04 setembro, 2015

Sesc apresenta seleção de filmes inspirados nos Dez Mandamentos

Em setembro, o Sesc* realiza a mostra “Decálogos”, como parte do projeto Cinematógrafo. A programação reúne obras do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski inspiradas nos Dez Mandamentos. As sessões acontecem nos dias 9, 16, 23 e 30/9, sempre às 19 h, na Unidade Juazeiro do Norte do Sesc. O acesso é gratuito e a classificação indicativa é de 14 anos.
         Realizadas para a televisão polonesa em 1988 e vencedoras do Prêmio de Crítica Internacional no Festival de Cinema de Veneza, as obras são ambientadas em Varsóvia, capital da Polônia, e as histórias ilustram conflitos morais e dramas familiares.
         A sessão do dia 9 apresenta os filmes “Guardarás domingos e festas de guarda” e “Honrarás pai e mãe”. Na primeira trama, para procurar seu marido, desaparecido durante a véspera do Natal, uma mulher pede ajuda a um antigo amante, relembrando durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado. Em seguida, o telespectador pode acompanhar a história de um relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos que sofre alterações quando descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.
        Dando continuidade ao Cinematógrafo de setembro, no dia 16, são exibidos os filmes “Não Matarás” e “Não cometerás adultério”. A primeira obra, conta a história de um crime ocorrido em Varsóvia e que une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira. A segunda trama, conta a história de um jovem tímido que declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema liberdade uma possível relação entre eles.
           No dia 23, são apresentados os filmes “Não roubarás” e “Não levantarás falsos testemunhos”. O filme “Não roubarás” conta a história de uma garota que entrega sua filha para a avó criar e se passa por sua irmã posteriormente. Quando a criança está com 6 anos, a verdadeira mãe resolve aproximar-se, levantando antigas mágoas entre as duas mulheres. Na trama “Não levantarás falsos testemunhos”, uma pesquisadora judia encontra-se com uma professora de Ética da Universidade que, há 45 anos, negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra Mundial, pois sendo católica, se recusa a cometer falso testemunho.
            Encerrando a programação do mês, no dia 30, é exibido “Não desejarás a mulher do próximo” e “Não cobiçarás coisas alheias”. Na primeira trama, ao descobrir que o marido é impotente, uma mulher envolve-se com um jovem amante, criando uma situação conflituosa para si e seu marido. No segundo filme, filhos de um casal de filatelista são obrigados a tomar medidas de segurança para proteger uma inesperada herança.


Programação
Cinematógrafo 
Tema: Decálogos
Classificação indicativa: 14 anos

Dia 9
- Guardarás domingos e festas de guarda
- Honrarás pai e mãe

Dia 16
- Não matarás
- Não cometerás adultério

Dia 23
- Não roubarás
- Não levantarás falsos testemunhos

Dia 30
- Não desejarás a mulher do próximo
- Não cobiçarás coisas alheias


SERVIÇO
Cinematógrafo
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Datas: 2, 9, 16, 23 e 30/9
Horário: 19 h
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (88) 3512.3355/ 3587.1065


:::Gratuito:::   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...