17 fevereiro, 2017

SEMASP e AMAJU realizam fiscalização no Mercado do Pirajá

Os agentes de fiscalização integrada da Secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP) e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU) realizaram, nesta quarta-feira, inspeção no Mercado do Pirajá. A ação tem como finalidade orientar os comerciantes a manterem seus pontos limpos e organizados para evitar proliferação de insetos, mantendo padrões de higiene sanitária e a desobstrução dos corredores do mercado.

A fiscalização foi solicitada pelo Presidente da Associação do Mercado do Pirajá, Carlos Lacerda, no intuito de conscientizar os comerciantes a manterem os corredores livres, e prezarem pela organização dos resíduos de suas atividades ao final do expediente, juntando o lixo em sacolas plásticas para melhorar o trabalho dos assistentes de limpeza.

Reorganização da Rua São Pedro.

Os fiscais estão atuando por meio de ação educativa, fazendo a advertência de acordo com as normas da lei complementar Nº 10, de 19 de maio de 2006, que trata do código de posturas do Município de Juazeiro do Norte. Nesta quinta-feira será fiscalizada a Rua São Pedro, onde há ação desordenada de ambulantes, dificultando a passagem do pedestre, o que tem gerado constantes reclamações.

DEMUTRAN orienta proprietários para a retirada de veículos detidos
Para aprimorar o processo de retirada de veículos detidos e no intuito de evitar contrariedades, o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) informa que, não será permitida a retirada dos carros detidos, por pessoas que não apresentarem documento do veículo em seu nome e procuração pública.

Cerca de 300 veículos estão em situação irregular no depósito do Demutran, portanto, os proprietários que tiverem os veículos detidos e o carro estiver no seu nome, deve procurar o DEMUTRAN e seguir todo o trâmite legal para a retirada do veículo. Já os proprietários que não tiverem o veículo em seu nome, devem realizar a transferência de propriedade ou procurar um cartório e solicitar uma procuração pública, assinada pelo nominal do veículo.

Baseado na Constituição Federal, que garantem os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes, o proprietário do veículo tem a faculdade de usufruto, e o direito de reaver seu veículo do poder de quem quer que injustamente o possua ou o detenha. Aqueles veículos que, por descumprimento das normas de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), chegarem a ser detidos pelo DEMUTRAN, deverão ser retirados apenas pelo proprietário em que consta o nome no documento ou por terceiros, que apresentarem procuração pública registrada em cartório.

Saúde Mental e NASF se reúnem para reestruturar atendimento.

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação de Saúde Mental, está realizando reuniões com os Núcleos de Atenção Básica e de Apoio à Saúde da Família, com o objetivo de fortalecer e reestruturar a rede de atendimento a pacientes que necessitam desse cuidado especializado, a fim de garantir que o usuário tenha mais qualidade no serviço, e os profissionais possam trabalhar nas suas especificidades. O primeiro encontro aconteceu com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS I).

Os profissionais trocaram experiências, falaram sobre a expectativa a partir dessa reestruturação, e esclareceram dúvidas a respeito dos encaminhamentos dos pacientes. Hoje, a rede municipal de saúde mental conta com os seguintes equipamentos: CAPS AD (para dependentes químicos), CAPS I (para crianças e adolescentes), CAPS Geral (unidade privada conveniada com o SUS) e SAME (Serviço de Atendimento Médico Especializado).

Nesse momento, segundo a Coordenadora de Saúde Mental do Município, Elizângela de Gouveia, a reestruturação da rede será importante para que os profissionais que lidam diretamente com a atenção básica, possam identificar melhor a necessidade do usuário e encaminhá-las para o serviço especializado mais indicado. Caso isso não seja necessário, mostrar os melhores caminhos para que a atenção básica também possa fazer o acompanhamento dos usuários, como lidar, fazer a busca ativa e com que o serviço não fique restrito somente aos CAPS.

Além deste trabalho, outros projetos estão previstos para serem implantados na rede municipal de saúde mental. “Estamos vendo a questão dos leitos psiquiátricos em hospitais gerais, para que a gente possa dar um suporte maior também àquelas pessoas que não estão em tratamento e entram em surto. Outro projeto são as residências terapêuticas, identificando os pacientes que saíram do Hospital Psiquiátrico Santa Tereza, que fechou, e estão sem família e sem vínculo social. Essas pessoas poderão ter suporte na reforma psiquiátrica, para que saiam das ruas e tenham atendimento e cuidado”, explicou Elizângela.

Recadastramento para Programa de Aquisição de Alimentos começa no dia 20 deste mês.

O período de recadastramento para os atuais agricultores beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para 2017, começa no dia 20 deste mês. Os produtores familiares que desejarem permanecer no programa, devem procurar a Sede do Banco de Alimentos de Juazeiro do Norte, localizado na Avenida Virgílio Távora, S/N, no bairro Timbaúbas, no horário das 7h às 14h.

A atualização do cadastro deve ser feita todo ano. Os documentos necessários para o recadastramento são: Carteira de Identidade (RG), original e cópia; Cadastro de Pessoa Física – CPF, original e cópia; Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) original e cópia, Número de Identificação Social (NIS); comprovante de residência, original e cópia e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), original.

Saiba mais sobre o PAA.

O PAA é um programa de compras do Governo Federal administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho. A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional.

Agentes de Leitura recebem apoio da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte.

O novo grupo de Agentes de Leitura de Juazeiro do Norte esteve reunido com o Secretário de Cultura, Alemberg Quindins, e a Diretora da Biblioteca Pública Municipal, Rosana Marinho, com o objetivo de receber apoio da Gestão Municipal, na realização de suas atividades.

O projeto Agentes de Leitura do Ceará é uma ação da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura, por meio de diversas atividades mediadoras, ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais. Os Agentes visitam domicílios em bairros e comunidades periféricas, realizando atividades de leitura, destinadas principalmente a famílias em situação de risco social.

Segundo a articuladora do grupo, a maior dificuldade da equipe é entrar nas casas levando os livros para as atividades de leitura. “As pessoas têm medo que a gente esteja fiscalizando algum benefício social e isso faz com que elas criem resistência ao nosso trabalho. Por isso, pedimos o apoio da Secretaria de Cultura, para que nos ajudem a explicar à população como nosso trabalho realmente funciona”, disse Thamiris Fernandes.

O Secretário Alemberg Quindins ofereceu a Biblioteca Pública como um ponto de referência dos trabalhos realizados pela equipe, pois considera importante que as ações dos Agentes possam ter um ponto de partida e de retorno. “Vocês também precisam traçar um caminho e realizar um planejamento estratégico, em parceria com a Secretaria de Educação do Município e a Coordenação da Biblioteca Pública (que está diretamente ligada a SECULT de Juazeiro do Norte), para que tenham mais possibilidades de estreitarem os laços com as coordenadoras das bibliotecas das escolas da rede municipal e realizarem novas atividades com elas”, sugeriu Alemberg Quindins.

Iniciados trabalhos no Centro POP.

Os serviços oferecidos pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho, estão em pleno funcionamento. Os trabalhos foram iniciados na manhã desta quarta-feira, 15, com café-da-manhã e exibição de filme. Atualmente, 60 pessoas são assistidas pela equipe técnica do Centro POP, mas a capacidade de atendimento cobre toda a demanda espontânea que se encontre em situação de vulnerabilidade, em Juazeiro do Norte.
O filme escolhido para o início das atividades foi ‘O Auto da Compadecida’, com o intuito educativo de proporcionar o entretenimento para os participantes. A intenção para os próximos filmes é realizar uma atividade socioeducativa com os participantes, em que no final da exibição seja feito um debate com os participantes, para que eles expressem suas opiniões sobre o assunto abordado na trama.
Outras atividades, como atendimento psicológico em grupo, também são oferecidos pelo Centro POP. “Nossa programação para esse ano já começou extensa. Temos um projeto de oferecer oficinas, como atividades terapêuticas, rodas de conversa e palestras sobre temas transversais. Queremos promover ao máximo a cidadania dessas pessoas e encaminhamentos, caso necessário”, afirma Tiago Figueiredo, diretor do Centro Pop.
Atividades
As atividades do Centro Pop começam a partir das 8h. Durante a manhã, os moradores de rua recebem um kit de higiene, café-da-manhã e atendimentos da equipe técnica de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. No final das atividades, cada um recebe um ticket para acesso gratuito às refeições fornecidas pelo restaurante popular.
A principal função do Centro de referência especializada para pessoas em situação de rua é oferecer atividades que trabalhem o resgate da dignidade e dos vínculos perdidos, sejam eles sociais ou familiares, de forma humanizada e universalizada.

Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realiza reuniões em escolas.

A Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima, continua realizando reuniões nas escolas da rede municipal de ensino, com técnicos pedagógicos, professores e gestores das unidades escolar. Na sexta-feira, 10, a reunião aconteceu na Escola Carolina Sobreira, no bairro Tiradentes, e na terça-feira, 14, na Escola Iva Emídio Gondim, no bairro João Cabral.
A Secretária, em todas as oportunidades, fala das perspectivas SEDUC para o ano letivo 2017, que começará em 27 de março, e fala da necessidade dos servidores da Secretaria de Educação estarem abertos às novas proposições e diretrizes da secretaria para essa nova gestão. Maria Loureto destaca a importância do cumprimento de metas e cargas horárias e reforça que a Gestão Municipal vem buscando valorizar todos os profissionais da rede de ensino, procurando oferecer melhores condições de trabalho nas escolas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...