03 junho, 2013

HASTEAMENTO DO PAU DA BANDEIRA FOI APLAUDIDO POR 300 MIL PESSOAS EM BARBALHA


Um público estimado em 300 mil pessoas aplaudiu, às 18h de ontem, o espetáculo do hasteamento do Pau da Bandeira, um dos momentos mais belos e simbólicos da tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, a 610 km de Fortaleza. Após ser conduzido por 200 carregadores ao longo de seis quilômetros, o Pau da Bandeira de Santo Antônio chegou à Praça da Matriz de Barbalha às 17h15 e foi hasteado às 18h, sob aplausos de uma multidão emocionada pelo gesto de múltiplas simbologias - da fé à tradição, da cultura popular à diversidade de manifestações e expressões artísticas.
O hasteamento da bandeira, no alto do jatobazeiro de 23 metros e duas toneladas, marco do início da Festa de Santo Antônio em Barbalha, destacou mais um dos diferenciais da festa, nesta edição de muitas novidades. Ao contrário dos anos anteriores, em que o Pau da Bandeira chegou mais tarde à Matriz de Barbalha, desta vez foi confirmada a expectativa de todos - e o compromisso da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha e dos carregadores do Pau da Bandeira - por uma chegada mais cedo, favorecendo com que mais barbalhenses e turistas pudessem acompanhar o hasteamento da bandeira.

"Conversamos bastante, desde o início do processo de preparação da festa, frisando a necessidade de o hasteamento do Pau da Bandeira acontecer mais cedo, de modo a que todos os barbalhenses e visitantes possam assistir a esse grande momento, tão esperado por todos", justificou Antônio de Luna, secretário de Cultura e Turismo de Barbalha. "Ficamos satisfeitos porque tudo correu bem, o horário previsto foi cumprido, a festa reuniu um enorme público e todos puderam vivenciar toda essa emoção", complementou Antônio de Luna.

A grande festa popular
Desde as primeiras horas do domingo, Barbalha foi tomada por uma atmosfera diferenciada. A alvorada foi ao som de música e de fogos de artifício. Às 9h da manhã os 58 grupos folclóricos reunidos para um grande cortejo representativo da riqueza da cultura popular tradicional do Cariri já se faziam presentes nos arredores da Igreja Matriz. 

Após a missa, teve início o cortejo  do grupo, reunindo inúmeros mestres das mais variadas artes, linguagens e expressões, em um momento de grande reconhecimento. Antes mesmo de encerrada a missa, foi iniciado o longo caminho do Carregamento do Pau, desde o Sítio Flores, a seis quilômetros da sede do município, até o centro de Barbalha. Uma festa popular de tradição secular e repercussão nacional, que mais uma vez atraiu turistas de vários estados, nesta primeira edição da festa após o reconhecimento de Barbalha, por lei estadual, como capital dos festejos de Santo Antônio.

Dois palcos, montados no Marco Zero e no Largo do Rosário, animaram ainda mais a festa, com atrações musicais. Em meio ao público, o principal comentário era sobre o horário da chegada do Pau da Bandeira, bem mais cedo que nos dois últimos anos. A festa em Barbalha prossegue até 13 de junho, com atrações todas as noites, no Parque da Cidade, incluindo shows musicais e apresentações para o público infantil, sempre com entrada franca. 

No dia 12 de junho haverá a abertura da Exposição Museográfica da Festa de Santo Antônio, fruto de um trabalho do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em parceria com a Prefeitura de Barbalha. A Secretaria de Cultura da cidade abrigará a exposição "Pau de Santo, Festa de Fé". Na mesma data, será lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", também resultado de trabalho realizado pelo Iphan. A festa de Santo Antônio é uma realização da Prefeitura Municipal de Barbalha, patrocinada por Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...