01 outubro, 2013

BARBALHA CE : PROJETO “BALAIO AFRO – INDÍGENA” AGORA FAZ PARTE DA GRADE CURRICULAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM BARBALHA

Assessoria de Imprensa


Agora é de fato e de direito através da Lei 10.639 nas 17 Escolas da rede municipal de Ensino Fundamental II, o Projeto “Balaio” Afro – Indígena como disciplina na grade curricular. O referido Projeto foi lançado oficialmente na tarde desta quinta-feira (26), no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira.
A solenidade contou com as presenças de professores, coordenadores pedagógicos, gestores das escolas, alunos e convidados. A solenidade foi aberta pela vice-prefeita Maria Betilde Correia Sampaio, que enalteceu o trabalho da Prefeitura através de Secretaria Municipal de Educação em valorizar o crescimento da Educação nas escolas municipais através de projetos como esse do “Balaio Afro – Indígena”.

Ainda compôs a Mesa na solenidade, a Secretária de Educação Isabel Cristina Bastos Nóbrega Cruz; o Educador Fernando Paixão que, é poeta, escritor e teólogo; representante da Conhecimento Editora, Juliane Oliveira; universitários africanos residentes em Barbalha: Sandra Helena Fernandes, Denise Sofia Garcia e César Augusto Paiva; Secretário de Cultura e Turismo, Antônio de Luna, além de representantes das secretarias de Educação dos municípios de Araripe, Barro, Várzea Alegre e Crato.

O evento foi concorrido com as apresentações de grupos de capoeira, reizado de Congo do mestre Sérgio Lopes e apresentações da cultura africana, através da dança do “Vaco-Vaco”.  

Na oportunidade, as escolas Ana Ramalho e Antônio Costa Sampaio, receberam o estante com os livros que fazem parte do Projeto “Balaio Afro – Indígena”, através de suas gestoras. Acompanham o referido projeto nas escolas as Técnicas de 6º e ao 9º Ano da Secretaria de Educação, Adriana de Moura Santos, Maria Idalina Sampaio e Sabrina Peixoto.  

O Educador e Teólogo Fernando Paixão disse que esse Projeto que ora lançado em Barbalha, é de fundamental importância, é um resgate da nossa identidade mais profunda. “A cultura afro indígena é que deu o elemento para que o povo brasileiro nascesse e a cultura brasileira se consolidasse”. O educador Fernando Paixão concluiu: “A Prefeitura através da secretaria de Educação quando faz isso, está devolvendo para esse povo, aqueles elementos fundamentais da busca da sua identidade”.

O representante da Conhecimento Editora, Edmilson Júnior parabenizou a Administração pela ousadia e pelo investimento. “As coisas no Brasil são interessantes porque se criam as leis mais não dão condição aos municípios para executá-las, e tem que partir muito de administrações comprometidas e que olha para frente; e a Editora Conhecimento fez uma parceria coma uma prefeitura estruturada e que pensa o que é melhor para os alunos, e esse projeto “Balaio” é riquíssimo e que contempla hoje, 2. 778 alunos da rede municipal de ensino em Barbalha, envolvendo 62 professores nas 17 Escolas contempladas e isso tem uma amplitude grande e vai dar possibilidade ao aluno tanto com a contemplação da Lei, na questão Afra – Indígena, como a questão principal que a leitura e a escrita.

A Secretária de Educação Isabel Cristina disse que já há algum tempo a Educação em Barbalha, vem trabalhando a Lei e agora, finalmente conseguiu tornar um projeto que está acontecendo nas 17 escolas da rede municipal. “Esperamos que as pessoas possam entender o papel de cada um nesse processo de inclusão e de respeito a diversidade”, disse Isabel Cristina enaltecendo ainda a importância do evento parabenizando os professores, gestores escolares e alunos dentro do desenvolvimento da Educação local, buscando sempre mais uma qualidade melhor para os alunos, e como também a Prefeitura em poder promover eventos e oferecer parcerias importantes para o crescimento da Educação.

A vice-prefeita Maria Betilde, disse que a Prefeitura de Barbalha vem desde 2009 vem promovendo eventos sobre a cultura africana e a secretária Isabel Cristina deu continuidade e incrementou o trabalho com aquisição de acervo de livros e outras matérias e isso tem dado um impulso grande, e é de fundamental importância que se trabalhe e incentive as crianças a dar importância as nossas raízes e diversidade cultural.    


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