06 junho, 2013

Jorginho não é mais treinador do Flamengo

Decisão foi tomada na madrugada desta quinta-feira, após derrota para o Náutico em Florianópolis.

 


Em reunião realizada no hotel onde a delegação rubro-negra está hospedada, em Florianópolis, após a derrota para o Náutico, pelo Campeonato Brasileiro, o Clube de Regatas do Flamengo decidiu não contar mais com o técnico Jorginho como treinador de sua equipe de futebol profissional. A diretoria agradece a Jorginho pelos serviços prestados em 14 jogos e deseja sucesso em sua carreira. O auxiliar-técnico  Jaime de Almeida vai dirigir o time no sábado, contra o Criciúma, em Joinville.

Autor: Comunicação
Fonte: Site Oficial do Clube


05 junho, 2013

GOVERNO MUNICIPAL PROMOVE SEMANA DO MEIO AMBIENTE


O Governo Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promove de 04 a 07 de junho a Semana do Meio Ambiente em diversas escolas da rede municipal de ensino. Palestras abrangendo vários temas serão discutidos com o propósito de conscientizar o jovem sobre a importância da preservação ambiental.
Além disso, haverá uma exposição do Geopark na sala de reuniões da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Esta exposição estará em nosso município durante 60 dias, onde as escolas terão oportunidade de visitar e ver os nossos fósseis e conhecer um pouco dos nossos geossítios, em especial o do Riacho do Meio.
Programação:
04 de maio (terça-feira)
Palestra com: Willian Brito (Floresta Nacional do Araripe)
Tema: Consciência ambiental
Local: Escola Bom Jesus do Caldas – Distrito do Caldas
Horário: 09:00 h
05 de maio (quarta-feira)
Palestra com: Alberto Medeiros (Cogerh)
Tema: Importância dos recursos hídricos
Local: Almiro da Cruz – Sítio Santana
Horário: 14:00 h
06 de maio (quinta-feira)
Palestra com: Weber Girão (Aquasis)   
Tema: Soldadinho do Araripe
Local: Escola Antônio Costa – Distrito de Arajara
Horário: 09:00 hs
07 de maio (sexta-feira)
Palestra: Alvino (Associação Engenho do Lixo / Juazeiro do Norte-CE)  
Tema: Coleta Seletiva
Local: Escola Senador Martiniano de Alencar – Centro
Horário: 14:00 hs
 

COMEÇA EM BARBALHA O I FESTIVAL INTERMUNICIPAL DE QUADRILHAS JUNINAS


Um festival de som, cores e muita animação. Foi assim a primeira noite do I Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas, realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo.
As arquibancadas no Parque da Cidade ficaram lotadas. Cerca de duas mil pessoas prestigiaram e torceram por sua quadrilha favorita. Um espetáculo à parte.
O corpo de jurados foi composto por membros da Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará (FEQUAJUCE), que vieram de Fortaleza a convite da Secult especialmente para o evento.
O festival está abrindo os festejos juninos no Ceará e no Brasil, que começou com o levantamento do pau da bandeira no último dia 02.
“Esse festival é muito importante para engrandecer ainda mais a festa de Barbalha. De hoje até quinta acontecerá esse festival de quadrilhas, que é a essência da Festa de Santo Antônio”, ressaltou o Secretário de Cultura e Turismo Antônio de Luna.
A primeira quadrilha a se apresentar foi a infanto-juvenil “Arraiá do Alto do Rosário”, que reuniu na sua maioria crianças e jovens daquele bairro.
Em seguida se apresentaram as quadrilhas: Estrela Brilhante, do distrito Estrela, Arraiá do Banguê (Assaré), Arraiá do Taquari (Sítio Taquari), Rojão do Sertão (Juazeiro do Norte) e Nação Nordestina (Juazeiro do Norte).
A última quadrilha junina encerrou sua apresentação por volta de uma e meia da manhã, ainda com grande público. Nem a chuva fez arredar pé os milhares de pessoas que ali se encontravam.
O festival vai até quinta-feira (06) com o resultado e a premiação da quadrilha vencedora.
 

Mesa JulgadoraSecretário de Cultura e Turismo -Antônio de LunaAnimador do Festival- Antônio Felix (Baxim)

03 junho, 2013

FESTA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA PROMOVE 10 DIAS DE PROGRAMAÇÃO MUSICAL, COM ENTRADA FRANCA


Após o grande momento do hasteamento do Pau da Bandeira, realizado neste domingo, a Festa de Santo Antônio de Barbalha dá seqüência hoje à sua programação, com Festival de Quadrilhas e shows musicais. Serão 10 dias de apresentações no Parque da Cidade, sempre com entrada franca, reunindo atrações nacionais e locais, contemplando os mais diferentes estilos, do forró à Jovem Guarda, passando por samba, música religiosa e atrações para as crianças
A Festa de Santo Antônio de Barbalha prossegue até 13 de junho, com a realização, todos os dias, de quermesses na Rua da Matriz e de shows no Parque da Cidade, sempre com entrada franca, mantendo a grande movimentação de público na cidade, que no domingo recebeu 300 mil pessoas para aplaudir o cortejo de grupos folclóricos e o hasteamento do Pau da Bandeira. 
As apresentações musicais tiveram início no domingo, com seis atrações nos palcos do Marco Zero e do Largo do Rosário, e continuam nesta segunda-feira, com  o Festival de Quadrilhas, que segue até quinta-feira, 6/6, sempre a partir das 19h, tendo como atrações os grupos Ellus Musical, Sabor da Terra e Forró Caboclo.
Na sexta-feira, 7/6, às 21h, o Parque da Cidade recebe a grande Noite do Forró, com as bandas Forró Real, Dakele Jeito e Forró Incangado.
Sábado, 8, é o Dia do Pagode, com os grupos Brega e Vinho, É o Tchan, Pagode lá de Casa e Toque de Humildade se apresentando, também a partir das 21h.
Domingo, 9, atrações em dois horários no Parque da Cidade. Às 16h acontece a programação infantil, com apresentações de Carla Perez e da Turma do Algodão Doce. Já às 21h, também no Parque, tem forró com As Coleguinhas, Fivela de Bronze e Segredos da Paixão.
Terça-feira, 11, às 21h, a cantora e compositora Suely Façanha se apresenta na Noite Religiosa da programação da Festa. E na quarta-feira, 12, no mesmo horário, o Dia dos Namorados será celebrado, na cidade que tem por padroeiro Santo Antônio, ao som de Matheus Fernandes, do tradicional grupo Os Águias, referencial para a história musical de Barbalha, e de Renato e seus Blue Caps, eterno ícone da Jovem Guarda.
Além da programação musical, os festejos religiosos, sociais e culturais, com trezenas, missas, quermesses, leilões, apresentações folclóricas, festas populares, se estendem até o dia 13/6, Dia de Santo Antônio. Haverá celebração de missa de encerramento, às 9 horas na Igreja Matriz, e, às 16 horas, um dos momentos mais bonitos e populares da festa: a procissão com o carro-andor com a imagem do santo percorrendo as principais ruas da cidade.
 Viva! Barbalha agora é a capital!
"Este ano temos grandes diferenciais na Festa do Pau da Bandeira. A começar pelo reconhecimento de Barbalha como capital cearenses dos festejos de Santo Antônio, por lei estadual", afirma o secretário de Cultura e Turismo do município, Antônio de Luna, citando a lei 96/2012, de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa.
"Esta é a primeira edição da festa, depois desse reconhecimento oficial, que ajuda a engrandecer ainda mais o evento e a atrair maior repercussão", ressalta. Daí o tema da edição 2013 da festa: "Viva! Barbalha agora é a capital".
Livro e Exposição museográfica
Outras novidades são a abertura da Exposição Museográfica permanente sobre a Festa de Santo Antônio, fruto de um trabalho do IPHAN  - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A exposição "Pau de Santo, Festa de Fé" será aberta ao público no dia 12 de junho, no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha.
Na mesma data, será lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", também resultado de trabalho realizado pela equipe do IPHAN e um marco importante no registro documental e acadêmico da festa.

 


Secretário de Cultura e Turismo: Antônio de LunaSecretário das Cidades: Camilo Santana

HASTEAMENTO DO PAU DA BANDEIRA FOI APLAUDIDO POR 300 MIL PESSOAS EM BARBALHA


Um público estimado em 300 mil pessoas aplaudiu, às 18h de ontem, o espetáculo do hasteamento do Pau da Bandeira, um dos momentos mais belos e simbólicos da tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, a 610 km de Fortaleza. Após ser conduzido por 200 carregadores ao longo de seis quilômetros, o Pau da Bandeira de Santo Antônio chegou à Praça da Matriz de Barbalha às 17h15 e foi hasteado às 18h, sob aplausos de uma multidão emocionada pelo gesto de múltiplas simbologias - da fé à tradição, da cultura popular à diversidade de manifestações e expressões artísticas.
O hasteamento da bandeira, no alto do jatobazeiro de 23 metros e duas toneladas, marco do início da Festa de Santo Antônio em Barbalha, destacou mais um dos diferenciais da festa, nesta edição de muitas novidades. Ao contrário dos anos anteriores, em que o Pau da Bandeira chegou mais tarde à Matriz de Barbalha, desta vez foi confirmada a expectativa de todos - e o compromisso da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha e dos carregadores do Pau da Bandeira - por uma chegada mais cedo, favorecendo com que mais barbalhenses e turistas pudessem acompanhar o hasteamento da bandeira.

"Conversamos bastante, desde o início do processo de preparação da festa, frisando a necessidade de o hasteamento do Pau da Bandeira acontecer mais cedo, de modo a que todos os barbalhenses e visitantes possam assistir a esse grande momento, tão esperado por todos", justificou Antônio de Luna, secretário de Cultura e Turismo de Barbalha. "Ficamos satisfeitos porque tudo correu bem, o horário previsto foi cumprido, a festa reuniu um enorme público e todos puderam vivenciar toda essa emoção", complementou Antônio de Luna.

A grande festa popular
Desde as primeiras horas do domingo, Barbalha foi tomada por uma atmosfera diferenciada. A alvorada foi ao som de música e de fogos de artifício. Às 9h da manhã os 58 grupos folclóricos reunidos para um grande cortejo representativo da riqueza da cultura popular tradicional do Cariri já se faziam presentes nos arredores da Igreja Matriz. 

Após a missa, teve início o cortejo  do grupo, reunindo inúmeros mestres das mais variadas artes, linguagens e expressões, em um momento de grande reconhecimento. Antes mesmo de encerrada a missa, foi iniciado o longo caminho do Carregamento do Pau, desde o Sítio Flores, a seis quilômetros da sede do município, até o centro de Barbalha. Uma festa popular de tradição secular e repercussão nacional, que mais uma vez atraiu turistas de vários estados, nesta primeira edição da festa após o reconhecimento de Barbalha, por lei estadual, como capital dos festejos de Santo Antônio.

Dois palcos, montados no Marco Zero e no Largo do Rosário, animaram ainda mais a festa, com atrações musicais. Em meio ao público, o principal comentário era sobre o horário da chegada do Pau da Bandeira, bem mais cedo que nos dois últimos anos. A festa em Barbalha prossegue até 13 de junho, com atrações todas as noites, no Parque da Cidade, incluindo shows musicais e apresentações para o público infantil, sempre com entrada franca. 

No dia 12 de junho haverá a abertura da Exposição Museográfica da Festa de Santo Antônio, fruto de um trabalho do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em parceria com a Prefeitura de Barbalha. A Secretaria de Cultura da cidade abrigará a exposição "Pau de Santo, Festa de Fé". Na mesma data, será lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", também resultado de trabalho realizado pelo Iphan. A festa de Santo Antônio é uma realização da Prefeitura Municipal de Barbalha, patrocinada por Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal.

 


EDUCAÇÃO APRESENTOU OS GRUPOS PARA FOLCLÓRICO


Foi na abertura da festa de Santo Antônio que as crianças se apresentaram, trouxeram as diversidades culturas que Barbalha proporciona ao público:
Foi um verdadeiro espetáculo o dia da abertura da festa de Santo Antônio neste domingo 2 de junho. Depois da celebração da Santa Missa na Igreja Matriz que ficou lotada pelos fieis, os grupos folclóricos passaram pelo corredor cultural em desfile, mostrando toda evolução e o  brilho, que só eles podem proporcionar contagiando o público que ao logo da Rua do Video passaram mostrando a verdadeira cultura popular.
Dentre os mais de 56 grupos da cultura popular que representam o folclore, lá estavam os grupos para folclore que são mantidos-estimulados pela Secretaria Municipal de Educação em toda rede escolar. São crianças e adolescentes que carregam um legado da verdadeira história cultural de Barbalha.
Técnicos, professores e gestores da municipal de ensino, também estiveram envolvidos na organização das apresentações dos grupos para folclórico que é uma verdadeira animação de alegria. Todos os grupos folclóricos de Barbalha são representados pelos alunos dentro de uma característica bem profissional.      
 


A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...