26 junho, 2013

BARBALHA SEDIA SEMINÁRIO SOBRE ÁREAS IRRIGADAS DA REGIÃO DO CARIRI



Aconteceu na manhã desta sexta-feira 21, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira o Seminário Áreas Irrigadas da Região do Cariri, que começou às 8 horas da manhã. O evento do Governo do Estado através do ADECE-Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, do Instituto Frutal e da Personal Consultoria e de outras instituições parceiras.
O Seminário Diagnóstico dos Perímetros e Áreas Irrigadas visam o desenvolvimento da fruticultura e, da floricultura do Estado do Ceará. O evento contou com as presenças  de técnicos da EMATERCE, engenheiros agrônomos, agricultores, produtores, secretários de agricultores da região do Cariri e alunos do curso de agricultura do Centro Vocacional Tecnológico do Cariri – CVTEC/Barbalha.
O seminário foi aberto pelo diretor técnico do Instituto Frutal Antônio Erildo Lemos Pontes, que enalteceu o encontro no Cariri e, sendo realizado em Barbalha com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário.
Discutir a questão da fruticultura e a fruticultura irrigada no Cariri, essa foi à principal pauta do seminário, através do Instituto Frutal. “Barbalha foi o município escolhido através dos parceiros do evento, em função de sua localização que é privilegiada e até pela a importância que tem agricultura irrigada hoje”, disse o diretor técnico do Instituto Frutal, Antônio Erildo Lemos Pontes.
Durante todo dia desta sexta-feira 21, foi discutido a questão da fruticultura e floricultura irrigada, principalmente no aspecto que diz respeito à agricultura irrigada. As questões da assistência técnica e sua atuação, a questão das barreiras fitossanitárias e a questão da água na região, também foram assuntos que discutidos entre os presentes.
Carmem Rangel que é articuladora de cadeias produtivas da ADECE focou o principal objetivo que é ter um conhecimento geral dos principais gargalos, potencialidade da região para poder ter uma maior atuação na região, fortalecendo à agricultura e a floricultura irrigada, tornando o Estado mais competitivo e orientando os produtores como diversificarem através de novas culturas, até porque o Ceará tem hoje um projeto de cultura de clima temperado que já produz de maneira experimental , a maçã, pêra, caqui e cacau em várias regiões do Estado, então hoje, está se diversificando várias culturas do Ceará. Então se pretende através desse diagnóstico, diversificar as culturas já produzidas e introduzindo novas culturas no Estado.  O Ceará hoje é o principal produtor de melão e melancia do Brasil.
Carmem Rangel acrescentou ainda que com a chegada do cinturão das águas chegando à região do Cariri, disse que o Cariri será fortalecido e será beneficiado com o projeto do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará e, essa, é a intenção do acesso que as comunidades terão é a água, juntando os esforços governamentais fortalecendo assim, fruticultura através da irrigação, se existe água o agricultor pode produzir praticamente tudo aqui na região do Cariri, finalizou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Agrário que esteve representando o prefeito José Leite, classificou o seminário como muito importante para a região, porque no seminário foi discutido e tirando um diagnóstico sobre a fruticultura e a floricultura na região, porque são duas culturas que tem crescido muito no Cariri e principalmente em Barbalha. José Elismar classificou o evento como um dos mais importantes na área da agricultura irrigada e, para as políticas públicas que podem cada vez mais serem fortalecidas com os novos projetos para a região.           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...