EUA estariam por trás do surgimento do vírus, criado para "evitar uma guerra econômica contra a China", que seria uma arma química biológica inventada pela CIA e que isso faria parte de uma estratégia ocidental de disseminar "mensagens anti-China".

Funcionários do Departamento de Estado dos EUA encarregados de combater a desinformação russa contaram que usuários estão usando identidades falsas no Twitter, Facebook e Instagram para promover os argumentos e as conspirações russas em vários idiomas. "A intenção da Rússia é de semear a discórdia e desgastar as instituições e alianças do EUA, inclusive por meio de campanhas secretas e coercitivas de influência maligna", disse Philip Reeker, subsecretário interino de Estado para Assuntos Europeus e Euroasiáticos.

Medidas draconianas

Além da nova rixa diplomática com a China, o presidente americano Donald Trump toma medidas rígidas para mostrar controle sobre a situação.

Nesta sexta, ele decretou emergência nacional por conta do novo coronavírus. A medida, exclusiva da Casa Branca, permitirá a liberação de verbas aos estados, sem burocracia.

Serão liberados US$ 50 bilhões em fundos federais para o combate à pandemia, em rápida expansão.

Trump também anunciou a suspensão de todos os cruzeiros a partir dos portos americanos pelo prazo de 30 dias.

Aos 73 anos, o presidente americano, que esteve em contato com o secretário de Comunicação do presidente Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, infectado pelo coronavírus, disse, nesta sexta, que não apresenta "nenhum dos sintomas" da doença e que "provavelmente" fará o teste em breve.

Abalos políticos

Enquanto a China registra uma redução dos casos, os EUA vivem uma realidade oposta. Pequim tenta mostrar ao mundo que foi mais eficiente no controle da pandemia do que os EUA.

A China enviou equipes médicas para a Itália, o segundo país mais afetado, e para a Espanha, destacando que seu modelo autoritário foi decisivo para deter a disseminação. Também usou a crise para atacar os EUA que, desde que Trump chegou ao poder, tenta combater a influência de Pequim em todas as áreas. Um artigo do jornal estatal chinês Global Times sugeriu que a China pode parar de exportar máscaras faciais e outros equipamentos médicos, se Washington continuar pressionando contra a expansão da gigante tecnológica Huawei.

O governo Trump, que ofereceu US$ 100 milhões em assistência em todo mundo para ajudar no combate à pandemia, tentou por sua vez associar a China ao Covid-19.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, falou sobre o "vírus Wuhan", e o senador republicano Tom Cotton prometeu que os EUA "responsabilizarão aqueles que infligiram isto ao mundo".

Sem consultar seus aliados, Trump impôs abruptamente nesta semana uma proibição de 30 dias à maioria das viagens da Europa continental e prometeu enfrentar o "vírus estrangeiro".

Kelly Magsamen, analista do centro de estudos Center for American Progress, afirmou que a decisão de Trump apenas levantará questões sobre o papel histórico de liderança em Washington. "Muitos parceiros e aliados dizem: pode-se confiar nos EUA para liderar os principais desafios globais, seja uma pandemia ou uma mudança climática ou a não-proliferação de armas nucleares?", questiona.

"A China está tentando desviar as críticas por seu papel em iniciar uma pandemia global e não contar ao mundo", disse uma autoridade do Departamento de Estado. "A divulgação de teorias da conspiração é perigosa e ridícula. Quisemos avisar ao governo que não toleraremos isso, para o bem do povo chinês e do mundo", disse a autoridade.

Petróleo

Há ainda uma vantagem econômica para os EUA com o avanço da pandemia: a forte queda do preço do petróleo. Trump admitiu, nesta sexta, que o governo comprará petróleo aproveitando os preços baixos para levar ao máximo as reservas estratégicas do país, como medida de precaução diante da pandemia.

O governo dos EUA "comprará, a um preço muito bom, grandes quantidades de petróleo bruto" destinadas a suas reservas estratégicas, disse Trump na Casa Branca. "Vamos enchê-las até o limite".



Fontes/Diário do Nordeste

Decreto de calamidade pública é publicado no Diário Oficial

Com a medida, o Governo Federal poderá utilizar mais recursos para combater o coronavírus e colocar em prática o pacote de ações anunciado para conter o contágio da doença. O decreto já está em vigor

O decreto de calamidade pública do País, que permite ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aumentar os gastos públicos no combate ao coronavírus sem precisar cumprir a meta fiscal prevista no Orçamento de 2020, já foi publicado, nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial da União. 

Com a medida, o Governo Federal pode colocar em prática o pacote de ações anunciado para combater o coronavírus, como linhas de crédito, desoneração de produtos médicos, fechamento de fronteiras, voucher de R$ 200 para população que trabalha de maneira autônoma e não está amparada pela seguridade social, entre outros.

O decreto de calamidade foi aprovado por meio de uma sessão virtual no Senado, histórica e inédita no parlamento brasileiro, com quórum de 75 senadores. A medida foi aprovada por unanimidade. 

O texto não recebeu nenhuma alteração e foi admitido como veio da Câmara dos Deputados, para não protelar a implantação das ações de combate ao coronavírus. A decisão foi tomada porque a Câmara dos Deputados ainda não implantou sessão remota, o que dificultaria uma segunda análise da proposta na Casa por conta da pandemia. 

O relator da matéria no Senado, Weverton Rocha (PDT-MA), destacou ainda que embora a medida seja um “cheque em branco” para o governo federal , deixar o país engessado nesse momento seria pior. 'É hora de união”, disse o político.



Fontes / Diário do nordeste.

Agências bancarias proíbem aglomeração e alteram horário de atendimento

Instituições financeiras do Estado estão adaptando o horário de atendimento como alternativa para diminuir a propagação do novo coronavírus. As agências que possuem maior número de idosos e pensionistas adotarão horário exclusivo para esse público. A medida atende a determinação divulgada nesta quinta-feira (19) pelo Banco Central.

Algumas unidades da Caixa Econômica Federal devem abrir uma hora mais cedo para atender exclusivamente os clientes em grupo de risco, de 9h às 10h. Depois desse horário, será liberado o atendimento para o público no geral.

Confira as agências com horário estendido:

Fortaleza: Aldeota, Bezerra de Menezes, Conjunto Ceará, Francisco Sá, Iracema, Jangada, Messejana, Parangaba, Praça do Ferreira, Nossa Senhora de Fátima, Terra da Luz e Abolição 
Acaraú 
Acopiara 
Aracati 
Barbalha
Baturité 
Brejo Santo
Camocim 
Campos Sales 
Canindé 
Cascavel 
Caucaia 
Crateús 
Crato 
Eusébio 
Horizonte
Ibiapaba
Icó 
Iguatu
Ipu
Ipueiras 
Itaitinga
Itapajé
Itapipoca 
Jaguaribe
Juazeiro do Norte 
Limoeiro do Norte 
Maracanaú
Maranguape
Marco 
Mauriti 
Morada Nova 
Boa Viagem 
Pacajus
Pacatuba 
Pecém 
Quixadá 
Quixeramobim 
Russas 
Santa Quitéria 
Senador Pompeu 
Serra Grande
Sobral 
Tamboril 
Tauá 
Trairi 
Várzea Alegre


O Santander informou que a partir da próxima terça-feira (24), assumirá um horário de  funcionamento excepcional para clientes em grupo de risco, de 9h às 10h. O expediente para os demais usuários será reduzido em duas horas, das 10h às 14h. O banco comunicou também que será controlado o acesso de clientes à agências, em grupos de 10 a 20 pessoas.

O Banco do Brasil e o Itaú Unibanco, por enquanto, mantém suas atividades no horário habitual, com atenção específica para a concentração de pessoas dentro das agências.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.



Ministro da Saúde diz que contaminação do coronavírus no Brasil começa diminuir só em setembro

O ministro da Saúde,  Luiz Henrique Mandetta disse nesta sexta-feira, 20,  em videoconferência com empresários que a diminuição de casos do coronavírus só em setembro.

“O vírus tem um padrão de transmissão muito competente, em cada pessoa, quando em movimento normal; o vírus faz um espiral, uma curva de 90 graus e sobe. Nós ainda não estamos nela. São Paulo está fazendo o início do seu redemoinho”, disse.

“A gente imagina que ela (a curva) vai pegar velocidade e subir nos próximos 10 dias — a gente deve entrar em abril e iniciar a subida rápida. Essa subida rápida vai durar o mês de abril, o mês de maio e o mês de junho, quando ela vai começar a ter uma tendência de desaceleração de subida; o mês de julho, ela deve começar o platô; em agosto, esse platô vai começar a mostrar tendência de queda, e aí a queda em setembro é uma queda profunda, tal qual foi a queda de março da China.”



Em apenas 24 mais que dobra os suspeitos com COVID-19, agora são 8 (oito) em Quixadá

Em Quixadá no Sertão Central nas últimas 24 horas foram confirmados mais 5 (cinco) casos suspeitos de COVID-19, no feriado de São José eram apenas 3 (três) casos aguardando resultados. A Secretaria de Saúde de Quixadá confirmou os novos casos. Uma equipe treinada está realizando o atendimento na residência dos pacientes.


Os pacientes estão sendo monitorados em suas casas, seguindo protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. Em apenas um dia os casos na “Terra dos Monólitos” mais que dobraram, a secretária Juliana Câmara junto com sua equipe atendendo determinação do prefeito Ilário Marques estão trabalhando no sentido de conseguir atender os pacientes suspeitos em seus domicílios com monitoramento desde o momento em que detectado um caso de suspeita.



19 março, 2020

Prefeitura de Juazeiro do Norte informa sobre pontos facultativos e feriados

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte informa que, conforme decreto nº 441 de 03 de janeiro de 2019, fica estabelecido ponto facultativo no dia 19 de março, tendo em vista que as tradições histórico-culturais do Estado do Ceará celebram São José como Padroeiro do Estado.

Os dias 20 e 23 de março também serão pontos facultativos, exceto para as unidades e equipamentos vinculados à Secretaria da Saúde.

O dia 24 de março, próxima terça-feira, é feriado municipal em virtude do aniversário de nascimento do Padre Cícero Romão Batista. Já o dia 25 de março é feriado estadual, dia em que se celebra a Data Magna do Ceará.



Sedest toma medidas de contenção do Coronavírus

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), informa que, dentro do plano de contingência contra o Coronavírus, tomou algumas medidas de proteção à saúde e bem-estar da população que utiliza os equipamentos socioassistenciais do município. A maioria dos serviços serão realizados por meio de agendamentos prévios e atendimentos específicos.

Alguns serviços, por conta da intensa conglomeração das atividades, irão ser suspensas a partir desta quarta-feira, 18. Entre os equipamentos que não funcionarão durante o período estabelecido pelo decreto anunciado pelo Prefeito Arnon Bezerra, está o Centro de Referência do Idoso (CRI), que conta com público considerado de risco.

O Restaurante Popular servirá as refeições por meio de marmitas, que não poderão ser consumidas no equipamento.
Os eventos marcados até o dia 31 de março foram cancelados e após parecer epidemiológico.

Serviços

O  Centro de Referência do Idoso (Cri), por contar com grupo de risco, suspendeu os serviços. Os nove Centros de Referência da Assistência Social (Cras) disponibilizam de atendimentos pontuais, todas as as atividades em grupos foram suspensas, a população de risco será atendida em domicílio.

Centro Pop, Setor de Habitação, Benefícios Eventuais, Bolsa Família e Casa do Povo funcionarão com atendimentos específicos e/ou por meio de agendamentos prévios. A Central de Interpretação de Libras dará continuidade às suas atividades de forma on-line. 

O Centro de Referência da Mulher não teve as atividades suspensas, porém não oferecerá plantões na Delegacia da Mulher até o retorno oficial do decreto.


Juazeiro do Norte estabelece Unidade sentinela para casos suspeitos de coronavírus

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, estabeleceu uma Unidade Sentinela para encaminhamento dos possíveis casos suspeitos de coronavírus. A Unidade fica localizada na Avenida do Agricultor, s/n, ao lado do Vapt-Vupt e passou a funcionar nesta quarta-feira (18).

O horário de funcionamento inicialmente será das 7h às 22h, de domingo a domingo. Se houver caso confirmado na região a Unidade passará a funcionar 24h por dia.

O objetivo é minimizar o fluxo de atendimento da UPA e dar suporte às Unidades Básicas de Saúde, reduzindo os riscos de transmissão local.

A Secretaria da Saúde orienta que a população evite aglomerações nos Postos de Saúde, e que procure esses locais somente em caso de urgência.

A Unidade Sentinela está realizando a assistência inicial aos pacientes suspeitos, com atendimentos ambulatoriais e de baixa complexidade. A equipe multidisciplinar conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente administrativo e auxiliar de serviços gerais.

Em casos mais graves, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Regional do Cariri, unidade de referência determinada pela Secretaria de Saúde do Ceará.

O Hospital São Lucas também dispõe de 04 leitos reservados para isolamento, com prioridade para gestantes. Casos suspeitos identificados como menos graves receberão acompanhamento domiciliar.


Alvarás sonoros emitidos para eventos estão suspensos em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU, comunica que todos os alvarás sonoros emitidos para os eventos a realizar-se neste mês de Março de 2020 estão suspensos, tendo em vista a situação emergencial do novo Coronavírus - COVID-19, bem como objetivando cumprir às Normas constantes no Decreto Municipal n°505/2020 e Portaria n°0001/2020 - AMAJU.


Prefeitura realiza reunião para alinhamento do plano de contingência contra o coronavírus

Secretários municipais e representantes das diversas secretarias de Juazeiro do Norte reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (16), para definir detalhes do plano de contingência contra o coronavírus, que será apresentado nesta terça-feira (17). Participaram ainda representantes da UPA, SAMU, Hospital Maternidade São Lucas e Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

Na ocasião, as secretarias expuseram suas atividades programadas para os próximos dias bem como aquelas que são de rotina e que envolvem grande participação da população, para que se chegasse a um consenso sobre o que deve ser temporariamente suspenso ou que ainda irá funcionar, porém com fluxo diferenciado a fim de evitar os riscos de transmissão do vírus.

Serão realizados momentos de capacitação com profissionais da saúde para ampliar as informações a respeito das medidas preventivas nos equipamentos do Município. Foi solicitada parceria da UFCA nesse sentido. 

Em um segundo momento, foi apresentada a definição de um caso suspeito bem como o fluxo para encaminhamento desses possíveis casos dentro da rede de saúde.


Educação de Juazeiro do Norte suspende aulas a partir desta quinta-feira, conforme decreto

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que a partir de quinta-feira, 19, as aulas serão suspensas na rede de ensino, além das formações com professores que estavam previstas e seminários. As medidas estarão em vigência por 15 dias, onde, nesse período, a Seduc estará monitorando as escolas para que os conteúdos não percam a sequência. 

As creches irão funcionar das 11h às 14h para garantir a alimentação de crianças em situação de subnutrição. A Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, destaca que as escolas se manterão abertas com funcionamento interno dos técnicos. Vale ressaltar que a sede da secretaria também ficará aberta. 

Sendo assim, os funcionários permanecerão em sistema de rodízio, bem como o Núcleo Gestor. Destaca-se que cada unidade fará escalas para funcionários e núcleo Gestor. 

As Unidades de Ensino que não possuem alunos em condição de subnutrição, iniciarão na segunda feira um funcionamento especial de 7h30 às 13h.

Na manhã desta quarta-feira, 17, ocorrerá reunião com engenheiros e donos das construtoras que realizam as reformas da escolas para alinhar o futuro das obras.

Acontece ainda reunião com as unidades que possuem alunos em condição de subnutrição a fim de orientar os procedimentos, inclusive a logística do Transporte Escolar.


Patrulha Maria da Penha prende homem acusado de importunação sexual

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, informa que a Patrulha Maria da Penha prendeu, na tarde da segunda-feira, 16,  um homem acusado de importunação sexual.

Damião Rodrigues Barbosa, de 22 anos, foi preso, no bairro Aeroporto, porque teria mostrado suas partes íntimas para uma criança de 10 anos.

A Patrulha Maria da Penha foi acionada pela população, via 153, e realizou a prisão com o apoio do Grupo Tático Motorizado - GTM, também da Guarda Civil Metropolitana.


Sejuv adia eventos, aulas e utilização de equipamentos públicos

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) comunica a toda a população que, como medidas preventivas ao Covid-19, todas as atividades esportivas, eventos, aulas e utilização de equipamentos públicos estão momentaneamente suspensas. A medida foi tomada após a divulgação do Decreto Municipal apresentado pelo Prefeito Arnon Bezerra na manhã desta terça, 17, que será publicado no Diário Oficial do Município no fim da tarde de hoje.  

As aulas da Escola de Iniciação ao Esporte, aulões de ginástica nas praças e as atividades no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu’s) estão suspensas. A Meia Maratona Padre Cícero e a inauguração do Campão, eventos que seriam realizados semana que vem, também estão adiados e sem nova data.  Os eventos realizados por entidades parceiras da Sejuv selecionadas através de edital também terão suas atividades paralisadas. 

A Sejuv comunicará a todas estas entidades. O decreto Municipal restringe as atividades por 15 dias e pode ser prorrogado. O Poder público pede a compreensão da população e o apoio na prevenção ao Covid-19. 


Prefeitura de Juazeiro do Norte apresenta plano de enfrentamento ao coronavírus e decreta medidas preventivas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte apresentou, na manhã desta terça-feira (17), o plano de enfrentamento ao coronavírus e demais medidas do Decreto Municipal nº 505 que foi assinado nesta terça pelo prefeito Arnon Bezerra.

A apresentação aconteceu no Centro Universitário Unileão e contou com a participação dos prefeitos do Crato, José Ailton Brasil, de Barbalha, Argemiro Sampaio, secretários municipais, além de representantes de diversos segmentos da sociedade, como igrejas, universidades, polícia militar, hospitais públicos e privados, entre outros. O prefeito Arnon Bezerra ressaltou a importância e necessidade dessas decisões serem tomadas de forma conjunta pelos municípios para que tenham real efetividade.

O secretário da saúde de Juazeiro do Norte, Lucimilton Macêdo, explanou a situação epidemiológica do coronavírus a nível mundial, nacional e estadual. Em seguida, explicou as ações de enfrentamento e orientou o fluxo dos pacientes com suspeita de infecção pela Covid-19 na rede municipal de saúde e na rede de referência definida pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA).

A partir desta quarta-feira (18), o Município irá dispor de uma Unidade de Retaguarda que realizará a assistência inicial aos pacientes suspeitos, com atendimentos ambulatoriais e de baixa complexidade. O objetivo é minimizar o fluxo de atendimento da UPA e dar suporte às Unidades Básicas de Saúde, reduzindo os riscos de transmissão local. A Unidade fica localizada na Avenida do Agricultor, próxima ao Vapt-Vupt.

Em casos de complicações e gravidade, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Regional do Cariri, unidade de referência determinada pela SESA. O Hospital São Lucas tem reservado 04 leitos de isolamento, com prioridade para gestantes. Casos suspeitos identificados como menos graves receberão acompanhamento domiciliar.

Suspensão da Romaria

Na ocasião, o Padre Cícero José, pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, leu nota oficial da Diocese do Crato que recomenda a suspensão dos atos litúrgicos (procissões, romarias, novenas, vias-sacras) e eventos formativos (reuniões da catequese, encontros pastorais) que haja possibilidade de aglomeração de pessoas.

Decreto Municipal

O Decreto Municipal segue as recomendações estabelecidas no Decreto do Governo do Estado do Ceará publicado na última segunda-feira (16). As secretarias deverão suspender, inicialmente por 15 dias, as atividades programadas para os próximos dias com público superior a 100 pessoas. O mesmo é válido para eventos particulares.

Serão suspensas também, a partir de 19 de março, as atividades educacionais presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino pública, com exceção das creches que possuam alunos com risco de desnutrição. Essas creches funcionarão das 11h às 14h para a distribuição da merenda escolar.

As demais medidas podem ser consultadas na íntegra do Decreto.



ASS.Imprensa

18 março, 2020

Capitão Wagner esclarece sobre o corona vírus

COMUNICADO OFICIAL


Após apresentar alguns sintomas do COVID-19, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) realizou, nesta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Ceará, exame para o Coronavírus. Na manhã desta quarta-feira, o deputado acordou indisposto, e por ter tido contato com alguns parlamentares que receberem resultado positivo para o coronavírus, preocupou-se em fazer o exame. Até a conclusão do teste, seguirá as recomendações do Ministério da Saúde. O parlamentar está em isolamento social e cancelou toda as atividades nas próximas 48 horas.





Assessoria de Comunicação 
Deputado Federal Capitão Wagner

17 março, 2020

Coronavírus: primeiro caso de infecção do COVID-19 em Sobral

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, confirmou no final da tarde desta terça-feira (17), o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no município. A nota foi publicada na conta pessoal da rede social Facebook, onde voltou a pedir a população nada de pânico e que permaneçam em casa para evitar a expansão do vírus.

Segundo o gestor, o paciente trata-se de um homem de 60 anos que chegou de viagem do Sul do País. Encontra-se aparentemente bem respondendo aos tratamentos em isolamento domiciliar desde que retornou a cidade, na última sexta-feira, 13.

Até o momento, o município já notificou 8 casos, dos quais 2 já foram descartados, 1 confirmado de COVID-19 e 5 estão aguardando resultado dos exames laboratoriais.

O prefeito havia decretado, nessa segunda-feira, 16, estado de emergência em Sobral e estabeleceu medidas para o enfrentamento à doença. Deste modo, consistem que todos permaneçam atentos às medidas de prevenção.



Comunicado de suspensão das atividades na Estácio em Juazeiro do Norte

Comunicado Estácio

A Estácio informa que as aulas presenciais do campus situado em Juazeiro do Norte estão suspensas pelo período de 15 dias, a partir deste dia 18/03. A medida, que passa a valer a partir desta terça-feira, dia 17/03, está em sintonia com as diretrizes do Governo do Estado do Ceará de suspender as atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, como forma de prevenção ao COVID-19 (novo coronavírus).

A instituição irá manter os alunos informados sobre o retorno das atividades ou sobre a prorrogação desse período, caso seja determinado pelo Governo.  

A Estácio está atenta aos desdobramentos dos casos do COVID-19 e seguirá as recomendações dos órgãos governamentais e organizações de saúde para garantir a saúde e o bem-estar dos alunos e professores.




Fontes Ass de Imprensa

Prefeitura de Juazeiro do Norte apresentará plano de contingência contra o coronavírus

Coletiva de imprensa será realizada após apresentação

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, realizará reunião nesta terça-feira (17), às 8h30, no Centro Universitário Unileão – Unidade Lagoa Seca, para apresentar as ações de contingência contra o coronavírus (Covid-19), em virtude do cenário de emergência global.

Na ocasião, serão apresentadas a situação epidemiológica da doença no Brasil e no estado do Ceará, as medidas preventivas que devem ser adotadas, e o plano de contingência do Município. Após a apresentação, o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e o secretário da Saúde, Lucimilton Macêdo, concederão entrevista coletiva sobre o assunto.

Representantes de diversos segmentos da sociedade foram convidados para a reunião, por serem estratégicos na ampliação das ações preventivas contra o coronavírus, entre eles hospitais públicos e privados, universidades, igrejas, polícia militar, comércio, administração do aeroporto e da rodoviária, entre outros.



Prefeito Arnon Bezerra convoca técnicos da Educação para tratar do Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), reuniu na manhã desta sexta-feira, 13, diretores e coordenadores pedagógicos para tratar do Coronavírus (Covid-19). O encontro aconteceu no Memorial Padre Cícero e contou com a presença do Prefeito Arnon Bezerra, técnicos da Saúde falando a respeito, dando recomendações e tirando dúvidas, além de representantes da Cred 19 e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

A iniciativa partiu do Prefeito Arnon Bezerra, que é médico, para que fossem convocados todos os diretores e assim, em primeira mão, as informações chegassem às unidades de ensino. Para ele a situação é preocupante e deve despertar o cuidado de todos. “Chegou a nossa porta uma doença que gera uma preocupação grande, trazendo consequências econômica e, sobretudo, social porque a gente cada vez mais fica recluso a ponto de mudar os hábitos. Não podemos ser indiferentes e cada vez que acontecer algo, a sociedade deve ser informada para ter os devidos cuidados e se prevenir. A responsabilidade é de todos nós para que possamos sair dessa situação”, disse.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, é preciso haver profissionalismo para trabalhar essa situação dentro de um processo sereno. “A gente se coloca a disposição da escola e qualquer sintoma ou reação comportamental referente à saúde que nos apresente diferencial, a escola entra em contato com a família e a gente vai conciliando as situações até devastar totalmente essa precipitação”, destacou.

Covid-19

Até o momento mais de 140 casos foram confirmados no Brasil. Em Juazeiro do Norte, dois casos foram descartados, um notificado por engano e outro suspeito. De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesau), Evanúsia de Lima, a taxa de letalidade é considerada baixa, porém tende a ser em homens com mais de 70 anos.

A profissional alerta para medidas como lavar as mãos, evitar multidões, manter os ambientes ventilados, evitar proximidade com pessoas doente, não ir ao trabalho em caso de suspeita, usar álcool em gel a 70%, evitar viagens, se possível, a locais com grande quantidade de infectados e não compartilhar objetos pessoais.



Prefeitura se reúne com setor hoteleiro para orientar sobre prevenção ao coronavírus

Na tarde da última quinta-feira (12), a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), reuniu-se com donos de hotéis, ranchos e pousadas do município para tratar sobre medidas preventivas contra o coronavírus.

A direção da Vigilância em Saúde, junto à Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, apresentou as características do vírus. “Também focamos muito nas medidas que a população precisa entender para recebimento principalmente dos visitantes na romaria do dia 24, aniversário do Padre Cícero”, afirmou a diretora da vigilância em saúde, Evanúsia de Lima, ressaltando ainda que Juazeiro é uma cidade turística e que a população flutuante é permanente no Município.

A Secretaria da Saúde segue desenvolvendo planejamento de ações para intensificação da prevenção. “A gente precisa que todos os setores e que o maior número de pessoas estejam aptas a realizarem esses métodos de prevenção”, conclui Evanusia.



A AMAJU libera para download documentos para abertura de processos de Licenciamento Ambiental

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU), informa que já é possível obter acesso e efetuar o download de Requerimentos, Checklists, Termos de Referência, Modelos Padrões e demais documentos referentes ao Licenciamento Ambiental e a Autorizações para Serviços Ambientais, dentro do site da prefeitura, na página da AMAJU. 

A vantagem da informatização destes documentos, necessários para abertura de processos e atendimento às condicionantes de licenciamento ambiental é a facilidade de acesso associada principalmente a redução de tempo, bastando o contribuinte/empreendedor realizar o download dos arquivos de acordo com a natureza do seu empreendimento e/ou serviço desejado, adiantar preenchimentos, reunir previamente toda a documentação necessária e posteriormente comparecer ao órgão.  

Além disso, o interessado poderá conhecer um pouco mais sobre as atividades e atribuições da AMAJU, bem como dispor de acesso as leis usuais no âmbito ambiental do nosso município. 
Ressaltamos que os checklists para Licenciamento Ambiental também foram atualizados, visando à desburocratização na entrada de processos na Autarquia, o que contribui na regularização ambiental de empreendimentos e atividades no município.



Município sediará I Festa Literária de Juazeiro do Norte em maio

Realizada pela Prefeitura  Municipal, através da Secretaria de Cultura, a I Festa Literária de Juazeiro do Norte é um grande encontro no âmbito da literatura, que irá promover o estímulo à leitura, à produção literária e o diálogo entre escritores e leitores.

O objetivo é proporcionar a interação de linguagens artísticas, tendo como eixo central, a literatura. A ideia é promover intercâmbio entre as pessoas, através de experiências que transitam do tradicional ao contemporâneo. "O Cariri é uma região essencialmente cultural. Um território onde a ancestralidade, a oralidade, a cultura de tradição popular e a arte se conectam, fertilizando o terreno para as diversas manifestações que aqui existem. Levando em conta esse contexto é que formatamos um conceito de Festa Literária que valoriza o local para se tornar universal", explica Renato Fernandes, Secretário Municipal de Cultura.

A programação irá contemplar entre outros momentos, lançamentos de livros, atividades formativas, cafés literários, rodas de conversa, feira de livros e produtos alternativos, apresentações musicais e de artes cênicas, exposições, intervenções urbanas e visuais, que contarão com a presença de artistas, escritores, poetas, performers, dubladores, personagens, narradores e cantadores, num espaço de convergência e diversidade cultural. A Festa contará ainda com uma conexão internacional. Em parceira com a Festa Literária de Freixo de Espada à Cinta, em Portugal, Juazeiro do Norte contemplará um escritor brasileiro com o Prêmio Guerra Junqueiro/edição 2020. O prêmio é uma homenagem ao poeta escritor português Guerra Junqueiro, com o objetivo de reconhecer e premiar profissionais de escrita literária em países de língua portuguesa.

A I Festa Literária de Juazeiro do Norte acontecerá de 26 a 29 de maio, numa área que se estenderá em três espaços da cidade: Largo do Socorro, Memorial Padre Cícero e Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva - Alameda Juazeiro.

A Festa é parte integrante e o ápice de um projeto maior e contínuo, realizado pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio Bem, chamado Juazeiro do Norte, Cidade Leitora, que alinhado com as políticas do livro, leitura e literatura, promove ações durante todo o ano, como publicações e lançamentos de cordéis e revista em quadrinhos, mostras de poesias, encontros de formação, entre outros. "A Secretaria de Cultura vem trabalhando na construção de políticas públicas que estimulam a leitura e democratizam o acesso ao livro, cumprindo seu papel de valorizar e fomentar a arte e a cultura em Juazeiro do Norte", ressalta o Secretário Renato Fernandes.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...