17 janeiro, 2019

Funceme divulga prognóstico para trimestre da Estação Chuvosa

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga, a partir das 9h desta sexta-feira (18), o prognóstico de chuvas para o trimestre fevereiro-março-abril de 2019. O evento acontece no auditório do Palácio da Abolição.

A previsão será elaborada durante o XXI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que começa nesta quinta-feira (17), na sede da Funceme. Participam deste primeiro momento pesquisadores do órgão estadual, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).

Na sexta, o prognóstico com as probabilidades de cada uma das três categorias (abaixo, em torno e acima da média histórica) referentes ao acumulado de precipitações nos três primeiros meses da quadra chuvosa será apresentado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Serviço:
Divulgação do prognóstico de chuvas para fevereiro, março e abril
Data: 18 de janeiro
Horário: 9h
Local: Auditório do Palácio da Abolição
Av. Barão de Studart, 500 – Meireles (acesso pela Silva Paulet, 400)





Leite materno ajuda recuperação de bebês hospitalizados

O leite materno é um alimento completo e que ajuda na recuperação dos bebês internados no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará. Um deles é Maria Ester, que nasceu há pouco menos de um mês em Quixadá, município que fica a 167 km de Fortaleza. Com 10 dias de nascida, ela chegou ao Hias, onde foi diagnosticada com obstrução intestinal.

“É muito ruim ter essa notícia. Fiquei muito nervosa, com medo por ela”, diz a mãe, Maria Gerda Aristides do Nascimento. A preocupação com a filha influenciou no aleitamento. “Eu antes conseguia amamentar. Eu retirava o leite dela aqui e mandava para o Banco de Leite. Eu sinto que tenho leite, mas ele não sai. Não consigo mais tirar”, desabafa.

Gerda é agente de endemias e reconhece a importância do leite humano para uma recuperação mais rápida e completa. “Eu sei que tem tudo que ela precisa. Ela é minha primeira filha, se não fosse elas (doadoras), não sei como seria”, fala. Atualmente, Ester alimenta-se do leite materno doado ao Banco de Leite Humano do Hias.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do Hias, a pediatra Erandy Sousa, é comum que fatores estressantes dificultem mulheres de amamentar seus filhos. “A situação delas é semelhante à de outras mães que acompanham seus bebês aqui no Albert Sabin. Por isso o Banco de Leite e as doações são tão importantes. O leite materno é o único alimento que esses bebês precisam. Cada grama que eles ganham é uma vitória e o leite é fundamental nesse processo”, explica.



Amamentar também é importante para a saúde da mulher. O sangramento após o parto é menor, assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto. Além da mãe que amamenta, toda a rede familiar pode apoiar o aleitamento. “Não há nada como o leite humano, por isso sempre digo que doar leite é um ato de amor”, afirma Erandy.

Doe leite materno
Qualquer mulher em boas condições de saúde, que amamente e queira ser doadora do Hias pode ligar para o 3101-4189 ou 0800-280.4169. A equipe do Banco de Leite orienta sobre retirada do leite, cuidados com acondicionamento do leite coletado e tira dúvidas sobre a amamentação. Além disso, o Albert Sabin disponibiliza um veículo para buscar o leite doado em domicílio.

Há também os postos de coleta na capital. As doadoras podem verificar se no posto de saúde mais próximo há uma sala de coleta de leite materno. As salas, já existentes em alguns postos de saúde em Fortaleza, são equipadas e acompanhadas por técnicas de enfermagem, que podem auxiliar as mães com a amamentação de seus filhos, assim como ensinar a forma correta de armazenamento para doação.





Último trecho da duplicação entre Maranguape e Eusébio começa neste sábado

O último trecho que falta para concluir a duplicação do 4° Anel Viário, entre a CE-065, Maranguape, e a CE-040, no Eusébio, será executado a partir deste sábado (19). Realizada pelo Departamento Estadual de Rodovias – DER, vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Ceará, essa etapa dos serviços ocorrerá no cruzamento da rodovia com a Rua Dr. Iran, em Maracanaú.

Por conta disso, a rua Dr. Iran será interditada, entre a rua Cel. Pedro Sampaio e o Anel Viário. Os motoristas que utilizavam a via terão agora que acessar a avenida Central da Pajuçara. Para quem sai de Maracanaú e quer seguir sentido Eusébio, deve dobrar à direita no Anel Viário. Já para quem vai seguir sentido Caucaia, a orientação é dobrar à direita no Anel Viário e fazer o retorno, localizado a 650 metros.

A previsão é que os serviços nesse local sejam concluídos em até 30 dias. Com o fim das obras no trecho, haverá liberação de tráfego de veículos sob o viaduto da CE-060, no sentido Caucaia-Eusébio. O Anel Viário passará a contar assim com 19 quilômetros de via duplicada.

Saiba mais
Até o fim de janeiro, também deve ficar pronta a duplicação de outros sete quilômetros, entre a CE-065, em Maranguape, e a BR-222, em Caucaia. Com isso, as pistas dos 32 km de extensão do Anel Viário, que se estende da CE-040 até a avenida Mister Hull, serão duplicadas e passarão a ter 16,5 metros de largura, em cada sentido, ou seja, a medida horizontal da via está sendo triplicada, totalizando 33 metros.

A duplicação do Anel Viário permitirá a melhoria no tráfego da Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente em Maracanaú (que conta com um Distrito Industrial e a Central de Abastecimento do Ceará-Ceasa/CE), Maranguape e Caucaia.

Até agora, já foram finalizadas as pontes localizadas sobre o Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos: entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte. A obra tem previsão de conclusão até o final de 2019.






220 agentes penitenciários tomam posse no interior do ceará

“Não é um serviço fácil, eu sei, mas viemos somar ao novo sistema penitenciário”. Essas são as palavras de Fábia Ioneide, 36 anos, que assinou, nesta quarta (16), o termo de posse para assumir o cargo de agente penitenciário da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A recém-empossada faz parte do grupo de 220 agentes que assumiram hoje as suas funções.

Os concursados, que estavam classificados no cadastro reserva, apresentaram a documentação básica e já se apresentaram na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV). Todos os empossados iniciarão suas atividades no interior do Estado, nas regiões Litoral Oeste, Sobral/Ibiapina, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe, Cariri/Centro sul e Baturité.

Ainda para Fábia, que assumirá seu posto na região do Inhamuns, o suporte dos 220 novos profissionais será essencial. “A gente vem com muita força de vontade para ajudar o Governo do Ceará. Vamos dar o suporte necessário para a melhoria e transformação do sistema”, diz a nova agente.



É o que pensa também Rogério Rocha, 39 anos, pernambucano que assumirá na região do Cariri. “A minha expectativa é a melhor possível. Estou me colocando totalmente à disposição para essa oportunidade de colaborar com os procedimentos dentro do sistema”, indica Rogério, que “sempre quis ser agente penitenciário e está ansioso para ajudar a colocar as coisas em ordem”.



Os empossados terão até 15 dias para apresentar na SAP o restante da documentação que consta em edital.

Neste mês de janeiro, o governador Camilo Santana convocou 440 agentes penitenciários. Os primeiros 220 foram encaminhados à Região Metropolitana e os atuais para o Interior. Essa convocação, somada aos mil agentes penitenciários convocados em 2018, amplia em 67% o efetivo de agentes penitenciários.





Quem pode adquirir e como adquirir arma de fogo e quais são os requisitos

Uma das bandeiras de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o decreto que flexibiliza a posse de armas, assinado na terça-feira, 15, foi publicado no Diário Oficial da União e já está em vigor. O mandatário do Executivo afirmou que a medida atende o “desejo” da população, manifestada no referendo de 2005.

“Por muito tempo, coube ao Estado determinar quem tinha ou não direito de defender a si mesmo, à sua família e à sua propriedade”, publicou Bolsonaro em seu perfil do Twitter. Na perspectiva do mandatário do Executivo, o decreto, que aumentou o prazo de renovação do registro do armamento de três para dez anos, “acabou com a subjetividade para a compra, que sempre foi dificultada ou impossibilitada”.

Um dia após a sua eleição, Bolsonaro já demonstrava interesse de aprovar a resolução. Em entrevista à RecordTV em 29 de outubro de 2018, o presidente disse que era necessário dar posse definitiva à população. “Não podemos (revisar a posse) periodicamente de cinco em cinco anos, porque senão vira o ‘IPVA das armas’. É criar mais um encargo para quem quer ter uma arma de fogo dentro da sua casa para defender a integridade de sua família”, disse na época.

Ainda à emissora de televisão, ele ressaltou que é preciso flexibilizar também o porte, além de fazer uma “revisão” do Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, durante o primeiro governo do ex-presidente Lula (PT). Ele disse acreditar que a facilitação ao acesso às armas irá melhorar a situação da segurança pública no País. “Casar isso com o excludente de ilicitude, que é em defesa da vida própria e de terceiros, pode ter certeza que a bandidagem vai diminuir”, completou.

Vale ressaltar que o decreto assinado pelo presidente refere-se, apenas, a posse, que consiste em manter a arma de fogo no interior da residência ou no local de trabalho.

Em documento com perguntas e respostas sobre o assunto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ressaltou que o decreto procura deixar mais objetiva a análise por parte da Polícia Federal (PF) do requerimento para concessão de autorização para aquisição de arma de fogo. Além disso, ampliar o prazo para renovação do certificado de registro de arma de fogo, de três para dez anos.

Conforme a resolução, os cidadãos que poderão ter arma em casa são os que se encaixam nos seguintes critérios:

Morar em cidade ou estado onde a taxa de homicídios seja superior a 10 para cada 100 mil habitantes;

Residir em áreas rurais;

Ser proprietário de estabelecimentos comerciais ou industriais;
Militares, incluídos os inativos;

Agente público que exerce funções da área de segurança pública, administração penitenciária, integrantes do sistema socioeducativo lotados nas unidades de internação, da Agência Brasileira de Inteligência e no exercício do poder de polícia administrativa e correcional em caráter permanente;
For colecionador, atirador e caçador, devidamente registrado no Exército.
O que fazer para ter uma arma de fogo arma de fogo?

Para adquirir uma arma de fogo de uso permitido, é necessário que o interessado obtenha autorização da PF, preenchendo os requisitos previstos no artigo 12 do Decreto nº. 5.123, de 2004. Os requisitos e documentos são:

Ter idade mínima de 25 anos;
Declaração escrita, expondo os fatos e circunstâncias, que justifiquem a necessidade do armamento;
Certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral. Os documentos podem ser emitidos por meio eletrônico;
Declaração escrita de não estar respondendo a inquérito ou a processo criminal; O modelo pode ser consultado no site da PF;

Original e cópia (ou cópias autenticadas) do comprovante de residência atualizado;

Original e cópia (ou cópias autenticadas) de comprovante de trabalho lícito, como por exemplo, carteira de trabalho e contracheque;

Original e cópia (ou cópias autenticadas) de documento de identificação e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

Laudo de capacidade técnica para manuseio da arma, emitido por instrutor de armamento e tiro credenciado pela PF;

Laudo de aptidão psicológica. O documento será emitido por psicólogo credenciado pela Polícia Federal.

Para retirar o item da loja, é preciso também apresentar a Guia de Trânsito, que é o documento que autoriza o proprietário de arma de fogo alterar o local de guarda do armamento.

Após obter a aquisição do item, é necessário dirigir-se a uma unidade da Polícia Federal (os locais podem ser consultados aqui) levando requerimento preenchido, disponibilizado no sítio eletrônico do órgão; autorização para aquisição de arma de fogo; nota fiscal de compra e comprovante bancário de pagamento de taxa devida por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser preenchido no site da PF.

Fonte: O Povo






A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...