01 outubro, 2013

BARBALHA CE : SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA SEMANA DA CRIANÇA

Assessoria de Imprensa


Secretaria de Educação de Barbalha realizará de 02 a 11 de outubro, uma extensa programação alusiva ao Dia da Criança. A “Semana da Criança”, acontecerá no Cine Teatro Neroly Filgueira e na Quadra de Esportes do CEU (Parque da Cidade) com o Projeto Cinema, Artes e Brincadeiras em Barbalha.
Dentro desta semana, estaremos contemplando a Segunda Mostra de Cinema Infantil do Ceará, onde o público terá acesso a uma cinematografia diversificada com curtas nacionais e internacionais ampliando, desta maneira, a visão de mundo e a postura crítica dos nossos alunos.

Neste período, estaremos congregando as diversas linguagens artísticas e lúdicas: cinema, literatura, oralidade, brincadeiras e apresentação circense.

Programação
  • Grupo Seiva-SP (com a Contadora Suzana Montariol)
  • Contação de Histórias (Bete Pacheco)
  • Espetáculo Teatral “O Casamento de Dona Baratinha” (Cia. Anjos da Alegria)
  • Sequências Didáticas (com a Brinquedoteca)
  • Amigos da Leitura
  • Apresentação Circense das Crianças do Pestalozzi de Missão Velha
Horário : 8:00h às 10:00h / 13:30h às 16:00h

Parceiros
Instituto Stela Naspolini
Grupo Seiva-SP
Secretaria de Cultura
Pestalozzi de Missão Velha
SESC
CCBNB
Brinquedoteca Municipal de Barbalha
Projeto Amigos da Leitura 

BARBALHA CE : EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 250902/2013

Assessoria de Imprensa


O MUNICÍPIO DE BARBALHA – ESTADO DO CEARÁ, convoca os candidatos abaixo relacionados, devidamente aprovados e classificados no Concurso Público de Provas e Títulos, estabelecidos pelo Edital nº 001/2010-PMB, para provimentos de cargos efetivos do Quadro de Pessoal do Poder Executivo do Município de Barbalha, por força da Lei Municipal nº 1.864/2009, de 14/12/2009 e 1.879/2010 de 21/01/2010, homologado através do Termo de Homologação expedido aos 30 (trinta) dias do mês de abril do ano de 2010, a comparecerem à sede da Prefeitura Municipal de Barbalha, situada na Rua Princesa Isabel, nº 187, Centro, Barbalha/CE, no horário das 08h00 às 12h00, no prazo de 10 (dez) dias úteis, após a publicação deste, a fim de apresentarem a documentação exigida no item 13 e seus subitens do Edital do Concurso, necessária ao processo de posse e nomeação em seus respectivos cargos.
Será considerado desistente os candidatos que não se apresentarem ou deixarem de entregar a documentação exigida, na forma e prazo estabelecidos.
SECRETARIA DE SAÚDE
PSICÓLOGO
9º ANA CLAUDIA LUNA GOMES TORRES
FARMACÊUTICO
8º ROBERTO BEZERRA LONSING
ASSISTENTE SOCIAL
2º MONNALISSA MARIA LUCENA DE SOUSA
3º SUZANA PINHO LIMA
4º SUÉLLEN BEZERRA ALVES
5º SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA
FISIOTERAPEUTA
12º TELMO MACEDO DE ANDRADE
ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO
25º CICERA EDVANIA DOS SANTOS
26º MARIA LUCINEIDE VIEIRA
TERAPEUTA OCUPACIONAL
2º ILCIONE CELES VITORINO DE RUBIM COSTA
Paço da Prefeitura Municipal de Barbalha/CE, aos 25 (vinte e cinco) dias do mês de setembro de 2013.


José Leite Gonçalves Cruz
Prefeito Municipal


BARBALHA CE : EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 250901/2013

Assessoria de Imprensa


O MUNICÍPIO DE BARBALHA – ESTADO DO CEARÁ, convoca os candidatos abaixo relacionados, devidamente aprovados e classificados no Concurso Público de Provas e Títulos, estabelecido pelo Edital nº 001/2005-PMB de 14 de novembro de 2005, para provimentos de cargos efetivos do Quadro de Pessoal do Poder Executivo do Município de Barbalha, por força da Lei Municipal nº 1.634/2005, de 03/11/2005, e em atendimento ao acórdão prolatado nos autos das Apelações, processos nº 1335-73.2006.8.06.0043/1 e 1134-81.2006.8.06.0043/1 que determinou a validade do certame público de que trata esta convocação, bem como por meio de Decreto Municipal, a comparecerem à sede da Prefeitura Municipal de Barbalha, situada na Rua Princesa Isabel, nº 187, Centro, Barbalha/CE, no horário das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, no prazo de 10 (dez) dias úteis, após a publicação deste, a fim de apresentarem a documentação exigida no item 13 e seus subitens do Edital do Concurso, necessária ao processo de posse e nomeação em seus respectivos cargos.
Será considerado desistente os candidatos que não se apresentarem ou deixarem de entregar a documentação exigida, na forma e prazo estabelecidos.
SECRETARIA DE SAÚDE
DENTISTA PSF
33º DEBORAH ROCHA TAVARES
34º ANA ANGÉLICA CARDOSO DE ALENCAR
35º ROBÉRIO LEANDRO DE LIMA
36º LUIZ VIEIRA DA SILVA
37º RANEAIRE PARENTE OLIVEIRA
38º MARIA DE FÁTIMA ALVES FERREIRA
39º AGNES MOREIRA DA GAMA
40º ELMIR PEREIRA ALVES RIBEIRO
41º FRANCISCA DANIELE PINHEIRO DE MATOS
MÉDICO PSF
11º ÉRICO LIVÔNIO SAMPAIO
12º VIVIAN SAMPAIO MADEIRO
13º MARIA DE FÁTIMA LOPES DA CRUZ
14º JOSÉ DAMÁSIO SOARES COSTA
15º CÍCERO CORNÉLIO DE LIRA
Paço da Prefeitura Municipal de Barbalha/CE, aos 25 (vinte e cinco) dias do mês de setembro de 2013.



José Leite Gonçalves Cruz
Prefeito Municipal


BARBALHA CE : ESTÁDIO O INALDÃO ESTÁ APTO PARA RECEBER JOGOS OFICIAIS

Assessoria de Imprensa


O Estádio “O Inaldão” está apto a receber jogos oficiais. O Secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Luiz Fernandes Távora, acompanhado do Secretário Executivo da Secretaria das Cidades, Magno Coelho estiveram na Federação Cearense de Futebol entregando o último laudo de vistoria (Corpo de Bombeiros) ao diretor de competições Josimar Carvalho, que de imediato enviou para oMinistério Público. Este aprovou sem restrições o referido laudo.
O Estádio passou por uma ampla reforça em suas estruturas internas e recebeu mais seis amplos banheiros, novo vestiário para a arbitragem, uma reforma completa nos vestiários dos clubes, foram construídas novasrampas de acessibilidade em toda praça esportiva, foram feitas duas saídas de emergência, foram colocadas grades de proteção nas arquibancadas e o Estádio ganhou um novo sistema de drenagem, além da cobertura nas cadeiras cativas para o torcedor e o setor de imprensa.
O Estádio O Inaldão com essa reforma, se torna um dos estádios mais modernos do interior cearense para sediar os jogos de duas grandes competições: a Copa Fares Lopes e a Série C do Campeonato Cearense de Futebol.
primeiro jogo oficial no Estádio O Inaldão após a reforma, será Barbalha F.C. X Crato, dia 03 de outubro, às 20 hs. Para esse jogo, a diretoria da “Raposa da Terra dos Verdes Canaviais” solicitou da Federação Cearense de Futebol uma carga de dois mil ingressos. Foi firmado uma parceria com o Governo Municipal, através da diretoria do time, e este adquiriu uma cota de ingressos para o torcedor barbalhense ir prestigiar essa partida e comemorar a volta dos jogos no Estádio O Inaldão. Esses ingressos serão sorteados através das emissoras de rádio da região.


Foto: Site da Federação Cearense de Futebol

BARBALHA CE : PROJETO “BALAIO AFRO – INDÍGENA” AGORA FAZ PARTE DA GRADE CURRICULAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM BARBALHA

Assessoria de Imprensa


Agora é de fato e de direito através da Lei 10.639 nas 17 Escolas da rede municipal de Ensino Fundamental II, o Projeto “Balaio” Afro – Indígena como disciplina na grade curricular. O referido Projeto foi lançado oficialmente na tarde desta quinta-feira (26), no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira.
A solenidade contou com as presenças de professores, coordenadores pedagógicos, gestores das escolas, alunos e convidados. A solenidade foi aberta pela vice-prefeita Maria Betilde Correia Sampaio, que enalteceu o trabalho da Prefeitura através de Secretaria Municipal de Educação em valorizar o crescimento da Educação nas escolas municipais através de projetos como esse do “Balaio Afro – Indígena”.

Ainda compôs a Mesa na solenidade, a Secretária de Educação Isabel Cristina Bastos Nóbrega Cruz; o Educador Fernando Paixão que, é poeta, escritor e teólogo; representante da Conhecimento Editora, Juliane Oliveira; universitários africanos residentes em Barbalha: Sandra Helena Fernandes, Denise Sofia Garcia e César Augusto Paiva; Secretário de Cultura e Turismo, Antônio de Luna, além de representantes das secretarias de Educação dos municípios de Araripe, Barro, Várzea Alegre e Crato.

O evento foi concorrido com as apresentações de grupos de capoeira, reizado de Congo do mestre Sérgio Lopes e apresentações da cultura africana, através da dança do “Vaco-Vaco”.  

Na oportunidade, as escolas Ana Ramalho e Antônio Costa Sampaio, receberam o estante com os livros que fazem parte do Projeto “Balaio Afro – Indígena”, através de suas gestoras. Acompanham o referido projeto nas escolas as Técnicas de 6º e ao 9º Ano da Secretaria de Educação, Adriana de Moura Santos, Maria Idalina Sampaio e Sabrina Peixoto.  

O Educador e Teólogo Fernando Paixão disse que esse Projeto que ora lançado em Barbalha, é de fundamental importância, é um resgate da nossa identidade mais profunda. “A cultura afro indígena é que deu o elemento para que o povo brasileiro nascesse e a cultura brasileira se consolidasse”. O educador Fernando Paixão concluiu: “A Prefeitura através da secretaria de Educação quando faz isso, está devolvendo para esse povo, aqueles elementos fundamentais da busca da sua identidade”.

O representante da Conhecimento Editora, Edmilson Júnior parabenizou a Administração pela ousadia e pelo investimento. “As coisas no Brasil são interessantes porque se criam as leis mais não dão condição aos municípios para executá-las, e tem que partir muito de administrações comprometidas e que olha para frente; e a Editora Conhecimento fez uma parceria coma uma prefeitura estruturada e que pensa o que é melhor para os alunos, e esse projeto “Balaio” é riquíssimo e que contempla hoje, 2. 778 alunos da rede municipal de ensino em Barbalha, envolvendo 62 professores nas 17 Escolas contempladas e isso tem uma amplitude grande e vai dar possibilidade ao aluno tanto com a contemplação da Lei, na questão Afra – Indígena, como a questão principal que a leitura e a escrita.

A Secretária de Educação Isabel Cristina disse que já há algum tempo a Educação em Barbalha, vem trabalhando a Lei e agora, finalmente conseguiu tornar um projeto que está acontecendo nas 17 escolas da rede municipal. “Esperamos que as pessoas possam entender o papel de cada um nesse processo de inclusão e de respeito a diversidade”, disse Isabel Cristina enaltecendo ainda a importância do evento parabenizando os professores, gestores escolares e alunos dentro do desenvolvimento da Educação local, buscando sempre mais uma qualidade melhor para os alunos, e como também a Prefeitura em poder promover eventos e oferecer parcerias importantes para o crescimento da Educação.

A vice-prefeita Maria Betilde, disse que a Prefeitura de Barbalha vem desde 2009 vem promovendo eventos sobre a cultura africana e a secretária Isabel Cristina deu continuidade e incrementou o trabalho com aquisição de acervo de livros e outras matérias e isso tem dado um impulso grande, e é de fundamental importância que se trabalhe e incentive as crianças a dar importância as nossas raízes e diversidade cultural.    


A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...