27 outubro, 2018

Faculdade de Medicina Estácio Juazeiro do Norte completa 18 anos no Cariri e comemora com semana de atividades

A Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte abriu, na última segunda-feira, 22, a 18a semana Estácio, com a temática “Fazendo História, Educando e Transformando”. O evento marca os 18 anos da Estácio na Região do Cariri, instituição que iniciou com o curso de Medicina. A abertura contou com a apresentação de cordel com alunos do curso e um ato ecumênico.


Em seguida, foi realizada a premiação do concurso de logomarca do evento, com participação de estudantes da instituição. O trabalho foi inspirado nesse período de maioridade que o curso alcança. São cerca de 1.200 médicos formados, atuando nas diferentes especialidades. A Estácio Juazeiro do Norte conta ainda com mais três cursos na área da saúde: Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, e mais dois foram aprovados para este ano, Nutrição e Educação física. 


As avaliações dos cursos também demonstram a evolução qualitativa nos últimos anos. O curso de Enfermagem por exemplo, passou a contar na última avaliação do Exame Nacional de Cursos (Enade), com a nota de excelência 5. Já os outros estão no conceito ‘muito bom’, com a nota 4.  


A instituição oferece ainda serviços de atendimento gratuito ao público, contando com ambulatórios, consultas de diversas especialidades médicas, além dos atendimentos na Clínica de Fisioterapia, garantindo uma melhor formação dos alunos e atendimento de qualidade para a comunidade.


A 18a semana Estácio segue até sexta-feira, 26, tendo palestras com grandes profissionais, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, atividades artísticas e esportivas.


Nesta terça-feira, foi realizada a premiação colaborador Diamante, além de palestra magna, sobre o ‘Perfil Profissional de Sucesso’, com a administradora Marília Falcioni, num momento de descontração dos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos essenciais, que poderão ser decisivos na sua vida profissional. 


O Diretor de Operações da Regional Nordeste da Estácio, Elisio Alcântara Neto, que esteve na solenidade de aniversário, destaca o pioneirismo do curso de Medicina no interior do Nordeste. “Foi um sucesso desde o começo até hoje, e de lá para cá, outros cursos já foram inaugurados em Juazeiro do Norte”, afirma. O polo de educação à distância já conta com 35 cursos.


Reconhecimento


Neste semestre, o curso de Medicina passou a contar com o Laboratório de Simulação Realística, o que trará maior qualidade, com formação aliada à prática. “Temos um curso muito bem avaliado, no ranking do Brasil todo. Não deixa a desejar para nenhuma outra região, com um conceito 4, de uma escala que vai de 0 a 5”, diz ele, ao citar a avaliação do Ministério da Educação (MEC).


O Diretor da Estácio Juazeiro do Norte, Fábio Cardoso, ressaltou a importância da instituição no contexto do desenvolvimento regional, mais especificamente para a área da saúde na região, e o sucesso dos seus cursos. Ele ainda destacou que esse é um momento essencialmente de reconhecimento aos que colaboraram com esse trabalho, em todos os cursos. O médico e professor do curso de Medicina, Robério Mota, fez uma breve menção a trajetória histórica do curso, desde a sua criação, há 18 anos. No final da solenidade, os participantes puderam cantar os parabéns do curso, com direito a bolo de aniversário.


A programação segue com palestras sobre: Técnica de Imobilização; Interpretação de Exames Laboratoriais; Abordagem Endoscópica; Técnica de Biópsia e Estudo Histopatológico; Uroanálise: interpretação de exames; Depressão em Estudantes de Medicina; Transtorno Outubro Rosa e conceitos básicos sobre a mamografia e Câncer de Mama, entre outros.


O evento contará ainda com apresentações das ligas acadêmicas da Estácio, mostra de extensão e iniciação científica e show de talentos.





SPD investe na reinserção social e profissional de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas

Trezentas pessoas acolhidas em Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviço à Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) estão participando de cursos gratuitos no âmbito do Projeto Transformando Vidas – Edição 2018. A ação está sendo efetivada graças a parceria firmada entre a SPD e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Ceará. As capacitações prosseguirão até fevereiro de 2019.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, destaca a parceria com a STDS no âmbito do eixo da reinserção social e profissional e ressalta a importância dos acolhidos nas CTs aprenderem um ofício a ser abraçado após a conclusão do período de acolhimento. “É a chance de descobrirem uma nova trilha para suas vidas, longe das drogas”.

Os cursos oferecidos são os seguintes: eletricista predial, pintura e textura de paredes, mecânica de motos, doces e salgados, barbeiro e cabeleireiro. A duração das capacitações é de 80 a 100 horas/aula.

As ONGs responsáveis pela execução do projeto de capacitação nas comunidades terapêuticas são Instituto de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Indesa), Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear), Associação Aliança Comunitária Cearense (AACC), Instituto Maria da Hora e Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Cidadania (Idesc).

Ao final das aulas, os beneficiados receberão certificado de conclusão do respectivo curso e participarão do sorteio de kits contendo equipamentos básicos para que possam dar os primeiros passos na nova profissão em que foram capacitados. Os cursos têm o acompanhamento da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

O secretário Will Almeida informa que acolhidos em 15 instituições estão sendo favorecidos com o Projeto Transformando Vidas. As entidades estão distribuídas pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Cariri e Zona Norte do Estado. Desde a efetivação da parceria entre a SPD e a STDS, mais de 600 dependentes químicos aprenderam uma nova profissão ou realizaram seu primeiro aprendizado com direito a certificado.

Os ofícios aprendidos pelos acolhidos nas CTs apresentam representativa demanda por profissionais especializados para o mercado de trabalho, o que contribui para o aproveitamento da mão de obra qualificada.

Uma articulação da SPD com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) viabilizará a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

O titular da SPD aponta as oportunidades de qualificação como fundamentais para a reinserção social e profissional dos usuários de drogas após o término do período de acolhimento, contribuindo para a recuperação e a melhoria da autoestima. O aprendizado também evita a ociosidade e reduz novas possibilidades de uso de drogas.

A capacitação será ofertada nas seguintes instituições: Associação Ágape, Grão de Mostarda, IVC, Caverna do Adulão, Centro Nova Vida, O Caminho, ONG Maria Bonita, Casa de Abraão, Aliança de Misericórdia, Casa Belém, Caps AD Sobral, F.E. Padre Cícero, F.E. São Bento, O Resgate e Rainha dos Anjos.





Mauriti ganha nova brinquedopraça

Final de tarde e começo da noite diferente no município de Mauriti, mais especificamente na praça Professora Maria da Gloria Dantas de Caldas, no bairro Bela Vista. A novidade era um espaço equipado com gangorra, escorregador, balanço e tudo o que era necessário para garantir a animação da criançada. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Gabinete da Primeira-dama inauguraram oficialmente a brinquedopraça do município. A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, acompanhada do prefeito Mano Morais e de autoridades municipais e da Região do Cariri inauguraram o equipamento.

O equipamento integra o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama, Onélia Santana. Tem área de aproximadamente 250m², compostas por piso anti-impacto e oito brinquedos. O investimento é de cerca de R$ 180 mil. A ação foca nos benefícios dos jogos infantis para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças e reforça o convívio familiar e comunitário dos pequenos. A contrapartida do município é a manutenção da praça em bom estado de uso e conservação.

“Como psicopedagoga eu entendo a importância do brincar para as crianças. Elas desenvolvem o seu caráter, sua personalidade e o governador Camilo Santana entende esta necessidade por isso decidiu criar o Programa Mais Infância Ceará e ele não mede esforços para manter esses investimentos. Com esta, são 53 brinquedopraças inauguradas no Ceará”, afirmou a primeira-dama.

O prefeito de Mauriti, Mano Morais, agradeceu a construção do equipamento e os benefícios que o Governo do Ceará levou para o município. “É um dia de festa e de agradecimento. De agradecer esta nova brinquedopraça, a Praça Mais Infância que está em obras e de tantos outros investimentos que só confirmam o compromisso do governador Camilo Santana com o nosso município. Só posso pedir a vocês para cuidar deste equipamento”.

A agricultora Maria Rafaela levou os três filhos para a inauguração da brinquedopraça. “A gente fica tranquila, sabendo onde os nossos filhos estão, diversão segura garantida perto da nossa casa e agora é só aproveitar”, comemorou.

Acompanhada dos netos, a comerciante Ana Coelho também foi conferir a novidade. “É um espaço importante para Mauriti que não exista no nosso tempo. Agora é só abrir a porta de casa e trazer as crianças para brincar e se divertir, estou muito feliz e certamente os meus netos vão saber aproveitar bastante”, comemorou.

A brinquedopraça de Mauriti é 53ª inaugurada pelo Governo do Ceará nos municípios cearenses. Nesta sexta-feira (26), serão inauguradas as brinquedobraças dos municípios de Assaré e Farias Brito. Esta semana também foram inaugurados equipamentos deste em Fortaleza e Moraújo.

Está em andamento em Mauriti uma Praça do Programa Mais Infância Ceará.

Na área de Educação, a cidade vai receber um CEI na localidade de Buritizinho, que ainda será licitado. Os recursos são provenientes do Estado, de empréstimo com o BNDES e contrapartida do município. A construção de CEIs faz parte do pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará.

O município vai contar ainda com uma Escola Estadual de Ensino Médio, na zona rural, no distrito de Buritizinho. É uma parceria dos governos estadual e federal. O investimento total é de mais de R$ 3,7 milhões.

Compareceram ao evento a secretária executiva da STDS, Luciene Rolim, o deputado estadual eleito Guilherme Landim, além de vereadores, secretários municipais e lideranças políticas do município e da Região.





23 outubro, 2018

Ceará receberá nova fábrica de turbinas eólicas

O Governo do Ceará oficializou acordo com a Vestas, empresa multinacional do ramo de Energias Renováveis, para construção de fábrica dedicada à construção de turbinas eólicas no Estado. A parceria foi selada por meio de um Memorando de Entendimento, assinado pelo governador Camilo Santana e pelo presidente do grupo privado, Rogério Zampronha, nesta segunda-feira (22). A Vestas fabricará em solo cearense a turbina V150-4.2 MW™, a mais moderna do mundo e que já é produzida em outros países, colocando o Ceará como pioneiro no fornecimento do produto no Brasil.

Também participaram do momento o secretário do Desenvolvimento Econômico, César Augusto Ribeiro, o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves.

Camilo Santana afirmou que o investimento representa mais um passo do Ceará na criação de um Estado mais desenvolvido e que abrange o campo das oportunidades para a população. “Agradeço ao presidente da Vestas pela oportunidade de trazer mais esse investimento para o Ceará. A empresa traz a fabricação de turbinas, o que gerará mais empregos para os cearenses e crescimento para todo o Estado. Estamos muito felizes. Em nome de toda a equipe do Governo agradeço por acreditarem no Ceará.” O governador adiantou que o novo empreendimento deverá ser inaugurado no fim de 2019.

Para o presidente da Vestas, Rogério Zampronha, ter o Ceará como sede da mais nova fábrica da empresa foi “escolha natural”. “O fato do Ceará contar com facilidades logísticas excepcionais, qualidade de mão de obra realmente muito boa e estar próximo a projetos de geração eólica, além do governo que fomenta um ambiente muito favorável aos negócios, nos trouxe até aqui. No Estado serão feitos os nossos novos investimentos”.

O secretário César Ribeiro lembrou que o grupo Vestas já tem fábrica construída no Ceará, e optou por expandir os negócios na região exatamente pelos avanços que o Governo do Ceará tem conquistado nos últimos anos. “Graças a ambiência que temos criado, as referências em Educação Básica, o nível de transparência, situação fiscal, logística, um grande hub logístico no Brasil direto para o mundo, todo ambiente favorável, o governador anuncia com o presidente da Vesta mais um importante empreendimento para o Estado. Isso mostra todo o engajamento. Essa nova instalação trará mais desenvolvimento e reforçará o Ceará como celeiro de grandes oportunidades”.





Primeira-dama do Ceará entrega brinquedopraça em Fortaleza, Moraújo e três cidades do Cariri

A ação faz do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que entregará nesta terça-feira (23), às 17 horas, uma brinquedopraça no município de Moraújo, no Sertão de Sobral

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, inauguraram nesta segunda-feira (22) brinquedopraça, na Praça Santa Cecília, no Grande Bom Jardim, que foi reformada pela Prefeitura de Fortaleza. A brinquedopraça foi implantada na Praça Santa Cecília, no Grande Bom Jardim, que foi reformada pela Prefeitura de Fortaleza. Com este brinquedopraça, o Governo do Ceará já realizou a entrega de 51 brinquedopraças em todo o Ceará e este foi o segundo equipamento do gênero na capital cearense. Nesta terça-feira (23), às 17 horas, Onélia inaugura brinquedopraça no município de Moraújo, no Sertão de Sobral.

A ação integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço é cercado e com área de 230m² com piso anti-impacto e oito brinquedos como: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O investimento é da ordem de R$ 180.000,00 cada.

“O Camilo e a vice-governadora acreditam no potencial das crianças e dos adolescentes. É por isso que há esse investimento na primeira infância, com a implantação de espaços públicos adequados ao desenvolvimento infantil como as Brinquedopraças e as Praças Mais Infância; a construção de Centros de Educação Infantil e a formação de profissionais que lidam com as crianças. Essas são ações do Programa Mais Infância Ceará”, ressaltou a primeira-dama do Ceará. Onélia destacou ainda que a brinquedopraça entregue no Grande Bom Jardim é um espaço de lazer para as crianças e suas famílias. “Nós trouxemos o que é de melhor para as brinquedopraças, com equipamentos de qualidade, para as crianças brincarem e se desenvolverem”, disse.

A entrega da brinquedopraça na praça reformada faz parte de mais uma ação do Juntos por Fortaleza, que reúne esforços da Prefeitura e do Governo do Ceará em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos, promovendo oportunidades de lazer, cultura e esporte em um único espaço. “Nós resolvemos integrar as forças, integrar as equipes. Juntar os dinheiros para fazer mais. Essa união tem se transformado em mais recursos e mais oportunidades para a cidade”, citou o prefeito Roberto Cláudio. 

Segundo o prefeito, garantir a segurança é também realizar a prevenção com a construção de equipamentos pela cidade. “Uma praça como essa revitalizada com pista de skate, iluminada, com equipamentos que possam servir para unir a comunidade. Um equipamento como essa brinquedopraça é de primeiro mundo. Os playgrounds privados usam o mesmo piso que está sendo usado aqui. É um piso de borracha dura, que caso a criança caia ela não se machuque, ela fique protegida. Foi feito com todo carinho para proteger a nossa meninada aqui no Bom Jardim”, completou.

A primeira-dama do Ceará também estará na Região do Cariri entregando brinquedopraça na quinta-feira (25) em Mauriti e na sexta-feira (26) em Assaré e Farias Brito.






22 outubro, 2018

Agendamentos para Minha Casa, Minha Vida reiniciam dia 29

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) informa que os agendamentos para as novas inscrições e atualizações cadastrais do Programa “Minha Casa, Minha Vida” serão realizadas através de ficha de matrículas disponibilizadas a partir do dia 29 deste mês, no site oficial da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e não mais na secretaria como estava acontecendo até a última quinta-feira,18.

Serão distribuídos alguns pontos de apoio nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município para as pessoas que não têm acesso à internet. A ideia é descentralizar os serviços de atendimento e oferecer melhor atendimento e mais conforto às famílias que desejam se habilitar para o processo de seleção do Empreendimento Habitacional Padre Cícero II e III.

De acordo com o Setor de Habitação da Sedest, a expectativa é atender pelo menos 10 mil famílias até dezembro. Já foram realizados nesta semana 2.811 agendamentos graças ao empenho da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho.

O Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, destacou a grande contribuição do Programa na redução do déficit habitacional no Município, beneficiando, sobretudo, famílias carentes. Além disso, vem possibilitar uma melhor qualidade de vida e dignidade à população.

Critérios

Para se cadastrar no Programa “Minha Casa, Minha Vida”, os interessados deverão ter renda familiar de até R$ 1.800.00, estar inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico), ter idade superior a 18 anos, não ser proprietário de imóveis e residir neste município. Somente o titular do cadastro poderá fazer o agendamento.





Previjuno orienta sobre implantação do eSocial dias 22 e 23

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (Previjuno), realiza nestes dias 22 e 23 de outubro, evento para falar sobre a Implantação do eSocial para órgãos públicos. Acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), localizado na Rua São Pedro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Previjuno, localizado na Rua do Cruzeiro. O evento é de caráter estadual e tem como público-alvo os gestores de Regime Próprio de Previdência Social do estado do Ceará, técnicos de recursos humanos e setor contábil.

Nesta segunda-feira, 22, acontece de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Contará com palestras de especialistas da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Na terça-feira, 23, o tema será Workshop de atuária, investimentos e sistema de gestão para RPPS. Acontecerá das 13h30 às 17h. Terá a fala de Túlio Pinheiro, sobre alteração da portaria 403/2008.

Neste dia haverá ainda a fala de Victor Leitão sobre os reflexos das eleições no Cenário Econômico Nacional. Para finalizar, Paulo Celedônio abordará o Censo Previdenciário. A implantação é uma obrigatoriedade e o Ministério da Fazenda está capacitando os entes. O eSocial é um projeto conjunto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal.





Ceará passa a ter terceira maior frota policial de aeronaves do Brasil

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) recebeu do Governo do Ceará dois novos helicópteros nesta sexta-feira (19). Os equipamentos reforçarão a atuação policial em resgates, missões, combate a incêndios e monitoramento do meio ambiente na Capital e no Interior. Agora, o Ceará passa a ter a terceira maior frota policial do Brasil, considerando todos os tipos de aeronave, e a maior em aeronaves biturbina e em voo por instrumentos, o que resulta em autonomia de sobrevoo a qualquer hora e em qualquer ponto do Estado, diminuindo o tempo médio de resposta para ocorrências a 30 minutos.

Os helicópteros foram entregues pela Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros e subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Atualmente a Ciopaer dispõe de dez aeronaves em operação, nas bases de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá, sendo nove helicópteros e um avião.

O evento de apresentação das aeronaves foi realizado no hangar da sede do Ciopaer. O governador Camilo Santana participou da solenidade, acompanhado do presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no país, Richard Marelli, e do diretor do Centro de Entregas da Airbus na Alemanha, Amaury Bastos. Também estiveram presentes na ocasião lideranças políticas, membros do secretariado estadual e autoridades policiais.

Camilo Santana destacou que o investimento para reforçar a estrutura e os equipamentos na área da Segurança Pública faz parte de planejamento prioritário do Governo do Ceará. “Essas aeronaves estão entre as mais modernas do mundo, e agora se agregam aos trabalhos da Ciopaer. Consideramos que vamos levar o serviço para mais próximo da população. A ideia é que toda a aeronave esteja no máximo a 30 minutos do município do qual receber a demanda para atender o mais rápido possível. Com essa estrutura conseguiremos dar respostas mais rápidas e garantir a segurança do povo cearense”, explicou o chefe do Executivo.





Semana do Bebê será aberta nesta segunda-feira, 22

A “Importância da afetividade e convivência no meio familiar” é o tema da palestra de abertura da Semana do Bebê, que acontecerá na segunda-feira (22), a partir de 13h30, no Memorial Padre Cícero.

O objetivo da Semana do Bebê, que será promovida pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, dos dias 22 a 26 de outubro, é contribuir com a promoção do direito de toda criança se desenvolver plenamente, colocando a primeira infância no centro das ações do governo municipal e da sociedade, bem como promover avanços no debate para a construção de políticas públicas para garantia do pleno desenvolvimento infantil.

Programação

A programação inclui ações em 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS), no dia 23, com palestras, oficinas e rodas de conversa sobre cuidados na primeira infância. O público-alvo são gestantes, crianças e seus familiares. Ainda no dia 23 será feita a entrega simbólica da “Chave da Cidade” para a primeira criança que nascer no dia da abertura da Semana no Hospital São Lucas.

No dia 24, acontecerão atividades lúdicas e educativas sobre os cuidados com a primeira infância nos dez Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para gestantes e crianças de 0 a 03 anos e suas mães.

Já nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) serão realizadas oficinas com atividades lúdicas, no dia 25. Entre as atividades estão jogos, brincadeiras e palestras para os pais e responsáveis sobre alimentação saudável, cultura da paz, importância da família e da escola.

O encerramento será no dia 26, com uma caminhada no bairro Frei Damião, às 16h.





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...