21 novembro, 2017

Secretaria de Saúde retoma processo de territorialização do Município

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da Coordenação da Atenção Primária, está dando continuidade ao processo de territorialização do Município, que consiste no diagnóstico da situação de cada território sob a responsabilidade das equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF, através de levantamento geográfico e demográfico, para reorganizar o fluxo de atendimentos à população.

As atividades tiveram que ser temporariamente interrompidas devido à avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ, que ocorreu durante o mês de outubro, e foram retomadas no início de novembro, acontecendo simultaneamente nos sete distritos em que são divididas as equipes de ESF.

A última territorialização foi realizada em 2011 e quando a atual gestão assumiu encontrou várias áreas descobertas de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. De acordo com a coordenadora da Atenção Primária do Município, Jaqueliny Rodrigues, o ideal é que este processo seja realizado anualmente, uma vez que Juazeiro do Norte é uma cidade que cresce consideravelmente todos os anos e conta também com uma população flutuante.

Neste momento, as coordenadoras de distrito estão realizando oficinas para orientar as equipes sobre as etapas do processo e revisitando os territórios para identificar os vazios assistenciais, que são justamente as áreas que ainda estão descobertas de atendimento. Além das áreas que já ficaram desassistidas na última territorialização, houve ainda a criação de novas comunidades, como as dos conjuntos habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”.

“A partir da territorialização a gente vai fechando o diagnóstico das áreas que precisam de equipe, para solicitar, junto ao Ministério da Saúde, a abertura de novas equipes para atender essa população”, explicou Jaqueliny Rodrigues. Quando é liberada a criação da equipe, libera-se a contratação de novos profissionais, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. A meta é que este processo seja finalizado até dezembro e que o Município chegue a 100% de cobertura de equipes de ESF.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...